Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.

Termos e conceitos estatísticos

17

Teilen

Nächste SlideShare
População e amostra
População e amostra
Wird geladen in …3
×
1 von 8
1 von 8

Weitere Verwandte Inhalte

Ähnliche Bücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen

Ähnliche Hörbücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen

Termos e conceitos estatísticos

  1. 1. Profª Helena Borralho A Estatística é um ramo da Matemática que estuda a forma como se devem recolher, organizar e analisar dados, podendo tirar conclusões que permitem fazer previsões. POPULAÇÃO AMOSTRA RECENSEAMENTO E SONDAGEM VARÍÁVEIS ESTATÍSTICAS
  2. 2. Profª Helena Borralho – é um conjunto de pessoas, objetos ou acontecimentos sobre o qual incide um estudo estatístico. estatístico. – é uma parte representativa da população, sobre a qual incide o estatístico. estudo estatístico. cada elemento da população
  3. 3. Profª Helena Borralho fez- Na escola do Luís fez-se um inquérito a 60 alunos de várias turmas do 6ºano, com vista a tirar conclusões sobre o Matemática. Insucesso na disciplina de Matemática. é o conjunto é constituída dos alunos do 6ºano da escola do alunos. pelos 60 alunos. Luís A UNIDADE ESTATÍSTICA é cada aluno
  4. 4. Profª Helena Borralho é um estudo feito a toda a população, tendo em atenção o estudo: objetivo do estudo: é um estudo feito a uma amostra da população, ou seja, só se observa apenas uma parte da população. população.
  5. 5. Profª Helena Borralho VARÍÁVEIS ESTATÍSTICAS Estudo sobre os programas televisivos mais vistos pelos alunos. alunos. Relativamente aos elementos de uma família, podemos observar, por exemplo: exemplo: a altura Existem dois tipos de variáveis estatísticas: estatísticas:
  6. 6. Profª Helena Borralho VARIÁVEIS ESTATÍSTICAS são as que número. ex.: não se podem expressar por um número. ex.: musicas favoritas, cor dos olhos, o sexo,… sexo,… são as que se podem expressar por um número. Ex.: a número. Ex.: altura, o peso, a idade ( em anos ),… ),…
  7. 7. Profª Helena Borralho – são aquelas em que os dados somente podem apresentar determinados valores, em geral, números inteiros. Por exemplo: número de filhos nascidos vivos, inteiros. exemplo: número de obras catalogadas, número de irmãos, número de calçado,… batimentos cardíacos, número de calçado,… – são aqueles cujos dados podem apresentar qualquer valor dentro de um intervalo de possível. exemplo: variação possível. Por exemplo: a altura, o peso, a distância de casa ao emprego, ar,… salário, temperatura do ar,…
  8. 8. Profª Helena Borralho Numa fábrica de iogurtes produzem-se dez mil unidades por dia. Para efetuar o controlo de qualidade analisam-se cem iogurtes medindo o peso líquido e observando a consistência. Num estudo estatístico relativo a esta situação considerar-se-ia: - os 10 000 iogurtes; - cada iogurte; - os 100 iogurtes analisados. peso líquido - variável quantitativa continua consistência - variável qualitativa (possíveis modalidades: elevada, baixa, etc....)

×