SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 21
Downloaden Sie, um offline zu lesen
I P ZONA SUL Professor: Rev. Joab Barbosa
Estudos Bíblicos 1Coríntios 6ª Lição Conselhos Para Casados e Solteiros
Texto Básico: I Coríntios 7.1-40
Objetivo  Conhecer princípios bíblicos sobre o casamento.
Introdução     Diz o ditado popular: “Se conselho fosse bom não seria dado, mas vendido”. Mas gratuito ou vendido todo casal e toda pessoa que deseja se casar deve se aconselhar. Não há casamento que dure sem a ajuda de outras pessoas, com conselhos sábios. E vários casamentos não deveriam ter acontecido, se conselhos fossem ouvidos. Paulo inicia esta parte da carta dizendo: Quanto ao que me escreveste (v.1). Ele começa a responder perguntas sobre assuntos específicos que foram feitas pelos crentes de Corinto. Neste capítulo, ele trata especificamente dos assuntos relacionados ao casamento, divórcio e virgindade, orientando-os quanto à vida sexual de cada um.
   W. Wiersbe divide os conselhos em três partes:  Conselhos  aos cristãos casados com cristãos – 7.1-11. Conselhos aos cristãos casados com não-cristãos – 7.12-24. Conselhos aos cristãos não-casados – 7.25-40.
1. Conselhos Para os Casados     Paulo declara: Quanto ao que me escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher (v.1). O que ele quer dizer com isto? Era Paulo contrário ao casamento? Era ele um defensor do ascetismo? Neste contexto “tocar” refere-se ao casamento (Leon Morris) Paulo entendia que os solteiros estavam mais livres para servir ao Senhor, sem as obrigações que os cônjuges têm no casamento (v.32,33). “É deveras vantajoso e conveniente para um homem não viver preso a uma esposa, até o ponto em que ele é capaz de viver sem ela” (Calvino).
    Paulo continua: Mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido (v.2). Três lições neste verso: (1) Uma das razões porque Deus criou o casamento é combater a impureza sexual. O sexo no casamento é para a procriação e para diversão ou prazer. O sexo fora do casamento é pecado. (2) O casamento deve ser monogâmico, pois cada um deve ter o seu próprio cônjuge. A poligamia foi suportada por Deus, mas nunca aprovada. (3) O casamento é heterossexual, envolvendo esposa e marido. Deus proíbe as uniões homossexuais – 1Co 7.9. Só há casamento segundo a Bíblia, entre um macho com uma fêmea.
   Paulo fala dos direitos e deveres sexuais dos cônjuges: O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher (vv.3,4). As palavras “devido” (obrigação, débito, dívida) e “poder” (autoridade) enfatizam a obrigação que os casais têm de uma vida sexual satisfatória (Pv 5.15-20). Não deve haver privação ou abstinência sexual:
Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência (v.5). Há quatro condições para a abstinência temporária: mútuo consentimento, por pouco tempo, por razões espirituais e com a intenção de voltar logo a ter relações. A falta de sexo no casamento expõe os cônjuges à tentação sexual.
   Paulo apresenta os deveres daqueles que são casados, mas não ordena que todos se casem. Se alguém não consegue se dominar sexualmente, case-se. A incontinência sexual ou o celibato é um dom divino. O casamento é a regra e o celibato é a exceção. O dom do celibato é bom, mas não compulsório. O celibato é permitido, mas não ordenado. Nem todos têm o dom do celibato (7.7-9,27,28).
    Sabemos que há muitos casamentos que são difíceis. A causa do problema: casou com a pessoa errada ou casou pelo motivo errado (casou para não ficar solteiro, casou por interesse material, casou para sair de casa, casou sabendo que não era amado). Como sobreviver a um casamento difícil? Não se separe e, se estiver separado, busque a reconciliação. Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido (se, porém, ela vier separar-se, que não se case ou que se reconcilie com seu marido); e que o marido não se aparte de sua mulher (vv.10,11). A razão principal é que Deus odeia o repúdio (Ml 2.16) e não aprova o divórcio (Mt 19.3-12).
2. Cristãos Casados Com Não-Cristãos – v.12-24     Na igreja de Corinto, havia algumas famílias em que um dos cônjuges fora convertido e o outro não. O que fazer? Deveria o novo crente continuar casado com um não-crente ou deveria separar-se? Paulo responde: Aos mais digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone; e a mulher que tem marido incrédulo, e este consente em viver com ela, não deixe o marido (vv. 12,13). Paulo orienta que todo cristão deve casar-se somente no Senhor (v.40). No caso, porém, daquele que foi convertido depois de casado, de maneira nenhuma deveria se separar. Ele apresenta três razões:
Um cônjuge crente santifica o não-crente – v.14. Um cônjuge crente inclui os seus filhos na aliança do Senhor – v.14. Um cônjuge que vive a fé dentro de casa cria a possibilidade de Deus converter o cônjuge incrédulo – vv.15,16.
Há casos em que há deserção ou abandono do lar. Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos, não fica sujeito à servidão nem o irmão, nem a irmã; Deus vos tem chamado à paz (v.15). O cônjuge abandonado fica livre para casar outra vez.
3. Conselhos a Cristãos Não-Casados     A palavra não-casado envolve as virgens e as viúvas. Jesus não apresentou qualquer ensinamento específico sobre este assunto. Paulo aconselha atendendo ao pedido de uma igreja, devendo se considerar o contexto local. Ele declara: Com respeito às virgens, não tenho mandamento do Senhor; porém dou minha opinião, como tendo recebido do Senhor a misericórdia de ser fiel (v.25). Ele orienta que o solteiro não deveria casar-se por três razões:
A angustiosa situação em que vivia a igreja. Os cristãos eram perseguidos e mortos pelo Império Romano – vv.26-31. Era um tempo de muitas dificuldades e as circunstâncias deveriam ser consideradas. Paulo não está proibindo que o solteiro se case, mas que o faça de forma consciente. A situação era tão difícil que mesmo os casados seriam obrigados a viver como solteiros. As preocupações e as responsabilidades que a pessoa casada tem. O casamento é um compromisso para a vida toda e envolve  responsabilidades conjugais. Quem casa tem um compromisso para o resto da vida.
O solteiro estaria mais livre para servir ao Senhor – vv.32-38. Não se trata do celibato. O solteiro que recebe um chamado para servir ao Senhor deve ponderar se casa ou não. Ao casar-se deve escolher uma esposa que também esteja pronta para servir ao Senhor. Paulo, respeitando o costume da época, afirma que o pai tem a liberdade de decidir se aprovará ou não o casamento de sua filha (2Co 11.2).
   Para as viúvas, Paulo aconselha: A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor. Todavia, será mais feliz se permanecer viúva, segundo a minha opinião; e penso que também eu tenho o Espírito de Deus (vv.39,40). Três lições: (1) O compromisso do casamento dura até que um dos cônjuges morre. (2) O casamento é algo temporário, que se limita somente a esta vida. (3) As viúvas devem permanecer como estão ou casar-se somente no Senhor.
   Em resumo, é como se Paulo pedisse ao solteiro ou viúva que deseja se casar, que fizesse algumas perguntas: Qual é o dom que recebi do Senhor (celibato ou casamento)? Estou disposto a assumir as responsabilidades de um casamento para o resto da minha vida? Será que a pessoa com quem quero me casar é o cônjuge que Deus tem para mim? É certo me casar nas atuais circunstâncias?
Fim da 6ª Aula.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Divorcio e novo casamento grupo cotia
Divorcio e novo casamento grupo cotiaDivorcio e novo casamento grupo cotia
Divorcio e novo casamento grupo cotiaEduardo Sousa Gomes
 
Divórcio e novo casamento uma visão realista e biblica
Divórcio e novo casamento uma visão realista e biblicaDivórcio e novo casamento uma visão realista e biblica
Divórcio e novo casamento uma visão realista e biblicaASD Remanescentes
 
Divórcio e novo casamento revista ultimato
Divórcio e novo casamento revista ultimatoDivórcio e novo casamento revista ultimato
Divórcio e novo casamento revista ultimatoLUÍS CLÁUDIO REOLIVE
 
Casamento biblico 2013
Casamento biblico 2013Casamento biblico 2013
Casamento biblico 2013Neide Santos
 
O lar cristão divórcio viúvez 2o casamento
O lar cristão   divórcio viúvez 2o casamentoO lar cristão   divórcio viúvez 2o casamento
O lar cristão divórcio viúvez 2o casamentoEstudos Bíblicos
 
Causas de maldicao Parte III 19
Causas de maldicao Parte III 19Causas de maldicao Parte III 19
Causas de maldicao Parte III 19mredil
 
Lição 06 A Infidelidade Conjugal - Lições Bíblicas CPAD 2º Trimestre de 2013
Lição 06  A Infidelidade Conjugal - Lições Bíblicas CPAD 2º Trimestre de 2013Lição 06  A Infidelidade Conjugal - Lições Bíblicas CPAD 2º Trimestre de 2013
Lição 06 A Infidelidade Conjugal - Lições Bíblicas CPAD 2º Trimestre de 2013João Paulo Silva Mendes
 
Primeira carta do Apostolo Paulo aos 2
Primeira carta do Apostolo Paulo aos 2Primeira carta do Apostolo Paulo aos 2
Primeira carta do Apostolo Paulo aos 2Mensagens Virtuais
 
3° trimestre 2015 Adolescentes Lição 06
3° trimestre 2015 Adolescentes Lição 063° trimestre 2015 Adolescentes Lição 06
3° trimestre 2015 Adolescentes Lição 06Joel de Oliveira
 
A família e a sexualidade
A família e a sexualidadeA família e a sexualidade
A família e a sexualidadeMoisés Sampaio
 
2013_2 tri - lição 2 - o casamento bíblico
2013_2 tri - lição 2 - o casamento bíblico2013_2 tri - lição 2 - o casamento bíblico
2013_2 tri - lição 2 - o casamento bíblicoNatalino das Neves Neves
 
A família e a sexualidade – lição 09 – para escola dominical
A família e a sexualidade – lição 09 – para escola dominicalA família e a sexualidade – lição 09 – para escola dominical
A família e a sexualidade – lição 09 – para escola dominicalyosseph2013
 
2013 - 2 tri - lição 9 - a família e a sexualidade
2013 - 2 tri - lição 9 - a família e a sexualidade2013 - 2 tri - lição 9 - a família e a sexualidade
2013 - 2 tri - lição 9 - a família e a sexualidadeNatalino das Neves Neves
 
A Família Cristã e a Sexualidade
A Família Cristã e a Sexualidade A Família Cristã e a Sexualidade
A Família Cristã e a Sexualidade yosseph2013
 

Was ist angesagt? (20)

Divorcio e novo casamento grupo cotia
Divorcio e novo casamento grupo cotiaDivorcio e novo casamento grupo cotia
Divorcio e novo casamento grupo cotia
 
Divórcio e novo casamento uma visão realista e biblica
Divórcio e novo casamento uma visão realista e biblicaDivórcio e novo casamento uma visão realista e biblica
Divórcio e novo casamento uma visão realista e biblica
 
Casamento e divorcio
Casamento e divorcioCasamento e divorcio
Casamento e divorcio
 
Divórcio e novo casamento revista ultimato
Divórcio e novo casamento revista ultimatoDivórcio e novo casamento revista ultimato
Divórcio e novo casamento revista ultimato
 
Lição 7
Lição 7Lição 7
Lição 7
 
O casamento bíblico
O casamento bíblicoO casamento bíblico
O casamento bíblico
 
Casamento biblico 2013
Casamento biblico 2013Casamento biblico 2013
Casamento biblico 2013
 
O lar cristão divórcio viúvez 2o casamento
O lar cristão   divórcio viúvez 2o casamentoO lar cristão   divórcio viúvez 2o casamento
O lar cristão divórcio viúvez 2o casamento
 
A infidelidade conjugal
A infidelidade conjugalA infidelidade conjugal
A infidelidade conjugal
 
Ética cristã e a sexualidade
Ética cristã e a sexualidadeÉtica cristã e a sexualidade
Ética cristã e a sexualidade
 
Nao adulterarás b
Nao adulterarás bNao adulterarás b
Nao adulterarás b
 
Causas de maldicao Parte III 19
Causas de maldicao Parte III 19Causas de maldicao Parte III 19
Causas de maldicao Parte III 19
 
Lição 06 A Infidelidade Conjugal - Lições Bíblicas CPAD 2º Trimestre de 2013
Lição 06  A Infidelidade Conjugal - Lições Bíblicas CPAD 2º Trimestre de 2013Lição 06  A Infidelidade Conjugal - Lições Bíblicas CPAD 2º Trimestre de 2013
Lição 06 A Infidelidade Conjugal - Lições Bíblicas CPAD 2º Trimestre de 2013
 
Primeira carta do Apostolo Paulo aos 2
Primeira carta do Apostolo Paulo aos 2Primeira carta do Apostolo Paulo aos 2
Primeira carta do Apostolo Paulo aos 2
 
3° trimestre 2015 Adolescentes Lição 06
3° trimestre 2015 Adolescentes Lição 063° trimestre 2015 Adolescentes Lição 06
3° trimestre 2015 Adolescentes Lição 06
 
A família e a sexualidade
A família e a sexualidadeA família e a sexualidade
A família e a sexualidade
 
2013_2 tri - lição 2 - o casamento bíblico
2013_2 tri - lição 2 - o casamento bíblico2013_2 tri - lição 2 - o casamento bíblico
2013_2 tri - lição 2 - o casamento bíblico
 
A família e a sexualidade – lição 09 – para escola dominical
A família e a sexualidade – lição 09 – para escola dominicalA família e a sexualidade – lição 09 – para escola dominical
A família e a sexualidade – lição 09 – para escola dominical
 
2013 - 2 tri - lição 9 - a família e a sexualidade
2013 - 2 tri - lição 9 - a família e a sexualidade2013 - 2 tri - lição 9 - a família e a sexualidade
2013 - 2 tri - lição 9 - a família e a sexualidade
 
A Família Cristã e a Sexualidade
A Família Cristã e a Sexualidade A Família Cristã e a Sexualidade
A Família Cristã e a Sexualidade
 

Andere mochten auch

Revista secretaria executiva em foco out2010
Revista secretaria executiva em foco out2010Revista secretaria executiva em foco out2010
Revista secretaria executiva em foco out2010Meire Melo
 
Princípios Para Edificar Uma Família Saudável
Princípios Para Edificar Uma Família SaudávelPrincípios Para Edificar Uma Família Saudável
Princípios Para Edificar Uma Família SaudávelEid Marques
 
Jovens estudo 5 - Namoro e Casamento
Jovens estudo 5 - Namoro e CasamentoJovens estudo 5 - Namoro e Casamento
Jovens estudo 5 - Namoro e Casamentouriank
 
A Aliança de Deus no Casamento
A Aliança de Deus no CasamentoA Aliança de Deus no Casamento
A Aliança de Deus no CasamentoRoberto Trindade
 
Como o filho alegra o coração dos pais
Como o filho alegra o coração dos paisComo o filho alegra o coração dos pais
Como o filho alegra o coração dos paisVilmar Nascimento
 
Eu quero mais é beijar na boca!
Eu quero mais é beijar na boca!Eu quero mais é beijar na boca!
Eu quero mais é beijar na boca!Bruno Almeida
 
Relacionamentos Amorosos Para Homens E Mulheres De Terceiro
Relacionamentos Amorosos Para Homens E Mulheres De TerceiroRelacionamentos Amorosos Para Homens E Mulheres De Terceiro
Relacionamentos Amorosos Para Homens E Mulheres De TerceiroThiago de Almeida
 
Cultivar o Amor e o Melhor Caminho para Ser Feliz
Cultivar o Amor e o Melhor Caminho para Ser FelizCultivar o Amor e o Melhor Caminho para Ser Feliz
Cultivar o Amor e o Melhor Caminho para Ser FelizKátia Pereira
 
Eu disse adeus ao namoro
Eu disse adeus ao namoro   Eu disse adeus ao namoro
Eu disse adeus ao namoro Maressa Almeida
 
Plano de aula slideshare
Plano de aula slidesharePlano de aula slideshare
Plano de aula slideshareleneci
 

Andere mochten auch (20)

Diferenças entre amor e paixão
Diferenças entre amor e paixãoDiferenças entre amor e paixão
Diferenças entre amor e paixão
 
Casamento com propósito
Casamento com propósitoCasamento com propósito
Casamento com propósito
 
Revista secretaria executiva em foco out2010
Revista secretaria executiva em foco out2010Revista secretaria executiva em foco out2010
Revista secretaria executiva em foco out2010
 
Princípios Para Edificar Uma Família Saudável
Princípios Para Edificar Uma Família SaudávelPrincípios Para Edificar Uma Família Saudável
Princípios Para Edificar Uma Família Saudável
 
Jovens estudo 5 - Namoro e Casamento
Jovens estudo 5 - Namoro e CasamentoJovens estudo 5 - Namoro e Casamento
Jovens estudo 5 - Namoro e Casamento
 
A Aliança de Deus no Casamento
A Aliança de Deus no CasamentoA Aliança de Deus no Casamento
A Aliança de Deus no Casamento
 
O beijo da vida
O  beijo da  vidaO  beijo da  vida
O beijo da vida
 
Ser Feliz
Ser FelizSer Feliz
Ser Feliz
 
Como o filho alegra o coração dos pais
Como o filho alegra o coração dos paisComo o filho alegra o coração dos pais
Como o filho alegra o coração dos pais
 
Eu quero mais é beijar na boca!
Eu quero mais é beijar na boca!Eu quero mais é beijar na boca!
Eu quero mais é beijar na boca!
 
Relacionamentos Amorosos Para Homens E Mulheres De Terceiro
Relacionamentos Amorosos Para Homens E Mulheres De TerceiroRelacionamentos Amorosos Para Homens E Mulheres De Terceiro
Relacionamentos Amorosos Para Homens E Mulheres De Terceiro
 
Cultivar o Amor e o Melhor Caminho para Ser Feliz
Cultivar o Amor e o Melhor Caminho para Ser FelizCultivar o Amor e o Melhor Caminho para Ser Feliz
Cultivar o Amor e o Melhor Caminho para Ser Feliz
 
Dia Do Beijo By Reynena
Dia Do Beijo By ReynenaDia Do Beijo By Reynena
Dia Do Beijo By Reynena
 
25 toques para ser feliz
25 toques para ser feliz25 toques para ser feliz
25 toques para ser feliz
 
Filhos e más companhias
Filhos e más companhiasFilhos e más companhias
Filhos e más companhias
 
Lição 1 O Valor dos Bons Conselhos
Lição 1   O Valor dos Bons ConselhosLição 1   O Valor dos Bons Conselhos
Lição 1 O Valor dos Bons Conselhos
 
LBJ LIÇÃO 5 - DEIXANDO PAI E MÃE
LBJ LIÇÃO 5 - DEIXANDO PAI E MÃELBJ LIÇÃO 5 - DEIXANDO PAI E MÃE
LBJ LIÇÃO 5 - DEIXANDO PAI E MÃE
 
Aula Guardando o coração
Aula   Guardando o coraçãoAula   Guardando o coração
Aula Guardando o coração
 
Eu disse adeus ao namoro
Eu disse adeus ao namoro   Eu disse adeus ao namoro
Eu disse adeus ao namoro
 
Plano de aula slideshare
Plano de aula slidesharePlano de aula slideshare
Plano de aula slideshare
 

Ähnlich wie Conselhos para casados e solteiros

2021 2º trimestre jovens lição 11
2021 2º trimestre jovens lição 112021 2º trimestre jovens lição 11
2021 2º trimestre jovens lição 11Joel Silva
 
LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)
LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)
LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)Natalino das Neves Neves
 
LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)
LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)
LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)Pastor Natalino Das Neves
 
I. CASAMENTO - Uma Aliança Instituída Por Deus.pdf
I. CASAMENTO - Uma Aliança Instituída Por Deus.pdfI. CASAMENTO - Uma Aliança Instituída Por Deus.pdf
I. CASAMENTO - Uma Aliança Instituída Por Deus.pdfFreiSauloSilva
 
Toaz.info apostila-curso-casais-pronta-pr c158df0a23f9d968c62ed8914157b8d4
Toaz.info apostila-curso-casais-pronta-pr c158df0a23f9d968c62ed8914157b8d4Toaz.info apostila-curso-casais-pronta-pr c158df0a23f9d968c62ed8914157b8d4
Toaz.info apostila-curso-casais-pronta-pr c158df0a23f9d968c62ed8914157b8d4JooAlbertoSoaresdaSi
 
Apostila curso-casais-pronta-pdf-free
Apostila curso-casais-pronta-pdf-freeApostila curso-casais-pronta-pdf-free
Apostila curso-casais-pronta-pdf-freeJooAlbertoSoaresdaSi
 
LIÇÃO Nº 8 – ÉTICA CRISTÃ E SEXUALIDADE
LIÇÃO Nº 8 – ÉTICA CRISTÃ E SEXUALIDADELIÇÃO Nº 8 – ÉTICA CRISTÃ E SEXUALIDADE
LIÇÃO Nº 8 – ÉTICA CRISTÃ E SEXUALIDADEHamilton Souza
 
2014-06-16 - Licao 11 - 2 Trimestre 2014 - Juvenis - Família, melhor com ela
2014-06-16 - Licao 11 - 2 Trimestre 2014 - Juvenis - Família, melhor com ela2014-06-16 - Licao 11 - 2 Trimestre 2014 - Juvenis - Família, melhor com ela
2014-06-16 - Licao 11 - 2 Trimestre 2014 - Juvenis - Família, melhor com elaWemerson Bernardo
 
Lição 8 - Relacionamento sexual segundo a perspectiva cristã
Lição 8 - Relacionamento sexual segundo a perspectiva cristãLição 8 - Relacionamento sexual segundo a perspectiva cristã
Lição 8 - Relacionamento sexual segundo a perspectiva cristãÉder Tomé
 
LBA LIÇÃO 8 - ÉTICA CRISTA E SEXUALIDADE
LBA LIÇÃO 8 - ÉTICA CRISTA E SEXUALIDADELBA LIÇÃO 8 - ÉTICA CRISTA E SEXUALIDADE
LBA LIÇÃO 8 - ÉTICA CRISTA E SEXUALIDADENatalino das Neves Neves
 
Lição 3 As Bases do Casamento Cristão- professores
Lição 3  As Bases do Casamento Cristão- professoresLição 3  As Bases do Casamento Cristão- professores
Lição 3 As Bases do Casamento Cristão- professoresJoão Paulo Silva Mendes
 
Nossa família não é problema de outra pessoa pps
Nossa família não é problema de outra pessoa ppsNossa família não é problema de outra pessoa pps
Nossa família não é problema de outra pessoa ppsC. Soares
 

Ähnlich wie Conselhos para casados e solteiros (20)

2021 2º trimestre jovens lição 11
2021 2º trimestre jovens lição 112021 2º trimestre jovens lição 11
2021 2º trimestre jovens lição 11
 
LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)
LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)
LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)
 
LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)
LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)
LIÇÃO 11 - Paulo responde questões a respeito do casamento (1 Co 7)
 
I. CASAMENTO - Uma Aliança Instituída Por Deus.pdf
I. CASAMENTO - Uma Aliança Instituída Por Deus.pdfI. CASAMENTO - Uma Aliança Instituída Por Deus.pdf
I. CASAMENTO - Uma Aliança Instituída Por Deus.pdf
 
Lição o divórcio
Lição   o divórcioLição   o divórcio
Lição o divórcio
 
Lição o divórcio
Lição   o divórcioLição   o divórcio
Lição o divórcio
 
curso 2.pptx
curso 2.pptxcurso 2.pptx
curso 2.pptx
 
Toaz.info apostila-curso-casais-pronta-pr c158df0a23f9d968c62ed8914157b8d4
Toaz.info apostila-curso-casais-pronta-pr c158df0a23f9d968c62ed8914157b8d4Toaz.info apostila-curso-casais-pronta-pr c158df0a23f9d968c62ed8914157b8d4
Toaz.info apostila-curso-casais-pronta-pr c158df0a23f9d968c62ed8914157b8d4
 
Apostila curso-casais-pronta-pdf-free
Apostila curso-casais-pronta-pdf-freeApostila curso-casais-pronta-pdf-free
Apostila curso-casais-pronta-pdf-free
 
Casamento e Família - ebook Ultimato
Casamento e Família - ebook UltimatoCasamento e Família - ebook Ultimato
Casamento e Família - ebook Ultimato
 
CASADOS E FELIZES i5ABR23.ppt
CASADOS E FELIZES i5ABR23.pptCASADOS E FELIZES i5ABR23.ppt
CASADOS E FELIZES i5ABR23.ppt
 
4 22 22 06 15 divórcio
4 22 22 06 15 divórcio4 22 22 06 15 divórcio
4 22 22 06 15 divórcio
 
LIÇÃO Nº 8 – ÉTICA CRISTÃ E SEXUALIDADE
LIÇÃO Nº 8 – ÉTICA CRISTÃ E SEXUALIDADELIÇÃO Nº 8 – ÉTICA CRISTÃ E SEXUALIDADE
LIÇÃO Nº 8 – ÉTICA CRISTÃ E SEXUALIDADE
 
2014-06-16 - Licao 11 - 2 Trimestre 2014 - Juvenis - Família, melhor com ela
2014-06-16 - Licao 11 - 2 Trimestre 2014 - Juvenis - Família, melhor com ela2014-06-16 - Licao 11 - 2 Trimestre 2014 - Juvenis - Família, melhor com ela
2014-06-16 - Licao 11 - 2 Trimestre 2014 - Juvenis - Família, melhor com ela
 
Lição 8 - Relacionamento sexual segundo a perspectiva cristã
Lição 8 - Relacionamento sexual segundo a perspectiva cristãLição 8 - Relacionamento sexual segundo a perspectiva cristã
Lição 8 - Relacionamento sexual segundo a perspectiva cristã
 
Divorcio
DivorcioDivorcio
Divorcio
 
TEOLOGIA PASTORAL 2 (AULA 01 - MÉDIO CETADEB)
TEOLOGIA PASTORAL 2  (AULA 01 - MÉDIO CETADEB)TEOLOGIA PASTORAL 2  (AULA 01 - MÉDIO CETADEB)
TEOLOGIA PASTORAL 2 (AULA 01 - MÉDIO CETADEB)
 
LBA LIÇÃO 8 - ÉTICA CRISTA E SEXUALIDADE
LBA LIÇÃO 8 - ÉTICA CRISTA E SEXUALIDADELBA LIÇÃO 8 - ÉTICA CRISTA E SEXUALIDADE
LBA LIÇÃO 8 - ÉTICA CRISTA E SEXUALIDADE
 
Lição 3 As Bases do Casamento Cristão- professores
Lição 3  As Bases do Casamento Cristão- professoresLição 3  As Bases do Casamento Cristão- professores
Lição 3 As Bases do Casamento Cristão- professores
 
Nossa família não é problema de outra pessoa pps
Nossa família não é problema de outra pessoa ppsNossa família não é problema de outra pessoa pps
Nossa família não é problema de outra pessoa pps
 

Mehr von Igreja Presbiteriana Zona Sul (20)

Boletim246
Boletim246Boletim246
Boletim246
 
Boletim245
Boletim245  Boletim245
Boletim245
 
Boletim243
Boletim243Boletim243
Boletim243
 
Boletim244
Boletim244 Boletim244
Boletim244
 
Boletim242
Boletim242Boletim242
Boletim242
 
Boletim241
Boletim241Boletim241
Boletim241
 
Boletim240
Boletim240Boletim240
Boletim240
 
Boletim238docx
Boletim238docxBoletim238docx
Boletim238docx
 
Boletim237
Boletim237Boletim237
Boletim237
 
Boletim236
Boletim236Boletim236
Boletim236
 
Boletim236
Boletim236Boletim236
Boletim236
 
Boletim235
Boletim235Boletim235
Boletim235
 
Boletim234
Boletim234Boletim234
Boletim234
 
Boletim233
Boletim233  Boletim233
Boletim233
 
Boletim232
Boletim232 Boletim232
Boletim232
 
Boletim231
Boletim231  Boletim231
Boletim231
 
Boletim230
Boletim230  Boletim230
Boletim230
 
Boletim228
Boletim228Boletim228
Boletim228
 
Boletim227
Boletim227Boletim227
Boletim227
 
Boletim 226
Boletim 226   Boletim 226
Boletim 226
 

Conselhos para casados e solteiros

  • 1. I P ZONA SUL Professor: Rev. Joab Barbosa
  • 2. Estudos Bíblicos 1Coríntios 6ª Lição Conselhos Para Casados e Solteiros
  • 3. Texto Básico: I Coríntios 7.1-40
  • 4. Objetivo Conhecer princípios bíblicos sobre o casamento.
  • 5. Introdução Diz o ditado popular: “Se conselho fosse bom não seria dado, mas vendido”. Mas gratuito ou vendido todo casal e toda pessoa que deseja se casar deve se aconselhar. Não há casamento que dure sem a ajuda de outras pessoas, com conselhos sábios. E vários casamentos não deveriam ter acontecido, se conselhos fossem ouvidos. Paulo inicia esta parte da carta dizendo: Quanto ao que me escreveste (v.1). Ele começa a responder perguntas sobre assuntos específicos que foram feitas pelos crentes de Corinto. Neste capítulo, ele trata especificamente dos assuntos relacionados ao casamento, divórcio e virgindade, orientando-os quanto à vida sexual de cada um.
  • 6. W. Wiersbe divide os conselhos em três partes: Conselhos aos cristãos casados com cristãos – 7.1-11. Conselhos aos cristãos casados com não-cristãos – 7.12-24. Conselhos aos cristãos não-casados – 7.25-40.
  • 7. 1. Conselhos Para os Casados Paulo declara: Quanto ao que me escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher (v.1). O que ele quer dizer com isto? Era Paulo contrário ao casamento? Era ele um defensor do ascetismo? Neste contexto “tocar” refere-se ao casamento (Leon Morris) Paulo entendia que os solteiros estavam mais livres para servir ao Senhor, sem as obrigações que os cônjuges têm no casamento (v.32,33). “É deveras vantajoso e conveniente para um homem não viver preso a uma esposa, até o ponto em que ele é capaz de viver sem ela” (Calvino).
  • 8. Paulo continua: Mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido (v.2). Três lições neste verso: (1) Uma das razões porque Deus criou o casamento é combater a impureza sexual. O sexo no casamento é para a procriação e para diversão ou prazer. O sexo fora do casamento é pecado. (2) O casamento deve ser monogâmico, pois cada um deve ter o seu próprio cônjuge. A poligamia foi suportada por Deus, mas nunca aprovada. (3) O casamento é heterossexual, envolvendo esposa e marido. Deus proíbe as uniões homossexuais – 1Co 7.9. Só há casamento segundo a Bíblia, entre um macho com uma fêmea.
  • 9. Paulo fala dos direitos e deveres sexuais dos cônjuges: O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher (vv.3,4). As palavras “devido” (obrigação, débito, dívida) e “poder” (autoridade) enfatizam a obrigação que os casais têm de uma vida sexual satisfatória (Pv 5.15-20). Não deve haver privação ou abstinência sexual:
  • 10. Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência (v.5). Há quatro condições para a abstinência temporária: mútuo consentimento, por pouco tempo, por razões espirituais e com a intenção de voltar logo a ter relações. A falta de sexo no casamento expõe os cônjuges à tentação sexual.
  • 11. Paulo apresenta os deveres daqueles que são casados, mas não ordena que todos se casem. Se alguém não consegue se dominar sexualmente, case-se. A incontinência sexual ou o celibato é um dom divino. O casamento é a regra e o celibato é a exceção. O dom do celibato é bom, mas não compulsório. O celibato é permitido, mas não ordenado. Nem todos têm o dom do celibato (7.7-9,27,28).
  • 12. Sabemos que há muitos casamentos que são difíceis. A causa do problema: casou com a pessoa errada ou casou pelo motivo errado (casou para não ficar solteiro, casou por interesse material, casou para sair de casa, casou sabendo que não era amado). Como sobreviver a um casamento difícil? Não se separe e, se estiver separado, busque a reconciliação. Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido (se, porém, ela vier separar-se, que não se case ou que se reconcilie com seu marido); e que o marido não se aparte de sua mulher (vv.10,11). A razão principal é que Deus odeia o repúdio (Ml 2.16) e não aprova o divórcio (Mt 19.3-12).
  • 13. 2. Cristãos Casados Com Não-Cristãos – v.12-24 Na igreja de Corinto, havia algumas famílias em que um dos cônjuges fora convertido e o outro não. O que fazer? Deveria o novo crente continuar casado com um não-crente ou deveria separar-se? Paulo responde: Aos mais digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone; e a mulher que tem marido incrédulo, e este consente em viver com ela, não deixe o marido (vv. 12,13). Paulo orienta que todo cristão deve casar-se somente no Senhor (v.40). No caso, porém, daquele que foi convertido depois de casado, de maneira nenhuma deveria se separar. Ele apresenta três razões:
  • 14. Um cônjuge crente santifica o não-crente – v.14. Um cônjuge crente inclui os seus filhos na aliança do Senhor – v.14. Um cônjuge que vive a fé dentro de casa cria a possibilidade de Deus converter o cônjuge incrédulo – vv.15,16.
  • 15. Há casos em que há deserção ou abandono do lar. Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos, não fica sujeito à servidão nem o irmão, nem a irmã; Deus vos tem chamado à paz (v.15). O cônjuge abandonado fica livre para casar outra vez.
  • 16. 3. Conselhos a Cristãos Não-Casados A palavra não-casado envolve as virgens e as viúvas. Jesus não apresentou qualquer ensinamento específico sobre este assunto. Paulo aconselha atendendo ao pedido de uma igreja, devendo se considerar o contexto local. Ele declara: Com respeito às virgens, não tenho mandamento do Senhor; porém dou minha opinião, como tendo recebido do Senhor a misericórdia de ser fiel (v.25). Ele orienta que o solteiro não deveria casar-se por três razões:
  • 17. A angustiosa situação em que vivia a igreja. Os cristãos eram perseguidos e mortos pelo Império Romano – vv.26-31. Era um tempo de muitas dificuldades e as circunstâncias deveriam ser consideradas. Paulo não está proibindo que o solteiro se case, mas que o faça de forma consciente. A situação era tão difícil que mesmo os casados seriam obrigados a viver como solteiros. As preocupações e as responsabilidades que a pessoa casada tem. O casamento é um compromisso para a vida toda e envolve responsabilidades conjugais. Quem casa tem um compromisso para o resto da vida.
  • 18. O solteiro estaria mais livre para servir ao Senhor – vv.32-38. Não se trata do celibato. O solteiro que recebe um chamado para servir ao Senhor deve ponderar se casa ou não. Ao casar-se deve escolher uma esposa que também esteja pronta para servir ao Senhor. Paulo, respeitando o costume da época, afirma que o pai tem a liberdade de decidir se aprovará ou não o casamento de sua filha (2Co 11.2).
  • 19. Para as viúvas, Paulo aconselha: A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor. Todavia, será mais feliz se permanecer viúva, segundo a minha opinião; e penso que também eu tenho o Espírito de Deus (vv.39,40). Três lições: (1) O compromisso do casamento dura até que um dos cônjuges morre. (2) O casamento é algo temporário, que se limita somente a esta vida. (3) As viúvas devem permanecer como estão ou casar-se somente no Senhor.
  • 20. Em resumo, é como se Paulo pedisse ao solteiro ou viúva que deseja se casar, que fizesse algumas perguntas: Qual é o dom que recebi do Senhor (celibato ou casamento)? Estou disposto a assumir as responsabilidades de um casamento para o resto da minha vida? Será que a pessoa com quem quero me casar é o cônjuge que Deus tem para mim? É certo me casar nas atuais circunstâncias?
  • 21. Fim da 6ª Aula.