Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Espaço geografico e globalização

33.903 Aufrufe

Veröffentlicht am

Veröffentlicht in: Bildung
  • Login to see the comments

Espaço geografico e globalização

  1. 1. Geografia Espaço geográfico e globalização 9 Ano Prof. esp. José Maria Ribeiro E-mail: zemariarb@yahoo.com.br
  2. 2. Espaço geográfico: Ao pensarmos no espaço geográfico estamos pensando nos elementos e aspectos que existem nas paisagens, mas também nas diversas ações que as pessoas realizam nas paisagens. O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem e pode ser definido como sendo o palco das realizações humanas, nas quais estão as relações entre os homens e destes com a natureza. O espaço geográfico abriga o homem e todos os elementos naturais, tais como, relevo, clima, vegetação e tudo que nela está inserido.
  3. 3. Globalização: Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado. A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista tornou-se predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial.
  4. 4. Observe a imagem a seguir: A variedade de usos que o termo globalização foi adquirido gerou muitas e diferentes definições do que seria esse processo.  Pode se dizer que ela resulta da abolição da distância e do tempo.
  5. 5. Globalização: o mundo interligado
  6. 6. O espaço globalizado Para entender o processo de globalização, é preciso recorrer às transformações políticas e econômicas que marcaram o cenário mundial nas últimas décadas do século passado. Essas transformações estão ligadas principalmente ao processo de desenvolvimento do capitalismo que, a partir da segunda metade do século XX, passou por uma fase de grandes progressos científicos e tecnológicos, dando origem a uma verdadeira revolução tecnocientífica, também chamada Terceira Revolução Industrial. Essa revolução, caracterizada pela integração cada vez maior entre ciência e produção, tornou a economia mundial mais dinâmica, competitiva e, ao mesmo tempo, mais interligada.
  7. 7. A integração cada vez mais efetiva entre os espaços e os países do mundo, que caracteriza o processo de globalização presenciado por nós atualmente, tem se apoiado tanto no desenvolvimento tecnológico, como no caso das telecomunicações, quanto no crescente aumento do comércio internacional e no desenvolvimento dos meios de transporte.
  8. 8. A grande revolução tecnológica e os avanços das telecomunicações O desenvolvimento cientifico e tecnológico, fruto dos investimentos maciços realizados por governos e grandes empresas privadas, sobretudo nos países mais ricos e desenvolvidos como Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, França e Inglaterra, atingiu as mais variadas áreas do conhecimento, principalmente as tecnologias da informação, como informática e as telecomunicações. A expansão das telecomunicações integrada à informática, sobretudo por meio da internet, a rede mundial de computadores, também tornou possível a transmissão quase instantânea de um gigantesco volume de informações (dados, textos e imagens) que circulam entre os mais diferentes lugares da superfície terrestre. Todas essas inovações tecnológicas, promove a integração cada vez mais efetiva do espaço geográfico mundial.
  9. 9. O desenvolvimento dos meios de transportes e o crescimento do comércio mundial O processo de globalização ocorrido nas últimas décadas também esteve diretamente ligado ao aumento crescente do comércio internacional.
  10. 10. A crescente expansão do comércio internacional nas últimas décadas tem sido favorecida pelos avanços nos meios de transporte, sobretudo pelo desenvolvimento de grandes aviões cargueiros e navios de grande porte (petroleiros, graneleiros, porta-contêineres), capazes de transportar milhares de toneladas de produtos.
  11. 11. Do local ao global: os fenômenos geográficos em diferentes escalas Nos estudos de Geografia, você já teve a oportunidade de conhecer melhor não somente o lugar e a região onde mora, mas também o país e até mesmo o mundo em que vivemos. Desse modo podemos dizer que a geografia é uma ciência que se preocupa em estudar o espaço em diferentes escalas ( da local à global). Isso significa que, de acordo com a dimensão ou amplitude do fenômeno geográfico em questão, podemos recorrer a diferentes escalas de análise para melhor interpretar e compreender aquilo que estamos estudando. Escala de análise local  A configuração e a organização do espaço urbano ( distribuição dos bairros residências e outros);  A distribuição da infraestrutura urbana ( vias de circulação e meios de transportes) e dos serviços públicos (redes de energia, água e esgoto);  O crescimento e as desigualdades socioespaciais de uma cidade;  A existência de problemas locais (construção de moradias em áreas de risco);
  12. 12. Escala de análise global  A distribuição dos países, continentes, oceanos pela superfície do planeta;  As grandes paisagens naturais do globo, como florestas equatoriais e outras;  A distribuição da população no espaço geográfico mundial;  As relações políticas e econômicas estabelecidas entre países do mundo;  Os problemas ambientais de ordem global, como efeito estufa.
  13. 13. O local, o global e suas relações. Os diferentes lugares do mundo estabelecem relações entre si, de maneira que, um fenômeno que ocorre em âmbito local, seja um problema ambiental, um acontecimento político importante ou uma questão econômica relevante, pode afetar de alguma maneira o mundo todo. Do mesmo modo, muitos dos acontecimentos que ocorrem em âmbito global, sejam eles ambientais, políticos ou econômicos, também podem repercutir em outros lugares, inclusive no lugar onde vivemos. Manifestação na Ucrânia, 2014 Queimada de uma área da floresta Amazônica – Fenômeno Local Manifestação na Venezuela, 2014
  14. 14. Portanto, fique atento aos acontecimentos do lugar onde você vive ou àqueles que ocorrem em lugares longínquos. Verifique em quais escalas eles repercutem e quais são as suas consequências. “Estudar enobrece e dá sabedoria ao homem” José Maria Ribeiro

×