SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 31
A Lei Orçamentária estabelece a previsão de despesas e receitas para o exercício seguinte. Por meio dela, podemos fazer diversas pesquisas no orçamento da União. No CA Pro apresentamos 10 tipos de filtros, que representam as consultas mais frequentes utilizadas pelos jornalistas. Selecionamos o período entre 2006 e 2009. Vamos aprender a buscar dados para a construção de reportagens. A página na Internet é  www.contasabertas.org/capro . Digite o seu CPF e a sua senha para entrar. LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA
Exemplo 1: Quanto os órgãos vinculados ao  Ministério da Defesa  desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008? LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA
  Clique em  Orçamento Geral da União . Quanto os órgãos vinculados ao  Ministério da Defesa  desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008?
  Clique em  Execução Orçamentária da União . Quanto os órgãos vinculados ao  Ministério da Defesa  desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008?
  Agora clique em  Lei Orçamentária .  Quanto os órgãos vinculados ao  Ministério da Defesa  desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008?
Quanto os órgãos vinculados ao  Ministério da Defesa   desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008?   No campo  Exercício , escolha o ano “ 2008 ”.
  Em  Mês Fim , selecione o mês de “ DEZEMBRO ”.  Assim, teremos o ano fechado ,    isto é, a despesa consolidada por ano. Quanto os órgãos vinculados ao  Ministério da Defesa   desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008?
  No filtro  Órgão Superior , escolha “ 52000 -   MINISTÉRIO DA DEFESA ”. Por meio    deste campo, temos o orçamento integral dos órgãos máximos dos Três Poderes.  Quanto os órgãos vinculados ao  Ministério da Defesa   desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008?
  Em  Grupo Natureza de Despesa , selecione a opção “ 1 - PESSOAL E    ENCARGOS SOCIAIS ”. Desta forma, só vamos obter o valor da despesa por    pessoal e encargos. Como já vimos, o GND é um agregador de elementos de    despesa. Quanto os órgãos vinculados ao  Ministério da Defesa   desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008?
  Na parte inferior da tela, escolha a guia “ Unidade Orçamentária ”. Esse tipo de    busca informa qual o montante de recursos transferidos de um órgão para uma  unidade que partilha de um mesmo plano de trabalho.  A Unidade Orçamentária é quem vai efetivamente aplicar os recursos de determinada programação . Quanto os órgãos vinculados ao  Ministério da Defesa   desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008?
  Agora podemos ver quanto foi o gasto com pessoal dos Comandos da    Aeronáutica, Marinha e Exército, entre outras unidades, comparando-os. É  possível exportar os dados para o  Excel  clicando na caixa que fica abaixo da  tabela. Note também que a data de atualização dos dados localiza-se no canto  inferior direito da tela. Quanto os órgãos vinculados ao  Ministério da Defesa   desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008?
Esta matéria do jornalista Gustavo Krieger foi feita a partir dos dados sobre Grupo de Natureza de Despesa (GND). Foram utilizados dados da União, ou seja, dos  investimentos  dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. FIM
Exemplo 2: Quanto gastou o Governo Federal, no ano passado, com os programas relacionados à  saúde  em todo o país? LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA Observação:  vamos ver todos os programas que compõem o Orçamento Geral da União que dizem respeito à saúde.
  Na coluna  Orçamento Geral da União  clique em  Execução Orçamentária da União   e depois em  Lei Orçamentária . Quanto gastou o Governo Federal, no ano passado, com os programas relacionados à  saúde  em todo o país?
  Como no exemplo anterior, escolha o exercício de 2008 até dezembro. No campo  Função , escolha “ 10 - SAÚDE ”. Como já vimos, a função representa o maior nível  de agregação das áreas de despesa que competem ao setor público. Ou  seja, por  meio deste filtro podemos ver as temáticas de gastos dentro de cada órgão. Quanto gastou o Governo Federal, no ano passado, com os programas relacionados à  saúde  em todo o país?
  Na parte inferior da tela, escolha a guia “ Programa ”.  O programa é o    instrumento de organização do governo que concentra um conjunto de ações sobre  a mesma temática. Toda a atuação do governo está estruturada em programas orientados para a realização dos objetivos estratégicos. Vale lembrar que nem sempre  um programa é executado apenas por um ministério, mas,  frequentemente, por vários órgãos . Quanto gastou o Governo Federal, no ano passado, com os programas relacionados à  saúde  em todo o país?
Agora temos todos os programas no âmbito do OGU relacionados à saúde, segundo classificação do Governo Federal.  Quanto gastou o Governo Federal, no ano passado, com os programas relacionados à  saúde  em todo o país?
Cada programa do Governo Federal tem objetivos e indicadores que quantificam a situação que o programa busca modificar e os bens e serviços necessários para atingir os objetivos.  Não é possível fazer o acompanhamento periódico da efetividade dos programas em termos de metas atingidas .  Apenas no início de cada ano, o Governo Federal disponibiliza as metas que cada programa pretende alcançar.  Para quem quiser se aprofundar no assunto, consulte o link  http://www2.camara.gov.br/orcamentobrasil/orcamentouniao/loa/loa2009/ciclos/rf_vol2.html   e verifique as metas de todos os programas descritos no Orçamento Geral da União de 2009. Observação
E quais são as unidades orçamentárias responsáveis pelos programas relacionados à  saúde ?   Clique na guia “ Unidade Orçamentária ” para descobrir os responsáveis por estes    programas. Observe que você pode exportar os dados pra o  Excel .
Agora você já sabe quais são as unidades responsáveis pelos programas relacionados à saúde. Entre elas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (que recebeu R$ 461 milhões) e a Fundação Nacional de Saúde. Note que as datas de atualização e referência dos dados ficam localizadas no canto inferior direito da tela.
Se quisermos ver se o governo tem colocado mais ou menos dinheiro em uma unidade orçamentária, podemos repetir o procedimento mudando o ano de exercício. Veja, abaixo,  que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária recebeu menos em 2007 (R$ 366,5 milhões). Transferindo os dados para o Excel, seria possível fazer uma série histórica a partir de 2006.
FIM Os mesmos procedimentos adotados no exemplo para a função saúde poderiam ser adotados para as demais funções, como  cultura ,  educação ,  transporte  e  segurança pública .
Exemplo 3: Como buscar os gastos da Presidência da República com  material de consumo ? LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA
  Na coluna  Orçamento Geral da União  clique em  Execução Orçamentária da União  e depois em  Lei Orçamentária . Como buscar os gastos da Presidência da República com  material de consumo ?
  No campo  Exercício , escolha o ano “ 2008 ”. Como buscar os gastos da Presidência da República com  material de consumo ?
  Em  Mês Fim , selecione o mês de “ DEZEMBRO ”. Assim teremos o ano fechado,    isto é, a despesa consolidada por ano. Como buscar os gastos da Presidência da República com  material de consumo ?
  No campo  Órgão Superior , escolha “ 20000 -   PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA ”. Como buscar os gastos da Presidência da República com  material de consumo ?
  No filtro de pesquisa  Elemento , escolha “ MATERIAL DE CONSUMO ”.  A busca    por elemento identifica os objetos do gasto , ou seja, define o caráter da despesa. Como buscar os gastos da Presidência da República com  material de consumo ?
  No rodapé da tela, clique em “ Subelemento ”, para obter a classificação mais    detalhada dos gastos por elemento. Repare que a data de atualização dos dados    fica disposta no canto inferior direito. Como buscar os gastos da Presidência da República com  material de consumo ?
Nesta tabela, estão discriminados todos os gastos com material de consumo da Presidência, incluindo “ ALIMENTOS PARA ANIMAIS ”, “ MATERIAL DE CAÇA E PESCA ”, “ MATERIAL PARA FESTIVIDADES E HOMENAGENS ”, entre outros. Como buscar os gastos da Presidência da República com  material de consumo ?
Neste tipo de busca, por subelemento, grande parte dos relatórios do Siafi não apresenta nem a dotação autorizada, nem o valor pago por cada subelemento de despesa. Assim sendo, temos o valor autorizado e os valores efetivamente pagos concentrados em  “Item não discriminado pela União” . Por isso, devemos considerar o valor liquidado, que corresponde ao momento em que o serviço foi prestado ou o bem foi entregue.  FIM

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

1 financas-publicas-questoes-versao-1
1 financas-publicas-questoes-versao-11 financas-publicas-questoes-versao-1
1 financas-publicas-questoes-versao-1Artur Paulo
 
Boletim 27 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
Boletim 27 - Grupo de conjuntura econômica da UFESBoletim 27 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
Boletim 27 - Grupo de conjuntura econômica da UFESeconomiaufes
 
Boletim 42 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
Boletim 42 - Grupo de conjuntura econômica da UFESBoletim 42 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
Boletim 42 - Grupo de conjuntura econômica da UFESeconomiaufes
 
Livro pdf gestão pública em saúde-4.2
Livro pdf gestão pública em saúde-4.2Livro pdf gestão pública em saúde-4.2
Livro pdf gestão pública em saúde-4.2Eloi Menezes
 
Livro pdf gestão pública em saúde-4.3
Livro pdf gestão pública em saúde-4.3Livro pdf gestão pública em saúde-4.3
Livro pdf gestão pública em saúde-4.3Eloi Menezes
 
Livro pdf gestão pública em saúde-4
Livro pdf gestão pública em saúde-4Livro pdf gestão pública em saúde-4
Livro pdf gestão pública em saúde-4Eloi Menezes
 
Acompanhamento Conjuntural - Setembro/2011
Acompanhamento Conjuntural - Setembro/2011Acompanhamento Conjuntural - Setembro/2011
Acompanhamento Conjuntural - Setembro/2011Sistema FIEB
 
Estudo Conjuntura do Dieese
Estudo Conjuntura do DieeseEstudo Conjuntura do Dieese
Estudo Conjuntura do DieeseNathan Camelo
 
Boletim 26 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
Boletim 26 - Grupo de conjuntura econômica da UFESBoletim 26 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
Boletim 26 - Grupo de conjuntura econômica da UFESeconomiaufes
 
Boletim 31 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
Boletim 31 - Grupo de conjuntura econômica da UFESBoletim 31 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
Boletim 31 - Grupo de conjuntura econômica da UFESeconomiaufes
 
Questões de administração financeira e orçamentária (afo) passe aki -
Questões de administração financeira e orçamentária (afo)   passe aki -Questões de administração financeira e orçamentária (afo)   passe aki -
Questões de administração financeira e orçamentária (afo) passe aki -pcm1nd
 
Leia a íntegra do substitutivo da PEC 241/2016 aprovada pela comissão na Câmara
Leia a íntegra do substitutivo da PEC 241/2016 aprovada pela comissão na CâmaraLeia a íntegra do substitutivo da PEC 241/2016 aprovada pela comissão na Câmara
Leia a íntegra do substitutivo da PEC 241/2016 aprovada pela comissão na CâmaraPortal NE10
 
Processo orcamentario
Processo orcamentarioProcesso orcamentario
Processo orcamentariofernando lima
 
O fiasco econômico do governo temer
O fiasco econômico do governo temerO fiasco econômico do governo temer
O fiasco econômico do governo temerFernando Alcoforado
 

Was ist angesagt? (20)

20120601
2012060120120601
20120601
 
1 financas-publicas-questoes-versao-1
1 financas-publicas-questoes-versao-11 financas-publicas-questoes-versao-1
1 financas-publicas-questoes-versao-1
 
Boletim 27 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
Boletim 27 - Grupo de conjuntura econômica da UFESBoletim 27 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
Boletim 27 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
 
Boletim 42 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
Boletim 42 - Grupo de conjuntura econômica da UFESBoletim 42 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
Boletim 42 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
 
Livro pdf gestão pública em saúde-4.2
Livro pdf gestão pública em saúde-4.2Livro pdf gestão pública em saúde-4.2
Livro pdf gestão pública em saúde-4.2
 
Contas governo 2011
Contas governo 2011Contas governo 2011
Contas governo 2011
 
Livro pdf gestão pública em saúde-4.3
Livro pdf gestão pública em saúde-4.3Livro pdf gestão pública em saúde-4.3
Livro pdf gestão pública em saúde-4.3
 
Livro pdf gestão pública em saúde-4
Livro pdf gestão pública em saúde-4Livro pdf gestão pública em saúde-4
Livro pdf gestão pública em saúde-4
 
Exposicao seguridade e SUS
Exposicao seguridade e SUSExposicao seguridade e SUS
Exposicao seguridade e SUS
 
Economia Brasileira em Perspectiva | 18 Edição (Mar/2013)
Economia Brasileira em Perspectiva | 18 Edição (Mar/2013)Economia Brasileira em Perspectiva | 18 Edição (Mar/2013)
Economia Brasileira em Perspectiva | 18 Edição (Mar/2013)
 
Acompanhamento Conjuntural - Setembro/2011
Acompanhamento Conjuntural - Setembro/2011Acompanhamento Conjuntural - Setembro/2011
Acompanhamento Conjuntural - Setembro/2011
 
Estudo Conjuntura do Dieese
Estudo Conjuntura do DieeseEstudo Conjuntura do Dieese
Estudo Conjuntura do Dieese
 
Boletim 26 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
Boletim 26 - Grupo de conjuntura econômica da UFESBoletim 26 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
Boletim 26 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
 
Boletim 31 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
Boletim 31 - Grupo de conjuntura econômica da UFESBoletim 31 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
Boletim 31 - Grupo de conjuntura econômica da UFES
 
Questões de administração financeira e orçamentária (afo) passe aki -
Questões de administração financeira e orçamentária (afo)   passe aki -Questões de administração financeira e orçamentária (afo)   passe aki -
Questões de administração financeira e orçamentária (afo) passe aki -
 
Análise Governo Tarso Genro
Análise Governo Tarso GenroAnálise Governo Tarso Genro
Análise Governo Tarso Genro
 
Pec 241 2016 Henrique de Campos Meirelles
Pec 241 2016 Henrique de Campos MeirellesPec 241 2016 Henrique de Campos Meirelles
Pec 241 2016 Henrique de Campos Meirelles
 
Leia a íntegra do substitutivo da PEC 241/2016 aprovada pela comissão na Câmara
Leia a íntegra do substitutivo da PEC 241/2016 aprovada pela comissão na CâmaraLeia a íntegra do substitutivo da PEC 241/2016 aprovada pela comissão na Câmara
Leia a íntegra do substitutivo da PEC 241/2016 aprovada pela comissão na Câmara
 
Processo orcamentario
Processo orcamentarioProcesso orcamentario
Processo orcamentario
 
O fiasco econômico do governo temer
O fiasco econômico do governo temerO fiasco econômico do governo temer
O fiasco econômico do governo temer
 

Ähnlich wie Aula2 Parte A1r - Módulo2

Relatório de Análise Econômica dos Gastos Públicos Federais
Relatório de Análise Econômica dos Gastos Públicos FederaisRelatório de Análise Econômica dos Gastos Públicos Federais
Relatório de Análise Econômica dos Gastos Públicos FederaisMinistério da Economia
 
Os custos tributários impactam o crescimento econômico?
Os custos tributários impactam o crescimento econômico?Os custos tributários impactam o crescimento econômico?
Os custos tributários impactam o crescimento econômico?berbone
 
Aep material trf_afo_alexandre_americo
Aep material trf_afo_alexandre_americoAep material trf_afo_alexandre_americo
Aep material trf_afo_alexandre_americoJuliana Tais
 
Aula3 Parte B Constitucionalr - Módulo 3
Aula3 Parte B Constitucionalr - Módulo 3Aula3 Parte B Constitucionalr - Módulo 3
Aula3 Parte B Constitucionalr - Módulo 3Hermes Lorenzon Nunes
 
Curso Regular de AFO em Exercícios - Aula 06
Curso Regular de AFO em Exercícios - Aula 06Curso Regular de AFO em Exercícios - Aula 06
Curso Regular de AFO em Exercícios - Aula 06Iolar Demartini Junior
 
Trabalho Final Individual Hosana Fritschy
Trabalho Final Individual Hosana FritschyTrabalho Final Individual Hosana Fritschy
Trabalho Final Individual Hosana FritschyHosanaFritschy
 
Trabalho final individual hosana fritschy
Trabalho final individual hosana fritschyTrabalho final individual hosana fritschy
Trabalho final individual hosana fritschyHosanaFritschy
 
Tarefa final individual hosana fritschy
Tarefa final individual hosana fritschyTarefa final individual hosana fritschy
Tarefa final individual hosana fritschyHosanaFritschy
 

Ähnlich wie Aula2 Parte A1r - Módulo2 (12)

Orçamento Governo Federal 2018
Orçamento Governo Federal 2018Orçamento Governo Federal 2018
Orçamento Governo Federal 2018
 
Relatório de Análise Econômica dos Gastos Públicos Federais
Relatório de Análise Econômica dos Gastos Públicos FederaisRelatório de Análise Econômica dos Gastos Públicos Federais
Relatório de Análise Econômica dos Gastos Públicos Federais
 
Pdf da unidade_iii
Pdf da unidade_iiiPdf da unidade_iii
Pdf da unidade_iii
 
Os custos tributários impactam o crescimento econômico?
Os custos tributários impactam o crescimento econômico?Os custos tributários impactam o crescimento econômico?
Os custos tributários impactam o crescimento econômico?
 
Aula2 Parte A2r - Módulo 2
Aula2 Parte A2r - Módulo 2Aula2 Parte A2r - Módulo 2
Aula2 Parte A2r - Módulo 2
 
Aep material trf_afo_alexandre_americo
Aep material trf_afo_alexandre_americoAep material trf_afo_alexandre_americo
Aep material trf_afo_alexandre_americo
 
Aula3 Parte B Constitucionalr - Módulo 3
Aula3 Parte B Constitucionalr - Módulo 3Aula3 Parte B Constitucionalr - Módulo 3
Aula3 Parte B Constitucionalr - Módulo 3
 
Curso Regular de AFO em Exercícios - Aula 06
Curso Regular de AFO em Exercícios - Aula 06Curso Regular de AFO em Exercícios - Aula 06
Curso Regular de AFO em Exercícios - Aula 06
 
1º Boletim de Segurança Pública - MJ
1º Boletim de Segurança Pública - MJ1º Boletim de Segurança Pública - MJ
1º Boletim de Segurança Pública - MJ
 
Trabalho Final Individual Hosana Fritschy
Trabalho Final Individual Hosana FritschyTrabalho Final Individual Hosana Fritschy
Trabalho Final Individual Hosana Fritschy
 
Trabalho final individual hosana fritschy
Trabalho final individual hosana fritschyTrabalho final individual hosana fritschy
Trabalho final individual hosana fritschy
 
Tarefa final individual hosana fritschy
Tarefa final individual hosana fritschyTarefa final individual hosana fritschy
Tarefa final individual hosana fritschy
 

Mehr von Hermes Lorenzon Nunes

Mehr von Hermes Lorenzon Nunes (9)

Aula3 Parte A1 B Nao Constitucionalr - Módulo 3
Aula3 Parte A1 B Nao Constitucionalr - Módulo 3Aula3 Parte A1 B Nao Constitucionalr - Módulo 3
Aula3 Parte A1 B Nao Constitucionalr - Módulo 3
 
Aula3 Parte A2 Naoconstitucionalr2 - Módulo 3
Aula3 Parte A2 Naoconstitucionalr2 - Módulo 3Aula3 Parte A2 Naoconstitucionalr2 - Módulo 3
Aula3 Parte A2 Naoconstitucionalr2 - Módulo 3
 
Aula3 Parte C Legalr - Módulo 3
Aula3 Parte C Legalr - Módulo 3Aula3 Parte C Legalr - Módulo 3
Aula3 Parte C Legalr - Módulo 3
 
Aula2 Parte Cr - Módulo 2
Aula2 Parte Cr - Módulo 2Aula2 Parte Cr - Módulo 2
Aula2 Parte Cr - Módulo 2
 
Aula2 Parte Dr - Módulo 2
Aula2 Parte Dr - Módulo 2Aula2 Parte Dr - Módulo 2
Aula2 Parte Dr - Módulo 2
 
Aula2 Parte Er - Módulo 2
Aula2 Parte Er - Módulo 2Aula2 Parte Er - Módulo 2
Aula2 Parte Er - Módulo 2
 
Candidatas Miss Italia Nel Mondo 2009
Candidatas Miss Italia Nel Mondo 2009Candidatas Miss Italia Nel Mondo 2009
Candidatas Miss Italia Nel Mondo 2009
 
Turismo in Santa Catarina, Brasile
Turismo in Santa Catarina, BrasileTurismo in Santa Catarina, Brasile
Turismo in Santa Catarina, Brasile
 
Turismo in Santa Catarina
Turismo in Santa CatarinaTurismo in Santa Catarina
Turismo in Santa Catarina
 

Aula2 Parte A1r - Módulo2

  • 1. A Lei Orçamentária estabelece a previsão de despesas e receitas para o exercício seguinte. Por meio dela, podemos fazer diversas pesquisas no orçamento da União. No CA Pro apresentamos 10 tipos de filtros, que representam as consultas mais frequentes utilizadas pelos jornalistas. Selecionamos o período entre 2006 e 2009. Vamos aprender a buscar dados para a construção de reportagens. A página na Internet é www.contasabertas.org/capro . Digite o seu CPF e a sua senha para entrar. LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA
  • 2. Exemplo 1: Quanto os órgãos vinculados ao Ministério da Defesa desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008? LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA
  • 3. Clique em Orçamento Geral da União . Quanto os órgãos vinculados ao Ministério da Defesa desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008?
  • 4. Clique em Execução Orçamentária da União . Quanto os órgãos vinculados ao Ministério da Defesa desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008?
  • 5. Agora clique em Lei Orçamentária . Quanto os órgãos vinculados ao Ministério da Defesa desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008?
  • 6. Quanto os órgãos vinculados ao Ministério da Defesa desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008? No campo Exercício , escolha o ano “ 2008 ”.
  • 7. Em Mês Fim , selecione o mês de “ DEZEMBRO ”. Assim, teremos o ano fechado , isto é, a despesa consolidada por ano. Quanto os órgãos vinculados ao Ministério da Defesa desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008?
  • 8. No filtro Órgão Superior , escolha “ 52000 - MINISTÉRIO DA DEFESA ”. Por meio deste campo, temos o orçamento integral dos órgãos máximos dos Três Poderes. Quanto os órgãos vinculados ao Ministério da Defesa desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008?
  • 9. Em Grupo Natureza de Despesa , selecione a opção “ 1 - PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS ”. Desta forma, só vamos obter o valor da despesa por pessoal e encargos. Como já vimos, o GND é um agregador de elementos de despesa. Quanto os órgãos vinculados ao Ministério da Defesa desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008?
  • 10. Na parte inferior da tela, escolha a guia “ Unidade Orçamentária ”. Esse tipo de busca informa qual o montante de recursos transferidos de um órgão para uma unidade que partilha de um mesmo plano de trabalho. A Unidade Orçamentária é quem vai efetivamente aplicar os recursos de determinada programação . Quanto os órgãos vinculados ao Ministério da Defesa desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008?
  • 11. Agora podemos ver quanto foi o gasto com pessoal dos Comandos da Aeronáutica, Marinha e Exército, entre outras unidades, comparando-os. É possível exportar os dados para o Excel clicando na caixa que fica abaixo da tabela. Note também que a data de atualização dos dados localiza-se no canto inferior direito da tela. Quanto os órgãos vinculados ao Ministério da Defesa desembolsaram com o pagamento de pessoal em 2008?
  • 12. Esta matéria do jornalista Gustavo Krieger foi feita a partir dos dados sobre Grupo de Natureza de Despesa (GND). Foram utilizados dados da União, ou seja, dos investimentos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. FIM
  • 13. Exemplo 2: Quanto gastou o Governo Federal, no ano passado, com os programas relacionados à saúde em todo o país? LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA Observação: vamos ver todos os programas que compõem o Orçamento Geral da União que dizem respeito à saúde.
  • 14. Na coluna Orçamento Geral da União clique em Execução Orçamentária da União e depois em Lei Orçamentária . Quanto gastou o Governo Federal, no ano passado, com os programas relacionados à saúde em todo o país?
  • 15. Como no exemplo anterior, escolha o exercício de 2008 até dezembro. No campo Função , escolha “ 10 - SAÚDE ”. Como já vimos, a função representa o maior nível de agregação das áreas de despesa que competem ao setor público. Ou seja, por meio deste filtro podemos ver as temáticas de gastos dentro de cada órgão. Quanto gastou o Governo Federal, no ano passado, com os programas relacionados à saúde em todo o país?
  • 16. Na parte inferior da tela, escolha a guia “ Programa ”. O programa é o instrumento de organização do governo que concentra um conjunto de ações sobre a mesma temática. Toda a atuação do governo está estruturada em programas orientados para a realização dos objetivos estratégicos. Vale lembrar que nem sempre um programa é executado apenas por um ministério, mas, frequentemente, por vários órgãos . Quanto gastou o Governo Federal, no ano passado, com os programas relacionados à saúde em todo o país?
  • 17. Agora temos todos os programas no âmbito do OGU relacionados à saúde, segundo classificação do Governo Federal. Quanto gastou o Governo Federal, no ano passado, com os programas relacionados à saúde em todo o país?
  • 18. Cada programa do Governo Federal tem objetivos e indicadores que quantificam a situação que o programa busca modificar e os bens e serviços necessários para atingir os objetivos. Não é possível fazer o acompanhamento periódico da efetividade dos programas em termos de metas atingidas . Apenas no início de cada ano, o Governo Federal disponibiliza as metas que cada programa pretende alcançar. Para quem quiser se aprofundar no assunto, consulte o link http://www2.camara.gov.br/orcamentobrasil/orcamentouniao/loa/loa2009/ciclos/rf_vol2.html e verifique as metas de todos os programas descritos no Orçamento Geral da União de 2009. Observação
  • 19. E quais são as unidades orçamentárias responsáveis pelos programas relacionados à saúde ? Clique na guia “ Unidade Orçamentária ” para descobrir os responsáveis por estes programas. Observe que você pode exportar os dados pra o Excel .
  • 20. Agora você já sabe quais são as unidades responsáveis pelos programas relacionados à saúde. Entre elas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (que recebeu R$ 461 milhões) e a Fundação Nacional de Saúde. Note que as datas de atualização e referência dos dados ficam localizadas no canto inferior direito da tela.
  • 21. Se quisermos ver se o governo tem colocado mais ou menos dinheiro em uma unidade orçamentária, podemos repetir o procedimento mudando o ano de exercício. Veja, abaixo, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária recebeu menos em 2007 (R$ 366,5 milhões). Transferindo os dados para o Excel, seria possível fazer uma série histórica a partir de 2006.
  • 22. FIM Os mesmos procedimentos adotados no exemplo para a função saúde poderiam ser adotados para as demais funções, como cultura , educação , transporte e segurança pública .
  • 23. Exemplo 3: Como buscar os gastos da Presidência da República com material de consumo ? LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA
  • 24. Na coluna Orçamento Geral da União clique em Execução Orçamentária da União e depois em Lei Orçamentária . Como buscar os gastos da Presidência da República com material de consumo ?
  • 25. No campo Exercício , escolha o ano “ 2008 ”. Como buscar os gastos da Presidência da República com material de consumo ?
  • 26. Em Mês Fim , selecione o mês de “ DEZEMBRO ”. Assim teremos o ano fechado, isto é, a despesa consolidada por ano. Como buscar os gastos da Presidência da República com material de consumo ?
  • 27. No campo Órgão Superior , escolha “ 20000 - PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA ”. Como buscar os gastos da Presidência da República com material de consumo ?
  • 28. No filtro de pesquisa Elemento , escolha “ MATERIAL DE CONSUMO ”. A busca por elemento identifica os objetos do gasto , ou seja, define o caráter da despesa. Como buscar os gastos da Presidência da República com material de consumo ?
  • 29. No rodapé da tela, clique em “ Subelemento ”, para obter a classificação mais detalhada dos gastos por elemento. Repare que a data de atualização dos dados fica disposta no canto inferior direito. Como buscar os gastos da Presidência da República com material de consumo ?
  • 30. Nesta tabela, estão discriminados todos os gastos com material de consumo da Presidência, incluindo “ ALIMENTOS PARA ANIMAIS ”, “ MATERIAL DE CAÇA E PESCA ”, “ MATERIAL PARA FESTIVIDADES E HOMENAGENS ”, entre outros. Como buscar os gastos da Presidência da República com material de consumo ?
  • 31. Neste tipo de busca, por subelemento, grande parte dos relatórios do Siafi não apresenta nem a dotação autorizada, nem o valor pago por cada subelemento de despesa. Assim sendo, temos o valor autorizado e os valores efetivamente pagos concentrados em “Item não discriminado pela União” . Por isso, devemos considerar o valor liquidado, que corresponde ao momento em que o serviço foi prestado ou o bem foi entregue. FIM