SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 13
CASES
ELEIÇÕES OAB A Varjão & Associados foi a assessoria contratada para realizar o trabalho de comunicação e marketing para a eleição da Ordem no pleito 2007 à 2009; A vitória da chapa Ação e Ética, liderada pelo candidato Saul Quadros, deveu-se ao trabalho estratégico da assessoria de imprensa com inclusão de redes sociais; Já na reeleição para o pleito de 2010 à 2012, o êxito foi maior porque a chapa ganhou com uma margem de 45% com relação as três chapas concorrentes; Isto, graças ao trabalho desenvolvido pela atual administração conjuntamente com o trabalho de imagem e comunicação feito pela assessoria.
Ações:  Utilização de comunicação institucional e mercadológica;  Criação de um hotsite da chapa para o pleito;  Utilização de redes sociais: Youtube e Twitter;   Transformação do jornal em revista;  Criação do catálogo Sociedades de Advogados.
Inauguração do Restaurante Paraguaçu Para a inauguração do restaurante Paraguaçu, localizado no Aeroporto Internacional de Salvador – Luiz Eduardo Magalhães, os seus proprietários Eric e Selma Ravache confiaram à Varjão & Associados ComunicaçãoIntegrada a divulgação da abertura do local, comemorado com um grande jantar que reuniu cerca de 400 convidados, entre personalidades, imprensa, parceiros e amigos. O objetivo dos empresários era divulgar o evento de lançamento, assim como informar a sociedade que o local já estava em pleno funcionamento. A Varjão dividiu o trabalho em três etapas.
Pré-evento   Produção e entrega de press kits à imprensa, em especial a colunistas sociais e jornalistas da área de gastronomia;  Elaboração da lista de convidados da imprensa e formadores de opinião em geral (políticos, artistas, dentre outros), assim como entrega personalizada do convite;  Produção e divulgação de notas sociais, notas com cunho social, dentre outras;  Sugestões de pratos para compor colunas de gastronomia de impressos e veículos segmentados;  Divulgação junto aos veículos da região de Lauro de Freitas, haja vista que os proprietários sinalizaram que o público dos condomínios de luxo das localidades vizinhas, como Encontro das Águas e Busca Vida eram clientes em potencial.
Durante o evento  Uma equipe composta por dois jornalistas e um fotógrafo fizeram a cobertura jornalística do evento, assim como receberam a imprensa, fazendo o meio de campo entre os sócios e esta;  A equipe também auxiliou os profissionais da imprensa, atendendo as demandas destes;  Produção de discurso de agradecimento, conforme solicitação da proprietária. Pós-evento  Notas, textos e fotos-legendas foram produzidos de acordo com o interesse de cada editoria e/ou veículo acerca da cobertura do evento;  Atendimento às solicitações da imprensa;  Produção de relatório com todas as atividades desenvolvidas, assim como clipagem impressa, onlinee eletrônica.
Metas atingidas:  Ampla divulgação junto à imprensa de Salvador e Lauro de Freitas;  Presença de 70% dos convidados da imprensa;  Notas veiculadas nos maiores jornais da cidade, assim como comentários positivos em rádios locais;   Construção inicial de imagem que firmou o restaurante Paraguaçu como uma opção de restaurante voltado para a classe A para atender não somente os visitantes do aeroporto, mas também a sociedade, em geral. Dificuldades encontradas:  Localização do restaurante – o pensamento geral era que este seria mais um restaurante do aeroporto e não um espaço que também pode ser usufruído por quem não vai embarcar ou desembarcar;  Curto período de contratação da assessoria – o trabalho foi feito em apenas 01 (um) mês.
Projeto Leiloar No ano de 2007, o Tribunal do Trabalho (TRT5) resolveu modificar a forma de realizar os seus leilões e inspirado na bem sucedida experiência do Projeto Arrematar do TRT da Paraíba (13ª Região), criou o Projeto Leiloar. A nova sistemática de leilões foi adotada pelo TRT5 na gestão do presidente Roberto Pessoa e proporcionou mais agilidade às execuções trabalhistas, cujos pregões passaram a ser realizados a cada três meses, com maior volume de bens e, assim, maior atratividade para os arrematantes. Para divulgar o projeto Leiloar, a Varjão & Associados Comunicação Integrada adotou a seguinte estratégia: Era preciso, antes de tudo, despertar na população o hábito de participar de leilões, para tanto foi abordado, nos releases, os benefícios obtidos nos pregões e os objetivos do Projeto leiloar.
Pontos enaltecidos na comunicação:  Despertar nos públicos de interesse as vantagens de se adquirir um bem leiloado;   Informar que o Projeto Leiloar já é uma prática que vem acontecendo com êxito na Paraíba e oferece ganho à população, podendo adquirir um bem muito abaixo do preço de mercado e em excelente estado físico;  Esclarecer à população sobre como se processa a prática de um leilão (como um bem é arrematado, as garantias que o Tribunal oferece e pontuar sobre a total facilidade para arrematar um bem) ou seja, o arrematante precisa ter segurança que a justiça vai proporcionar garantia no processo com um todo.   Dar visibilidade, mostrando que os produtos oferecidos são bens móveis e imóveis com preço bom e em excelente estado; muitas vezes, um produto é arrematado por um valor muito menor do que ele realmente vale no mercado. Como o Tribunal não ganha com o leilão, ele não tem interesse em vender por um valor muito alto. Ele precisa mesmo fechar é o processo daquele bem. Sendo assim o leilão passa a ser um excelente negócio para quem compra.
Fomentar nos públicos de interesse, através da comunicação, à cultura de participações em leilões. O povo baiano, efetivamente, não tem esta cultura e a comunicação deve ser extremamente informativa e criativa ressaltando os benefícios e vantagens do Projeto Leiloar. Primeiro leilão O 1º Grande Leilão do Projeto Leiloar do Tribunal do Trabalho (TRT-BA) ocorreu no Salão do Centro de Convenções durante o período de 28/02 à 01/03/07. Meios e Veículos trabalhados  Produção de notícias diversificadas com enfoques que contemplem as diferentes editorias de veículos impressos, tais como: editoria de economia, de negócios e de local, de comportamento, colunas sociais e específicas, assim como programas dirigidos aos públicos que valorizem este tipo de evento;   Para as editorias de negócios e economia, abordou-se o negócio e/ou atividade do Leilão como uma alternativa rentável para investidores, empresários, comerciantes e pessoas interessadas em comprar algum tipo de bem móvel ou imóvel;
 Nas editorias de defesa de consumidor e comportamento, foi enfatizado que a compra efetivada em Leilões é totalmente segura. No caso da compra de um bem que esteja em condições diferentes das que foram apresentadas no Leilão, o comprador pode desistir da compra e receber o dinheiro de volta em pouco dias (5 a 10 dias). Por isso, o Leilão do Tribunal do Trabalho é seguro. O projeto Leiloar é economicamente viável, pois oferece significativo retorno para o arrematante;  Na editoria de local, foi produzida uma matéria factual antecipando a notícia com informações precisas sobre o evento;  Notas foram elaboradas para serem enviadas às colunas específicas e sociais;  Matérias foram elaboradas para distribuição dirigida: veículos segmentados e canais de entidades de classes representativas.   
Resultados   Os resultados atenderam aos objetivos comunicacionais traçados visto que todos os veículos noticiaram previamente o acontecimento do evento. A ação através da assessoria de imprensa foi tão positiva, relevante e rentável que alguns bens maiores e mais valorosos a serem leiloados não foram a leilão. Ou seja, os bens que iriam ser leiloados não foram e as execuções trabalhistas foram resolvidas antes do acontecimento do leilão.  Um ganho social para o reclamante e para o TRT.   
Maria Filó

Weitere ähnliche Inhalte

Ähnlich wie Cases

8 razões para vender seu imovel com uma imobiliária ou corretor de imóveis
8 razões para vender seu imovel com uma imobiliária ou corretor de imóveis8 razões para vender seu imovel com uma imobiliária ou corretor de imóveis
8 razões para vender seu imovel com uma imobiliária ou corretor de imóveisJean Macedo
 
Aula 06 4 ppan_2010_1
Aula 06 4 ppan_2010_1Aula 06 4 ppan_2010_1
Aula 06 4 ppan_2010_1Ney Queiroz
 
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliáriosSete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliáriosCláudio Ahrens
 
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliáriosSete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliáriosPerfil In Time
 
Manual de boas praticas na intermediação de compra e venda de imóveis
Manual de boas praticas na intermediação de compra e venda de imóveisManual de boas praticas na intermediação de compra e venda de imóveis
Manual de boas praticas na intermediação de compra e venda de imóveisCorretor Pimentel
 
Plano de marketing lual eventos
Plano de marketing lual eventosPlano de marketing lual eventos
Plano de marketing lual eventosRafael Pozzobon
 
Apostila midia ucg
Apostila midia ucgApostila midia ucg
Apostila midia ucgAtomy Brasil
 
Jose Alberto 10 52h
Jose Alberto    10 52hJose Alberto    10 52h
Jose Alberto 10 52hapimec
 
Dinheiro fácil 3.2 Patrocinadores
Dinheiro fácil 3.2   PatrocinadoresDinheiro fácil 3.2   Patrocinadores
Dinheiro fácil 3.2 PatrocinadoresHotmoney
 
Vida Saudável Edição Se Toque
Vida Saudável Edição Se ToqueVida Saudável Edição Se Toque
Vida Saudável Edição Se ToqueMeio & Mensagem
 
Regen urb newsletter #12
Regen urb newsletter #12Regen urb newsletter #12
Regen urb newsletter #12regenurb
 
Falando em dinheiro 2015
Falando em dinheiro 2015Falando em dinheiro 2015
Falando em dinheiro 2015Meio & Mensagem
 
Aula 02 4 Ppan 2010 1
Aula 02 4 Ppan 2010 1Aula 02 4 Ppan 2010 1
Aula 02 4 Ppan 2010 1Ney Queiroz
 

Ähnlich wie Cases (20)

Case sebrae
Case sebraeCase sebrae
Case sebrae
 
Apresentação Programa Amigo Vizinho
Apresentação Programa Amigo VizinhoApresentação Programa Amigo Vizinho
Apresentação Programa Amigo Vizinho
 
Manual de Boas práticas
Manual de Boas práticasManual de Boas práticas
Manual de Boas práticas
 
PLATAFORMA COLABORATIVA: PÉ NO PEDAÇO - AGÊNCIA CLARIÔ
PLATAFORMA COLABORATIVA: PÉ NO PEDAÇO - AGÊNCIA CLARIÔPLATAFORMA COLABORATIVA: PÉ NO PEDAÇO - AGÊNCIA CLARIÔ
PLATAFORMA COLABORATIVA: PÉ NO PEDAÇO - AGÊNCIA CLARIÔ
 
8 razões para vender seu imovel com uma imobiliária ou corretor de imóveis
8 razões para vender seu imovel com uma imobiliária ou corretor de imóveis8 razões para vender seu imovel com uma imobiliária ou corretor de imóveis
8 razões para vender seu imovel com uma imobiliária ou corretor de imóveis
 
Aula 06 4 ppan_2010_1
Aula 06 4 ppan_2010_1Aula 06 4 ppan_2010_1
Aula 06 4 ppan_2010_1
 
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliáriosSete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
 
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliáriosSete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
Sete maneiras eficientes de divulgar empreendimentos imobiliários
 
Manual de boas praticas na intermediação de compra e venda de imóveis
Manual de boas praticas na intermediação de compra e venda de imóveisManual de boas praticas na intermediação de compra e venda de imóveis
Manual de boas praticas na intermediação de compra e venda de imóveis
 
Plano de marketing lual eventos
Plano de marketing lual eventosPlano de marketing lual eventos
Plano de marketing lual eventos
 
Plano de gestão chapa 01
Plano de gestão chapa 01Plano de gestão chapa 01
Plano de gestão chapa 01
 
Apostila midia ucg
Apostila midia ucgApostila midia ucg
Apostila midia ucg
 
Jose Alberto 10 52h
Jose Alberto    10 52hJose Alberto    10 52h
Jose Alberto 10 52h
 
Dinheiro fácil 3.2 Patrocinadores
Dinheiro fácil 3.2   PatrocinadoresDinheiro fácil 3.2   Patrocinadores
Dinheiro fácil 3.2 Patrocinadores
 
Vida Saudável Edição Se Toque
Vida Saudável Edição Se ToqueVida Saudável Edição Se Toque
Vida Saudável Edição Se Toque
 
Regen urb newsletter #12
Regen urb newsletter #12Regen urb newsletter #12
Regen urb newsletter #12
 
Agência Norte
Agência NorteAgência Norte
Agência Norte
 
Falando em dinheiro 2015
Falando em dinheiro 2015Falando em dinheiro 2015
Falando em dinheiro 2015
 
Portifa1
Portifa1Portifa1
Portifa1
 
Aula 02 4 Ppan 2010 1
Aula 02 4 Ppan 2010 1Aula 02 4 Ppan 2010 1
Aula 02 4 Ppan 2010 1
 

Kürzlich hochgeladen

Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoSilvaDias3
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdfProfGleide
 
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino FundamentalCartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamentalgeone480617
 
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfHABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfdio7ff
 
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAs Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAlexandreFrana33
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPanandatss1
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfErasmo Portavoz
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISVitor Vieira Vasconcelos
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...Martin M Flynn
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfIedaGoethe
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirIedaGoethe
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdfDemetrio Ccesa Rayme
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfangelicass1
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileirosMary Alvarenga
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfNoções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfdottoor
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
 
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino FundamentalCartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
 
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfHABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
 
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAs Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SP
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfNoções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
 

Cases

  • 2. ELEIÇÕES OAB A Varjão & Associados foi a assessoria contratada para realizar o trabalho de comunicação e marketing para a eleição da Ordem no pleito 2007 à 2009; A vitória da chapa Ação e Ética, liderada pelo candidato Saul Quadros, deveu-se ao trabalho estratégico da assessoria de imprensa com inclusão de redes sociais; Já na reeleição para o pleito de 2010 à 2012, o êxito foi maior porque a chapa ganhou com uma margem de 45% com relação as três chapas concorrentes; Isto, graças ao trabalho desenvolvido pela atual administração conjuntamente com o trabalho de imagem e comunicação feito pela assessoria.
  • 3. Ações: Utilização de comunicação institucional e mercadológica; Criação de um hotsite da chapa para o pleito; Utilização de redes sociais: Youtube e Twitter; Transformação do jornal em revista; Criação do catálogo Sociedades de Advogados.
  • 4. Inauguração do Restaurante Paraguaçu Para a inauguração do restaurante Paraguaçu, localizado no Aeroporto Internacional de Salvador – Luiz Eduardo Magalhães, os seus proprietários Eric e Selma Ravache confiaram à Varjão & Associados ComunicaçãoIntegrada a divulgação da abertura do local, comemorado com um grande jantar que reuniu cerca de 400 convidados, entre personalidades, imprensa, parceiros e amigos. O objetivo dos empresários era divulgar o evento de lançamento, assim como informar a sociedade que o local já estava em pleno funcionamento. A Varjão dividiu o trabalho em três etapas.
  • 5. Pré-evento Produção e entrega de press kits à imprensa, em especial a colunistas sociais e jornalistas da área de gastronomia; Elaboração da lista de convidados da imprensa e formadores de opinião em geral (políticos, artistas, dentre outros), assim como entrega personalizada do convite; Produção e divulgação de notas sociais, notas com cunho social, dentre outras; Sugestões de pratos para compor colunas de gastronomia de impressos e veículos segmentados; Divulgação junto aos veículos da região de Lauro de Freitas, haja vista que os proprietários sinalizaram que o público dos condomínios de luxo das localidades vizinhas, como Encontro das Águas e Busca Vida eram clientes em potencial.
  • 6. Durante o evento Uma equipe composta por dois jornalistas e um fotógrafo fizeram a cobertura jornalística do evento, assim como receberam a imprensa, fazendo o meio de campo entre os sócios e esta; A equipe também auxiliou os profissionais da imprensa, atendendo as demandas destes; Produção de discurso de agradecimento, conforme solicitação da proprietária. Pós-evento Notas, textos e fotos-legendas foram produzidos de acordo com o interesse de cada editoria e/ou veículo acerca da cobertura do evento; Atendimento às solicitações da imprensa; Produção de relatório com todas as atividades desenvolvidas, assim como clipagem impressa, onlinee eletrônica.
  • 7. Metas atingidas: Ampla divulgação junto à imprensa de Salvador e Lauro de Freitas; Presença de 70% dos convidados da imprensa; Notas veiculadas nos maiores jornais da cidade, assim como comentários positivos em rádios locais; Construção inicial de imagem que firmou o restaurante Paraguaçu como uma opção de restaurante voltado para a classe A para atender não somente os visitantes do aeroporto, mas também a sociedade, em geral. Dificuldades encontradas: Localização do restaurante – o pensamento geral era que este seria mais um restaurante do aeroporto e não um espaço que também pode ser usufruído por quem não vai embarcar ou desembarcar; Curto período de contratação da assessoria – o trabalho foi feito em apenas 01 (um) mês.
  • 8. Projeto Leiloar No ano de 2007, o Tribunal do Trabalho (TRT5) resolveu modificar a forma de realizar os seus leilões e inspirado na bem sucedida experiência do Projeto Arrematar do TRT da Paraíba (13ª Região), criou o Projeto Leiloar. A nova sistemática de leilões foi adotada pelo TRT5 na gestão do presidente Roberto Pessoa e proporcionou mais agilidade às execuções trabalhistas, cujos pregões passaram a ser realizados a cada três meses, com maior volume de bens e, assim, maior atratividade para os arrematantes. Para divulgar o projeto Leiloar, a Varjão & Associados Comunicação Integrada adotou a seguinte estratégia: Era preciso, antes de tudo, despertar na população o hábito de participar de leilões, para tanto foi abordado, nos releases, os benefícios obtidos nos pregões e os objetivos do Projeto leiloar.
  • 9. Pontos enaltecidos na comunicação: Despertar nos públicos de interesse as vantagens de se adquirir um bem leiloado; Informar que o Projeto Leiloar já é uma prática que vem acontecendo com êxito na Paraíba e oferece ganho à população, podendo adquirir um bem muito abaixo do preço de mercado e em excelente estado físico; Esclarecer à população sobre como se processa a prática de um leilão (como um bem é arrematado, as garantias que o Tribunal oferece e pontuar sobre a total facilidade para arrematar um bem) ou seja, o arrematante precisa ter segurança que a justiça vai proporcionar garantia no processo com um todo. Dar visibilidade, mostrando que os produtos oferecidos são bens móveis e imóveis com preço bom e em excelente estado; muitas vezes, um produto é arrematado por um valor muito menor do que ele realmente vale no mercado. Como o Tribunal não ganha com o leilão, ele não tem interesse em vender por um valor muito alto. Ele precisa mesmo fechar é o processo daquele bem. Sendo assim o leilão passa a ser um excelente negócio para quem compra.
  • 10. Fomentar nos públicos de interesse, através da comunicação, à cultura de participações em leilões. O povo baiano, efetivamente, não tem esta cultura e a comunicação deve ser extremamente informativa e criativa ressaltando os benefícios e vantagens do Projeto Leiloar. Primeiro leilão O 1º Grande Leilão do Projeto Leiloar do Tribunal do Trabalho (TRT-BA) ocorreu no Salão do Centro de Convenções durante o período de 28/02 à 01/03/07. Meios e Veículos trabalhados Produção de notícias diversificadas com enfoques que contemplem as diferentes editorias de veículos impressos, tais como: editoria de economia, de negócios e de local, de comportamento, colunas sociais e específicas, assim como programas dirigidos aos públicos que valorizem este tipo de evento; Para as editorias de negócios e economia, abordou-se o negócio e/ou atividade do Leilão como uma alternativa rentável para investidores, empresários, comerciantes e pessoas interessadas em comprar algum tipo de bem móvel ou imóvel;
  • 11. Nas editorias de defesa de consumidor e comportamento, foi enfatizado que a compra efetivada em Leilões é totalmente segura. No caso da compra de um bem que esteja em condições diferentes das que foram apresentadas no Leilão, o comprador pode desistir da compra e receber o dinheiro de volta em pouco dias (5 a 10 dias). Por isso, o Leilão do Tribunal do Trabalho é seguro. O projeto Leiloar é economicamente viável, pois oferece significativo retorno para o arrematante; Na editoria de local, foi produzida uma matéria factual antecipando a notícia com informações precisas sobre o evento; Notas foram elaboradas para serem enviadas às colunas específicas e sociais; Matérias foram elaboradas para distribuição dirigida: veículos segmentados e canais de entidades de classes representativas.  
  • 12. Resultados   Os resultados atenderam aos objetivos comunicacionais traçados visto que todos os veículos noticiaram previamente o acontecimento do evento. A ação através da assessoria de imprensa foi tão positiva, relevante e rentável que alguns bens maiores e mais valorosos a serem leiloados não foram a leilão. Ou seja, os bens que iriam ser leiloados não foram e as execuções trabalhistas foram resolvidas antes do acontecimento do leilão. Um ganho social para o reclamante e para o TRT.