Anzeige
Anzeige

Más contenido relacionado

Anzeige

Último(20)

FINALIDADES EDUCATIVAS EM CRECHE_22-23.pdf

  1. FINALIDADES EDUCATIVAS EM CRECHE SEGURANÇA E AUTOESTIMA POSITIVA Atendendo aos parâmetros previstos para a sua idade, a criança... a) Distingue o “eu” dos “outros”? Exemplos: - Explora o seu corpo? - Reconhece a sua imagem no espelho? - Reconhece-se em fotografias? - Identifica os seus pertences? - Refere-se a si próprio pelo seu nome e, mais tarde, recorrendo aos pronomes adequados? - Conhece o nome dos seus colegas e dos adultos com quem lida diariamente? b) Expressa iniciativa, revela autonomia e toma decisões adequadas à sua idade? Exemplos: - Segura no biberão quando alimentado? - Decide comer ou não comer um alimento? - Usa os dedos para comer? - Escolhe o brinquedo com que quer brincar? - Decide se quer ou não ir para o exterior? - Ajuda ou tenta vestir algumas peças de roupa? c) Faz uma avaliação das suas capacidades? Exemplos: - Persiste ou desiste das atividades de acordo com a avaliação que faz das suas capacidades? - Recusa ajuda, tentando resolver um problema sozinha? - Pede ajuda quando percebe que não consegue atingir um objetivo sozinha? d) Tem vindo a adquirir controlo progressivo do seu corpo? Exemplos: - Vira a cabeça para os lados, esbraceja? - Alcança, agarra ou pontapeia objetos? - Segura um objeto, passa-o de mão em mão? - Rasteja, gatinha? - Passa bolas com a mão e depois com o pé? - Anda, corre, salta, trepa? - Movimenta-se ao som da música? - Movimenta-se com objetos na mão, arrasta, empurra? - Sobe e desce escadas ou outras elevações? - Supera obstáculos diversos, passando por cima, por baixo, contornando? - Manipula diversos objetos de pequenas dimensões, com as mãos e com os dedos?
  2. e) Tem vindo a desenvolver uma progressiva autonomia funcional? Exemplos: - Ao nível do controlo esfincteriano, alimentação, sono, higiene? CURIOSIDADE E ÍMPETO EXPLORATÓRIO Atendendo aos parâmetros previstos para a sua idade, a criança... a) Evidencia curiosidade em relação ao que a rodeia? Exemplos: - Manifesta interesse através de gestos, olhares? - Procura objetos fora do seu campo de visão? - Apresenta uma atitude exploradora (abre gavetas e retira o seu conteúdo; tenta alcançar objetos por baixo da mesa ou por cima dos armários…)? - Faz perguntas sobre o que a rodeia? b) Explora objetos com diferentes partes do corpo? Exemplos: - Observa, escuta? - Alcança, agarra, bate, abana, dá pontapés, põe na boca? - Deixa cair e transporta objetos? - Utiliza objetos para completar tarefas (uma pá para pôr areia num balde; uma vassoura para puxar uma bola que está debaixo do armário...)? c) Identifica figuras e fotografias familiares? Exemplos: - Aponta, gesticula e vocaliza face a Imagens familiares nos livros ou fotografias (pessoa, anima! ou objeto familiar)? - Nomeia os elementos identificados nas imagens? d) Explora diferentes materiais de construção e expressão? Exemplos: - Explora materiais como blocos, massa ou plasticina? - Rabisca no papel, desenvolvendo desenhos cada vez mais completos? - Atribui um nome a algo que criou (*É a mamar”)? - Combina diferentes materiais de construção e expressão para desenvolver criações cada vez mais complexas?
  3. e) Envolve-se em jogos simbólicos de complexidade crescente? Exemplos: - Imita outras pessoas? - Faz a correspondência entre os objetos do quotidiano e a sua função? - Finge comer com uma colher ou beber por um copo vazios? - Repete sons ou ações de animais, pessoas e objetos? - Usa um objeto para representar outro? - Desempenha diferentes papéis, brincando sozinha ou com os colegas? - Cria histórias e cenários cada vez mais complexos e pormenorizados? f) Procura resolver problemas? Exemplos: - Orienta-se para os objetos do seu interesse? - Repete uma ação para que algo aconteça? - Realiza várias tentativas de resolução de problemas simples (tenta encaixar peças de tamanhos diferentes; tenta calçar os sapatos...)? - Recorre a diferentes estratégias (usa diferentes objetos como caixas e cadeiras para se elevar e alcançar um brinquedo que está numa prateleira alta...)? g) Explora noções relativas às propriedades dos objetos? Exemplos: - Repara em semelhanças e diferenças, categoriza, classifica, ordena? h) Explora noções de quantidade e número? Exemplos: - Experimenta “mais” (coloca uma pedra no balde, depois outra, depois outra ...)? - Experimenta correspondências de "um para um” (pôr um copo em cima de cada prato que está na mesa …)? - Explora o número de coisas (percebe quando se passa de uma para duas ou de duas para três bolas num jogo …? - Interessa-se pelos números e por contagens, incorporando-os no brincar? i) Explora noções espaciais e temporais? Exemplos: - Mostra sinais de antecipação para certos acontecimentos familiares ou habituais? - Repara no início é no fim ("Acabou””; “Já está)? - Repara na localização das coisas (ex.: desloca um objeto para alcançar outro que está por trás)? - Explora diferentes perspetivas (ex.: debaixo da mesa, de cima de uma cadeira)? - Experimenta encher e esvaziar, montar e desmontar? - Explora as noções de rápido e devagar, causa e efeito, antes e depois?
  4. COMPETÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICACIONAIS Atendendo aos parâmetros previstos para a sua idade, a criança... a) Estabeleceu uma relação de vinculação com um adulto principal no seu contexto educativo? Exemplos: - Estabelece contacto físico e ocular, fica quieto quando o adulto lhe fala? - Sorri, balbucia em direção ao adulto? - Procura conforto no colo do adulto? - Chama o nome do adulto e partilha o que sente e o que pensa? b) Relaciona-se com outros adultos? Exemplos: - Responde aos seus sons e gestos? - Envolve-se em brincadeiras? - Inicia contacto com o adulto? - Traz ao adulto o seu brinquedo preferido? - Aprecia a presença do adulto, envolvendo-o nas suas brincadeiras? - Inicia uma conversa com o adulto? c) Relaciona-se com os pares? Exemplos: - Olha, sorri, troca gestos e sons com os seus pares? - Procura a companhia física de outras crianças, toca, abraça? - Traz o seu brinquedo para junto de outra criança? - Dirige-se a outra criança pelo nome, fala com ela? - Desenvolve brincadeiras em conjunto com outras crianças? d) Expressa emoções? Exemplos: - Chora, grita? - Sorri, agita-se com prazer? - Acalma com a voz do adulto? - Mostra prazer ou frustração consoante consegue ou não resolver um problema? - Fica tensa, vira as costas a alguém? - Abraça ou afasta-se de alguém? - Expressa verbalmente à sua emoção? - É afetuosa com os adultos e com outras crianças?
  5. e) Comunica não verbalmente, expressando os seus desejos, interesses, sentimentos? Exemplos: - Utiliza gestos, movimentos corporais, vocalizações? - Aponta e mostra objetos, pessoas e animais? f) Comunica verbalmente, expressando os seus desejos, interesses, sentimentos? Exemplos: - Balbucia, utiliza palavras para se referir a pessoas, animais ou objetos? - Pronuncia frases cada vez mais completas? - Utiliza vocabulário cada vez mais diversificado? g) Percebe aquilo que os outros comunicam, verbal e/ou não verbalmente? Exemplos: - Sorri ao ouvir a voz do adulto? - Vira-se ao ouvir o seu nome? - Acena “adeus”? - Age em conformidade quando ouve “vamos lá fora” ou “vamos almoçar”? - Age a pedido ("Vais buscar os teus sapatos, por favor?”)? h) Envolve-se na comunicação dar e receber? Exemplos: - Fica atento quando lhe falam? - Aguarda a sua vez numa troca de sons e gestos? - Palra ou utiliza palavras numa conversa com outra pessoa? - Utiliza palavras para fazer pedidos ou perguntas ("Anda!”)? - Envolve-se em conversas cada vez mais complexas? i) Aprecia histórias e canções? Exemplos: - Roda a cabeça em direção à música? - Balança-se ao som da música? - Explora livros de imagens? - Bate palmas, anda e salta ao som da música? - Acompanha uma história com interesse, pede mais? - Canta uma canção simples?
  6. j) Manifesta empatia pelos outros, pelas suas necessidades e sentimentos? Exemplos: - Reage às emoções expressas pelo educador? - Traz um brinquedo a uma criança que está triste? - Tenta ajudar os outros quando percebe que estão em dificuldades ou necessitam de algo? - Tem em consideração o ponto de vista do outro (“ele está triste porque a mamã foi embora”)? - Desenvolve estratégias para lidar com conflitos, nomeadamente, a negociação? k) Tem vindo a desenvolver uma crescente responsabilidade e respeito por regras e limites comuns? Exemplos: - Compreende e respeita regras simples? - Procura ajudar os outros nas tarefas diárias? - Envolve-se em tarefas de limpeza, arrumação, arranjo, jardinagem, etc.? - Revela interesse e respeito pelos animais e plantas? - Demonstra respeito pelo outro e pelo espaço comum? Referências Bibliográficas: Carvalho, C. e Portugal, G. (2019). AVALIAÇÃO EM CRECHE – CRECHEndo com qualidade. Porto Editora.
Anzeige