SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 53
A EXPANSÃO  PORTUGUESA
1   -  A  EXPANSÃO  TERRITORIAL As Conquistas Africanas Feita a Paz com Castela,  anos após a vitória, na Batalha de Aljubarrota, D. João I tem agora em mãos o governo de um país empobrecido e endividado pela guerra. Para consolidar as relações de amizade entre os dois países cristãos, D. João I propõe ao rei de Castela  uma expedição militar conjunta ao Norte de África - Ceuta - para vingar humilhações passadas e, através da ocupação territorial e do saque das praças conquistadas, minorar os problemas económicos dos dois reinos. Perante a hesitação do rei castelhano,  mas com o apoio de todos os grupos sociais do reino, D. João decide avançar sozinho com o projecto que a todos parecia beneficiar.
A Nobreza que pretendia cobrir-se de glórias e arrecadar o saque das conquistas. O Clero que ao estabelecer-se numa região pagã aumentaria o seu poder e influência. A Burguesia que pensava obter grandes lucros com o controle do comércio com o Oriente que cruzava a cidade. O Povo que passava fome e via no domínio das áreas cerealíferas que rodeavam a cidade, a solução para as suas dificuldades. O Rei  que via na expedição a Ceuta, uma forma de resolver os problemas económicos e sociais do reino, apoderando-se das minas de ouro da região , unindo em torno de um objectivo nacional todas as classes sociais.
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],D. DUARTE
[object Object],[object Object],[object Object],TÂNGER
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],INFANTE D.FERNANDO
[object Object]
[object Object],[object Object],PARTIDA PARA ARZILA
[object Object],[object Object],[object Object],GIL EANES
2 –  A  EXPANSÃO  MARÍTIMA A  Costa Ocidental Africana O  novo rumo defendido pelo Povo,  pela Burguesia e pelos sectores menos conservadores da Nobreza, teve no infante D. Henrique o seu mais entusiástico defensor junto do Rei e foi ganhando novos apoiantes à medida que a politica de conquista em África,  feita de meias vitórias e meias derrotas,  tardava em dar frutos. Assim, apesar de não ter sido  abandonada a política de conquistas territoriais defendida pela Nobreza e pelo Clero, era agora por mar que se pretendiam atingir as terras e as riquezas que o reino ambicionava.
[object Object],[object Object],As Canárias e seus antigos povoadores
E a sul ficava África – o continente infiel e desconhecido, na sua maior parte, pelos Europeus.  A Índia nunca foi, de facto, até D. João I, o objectivo final das descobertas Portuguesas. Até então tratava-se apenas de ir cada vez mais longe, mais para sul e aproveitar as riquezas e oportunidades que surgiam.
A chegada à Índia como objectivo previamente interiorizado e pacientemente planeado na austera e lendária” Escola de Sagres” foi,  como esta , durante muito tempo um mito da nossa História oficial.
[object Object],[object Object]
[object Object]
Na época, a navegação fazia-se de porto em porto sem perder de vista a costa, pois os marinheiros tinham dificuldade em orientar-se no alto-mar .E de vez em quando paravam, aportando em regiões em que estabeleciam marcos indicadores da de distância baseados na velocidade de uma navegação com ventos e condições  normais. A navegação era também determinada pela orientação dos ventos. Navegar com ventos contrários era impossível.
Quando tal acontecia, era necessário baixar velas, recorrer aos remos ou esperar por ventos favoráveis. As viagens Africanas só se tornaram possíveis ultrapassadas estas duas principais dificuldades. A Caravela  e o Astrolábio , devedores da herança romana e árabe, são exemplos da capacidade dos portugueses da época, em assimilar, transformar e dar novos usos a diferentes saberes.
[object Object],[object Object]
Por triangulações ou “bordejamentos”, as velas  da caravela eram orientadas de acordo com a direcção e força do vento,  permitindo ao barco atingir com o menor número de desvios, o trajecto pretendido.
O INTERIOR DA CARAVELA
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
O alto valor da carga que transportavam  tornavam-nas num alvo cobiçado por corsários e piratas. Por isso, as naus eram defendidas por várias peças de artilharia distribuídas  lateralmente pelo casco,  e junto  da proa e do castelo da popa do navio.
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object]
Às dificuldades, já indicadas na navegação da costa ocidental africana, juntavam-se os relatos fantasiosos e assustadores sobre o fim do mundo que se abria no interior de África, região povoada por criaturas fantásticas e demoníacas.
Estes relatos, alimentados pela imaginação e pelo medo colectivo do desconhecido, eram habilmente difundidos e aproveitados pelos Árabes, para manterem os Europeus afastados das áreas e riquezas que controlavam comercialmente.
Antes de se aventurarem em viagens mais ambiciosas, sob orientação do Infante D. Henrique, são redescobertos os arquipélagos da Madeira (1419) e dos Açores (1427), conhecidos desde a Antiguidade mas nunca colonizados. Estas ilhas constituíram  um porto de escala em viagens mais longas à África, Índia e Brasil. Aí se repararam velas, mastros e se abasteceram as caravelas de água e mantimentos.
E principalmente ,aí se produziram os cereais que ajudariam a  alimentar o Reino ( Açores), e o açúcar  e o vinho que ajudariam a financiar os empreendimentos Atlânticos ( Madeira ). Mas os Açores e a Madeira constituíram,  sobretudo, um laboratório onde as novas técnicas e instrumentos de navegação foram testados pelos Portugueses com êxito.
[object Object]
… a Ordem Militar de Cristo, herdeira  dos  bens e segredos da Ordem dos Templários, que perseguida  por toda a Europa, a mando de Filipe “ O Belo” rei de França, e extinta por decreto papal, fez de Portugal e da região de Tomar , o seu ultimo reduto.  A história dos Templários ,é uma história ainda hoje povoada de enigmas e mistérios.  OS TEMPLÁRIOS
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],A Execução dos Templários
[object Object],[object Object],[object Object],SELO DA ORDEM DO TEMPLO
[object Object],[object Object],A Influencia dos Templários no mundo
[object Object],[object Object],FILIPE IV “ O BELO” Mestre Templário
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object]
De volta às descobertas, no tempo do Infante, Pedro de Cintra (1460) chega bem longe, navegando até terras a que os navegadores chamaram  “ Serra Leoa”.Para sul ficava  ainda o desconhecido.
Mas com a morte do Infante, volta o predomínio da via das conquistas Africanas, e as viagens marítimas para sul são confiadas a um burguês lisboeta, Fernão Gomes, a troco de benefícios e direitos comerciais sobre as áreas descobertas.
Com D. João II, é restabelecido o controle pela Coroa  das viagens Africanas e o Monopólio do  comércio e das riquezas encontradas. São criadas várias Feitorias, como as da Mina e Arguim, onde se centralizava o comércio do ouro, escravos e marfim. Corsários portugueses patrulham a costa africana e afundam os navios dos reinos rivais. Os Padrões graníticos, ou na falta deles ,  as inscrições nas rochas, atestavam os direitos de Portugal nas áreas “descobertas”.
Diogo Cão é enviado pelo rei para explorar o litoral africano a sul do Equador.  Atingir o extremo sul de África era o principal objectivo.
[object Object],[object Object],[object Object],CHEGADA A CALECUTE DE PÊRO DA COVILHÃ  O” Prestes João”
Afonso Paiva logo descobre que o lendário  e poderoso Prestes João não passava, afinal, de um pobre chefe tribal Cristão que tentava apenas sobreviver, entalado num mundo de crenças diferentes e muitas vezes hostis. Nada preocupado com a ambição e ganâncias desta nova gente, o “Prestes  João” foi de pouco préstimo para as intenções dos portugueses. O Reino do Prestes João
[object Object],[object Object],O Trajecto de Pêro da Covilhã
Em 1488, Bartolomeu Dias ultrapassa finalmente o Cabo das Tormentas, logo rebaptizado por D. João II como Cabo da Boa – Esperança. Tinham sido vencidos os ventos, as marés e o próprio Adamastor. O Atlântico e o Índico ligavam-se pela primeira vez.  E todo o mundo conhecido estava agora mais facilmente em contacto.
Pouco tempo depois, D. João II recebe um navegador de origem veneziana, chamado Cristóvão Colombo que defendia, com base em cálculos de cartógrafos italianos, ser possível atingir a Índia por Ocidente, e que esse seria mesmo o trajecto mais curto e seguro.
[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],Colombo na América
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Imperialismo e Colonialismo no século XIX
Imperialismo e Colonialismo no século XIXImperialismo e Colonialismo no século XIX
Imperialismo e Colonialismo no século XIXAna Barreiros
 
A Expansão marítima
A Expansão marítimaA Expansão marítima
A Expansão marítimacattonia
 
A Europa cristã nos séculos VI a IX
A Europa cristã nos séculos VI a IXA Europa cristã nos séculos VI a IX
A Europa cristã nos séculos VI a IXPatrícia Morais
 
O império português
O império portuguêsO império português
O império portuguêsCarla Freitas
 
Romanização em Portugal
Romanização em Portugal   Romanização em Portugal
Romanização em Portugal Filipa Silva
 
Conseq expansao
Conseq expansaoConseq expansao
Conseq expansaocattonia
 
História A Módulo 5 Unidades 4 e 5
História A Módulo 5 Unidades 4 e 5História A Módulo 5 Unidades 4 e 5
História A Módulo 5 Unidades 4 e 5Andreia Pacheco
 
Condições e motivações da expansão portuguesa
Condições e motivações da expansão portuguesaCondições e motivações da expansão portuguesa
Condições e motivações da expansão portuguesaMaria Gomes
 
Invasoes barbaras
Invasoes barbarasInvasoes barbaras
Invasoes barbarascattonia
 
Os muçulmanos na península ibérica
Os muçulmanos na península ibéricaOs muçulmanos na península ibérica
Os muçulmanos na península ibéricaAnabela Sobral
 
O império português e a concorrência internacional
O império português e a concorrência internacionalO império português e a concorrência internacional
O império português e a concorrência internacionalcattonia
 
F3 a cultura e o iluminismo em portugal
F3 a cultura e o iluminismo em portugalF3 a cultura e o iluminismo em portugal
F3 a cultura e o iluminismo em portugalVítor Santos
 
As Grandes Navegações - 7º Ano (2018)
As Grandes Navegações - 7º Ano (2018)As Grandes Navegações - 7º Ano (2018)
As Grandes Navegações - 7º Ano (2018)Nefer19
 
Revolução liberal portuguesa de1820
Revolução liberal portuguesa de1820Revolução liberal portuguesa de1820
Revolução liberal portuguesa de1820Maria Gomes
 
O quadro económico e demográfico xii xiv
O quadro económico e demográfico xii xivO quadro económico e demográfico xii xiv
O quadro económico e demográfico xii xivcattonia
 

Was ist angesagt? (20)

Imperialismo e Colonialismo no século XIX
Imperialismo e Colonialismo no século XIXImperialismo e Colonialismo no século XIX
Imperialismo e Colonialismo no século XIX
 
Colonização do Brasil
Colonização do BrasilColonização do Brasil
Colonização do Brasil
 
A Expansão marítima
A Expansão marítimaA Expansão marítima
A Expansão marítima
 
Mercantilismo
MercantilismoMercantilismo
Mercantilismo
 
A Europa cristã nos séculos VI a IX
A Europa cristã nos séculos VI a IXA Europa cristã nos séculos VI a IX
A Europa cristã nos séculos VI a IX
 
O império português
O império portuguêsO império português
O império português
 
Romanização em Portugal
Romanização em Portugal   Romanização em Portugal
Romanização em Portugal
 
Revolução americana
Revolução americanaRevolução americana
Revolução americana
 
Conseq expansao
Conseq expansaoConseq expansao
Conseq expansao
 
História A Módulo 5 Unidades 4 e 5
História A Módulo 5 Unidades 4 e 5História A Módulo 5 Unidades 4 e 5
História A Módulo 5 Unidades 4 e 5
 
Condições e motivações da expansão portuguesa
Condições e motivações da expansão portuguesaCondições e motivações da expansão portuguesa
Condições e motivações da expansão portuguesa
 
Invasoes barbaras
Invasoes barbarasInvasoes barbaras
Invasoes barbaras
 
Os muçulmanos na península ibérica
Os muçulmanos na península ibéricaOs muçulmanos na península ibérica
Os muçulmanos na península ibérica
 
O mercantilismo
O mercantilismoO mercantilismo
O mercantilismo
 
O império português e a concorrência internacional
O império português e a concorrência internacionalO império português e a concorrência internacional
O império português e a concorrência internacional
 
F3 a cultura e o iluminismo em portugal
F3 a cultura e o iluminismo em portugalF3 a cultura e o iluminismo em portugal
F3 a cultura e o iluminismo em portugal
 
Segunda guerra
Segunda guerraSegunda guerra
Segunda guerra
 
As Grandes Navegações - 7º Ano (2018)
As Grandes Navegações - 7º Ano (2018)As Grandes Navegações - 7º Ano (2018)
As Grandes Navegações - 7º Ano (2018)
 
Revolução liberal portuguesa de1820
Revolução liberal portuguesa de1820Revolução liberal portuguesa de1820
Revolução liberal portuguesa de1820
 
O quadro económico e demográfico xii xiv
O quadro económico e demográfico xii xivO quadro económico e demográfico xii xiv
O quadro económico e demográfico xii xiv
 

Andere mochten auch

A política expansionista de D. João II e a rivalidade luso castelhana1
A política expansionista de D. João II e a rivalidade luso castelhana1A política expansionista de D. João II e a rivalidade luso castelhana1
A política expansionista de D. João II e a rivalidade luso castelhana1Maria Gomes
 
Expansão a partir de D. João II
Expansão a partir de D. João IIExpansão a partir de D. João II
Expansão a partir de D. João IILucilia Fonseca
 
Crises e revolução no século XIV e expansionismo europeu
Crises e revolução no século XIV e expansionismo europeu Crises e revolução no século XIV e expansionismo europeu
Crises e revolução no século XIV e expansionismo europeu inessalgado
 
Da UniãO Ibérica a D. João V
Da UniãO Ibérica a D. João VDa UniãO Ibérica a D. João V
Da UniãO Ibérica a D. João VSandra Sousa
 
Apontamentos HistóRia 8º Ano
Apontamentos HistóRia 8º AnoApontamentos HistóRia 8º Ano
Apontamentos HistóRia 8º Anoturma8bjoaofranco
 
Política expansionista de D. João II
Política expansionista de D. João IIPolítica expansionista de D. João II
Política expansionista de D. João IIMaria Gomes
 
Os imperios peninsulares
Os imperios peninsularesOs imperios peninsulares
Os imperios peninsularesSusana Simões
 
Os motivos que levaram à expansão portuguesa
Os motivos que levaram à expansão portuguesaOs motivos que levaram à expansão portuguesa
Os motivos que levaram à expansão portuguesaMaria Gomes
 
Cefet/Coltec Aula 8 Especial: Pronomes
Cefet/Coltec Aula 8  Especial: PronomesCefet/Coltec Aula 8  Especial: Pronomes
Cefet/Coltec Aula 8 Especial: PronomesProfFernandaBraga
 
Aula Consciência Negra
Aula Consciência NegraAula Consciência Negra
Aula Consciência Negraniedila
 
Colocação pronominal
Colocação pronominalColocação pronominal
Colocação pronominalEwerton Alves
 
Dia nacional da consciência negra
Dia nacional da consciência negraDia nacional da consciência negra
Dia nacional da consciência negraCarlos Thiago
 

Andere mochten auch (20)

A política expansionista de D. João II e a rivalidade luso castelhana1
A política expansionista de D. João II e a rivalidade luso castelhana1A política expansionista de D. João II e a rivalidade luso castelhana1
A política expansionista de D. João II e a rivalidade luso castelhana1
 
Expansão a partir de D. João II
Expansão a partir de D. João IIExpansão a partir de D. João II
Expansão a partir de D. João II
 
8ª classe
8ª classe8ª classe
8ª classe
 
Ppt os descobrimentos
Ppt os descobrimentosPpt os descobrimentos
Ppt os descobrimentos
 
Crises e revolução no século XIV e expansionismo europeu
Crises e revolução no século XIV e expansionismo europeu Crises e revolução no século XIV e expansionismo europeu
Crises e revolução no século XIV e expansionismo europeu
 
Da UniãO Ibérica a D. João V
Da UniãO Ibérica a D. João VDa UniãO Ibérica a D. João V
Da UniãO Ibérica a D. João V
 
Apontamentos HistóRia 8º Ano
Apontamentos HistóRia 8º AnoApontamentos HistóRia 8º Ano
Apontamentos HistóRia 8º Ano
 
Slides Grandes Navegações
Slides Grandes Navegações Slides Grandes Navegações
Slides Grandes Navegações
 
Política expansionista de D. João II
Política expansionista de D. João IIPolítica expansionista de D. João II
Política expansionista de D. João II
 
Os imperios peninsulares
Os imperios peninsularesOs imperios peninsulares
Os imperios peninsulares
 
Os motivos que levaram à expansão portuguesa
Os motivos que levaram à expansão portuguesaOs motivos que levaram à expansão portuguesa
Os motivos que levaram à expansão portuguesa
 
Cefet/Coltec Aula 8 Especial: Pronomes
Cefet/Coltec Aula 8  Especial: PronomesCefet/Coltec Aula 8  Especial: Pronomes
Cefet/Coltec Aula 8 Especial: Pronomes
 
Palestra 20 o negro
Palestra 20 o negroPalestra 20 o negro
Palestra 20 o negro
 
Aula Consciência Negra
Aula Consciência NegraAula Consciência Negra
Aula Consciência Negra
 
Vai desistir.. pense_bem!
Vai desistir.. pense_bem!Vai desistir.. pense_bem!
Vai desistir.. pense_bem!
 
Povos antigos da africa
Povos antigos da africaPovos antigos da africa
Povos antigos da africa
 
Colocação pronominal
Colocação pronominalColocação pronominal
Colocação pronominal
 
Sociedades Africanas Medievais
Sociedades Africanas MedievaisSociedades Africanas Medievais
Sociedades Africanas Medievais
 
Dia nacional da consciência negra
Dia nacional da consciência negraDia nacional da consciência negra
Dia nacional da consciência negra
 
Civilização africana
Civilização africanaCivilização africana
Civilização africana
 

Ähnlich wie A expansão portuguesa: conquistas africanas e descobertas marítimas

A Expansão Portuguesa1
A Expansão Portuguesa1A Expansão Portuguesa1
A Expansão Portuguesa1guest59219f5
 
A Expansão Portuguesa
A Expansão PortuguesaA Expansão Portuguesa
A Expansão PortuguesaZé Mário
 
Expansão Marítima Portuguesa: Ilhas atlânticas e Marrocos
Expansão Marítima Portuguesa: Ilhas atlânticas e MarrocosExpansão Marítima Portuguesa: Ilhas atlânticas e Marrocos
Expansão Marítima Portuguesa: Ilhas atlânticas e MarrocosFabiana Léo
 
A expansao portuguesa
A expansao portuguesaA expansao portuguesa
A expansao portuguesajosepinho
 
Século XIV até século XVI
Século XIV até século XVISéculo XIV até século XVI
Século XIV até século XVICatarina Sequeira
 
O expansionismo europeu
O expansionismo europeuO expansionismo europeu
O expansionismo europeuEspaço Emrc
 
Descobrimentos portugueses mip
Descobrimentos portugueses mipDescobrimentos portugueses mip
Descobrimentos portugueses mipCristina Alves
 
Apontamentos historia a expansão marítima portuguesa
Apontamentos historia a expansão marítima portuguesaApontamentos historia a expansão marítima portuguesa
Apontamentos historia a expansão marítima portuguesaMarta Pacheco
 
A abertura ao mundo - expansão
A abertura ao mundo -  expansãoA abertura ao mundo -  expansão
A abertura ao mundo - expansãoLucilia Fonseca
 
A abertura ao mundo expansão
A abertura ao mundo  expansãoA abertura ao mundo  expansão
A abertura ao mundo expansãoLucilia Fonseca
 
A Expansão Portuguesa
A Expansão PortuguesaA Expansão Portuguesa
A Expansão Portuguesaguestc2bc4c
 
Rumos da expansão quatrocentista
Rumos da expansão quatrocentistaRumos da expansão quatrocentista
Rumos da expansão quatrocentistaimmss
 
re82121_euvez5_pp_expansao.pptx
re82121_euvez5_pp_expansao.pptxre82121_euvez5_pp_expansao.pptx
re82121_euvez5_pp_expansao.pptxngelaMendes10
 
MARCO DE POSSE DO BRASIL
MARCO DE POSSE DO BRASILMARCO DE POSSE DO BRASIL
MARCO DE POSSE DO BRASILJonasblog
 

Ähnlich wie A expansão portuguesa: conquistas africanas e descobertas marítimas (20)

A Expansão Portuguesa1
A Expansão Portuguesa1A Expansão Portuguesa1
A Expansão Portuguesa1
 
A Expansão Portuguesa
A Expansão PortuguesaA Expansão Portuguesa
A Expansão Portuguesa
 
A Colonizaçâo
A  ColonizaçâoA  Colonizaçâo
A Colonizaçâo
 
Expansão Marítima Portuguesa: Ilhas atlânticas e Marrocos
Expansão Marítima Portuguesa: Ilhas atlânticas e MarrocosExpansão Marítima Portuguesa: Ilhas atlânticas e Marrocos
Expansão Marítima Portuguesa: Ilhas atlânticas e Marrocos
 
A expansao portuguesa
A expansao portuguesaA expansao portuguesa
A expansao portuguesa
 
A Expansão Portuguesa
A Expansão Portuguesa A Expansão Portuguesa
A Expansão Portuguesa
 
A expansao portuguesa 01
A expansao portuguesa 01A expansao portuguesa 01
A expansao portuguesa 01
 
A expansao portuguesa 01
A expansao portuguesa 01A expansao portuguesa 01
A expansao portuguesa 01
 
Século XIV até século XVI
Século XIV até século XVISéculo XIV até século XVI
Século XIV até século XVI
 
O expansionismo europeu
O expansionismo europeuO expansionismo europeu
O expansionismo europeu
 
Descobrimentos portugueses mip
Descobrimentos portugueses mipDescobrimentos portugueses mip
Descobrimentos portugueses mip
 
Apontamentos historia a expansão marítima portuguesa
Apontamentos historia a expansão marítima portuguesaApontamentos historia a expansão marítima portuguesa
Apontamentos historia a expansão marítima portuguesa
 
Aminhaescola.net
Aminhaescola.netAminhaescola.net
Aminhaescola.net
 
A abertura ao mundo - expansão
A abertura ao mundo -  expansãoA abertura ao mundo -  expansão
A abertura ao mundo - expansão
 
A abertura ao mundo expansão
A abertura ao mundo  expansãoA abertura ao mundo  expansão
A abertura ao mundo expansão
 
A Expansão Portuguesa
A Expansão PortuguesaA Expansão Portuguesa
A Expansão Portuguesa
 
Expansão Marítima
Expansão MarítimaExpansão Marítima
Expansão Marítima
 
Rumos da expansão quatrocentista
Rumos da expansão quatrocentistaRumos da expansão quatrocentista
Rumos da expansão quatrocentista
 
re82121_euvez5_pp_expansao.pptx
re82121_euvez5_pp_expansao.pptxre82121_euvez5_pp_expansao.pptx
re82121_euvez5_pp_expansao.pptx
 
MARCO DE POSSE DO BRASIL
MARCO DE POSSE DO BRASILMARCO DE POSSE DO BRASIL
MARCO DE POSSE DO BRASIL
 

A expansão portuguesa: conquistas africanas e descobertas marítimas

  • 1. A EXPANSÃO PORTUGUESA
  • 2. 1 - A EXPANSÃO TERRITORIAL As Conquistas Africanas Feita a Paz com Castela, anos após a vitória, na Batalha de Aljubarrota, D. João I tem agora em mãos o governo de um país empobrecido e endividado pela guerra. Para consolidar as relações de amizade entre os dois países cristãos, D. João I propõe ao rei de Castela uma expedição militar conjunta ao Norte de África - Ceuta - para vingar humilhações passadas e, através da ocupação territorial e do saque das praças conquistadas, minorar os problemas económicos dos dois reinos. Perante a hesitação do rei castelhano, mas com o apoio de todos os grupos sociais do reino, D. João decide avançar sozinho com o projecto que a todos parecia beneficiar.
  • 3. A Nobreza que pretendia cobrir-se de glórias e arrecadar o saque das conquistas. O Clero que ao estabelecer-se numa região pagã aumentaria o seu poder e influência. A Burguesia que pensava obter grandes lucros com o controle do comércio com o Oriente que cruzava a cidade. O Povo que passava fome e via no domínio das áreas cerealíferas que rodeavam a cidade, a solução para as suas dificuldades. O Rei que via na expedição a Ceuta, uma forma de resolver os problemas económicos e sociais do reino, apoderando-se das minas de ouro da região , unindo em torno de um objectivo nacional todas as classes sociais.
  • 4.
  • 5.
  • 6.
  • 7.
  • 8.
  • 9.
  • 10.
  • 11. 2 – A EXPANSÃO MARÍTIMA A Costa Ocidental Africana O novo rumo defendido pelo Povo, pela Burguesia e pelos sectores menos conservadores da Nobreza, teve no infante D. Henrique o seu mais entusiástico defensor junto do Rei e foi ganhando novos apoiantes à medida que a politica de conquista em África, feita de meias vitórias e meias derrotas, tardava em dar frutos. Assim, apesar de não ter sido abandonada a política de conquistas territoriais defendida pela Nobreza e pelo Clero, era agora por mar que se pretendiam atingir as terras e as riquezas que o reino ambicionava.
  • 12.
  • 13. E a sul ficava África – o continente infiel e desconhecido, na sua maior parte, pelos Europeus. A Índia nunca foi, de facto, até D. João I, o objectivo final das descobertas Portuguesas. Até então tratava-se apenas de ir cada vez mais longe, mais para sul e aproveitar as riquezas e oportunidades que surgiam.
  • 14. A chegada à Índia como objectivo previamente interiorizado e pacientemente planeado na austera e lendária” Escola de Sagres” foi, como esta , durante muito tempo um mito da nossa História oficial.
  • 15.
  • 16.
  • 17. Na época, a navegação fazia-se de porto em porto sem perder de vista a costa, pois os marinheiros tinham dificuldade em orientar-se no alto-mar .E de vez em quando paravam, aportando em regiões em que estabeleciam marcos indicadores da de distância baseados na velocidade de uma navegação com ventos e condições normais. A navegação era também determinada pela orientação dos ventos. Navegar com ventos contrários era impossível.
  • 18. Quando tal acontecia, era necessário baixar velas, recorrer aos remos ou esperar por ventos favoráveis. As viagens Africanas só se tornaram possíveis ultrapassadas estas duas principais dificuldades. A Caravela e o Astrolábio , devedores da herança romana e árabe, são exemplos da capacidade dos portugueses da época, em assimilar, transformar e dar novos usos a diferentes saberes.
  • 19.
  • 20. Por triangulações ou “bordejamentos”, as velas da caravela eram orientadas de acordo com a direcção e força do vento, permitindo ao barco atingir com o menor número de desvios, o trajecto pretendido.
  • 21. O INTERIOR DA CARAVELA
  • 22.
  • 23. O alto valor da carga que transportavam tornavam-nas num alvo cobiçado por corsários e piratas. Por isso, as naus eram defendidas por várias peças de artilharia distribuídas lateralmente pelo casco, e junto da proa e do castelo da popa do navio.
  • 24.
  • 25.
  • 26.
  • 27. Às dificuldades, já indicadas na navegação da costa ocidental africana, juntavam-se os relatos fantasiosos e assustadores sobre o fim do mundo que se abria no interior de África, região povoada por criaturas fantásticas e demoníacas.
  • 28. Estes relatos, alimentados pela imaginação e pelo medo colectivo do desconhecido, eram habilmente difundidos e aproveitados pelos Árabes, para manterem os Europeus afastados das áreas e riquezas que controlavam comercialmente.
  • 29. Antes de se aventurarem em viagens mais ambiciosas, sob orientação do Infante D. Henrique, são redescobertos os arquipélagos da Madeira (1419) e dos Açores (1427), conhecidos desde a Antiguidade mas nunca colonizados. Estas ilhas constituíram um porto de escala em viagens mais longas à África, Índia e Brasil. Aí se repararam velas, mastros e se abasteceram as caravelas de água e mantimentos.
  • 30. E principalmente ,aí se produziram os cereais que ajudariam a alimentar o Reino ( Açores), e o açúcar e o vinho que ajudariam a financiar os empreendimentos Atlânticos ( Madeira ). Mas os Açores e a Madeira constituíram, sobretudo, um laboratório onde as novas técnicas e instrumentos de navegação foram testados pelos Portugueses com êxito.
  • 31.
  • 32. … a Ordem Militar de Cristo, herdeira dos bens e segredos da Ordem dos Templários, que perseguida por toda a Europa, a mando de Filipe “ O Belo” rei de França, e extinta por decreto papal, fez de Portugal e da região de Tomar , o seu ultimo reduto. A história dos Templários ,é uma história ainda hoje povoada de enigmas e mistérios. OS TEMPLÁRIOS
  • 33.
  • 34.
  • 35.
  • 36.
  • 37.
  • 38.
  • 39.
  • 40.
  • 41. De volta às descobertas, no tempo do Infante, Pedro de Cintra (1460) chega bem longe, navegando até terras a que os navegadores chamaram “ Serra Leoa”.Para sul ficava ainda o desconhecido.
  • 42. Mas com a morte do Infante, volta o predomínio da via das conquistas Africanas, e as viagens marítimas para sul são confiadas a um burguês lisboeta, Fernão Gomes, a troco de benefícios e direitos comerciais sobre as áreas descobertas.
  • 43. Com D. João II, é restabelecido o controle pela Coroa das viagens Africanas e o Monopólio do comércio e das riquezas encontradas. São criadas várias Feitorias, como as da Mina e Arguim, onde se centralizava o comércio do ouro, escravos e marfim. Corsários portugueses patrulham a costa africana e afundam os navios dos reinos rivais. Os Padrões graníticos, ou na falta deles , as inscrições nas rochas, atestavam os direitos de Portugal nas áreas “descobertas”.
  • 44. Diogo Cão é enviado pelo rei para explorar o litoral africano a sul do Equador. Atingir o extremo sul de África era o principal objectivo.
  • 45.
  • 46. Afonso Paiva logo descobre que o lendário e poderoso Prestes João não passava, afinal, de um pobre chefe tribal Cristão que tentava apenas sobreviver, entalado num mundo de crenças diferentes e muitas vezes hostis. Nada preocupado com a ambição e ganâncias desta nova gente, o “Prestes João” foi de pouco préstimo para as intenções dos portugueses. O Reino do Prestes João
  • 47.
  • 48. Em 1488, Bartolomeu Dias ultrapassa finalmente o Cabo das Tormentas, logo rebaptizado por D. João II como Cabo da Boa – Esperança. Tinham sido vencidos os ventos, as marés e o próprio Adamastor. O Atlântico e o Índico ligavam-se pela primeira vez. E todo o mundo conhecido estava agora mais facilmente em contacto.
  • 49. Pouco tempo depois, D. João II recebe um navegador de origem veneziana, chamado Cristóvão Colombo que defendia, com base em cálculos de cartógrafos italianos, ser possível atingir a Índia por Ocidente, e que esse seria mesmo o trajecto mais curto e seguro.
  • 50.
  • 51.
  • 52.
  • 53.