Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Ass owl

600 Aufrufe

Veröffentlicht am

  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Ass owl

  1. 1. OWL (Ontology Web Language) Grupo Prata
  2. 2. O que é? A OWL (Web Ontology Language) é uma linguagem para definir e instanciar ontologias na Web.
  3. 3. O que é ontologia? Ontologia é um modelo de dados que representa um conjunto de conceitos dentro de um domínio e os relacionamentos entre estes. Uma ontologia é utilizada para realizar inferência sobre os objetos do domínio.
  4. 4. Conceitos básicos ● Ontologia: É um modelo de dados que representa um conjunto de conceitos e suas relações. São chamados de conceitos as classes e seus atributos. ● Classes: São grupos abstratos de objetos. ● Relações: Descreve a interação entre objetos e classes e define qual objeto pertence a qual classe.
  5. 5. Conceitos básicos Uma ontologia é utilizada para aplicações que necessitam de processamento de dados, ao contrário das que apenas expõem os dados para o usuário. Ela facilita a interpretação de máquinas sobre o conteúdo da aplicação.
  6. 6. Conceitos básicos A idéia é facilitar mais a possibilidade de interpretação por máquinas do conteúdo da Web do que XML, RDF e RDFS (RDF Schema), por fornecer vocabulário adicional com uma semântica formal. A OWL foi baseada nas linguagens OIL e DAML+OIL, e é hoje uma recomendação da W3C (isto é, um padrão).
  7. 7. Conceitos básicos - DL OWL DL é baseada em parte nas lógicas de descrição SHOIN(D) e também em alguns sistemas de representação de conhecimento baseados em frames.
  8. 8. Conceitos básicos - Lite OWL Lite é baseado na lógica menos expressiva SHIF(D). Todas as tarefas de inferências em OWL DL e OWL Lite podem ser reduzidas a satisfabilidade baseada em conhecimento.
  9. 9. Conceitos básicos - Full Já OWL Full opera fora dos limites das lógicas de descrição, permitindo maior poder e expressividade e tendo menos restrições de uso, porém com custo de decidibilidade. (A semântica da OWL Full é baseada na semântica da RDF.) A OWL é codificada em documentos XML/RDF.
  10. 10. Produtos no mercado A eClassOwl é uma ontologia utilizada para descrever os tipos e as propriedades de produtos e serviços na semântica Web. Criada para ser usado em combinação com a ontologia GoodRelations para e-commerce, abrange comerciais de oferta e de demanda. Os preços, por exemplo, o pagamento, ou opções de entrega.
  11. 11. Produtos no mercado http://www.heppnetz.de/projects/eclassowl/ http://www.heppnetz.de/projects/goodrelations/
  12. 12. Editores e Ferramentas Plug-in No contexto de desenvolvimento é comum a utilização de extensões (Plug-in’s) para as aplicações OWL nos diversos modelos de procedimentos.
  13. 13. Editores e Ferramentas Owl-s
  14. 14. Editores e Ferramentas Protege-OWL
  15. 15. Bibliografia http://www.w3.org/TR/owl-features/ http://www.w3schools.com/rdf/rdf_owl.asp http://en.wikipedia. org/wiki/Web_Ontology_Language

×