SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 28
Downloaden Sie, um offline zu lesen
25 de Abril de 1974 Trabalho realizado por: ,[object Object]
 Sofia Soares,[object Object]
Introdução 	Este trabalho visou recolhermos informação sobre os objectivos da Revolução de Abril de 1974 e verificar de que forma estão a ser implementados no presente, levantando questões e dando algumas respostas, sobretudo do ponto de vista do cidadão comum.
Objectivos do 25 de Abril Implementação destes objectivos no presente ,[object Object]
 Extinção das instituições  do tipo  fascista:  PIDE; Legião Portuguesa; Prisões Políticas; Mocidade  Portuguesa.
 Implementação do direito  de eleições livres, por sufrágio universal e directo.
Existência de liberdade de pensamento, de expressão, de associação e de imprensa.
Ausência desse tipo de instituições e de prisões políticas.
Existência de eleições livres e directas para o Presidente da República, Assembleia da República, Órgãos de Poder Local e Eleições Europeias.,[object Object]
Existência de um poder autárquico realmente democrático.
Descolonização.  
Existência das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
Eleições livres para os Órgãos do Poder Local.
Emergência de novos países: Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.,[object Object]
Formação de associações políticas
Constituição Democrática aprovada a 2 de Abril de 1976, revista em 1982, 1989 e 1992.
Existência de inúmeros partidos políticos.,[object Object]
Pilares de uma Democracia Constituição Portuguesa 1976 Direito à liberdade: Artigo 27.º (Direito à liberdade e à segurança) “1. Todos têm direito à liberdade e à segurança. 2. Ninguém pode ser total ou parcialmente privado da liberdade, a não ser em consequência de sentença judicial condenatória pela prática de acto punido por lei com pena de prisão ou de aplicação judicial de medida de segurança. […] 4. Toda a pessoa privada da liberdade deve ser informada imediatamente e de forma compreensível das razões da sua prisão ou detenção e dos seus direitos. […]”
Artigo 37.º (Liberdade de expressão e informação) “1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações. 2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura. […]” Artigo 38.º (Liberdade de imprensa e meios de comunicação social) “[…] 2. A liberdade de imprensa implica: a) A liberdade de expressão e criação dos jornalistas e colaboradores, bem como a intervenção dos primeiros na orientação editorial dos respectivos órgãos de comunicação social, salvo quando tiverem natureza doutrinária ou confessional; b) O direito dos jornalistas, nos termos da lei, ao acesso às fontes de informação e à protecção da independência e do sigilo profissionais, bem como o direito de elegerem conselhos de redacção; c) O direito de fundação de jornais e de quaisquer outras publicações, independentemente de autorização administrativa, caução ou habilitação prévias. […]”
Artigo 41.º (Liberdade de consciência, de religião e de culto) “1. A liberdade de consciência, de religião e de culto é inviolável. 2. Ninguém pode ser perseguido, privado de direitos ou isento de obrigações ou deveres cívicos por causa das suas convicções ou prática religiosa. 3. Ninguém pode ser perguntado por qualquer autoridade acerca das suas convicções ou prática religiosa, salvo para recolha de dados estatísticos não individualmente identificáveis, nem ser prejudicado por se recusar a responder. 4. As igrejas e outras comunidades religiosas estão separadas do Estado e são livres na sua organização e no exercício das suas funções e do culto. […] 6. É garantido o direito à objecção de consciência, nos termos da lei. independentemente de autorização administrativa, caução ou habilitação prévias.”
Artigo 42.º (Liberdade de criação cultural) “1. É livre a criação intelectual, artística e científica. […]” Artigo 43.º (Liberdade de aprender e ensinar) “1. É garantida a liberdade de aprender e ensinar. 2. O Estado não pode programar a educação e a cultura segundo quaisquer directrizes filosóficas, estéticas, políticas, ideológicas ou religiosas. 3. O ensino público não será confessional. 4. É garantido o direito de criação de escolas particulares e cooperativas.”
Questões Frequentes Em relação ao artigo 27º, Direito à liberdade e à segurança , será que no momento actual poder-se-á dizer que todos os cidadãos se sentem seguros? Quanto ao artigo 38º, temos vindo a assistir a notícias e a relatos da tentativa por parte do poder político, em controlar os meios de comunicação social. Podemos dizer então que a liberdade de expressão e de informação está em risco?
Do nosso ponto de vista, nem todos os cidadãos se sentem seguros, pois todos os dias nos deparamos com casos de extrema violência e constantes assaltos, que traduzem a falta de segurança existente no nosso quotidiano. Se efectivamente o poder controlar os meios de informação então está em causa um dos principais pilares da revolução de Abril.
Direito à igualdade: Artigo 13.º   (Princípio da igualdade) “1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei. 2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.”
Questões Frequentes Referente ao artigo 13º, uma das questões possíveis é a razão pela qual se verifica o despedimento ou não renovação de contrato a mulheres que engravidam? Outra questão actual que se põe é o facto de saber a razão que faz com que quando se sabe de alguém que tem uma orientação sexual diferente da maioria é discriminado socialmente?
Na nossa opinião,  o seu despedimento ou não renovação do contrato deve-se ao facto dos patrões não quererem ter mulheres que não trabalham a receber salário, pois isso causaria prejuízo. Relativamente aos homossexuais, estes são vítimas de discriminação, pois vivemos numa sociedade que ainda não aceita as escolhas tomadas pela minoria.
Artigo 20.º (Acesso ao direito e tutela jurisdicional efectiva) “1. A todos é assegurado o acesso ao direito e aos tribunais para defesa dos seus direitos e interesses legalmente protegidos, não podendo a justiça ser denegada por insuficiência de meios económicos. 2. Todos têm direito, nos termos da lei, à informação e consulta jurídicas, ao patrocínio judiciário e a fazer-se acompanhar por advogado perante qualquer autoridade. 3. A lei define e assegura a adequada protecção do segredo de justiça. 4. Todos têm direito a que uma causa em que intervenham seja objecto de decisão em prazo razoável e mediante processo equitativo. 5. Para defesa dos direitos, liberdades e garantias pessoais, a lei assegura aos cidadãos procedimentos judiciais caracterizados pela celeridade e prioridade, de modo a obter tutela efectiva e em tempo útil contra ameaças ou violações desses direitos.”

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

DeclaraçãO Dos Direitos Humanos
DeclaraçãO Dos Direitos HumanosDeclaraçãO Dos Direitos Humanos
DeclaraçãO Dos Direitos HumanosLuci Bonini
 
Trabalho sobre direitos humanos
Trabalho sobre direitos humanosTrabalho sobre direitos humanos
Trabalho sobre direitos humanosgrazivig
 
Artigo 5 Da Constituio Federal 1193627426867250 3
Artigo 5 Da Constituio Federal 1193627426867250 3Artigo 5 Da Constituio Federal 1193627426867250 3
Artigo 5 Da Constituio Federal 1193627426867250 3Grupo VAHALI
 
Resumo direitos humanos e cidadania - concurso brigada militar
Resumo   direitos humanos e cidadania - concurso brigada militarResumo   direitos humanos e cidadania - concurso brigada militar
Resumo direitos humanos e cidadania - concurso brigada militarFabio Lucio
 
Apostila arbitro (1)
Apostila arbitro (1)Apostila arbitro (1)
Apostila arbitro (1)Jose Arnildo
 
Direitos Humanos
Direitos HumanosDireitos Humanos
Direitos HumanosMINV
 
Trabalho direitos humanos
Trabalho direitos humanosTrabalho direitos humanos
Trabalho direitos humanosEliézer Giazzi
 
Declaração universal dos direitos humanos
Declaração universal dos direitos humanosDeclaração universal dos direitos humanos
Declaração universal dos direitos humanosCesar1791
 
Apostila brigada legislaã§ã£o
Apostila brigada legislaã§ã£oApostila brigada legislaã§ã£o
Apostila brigada legislaã§ã£oJardel Tuchtenhagen
 
Declarao Dos Direitos Humanos
Declarao Dos Direitos HumanosDeclarao Dos Direitos Humanos
Declarao Dos Direitos Humanosfc7c0809
 
Carta internacional dos direitos humanos
Carta internacional dos direitos humanosCarta internacional dos direitos humanos
Carta internacional dos direitos humanosstcnsaidjv
 
Direitos humanos capa[1][1]
Direitos humanos capa[1][1]Direitos humanos capa[1][1]
Direitos humanos capa[1][1]SofiasLoboKinnon
 
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Declaração Universal dos Direitos HumanosDeclaração Universal dos Direitos Humanos
Declaração Universal dos Direitos Humanosthiass
 
Direitoshumanos charge
Direitoshumanos chargeDireitoshumanos charge
Direitoshumanos chargeDenise A.
 
Globalização e direitos humanos ppt
Globalização e direitos humanos pptGlobalização e direitos humanos ppt
Globalização e direitos humanos pptEdivonaldo Costa
 

Was ist angesagt? (18)

DeclaraçãO Dos Direitos Humanos
DeclaraçãO Dos Direitos HumanosDeclaraçãO Dos Direitos Humanos
DeclaraçãO Dos Direitos Humanos
 
Trabalho sobre direitos humanos
Trabalho sobre direitos humanosTrabalho sobre direitos humanos
Trabalho sobre direitos humanos
 
Direitos e Deveres
Direitos e DeveresDireitos e Deveres
Direitos e Deveres
 
Artigo 5 Da Constituio Federal 1193627426867250 3
Artigo 5 Da Constituio Federal 1193627426867250 3Artigo 5 Da Constituio Federal 1193627426867250 3
Artigo 5 Da Constituio Federal 1193627426867250 3
 
Resumo direitos humanos e cidadania - concurso brigada militar
Resumo   direitos humanos e cidadania - concurso brigada militarResumo   direitos humanos e cidadania - concurso brigada militar
Resumo direitos humanos e cidadania - concurso brigada militar
 
Apostila arbitro (1)
Apostila arbitro (1)Apostila arbitro (1)
Apostila arbitro (1)
 
Direitos Humanos
Direitos HumanosDireitos Humanos
Direitos Humanos
 
Trabalho direitos humanos
Trabalho direitos humanosTrabalho direitos humanos
Trabalho direitos humanos
 
Declaração universal dos direitos humanos
Declaração universal dos direitos humanosDeclaração universal dos direitos humanos
Declaração universal dos direitos humanos
 
Direitos humanos
Direitos humanosDireitos humanos
Direitos humanos
 
Direitos humanos e arte
Direitos humanos e arteDireitos humanos e arte
Direitos humanos e arte
 
Apostila brigada legislaã§ã£o
Apostila brigada legislaã§ã£oApostila brigada legislaã§ã£o
Apostila brigada legislaã§ã£o
 
Declarao Dos Direitos Humanos
Declarao Dos Direitos HumanosDeclarao Dos Direitos Humanos
Declarao Dos Direitos Humanos
 
Carta internacional dos direitos humanos
Carta internacional dos direitos humanosCarta internacional dos direitos humanos
Carta internacional dos direitos humanos
 
Direitos humanos capa[1][1]
Direitos humanos capa[1][1]Direitos humanos capa[1][1]
Direitos humanos capa[1][1]
 
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Declaração Universal dos Direitos HumanosDeclaração Universal dos Direitos Humanos
Declaração Universal dos Direitos Humanos
 
Direitoshumanos charge
Direitoshumanos chargeDireitoshumanos charge
Direitoshumanos charge
 
Globalização e direitos humanos ppt
Globalização e direitos humanos pptGlobalização e direitos humanos ppt
Globalização e direitos humanos ppt
 

Ähnlich wie Direitos e liberdades da CRP

DIREITOS HUMANOS para empresas.pptx
DIREITOS HUMANOS para empresas.pptxDIREITOS HUMANOS para empresas.pptx
DIREITOS HUMANOS para empresas.pptxPatricia Mendonça
 
Trabalho direitos humanos - Jarbas
Trabalho direitos humanos - JarbasTrabalho direitos humanos - Jarbas
Trabalho direitos humanos - JarbasEliézer Giazzi
 
Filosofia - Direitos Humanos
Filosofia - Direitos HumanosFilosofia - Direitos Humanos
Filosofia - Direitos HumanosAline
 
ART 5° DA CF; DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS.
ART 5° DA CF; DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS.ART 5° DA CF; DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS.
ART 5° DA CF; DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS.BrunaMonte
 
Convencao-Europeia-dosConvencao-Europeia-dos-Direitos-do-HomemDireitos-do-Hom...
Convencao-Europeia-dosConvencao-Europeia-dos-Direitos-do-HomemDireitos-do-Hom...Convencao-Europeia-dosConvencao-Europeia-dos-Direitos-do-HomemDireitos-do-Hom...
Convencao-Europeia-dosConvencao-Europeia-dos-Direitos-do-HomemDireitos-do-Hom...09876yhnmko
 
Direitos humanos e cidadania
Direitos humanos e cidadaniaDireitos humanos e cidadania
Direitos humanos e cidadaniaFillipe Lobo
 
Declaracao universal direitos_humanos by Mayron
Declaracao universal direitos_humanos by MayronDeclaracao universal direitos_humanos by Mayron
Declaracao universal direitos_humanos by MayronMayron Dias Pedriane Costa
 
Declaração universal de direitos humanos
Declaração universal de direitos humanos Declaração universal de direitos humanos
Declaração universal de direitos humanos SabrinaPereira73
 
Cidadão e cidadania
Cidadão e cidadaniaCidadão e cidadania
Cidadão e cidadaniadinicmax
 
Declara+ç+âo universal dos direitos humanos
Declara+ç+âo universal dos direitos humanosDeclara+ç+âo universal dos direitos humanos
Declara+ç+âo universal dos direitos humanosCledson Farias
 
Declaração Universal dos Direitos do Homem
Declaração Universal dos Direitos do HomemDeclaração Universal dos Direitos do Homem
Declaração Universal dos Direitos do HomemAdilson P Motta Motta
 

Ähnlich wie Direitos e liberdades da CRP (20)

DIREITOS HUMANOS para empresas.pptx
DIREITOS HUMANOS para empresas.pptxDIREITOS HUMANOS para empresas.pptx
DIREITOS HUMANOS para empresas.pptx
 
Trabalho direitos humanos - Jarbas
Trabalho direitos humanos - JarbasTrabalho direitos humanos - Jarbas
Trabalho direitos humanos - Jarbas
 
Apresentação1
Apresentação1Apresentação1
Apresentação1
 
Apresentação1
Apresentação1Apresentação1
Apresentação1
 
Filosofia - Direitos Humanos
Filosofia - Direitos HumanosFilosofia - Direitos Humanos
Filosofia - Direitos Humanos
 
ART 5° DA CF; DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS.
ART 5° DA CF; DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS.ART 5° DA CF; DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS.
ART 5° DA CF; DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS.
 
Historia direitos humanos
Historia direitos humanosHistoria direitos humanos
Historia direitos humanos
 
Convencao-Europeia-dosConvencao-Europeia-dos-Direitos-do-HomemDireitos-do-Hom...
Convencao-Europeia-dosConvencao-Europeia-dos-Direitos-do-HomemDireitos-do-Hom...Convencao-Europeia-dosConvencao-Europeia-dos-Direitos-do-HomemDireitos-do-Hom...
Convencao-Europeia-dosConvencao-Europeia-dos-Direitos-do-HomemDireitos-do-Hom...
 
Direitos Humanos
Direitos HumanosDireitos Humanos
Direitos Humanos
 
Direitos humanos e cidadania
Direitos humanos e cidadaniaDireitos humanos e cidadania
Direitos humanos e cidadania
 
Actividade Cp1fina
Actividade Cp1finaActividade Cp1fina
Actividade Cp1fina
 
Declaracao
DeclaracaoDeclaracao
Declaracao
 
Declaracao universal direitos_humanos by Mayron
Declaracao universal direitos_humanos by MayronDeclaracao universal direitos_humanos by Mayron
Declaracao universal direitos_humanos by Mayron
 
Declaração universal de direitos humanos
Declaração universal de direitos humanos Declaração universal de direitos humanos
Declaração universal de direitos humanos
 
Declaração da onu
Declaração da onuDeclaração da onu
Declaração da onu
 
Cidadão e cidadania
Cidadão e cidadaniaCidadão e cidadania
Cidadão e cidadania
 
Direitos Humanos
Direitos Humanos Direitos Humanos
Direitos Humanos
 
Declara+ç+âo universal dos direitos humanos
Declara+ç+âo universal dos direitos humanosDeclara+ç+âo universal dos direitos humanos
Declara+ç+âo universal dos direitos humanos
 
Declaração Universal dos Direitos do Homem
Declaração Universal dos Direitos do HomemDeclaração Universal dos Direitos do Homem
Declaração Universal dos Direitos do Homem
 
Escola Inclusiva
Escola InclusivaEscola Inclusiva
Escola Inclusiva
 

Mehr von João Camacho

Traditional plates of the north of portugal
Traditional plates of the north of portugalTraditional plates of the north of portugal
Traditional plates of the north of portugalJoão Camacho
 
Gastronomia da região Centro de Portugal
Gastronomia da região Centro de PortugalGastronomia da região Centro de Portugal
Gastronomia da região Centro de PortugalJoão Camacho
 
Gastronomia do Algarve (Gastronomy of the Algarve)
Gastronomia do Algarve (Gastronomy of the Algarve)Gastronomia do Algarve (Gastronomy of the Algarve)
Gastronomia do Algarve (Gastronomy of the Algarve)João Camacho
 
Gastronomia da Madeira (Gastronomy of Madeira)
Gastronomia da Madeira (Gastronomy of Madeira)Gastronomia da Madeira (Gastronomy of Madeira)
Gastronomia da Madeira (Gastronomy of Madeira)João Camacho
 
Semana do Agrupamento na EB1/JI da Portela de Sintra
Semana do Agrupamento na EB1/JI da Portela de SintraSemana do Agrupamento na EB1/JI da Portela de Sintra
Semana do Agrupamento na EB1/JI da Portela de SintraJoão Camacho
 
Galeria imagens sobre Ensino na I Republica
Galeria imagens sobre Ensino na I RepublicaGaleria imagens sobre Ensino na I Republica
Galeria imagens sobre Ensino na I RepublicaJoão Camacho
 
Da Rússia dos czares à Rússia dos sovietes
Da Rússia dos czares à Rússia dos sovietesDa Rússia dos czares à Rússia dos sovietes
Da Rússia dos czares à Rússia dos sovietesJoão Camacho
 
Historia Colaborativa
Historia ColaborativaHistoria Colaborativa
Historia ColaborativaJoão Camacho
 
Um olhar sobre Abril (Josué Rogério, 12º A)
Um olhar sobre Abril (Josué Rogério, 12º A)Um olhar sobre Abril (Josué Rogério, 12º A)
Um olhar sobre Abril (Josué Rogério, 12º A)João Camacho
 
Um olhar sobre Abril (André Santos, 12º A)
Um olhar sobre Abril (André Santos, 12º A)Um olhar sobre Abril (André Santos, 12º A)
Um olhar sobre Abril (André Santos, 12º A)João Camacho
 
Um olhar sobre Abril
Um olhar sobre AbrilUm olhar sobre Abril
Um olhar sobre AbrilJoão Camacho
 
Um olhar sobre Abril
Um olhar sobre AbrilUm olhar sobre Abril
Um olhar sobre AbrilJoão Camacho
 
Um olhar sobre Abril
Um olhar sobre AbrilUm olhar sobre Abril
Um olhar sobre AbrilJoão Camacho
 

Mehr von João Camacho (20)

Traditional plates of the north of portugal
Traditional plates of the north of portugalTraditional plates of the north of portugal
Traditional plates of the north of portugal
 
Gastronomia da região Centro de Portugal
Gastronomia da região Centro de PortugalGastronomia da região Centro de Portugal
Gastronomia da região Centro de Portugal
 
Gastronomia do Algarve (Gastronomy of the Algarve)
Gastronomia do Algarve (Gastronomy of the Algarve)Gastronomia do Algarve (Gastronomy of the Algarve)
Gastronomia do Algarve (Gastronomy of the Algarve)
 
Gastronomia da Madeira (Gastronomy of Madeira)
Gastronomia da Madeira (Gastronomy of Madeira)Gastronomia da Madeira (Gastronomy of Madeira)
Gastronomia da Madeira (Gastronomy of Madeira)
 
Semana do Agrupamento na EB1/JI da Portela de Sintra
Semana do Agrupamento na EB1/JI da Portela de SintraSemana do Agrupamento na EB1/JI da Portela de Sintra
Semana do Agrupamento na EB1/JI da Portela de Sintra
 
Semana agrupamento
Semana agrupamentoSemana agrupamento
Semana agrupamento
 
Tempo Poético
Tempo PoéticoTempo Poético
Tempo Poético
 
Galeria imagens sobre Ensino na I Republica
Galeria imagens sobre Ensino na I RepublicaGaleria imagens sobre Ensino na I Republica
Galeria imagens sobre Ensino na I Republica
 
Da Rússia dos czares à Rússia dos sovietes
Da Rússia dos czares à Rússia dos sovietesDa Rússia dos czares à Rússia dos sovietes
Da Rússia dos czares à Rússia dos sovietes
 
Historia Colaborativa
Historia ColaborativaHistoria Colaborativa
Historia Colaborativa
 
Um olhar sobre Abril (Josué Rogério, 12º A)
Um olhar sobre Abril (Josué Rogério, 12º A)Um olhar sobre Abril (Josué Rogério, 12º A)
Um olhar sobre Abril (Josué Rogério, 12º A)
 
Um olhar sobre Abril (André Santos, 12º A)
Um olhar sobre Abril (André Santos, 12º A)Um olhar sobre Abril (André Santos, 12º A)
Um olhar sobre Abril (André Santos, 12º A)
 
Um olhar sobre Abril
Um olhar sobre AbrilUm olhar sobre Abril
Um olhar sobre Abril
 
Um olhar sobre Abril
Um olhar sobre AbrilUm olhar sobre Abril
Um olhar sobre Abril
 
Um olhar sobre Abril
Um olhar sobre AbrilUm olhar sobre Abril
Um olhar sobre Abril
 
25 de Abril de 1974
25 de Abril de 197425 de Abril de 1974
25 de Abril de 1974
 
Guerra Colonial
Guerra ColonialGuerra Colonial
Guerra Colonial
 
Salgueiro Maia
Salgueiro MaiaSalgueiro Maia
Salgueiro Maia
 
Presos políticos
Presos políticosPresos políticos
Presos políticos
 
PIDE/DGS
PIDE/DGSPIDE/DGS
PIDE/DGS
 

Kürzlich hochgeladen

Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxacaciocarmo1
 
POETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptx
POETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptxPOETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptx
POETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptxJMTCS
 
Junto ao poço estava eu Quando um homem judeu Viu a sede que havia em mim
Junto ao poço estava eu Quando um homem judeu Viu a sede que havia em mimJunto ao poço estava eu Quando um homem judeu Viu a sede que havia em mim
Junto ao poço estava eu Quando um homem judeu Viu a sede que havia em mimWashingtonSampaio5
 
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdforganizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdfCarlosRodrigues832670
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptxpamelacastro71
 
Mini livro sanfona - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona  - Povos Indigenas BrasileirosMini livro sanfona  - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona - Povos Indigenas BrasileirosMary Alvarenga
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfErasmo Portavoz
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxconcelhovdragons
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdfProfGleide
 
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira partecoletivoddois
 
Minha Luta (Mein Kampf), A História do País que Lutou contra a União Soviétic...
Minha Luta (Mein Kampf), A História do País que Lutou contra a União Soviétic...Minha Luta (Mein Kampf), A História do País que Lutou contra a União Soviétic...
Minha Luta (Mein Kampf), A História do País que Lutou contra a União Soviétic...nexocan937
 
A população Brasileira e diferença de populoso e povoado
A população Brasileira e diferença de populoso e povoadoA população Brasileira e diferença de populoso e povoado
A população Brasileira e diferença de populoso e povoadodanieligomes4
 
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdfTIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdfmarialuciadasilva17
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaFernanda Ledesma
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdfDemetrio Ccesa Rayme
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptTREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptAlineSilvaPotuk
 
AVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZA
AVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZAAVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZA
AVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZAEdioFnaf
 
Sistema de Bibliotecas UCS - A descoberta da terra
Sistema de Bibliotecas UCS  - A descoberta da terraSistema de Bibliotecas UCS  - A descoberta da terra
Sistema de Bibliotecas UCS - A descoberta da terraBiblioteca UCS
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
 
POETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptx
POETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptxPOETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptx
POETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptx
 
Junto ao poço estava eu Quando um homem judeu Viu a sede que havia em mim
Junto ao poço estava eu Quando um homem judeu Viu a sede que havia em mimJunto ao poço estava eu Quando um homem judeu Viu a sede que havia em mim
Junto ao poço estava eu Quando um homem judeu Viu a sede que havia em mim
 
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdforganizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
 
Mini livro sanfona - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona  - Povos Indigenas BrasileirosMini livro sanfona  - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona - Povos Indigenas Brasileiros
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
 
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
 
“O AMANHÃ EXIGE O MELHOR DE HOJE” _
“O AMANHÃ EXIGE O MELHOR DE HOJE”       _“O AMANHÃ EXIGE O MELHOR DE HOJE”       _
“O AMANHÃ EXIGE O MELHOR DE HOJE” _
 
Minha Luta (Mein Kampf), A História do País que Lutou contra a União Soviétic...
Minha Luta (Mein Kampf), A História do País que Lutou contra a União Soviétic...Minha Luta (Mein Kampf), A História do País que Lutou contra a União Soviétic...
Minha Luta (Mein Kampf), A História do País que Lutou contra a União Soviétic...
 
A população Brasileira e diferença de populoso e povoado
A população Brasileira e diferença de populoso e povoadoA população Brasileira e diferença de populoso e povoado
A população Brasileira e diferença de populoso e povoado
 
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdfTIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
 
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptTREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
 
AVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZA
AVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZAAVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZA
AVALIAÇÃO INTEGRADA 1ª SÉRIE - EM - 1º BIMESTRE ITINERÁRIO CIÊNCIAS DAS NATUREZA
 
Sistema de Bibliotecas UCS - A descoberta da terra
Sistema de Bibliotecas UCS  - A descoberta da terraSistema de Bibliotecas UCS  - A descoberta da terra
Sistema de Bibliotecas UCS - A descoberta da terra
 

Direitos e liberdades da CRP

  • 1.
  • 2.
  • 3. Introdução Este trabalho visou recolhermos informação sobre os objectivos da Revolução de Abril de 1974 e verificar de que forma estão a ser implementados no presente, levantando questões e dando algumas respostas, sobretudo do ponto de vista do cidadão comum.
  • 4.
  • 5. Extinção das instituições do tipo fascista: PIDE; Legião Portuguesa; Prisões Políticas; Mocidade Portuguesa.
  • 6. Implementação do direito de eleições livres, por sufrágio universal e directo.
  • 7. Existência de liberdade de pensamento, de expressão, de associação e de imprensa.
  • 8. Ausência desse tipo de instituições e de prisões políticas.
  • 9.
  • 10. Existência de um poder autárquico realmente democrático.
  • 12. Existência das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
  • 13. Eleições livres para os Órgãos do Poder Local.
  • 14.
  • 16. Constituição Democrática aprovada a 2 de Abril de 1976, revista em 1982, 1989 e 1992.
  • 17.
  • 18.
  • 19. Pilares de uma Democracia Constituição Portuguesa 1976 Direito à liberdade: Artigo 27.º (Direito à liberdade e à segurança) “1. Todos têm direito à liberdade e à segurança. 2. Ninguém pode ser total ou parcialmente privado da liberdade, a não ser em consequência de sentença judicial condenatória pela prática de acto punido por lei com pena de prisão ou de aplicação judicial de medida de segurança. […] 4. Toda a pessoa privada da liberdade deve ser informada imediatamente e de forma compreensível das razões da sua prisão ou detenção e dos seus direitos. […]”
  • 20. Artigo 37.º (Liberdade de expressão e informação) “1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações. 2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura. […]” Artigo 38.º (Liberdade de imprensa e meios de comunicação social) “[…] 2. A liberdade de imprensa implica: a) A liberdade de expressão e criação dos jornalistas e colaboradores, bem como a intervenção dos primeiros na orientação editorial dos respectivos órgãos de comunicação social, salvo quando tiverem natureza doutrinária ou confessional; b) O direito dos jornalistas, nos termos da lei, ao acesso às fontes de informação e à protecção da independência e do sigilo profissionais, bem como o direito de elegerem conselhos de redacção; c) O direito de fundação de jornais e de quaisquer outras publicações, independentemente de autorização administrativa, caução ou habilitação prévias. […]”
  • 21. Artigo 41.º (Liberdade de consciência, de religião e de culto) “1. A liberdade de consciência, de religião e de culto é inviolável. 2. Ninguém pode ser perseguido, privado de direitos ou isento de obrigações ou deveres cívicos por causa das suas convicções ou prática religiosa. 3. Ninguém pode ser perguntado por qualquer autoridade acerca das suas convicções ou prática religiosa, salvo para recolha de dados estatísticos não individualmente identificáveis, nem ser prejudicado por se recusar a responder. 4. As igrejas e outras comunidades religiosas estão separadas do Estado e são livres na sua organização e no exercício das suas funções e do culto. […] 6. É garantido o direito à objecção de consciência, nos termos da lei. independentemente de autorização administrativa, caução ou habilitação prévias.”
  • 22. Artigo 42.º (Liberdade de criação cultural) “1. É livre a criação intelectual, artística e científica. […]” Artigo 43.º (Liberdade de aprender e ensinar) “1. É garantida a liberdade de aprender e ensinar. 2. O Estado não pode programar a educação e a cultura segundo quaisquer directrizes filosóficas, estéticas, políticas, ideológicas ou religiosas. 3. O ensino público não será confessional. 4. É garantido o direito de criação de escolas particulares e cooperativas.”
  • 23. Questões Frequentes Em relação ao artigo 27º, Direito à liberdade e à segurança , será que no momento actual poder-se-á dizer que todos os cidadãos se sentem seguros? Quanto ao artigo 38º, temos vindo a assistir a notícias e a relatos da tentativa por parte do poder político, em controlar os meios de comunicação social. Podemos dizer então que a liberdade de expressão e de informação está em risco?
  • 24. Do nosso ponto de vista, nem todos os cidadãos se sentem seguros, pois todos os dias nos deparamos com casos de extrema violência e constantes assaltos, que traduzem a falta de segurança existente no nosso quotidiano. Se efectivamente o poder controlar os meios de informação então está em causa um dos principais pilares da revolução de Abril.
  • 25. Direito à igualdade: Artigo 13.º (Princípio da igualdade) “1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei. 2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.”
  • 26. Questões Frequentes Referente ao artigo 13º, uma das questões possíveis é a razão pela qual se verifica o despedimento ou não renovação de contrato a mulheres que engravidam? Outra questão actual que se põe é o facto de saber a razão que faz com que quando se sabe de alguém que tem uma orientação sexual diferente da maioria é discriminado socialmente?
  • 27. Na nossa opinião, o seu despedimento ou não renovação do contrato deve-se ao facto dos patrões não quererem ter mulheres que não trabalham a receber salário, pois isso causaria prejuízo. Relativamente aos homossexuais, estes são vítimas de discriminação, pois vivemos numa sociedade que ainda não aceita as escolhas tomadas pela minoria.
  • 28. Artigo 20.º (Acesso ao direito e tutela jurisdicional efectiva) “1. A todos é assegurado o acesso ao direito e aos tribunais para defesa dos seus direitos e interesses legalmente protegidos, não podendo a justiça ser denegada por insuficiência de meios económicos. 2. Todos têm direito, nos termos da lei, à informação e consulta jurídicas, ao patrocínio judiciário e a fazer-se acompanhar por advogado perante qualquer autoridade. 3. A lei define e assegura a adequada protecção do segredo de justiça. 4. Todos têm direito a que uma causa em que intervenham seja objecto de decisão em prazo razoável e mediante processo equitativo. 5. Para defesa dos direitos, liberdades e garantias pessoais, a lei assegura aos cidadãos procedimentos judiciais caracterizados pela celeridade e prioridade, de modo a obter tutela efectiva e em tempo útil contra ameaças ou violações desses direitos.”
  • 29. Questões Frequentes No que diz respeito ao artigo 20º, será que as leis actuais protegem mais o criminoso do que a vítima? Será que todos têm o mesmo direito à defesa de qualidade?
  • 30. Segundo o nosso parecer, hoje em dia, os criminosos são mais protegidos do que as vítimas porque pouco tempo após serem detidos, são libertados mesmo que não se comprove a sua inocência. No que diz respeito à defesa de qualidade é um assunto subjectivo. Podemos subentender que uma pessoa com maiores possibilidades económicas terá acesso a melhores advogados e poderá escolher o que quiser. Quem tem menores posses terá de se submeter ao advogado facultado pelo estado, não tendo opção de escolha.
  • 31. Artigo 64.º (Saúde) “ 1-Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover. […]”
  • 32. Questões frequentes Relativamente ao artigo 64º (Saúde), se a Constituição garante a protecção e promoção da saúde, então o porquê da existência de longas listas de espera para a realização das mais diversas intervenções clínicas? Embora o acesso aos cuidados de saúde sejam gratuitos, o preço dos medicamentos para muitos cidadãos, serão incomportáveis?
  • 33. As longas listas de espera devem-se à má organização do sistema de saúde, falta de meios técnicos e humanos o que provocam a morte de muitas pessoas. Não serve de nada ter acesso a consultas médicas gratuitas se o preço dos medicamentos são incomportáveis, ou seja, não vale a pena ter o diagnóstico se não nos podemos curar.
  • 34. Artigo 74.º (Ensino) “ 1.Todos têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar. […]”
  • 35. Questões Frequentes Será que está a ser garantida uma educação igual para todos? A educação pública estará a garantir que todos independentemente do seu estrato social de origem possam subir na escala social? A educação pública estará a atenuar ou a agravar a diferenciação social?
  • 36. Em relação à educação pensamos que esta está a ser igualmente garantida para todos devido ao facto de existir escolaridade obrigatória, garante também que todos possam ascender na sociedade independentemente do seu estrato social e que esta contribui para atenuar a diferenciação social pois combate o analfabetismo que se verificava há alguns anos atrás nas regiões mais interiores ou menos desenvolvidas.
  • 37. Conclusão Podemos, por fim, concluir que os pilares defendidos na Constituição Democrática se encontram presentes nos nossos dias. Todavia, existem aspectos do nosso quotidiano, nomeadamente, nas áreas da Saúde e da Justiça que não correspondem aos ideais pretendidos.
  • 38.