Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Cerimônia de elekes

286 Aufrufe

Veröffentlicht am

saber mais a respeito sobre a religião nação ketu, quero apender e futuramente levar os meu ensinamento para os novos iaos que fazem o santo.

Veröffentlicht in: Seele & Geist
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Cerimônia de elekes

  1. 1. CERIMÔNIA DE ELEKES (COMO ENTREGAR OS FIOS DE CONTA) Entrega-se só os 5 (cinco) principais ELEKES (fios de conta), a menos que quem o entregue seja filho de um ORISHÁ distinto a esses 5 (cinco) ORISHÁS. Faz-se OMIERÓ (preparado de ervas) de OBATALÁ. A pessoa deve ir tomar banho e lavar a cabeça com sabão da costa e ervas desse OMIERÓ de OBATALÁ e tudo isso se faz MOJUBANDO (rezando) e dando conhecimento do que está sendo feito. Uma vez terminado, coloca-se a pessoa de costas, a OJUGBONA apresenta a tigela com os ELEKES, de igual maneira, MOJUBANDO e dando conhecimento que se está fazendo um rompimento para livrar a pessoa dos OSOGBOS (negatividades). Vá-se rasgando a roupa, rompendo com as mãos. Assim que isto estiver completo e a pessoa estiver desnuda, se dá a pessoa sabão da costa e ervas e vai-se jogando OMIERÓ. Só se banha do pescoço para baixo, posto que já lhe lavamos a cabeça anteriormente. Uma vez que já se banhou a pessoa, dê-lhe uma toalha branca e que se vista de branco também. Já vestido de branco, começa-se a rezar, dando conhecimento que se está rezando por motivo de entregar os fios de conta (ELEKES). Depois disso, se ajoelha a pessoa em uma esteira e se procede a entrega dos ELEKES, mojubando cada fio de conta e falando a pessoa sobre cada um deles, para que serve e a que ORISHÁ pertence, dando-lhes uma instrução sobre o ORISHÁ e que aprendam como deve ser um ALEYÓ (devoto religioso), o que pode fazer e o que não pode fazer, enquanto se vai falando sobre tudo isso. Ifá Ni L’Órun

×