Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
Marketing Estratégico e Operacional
de Instituições de Ensino
ATIVIDADES
Antonio Costa
José Arnaldo da SIlva
Maria Leidina...
ESCOLA TÉCNICA FTA
MISSÃO
Formar profissionais de nível técnico para o mercado de
trabalho da região do Vale do Pindaré, d...
Matriz de Segmentação Estratégica
Segmentos
Concomitante
matutino
Concomitante
vespertino
Concomitante
noturno
Semipresenc...
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
Fatores-chave de compra FCS
Quadro de professores
qualificados;
Professores qualificados com
f...
PROPOSTA DE VALOR
Nossa escola é a única da região que oferece a
maior diversidade de cursos técnicos com o
melhor preço d...
Forças FraquezasOportunidades
 Diversidade de cursos oferecidos;
 Quadro docente qualificado;
 Estrutura física;
 Parc...
Análise dos fatores
Peso Nota Perf Concorrência
Nota Perf.
Ameaças:
Número crescente da demanda de alunos egressos do
ensi...
010 Forças - Fraquezas
Ameaças-Oportunidades
2,5 (5,0 – 7,5)
2,5
Organização
MeioAmbiente
0
Planejamento logístico
Significa estabelecer as fases ou objetivos críticos a cumprir
do Plano Estratégico eleito.
Objetiv...
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

Marketing estrategico-e-operacional-de-instituicoes-de-ensino

Atividade de Marketing Estratégico e Operacional de Instituições de Ensino.

Ähnliche Bücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen

Ähnliche Hörbücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Marketing estrategico-e-operacional-de-instituicoes-de-ensino

  1. 1. Marketing Estratégico e Operacional de Instituições de Ensino ATIVIDADES Antonio Costa José Arnaldo da SIlva Maria Leidinalva Veras Carvalho Maria Antônia do Nascimento Rocha Paulo da Cruz Santos Filho
  2. 2. ESCOLA TÉCNICA FTA MISSÃO Formar profissionais de nível técnico para o mercado de trabalho da região do Vale do Pindaré, diferenciados em capacidade de autogestão e solução de problemas, por meio da utilização de um Programa de Gestão, preponderância do trabalho cooperativo e uso de metodologias e projetos dinâmicos. VISÃO Tornar-se a escola de recrutamento preferencial de profissionais de nível técnico da região do Vale do Pindaré.
  3. 3. Matriz de Segmentação Estratégica Segmentos Concomitante matutino Concomitante vespertino Concomitante noturno Semipresencial AED Integrado subsequente Curso técnico em enfermagem X X X X Curso técnico em radiologia X X x Curso técnico em nutrição X X X x Curso técnico em estética X X X x Curso técnico em turismo X X Curso técnico em Seg.do trabALHO X X X X
  4. 4. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Fatores-chave de compra FCS Quadro de professores qualificados; Professores qualificados com formações específicas nas áreas dos cursos oferecidos. Estrutura física confortável (com acessibilidade); Parcerias com empresas da região para estágios supervisionados; Material didático de apoio; Laboratórios modernos.
  5. 5. PROPOSTA DE VALOR Nossa escola é a única da região que oferece a maior diversidade de cursos técnicos com o melhor preço do mercado. Possui um quadro de professores altamente qualificados com formação específica em cada área de ensino, além de oferecer uma estrutura física de qualidade: salas climatizadas, acessibilidade e laboratórios modernos.
  6. 6. Forças FraquezasOportunidades  Diversidade de cursos oferecidos;  Quadro docente qualificado;  Estrutura física;  Parceria com empresas para estágios;  Empresas se instalando na região e necessitando de mão-de-obra qualificada.  Custos com quadro docente;  Nível de preços estabelecidos;  Organização gerencial. Ameaças  Número crescente da demanda de alunos egressos do ensino médio;  Empresas concorrentes se instalando ao lado.  Carência de recursos financeiros para novas instalações;
  7. 7. Análise dos fatores Peso Nota Perf Concorrência Nota Perf. Ameaças: Número crescente da demanda de alunos egressos do ensino médio; 50% 6 3,0 8 4,0 Empresas concorrentes se instalando ao lado. 50% 4 2,0 7 5,5 Total de ameaças: 5,0 9,5 Oportunidades:  Diversidade de cursos oferecidos; 25% 8 2,0 7 1,75 Quadro docente qualificado; 25% 9 2,25 6 1,5  Estrutura física; 25% 8 2,0 4 1,0  alando na região e necessitando de mão-de- obra qualificada. 25% 5 1,25 7 1,75 Total de oportunidade: 7,5 7,0 Balanço global – indicador (oportunidades - ameaças 2,5 0 (-2,5)
  8. 8. 010 Forças - Fraquezas Ameaças-Oportunidades 2,5 (5,0 – 7,5) 2,5 Organização MeioAmbiente 0
  9. 9. Planejamento logístico Significa estabelecer as fases ou objetivos críticos a cumprir do Plano Estratégico eleito. Objetivo Estratégico Primário: atingir 50% de aumento no número de alunos em todos os cursos ofertados até o final de 2019. Objetivos logísticos secundários JUSTIFICATIVAS Ampliar a divulgação dos cursos em todos os canais de comunicação disponíveis. De acordo com a análise feita, há empresas concorrentes se instalando na região, fato que representa uma fraqueza. Diante disso, a nossa escola tendo como valor ofertar a maior diversidade de cursos e melhor estrutura física ao melhor preço do mercado, necessita ampliar a divulgação de tais vantagens em todos os canais de comunicação disponíveis. Realizar promoções de matrículas agrupadas. É necessário atrair os alunos com a possibilidade de descontos no valor das mensalidades quando estes realizarem matrículas em grupos (variáveis de acordo com o curso). Ampliar as parcerias com empresas locais para estágio supervisionado Devemos garantir as atividades práticas dos cursos através de estágios supervisionados em empresas que possibilitem a efetivação de pelo menos 30% dos alunos no quadro de contratação. Buscar linhas de crédito para abertura de Polos em outros municípios. Em virtude da crescente demanda de alunos necessitamos expandir a oferta de cursos em outras cidades da região através da abertura de polos com funcionamento aos finais de semana. Para efetivar tal ação, dada a carência atual de recursos, precisamos de uma linha de crédito para garantir essa expansão.

×