SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 28
Alterações na atmosfera e suas implicações
Qual a importância da atmosfera? A atmosfera é a camada gasosa que envolve o globo terrestre e o acompanha nos seus movimentos de rotação e translação, constituindo, assim, um elemento vital para a vida no nosso planeta. Proporciona os gases necessários à respiração e à fotossíntese  Evita que uma parte significativa dos meteoritos e das radiações solares prejudiciais à vida atinjam a superfície terrestre É responsável pelo equilíbrio térmico
Qual a composição da atmosfera? ,[object Object],Apesar de existirem em pequenas percentagens na atmosfera: o dióxido de carbono é importantíssimo na manutenção da temperatura na Terra;  o vapor de água mantém a temperatura e permite a precipitação; o ozono absorve a maior parte das radiações solares nocivas ao Homem.
Qual a estrutura da atmosfera? ,[object Object],[object Object],[object Object]
Quais são os principais impactos da actividade humana no ar? A modificação das práticas produtivas levou, no século XIX, ao aumento das emissões gasosas para a atmosfera. Revolução Industrial  Estes gases podem provocar não só problemas de saúde humana, afectando a qualidade de vida, como causar danos a outras formas de vida e a materiais diversos.
Os contaminantes podem ser divididos em duas classes: Quais são as principais fontes dos contaminantes atmosféricos? Secundários Primários A queima dos combustíveis fósseis (derivados do petróleo) pelos veículos motorizados, ou pela indústria (produção de energia) é a principal fonte de poluição atmosférica. Resultam directamente da combustão ou evaporação dos combustíveis fósseis, ou de fontes naturais (vulcões, etc.). Resultam da reacção dos contaminantes primários na atmosfera, pela acção da luz solar.
Porque se diz que a poluição atmosférica tem um impacto global? A circulação do ar (ventos) faz com que a poluição atmosférica, mesmo quando originada por fontes locais, atinja facilmente uma dimensão regional ou global. Os problemas com impacto global no planeta provocados pela poluição atmosférica são: O aquecimento global As chuvas ácidas A redução da camada do ozono
Quando é que uma chuva é considerada ácida? A chuva normal tem um pH entre 5,6 e 7 (à temperatura de 25 ºC), que é levemente ácido. Essa acidez natural é causada pela dissociação do dióxido de carbono em água com formação de ácido carbónico, segundo a reacção:   Com o aumento da emissão de gases poluentes de origem antrópica, dá-se uma acidificação da água da chuva e o seu pH atinge valores inferiores a 5,6, falando-se, então, de  “chuva ácida” .
Como se formam as chuvas ácidas na atmosfera? Uma vez formados, estes ácidos altamente corrosivos precipitam na superfície terrestre Reagem com o vapor de água atmosférico O dióxido de enxofre e os óxidos de azoto são libertados para a atmosfera sobretudo pela queima de combustíveis fósseis em centrais termoeléctricas, indústria e transportes rodoviários originam Ácido sulfúrico Ácido  nítrico
Quais são os principais impactos das chuvas ácidas nos  ecossistemas? Acidificação dos solos Os solos perdem fertilidade, tornando-se menos produtivos. Além disso, a sua acidez afecta o desenvolvimento das plantas, que  começam a morrer. Acidificação dos rios e lagos O pH reduzido afecta o desenvolvimento dos organismos aquáticos, principalmente ao nível dos processos reprodutivos, que acabam por desaparecer progressivamente. As emissões gasosas provocam um aumento da acidez das precipitações (água, neve, etc.), que afectam globalmente os ecossistemas.
Quais os efeitos das chuvas ácidas sobre as plantas? Destruição da vegetação As chuvas ácidas também contribuem para a desflorestação e para a destruição de culturas, com consequentes prejuízos agrícolas, através do ataque dos poluentes directamente às folhas das árvores . Resultado:  A planta regada com vinagre fica amarelada e as suas folhas caem (desfoliação), enquanto que a planta regada com água destilada continua saudável. Experiência:  Simular a acidez e o seu efeito sobre as plantas Duas plantas idênticas, submetidas às mesmas condições ambientais, foram regadas durante duas semanas, uma com água destilada e a outra com vinagre.
Que outros impactos têm as chuvas ácidas? Destruição do património Edifícios, estátuas e monumentos ficam corroídos quando sujeitos  às chuvas ácidas (reacção da chuva ácida com mármores e materiais calcários). Prejuízos para a saúde humana O consumo de águas ou de espécies atacadas pelas chuvas ácidas provoca problemas graves a nível neurológico.
Como minimizar as chuvas ácidas? Diminuir as emissões de dióxido de enxofre ,[object Object],[object Object],Diminuir as emissões de óxidos de azoto ,[object Object]
O que é o efeito de estufa?
Quais são os impactos da poluição no efeito de estufa? O aumento da emissão de gases com efeito de estufa provoca um aumento da temperatura média do planeta, com efeitos ao nível do clima e de todos os ecossistemas. A concentração dos gases com efeito de estufa tem vindo a aumentar em resultado da intensiva queima de combustíveis fósseis.
Que alterações climáticas provoca o aquecimento global? Degelo dos glaciares existentes nas regiões polares e nas áreas montanhosas 1978 2006
Que alterações climáticas provoca o aquecimento global? Subida do nível das águas do mar, devido: ao degelo das calotes polares e dos glaciares das áreas montanhosas; à dilatação térmica dos oceanos (aumento do volume da água devido à diminuição da sua densidade, causada pelo aumento da temperatura).
Ocorrência de situações meteorológicas extremas: Desertificação Ondas de calor Secas Aumentam o risco de incêndio, destruindo a vegetação e acelerando a erosão dos solos Que alterações climáticas provoca o aquecimento global? Uma maior ocorrência de tempestades e inundações
Qual o impacto do aquecimento global na biodiversidade do  nosso planeta? Desaparecimento de espécies animais e vegetais que vivem em regiões costeiras e/ou geladas Branqueamento dos corais sob o efeito do aquecimento da água do mar Acréscimo de riscos para a saúde humana devido a uma maior proliferação de doenças infecciosas
Reduzir as emissões de dióxido de carbono ,[object Object],[object Object],[object Object],Como reduzir o efeito de estufa?
Como reduzir o efeito de estufa? ,[object Object]
Como se forma o ozono estratosférico? O ozono é uma molécula triatómica, constituída por três átomos de oxigénio. A sua formação dá-se por acção dos raios ultravioleta, que provocam a fotodissociação do oxigénio molecular, dando origem a dois átomos de oxigénio:  O ozono estratosférico está continuamente a ser elaborado e destruído, havendo um  equilíbrio entre o valor de produção e o valor de destruição.  Quando um átomo de oxigénio se combina com uma molécula de oxigénio origina o ozono:
Como se processa a destruição da camada de ozono?
Como se explica o buraco do ozono sobre a Antárctida? À perda sazonal de ozono durante a Primavera na Antárctida foi chamado o “buraco do ozono”. O ozono atinge valores inferiores a 220 unidades Dobson, o que está relacionado com os seguintes factores: no Inverno, as temperaturas muito baixas originam nuvens polares estratosféricas com cristais de gelo contendo cloro; a destruição do ozono inicia-se quando o Sol reaparece na Antárctida, pois a radiação UV faz com que o cloro se liberte dos cristais de gelo e actue sobre o ozono;  em Novembro, as nuvens de cristais de gelo vaporizam e a concentração de ozono começa a regressar aos valores normais.
Quais são os impactos da redução da camada de ozono? O ozono é fundamental para impedir a passagem da maioria dos raios UV. A diminuição da camada de ozono implica modificações nos ecossistemas: alterações climáticas; diminuição da produção de  certas culturas; diminuição da produção  florestal; danos na vida aquática.
Deformações e atrofia Deficiências no sistema imunitário Quais são os impactos da redução da camada de ozono? Ao nível da saúde humana, os efeitos de uma maior exposição às radiações UV são devastadores: Lesões oculares (cataratas, etc.) Aparecimento de queimaduras e cancro da pele
Quais são os impactos da poluição na camada de ozono? Embora a camada de ozono se encontre em regressão, à superfície tem aumentado a concentração de ozono (ozono troposférico): É o principal constituinte do  smog  fotoquímico. Afecta os indivíduos (principalmente os que têm problemas respiratórios). O ozono é um gás muito tóxico para os organismos. Resulta da poluição e de reacções atmosféricas.
Como normalizar a camada de ozono? ,[object Object],Proibir a produção de CFC’s (clorofluorcarbonetos) Os maiores produtores de CFC Evolução do ozono estratosférico: efeito dos acordos internacionais

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Alterações Climáticas
Alterações ClimáticasAlterações Climáticas
Alterações Climáticaspicoalto
 
Metais pesados
Metais pesadosMetais pesados
Metais pesadosMayjö .
 
Energia Elétrica Aula
Energia Elétrica AulaEnergia Elétrica Aula
Energia Elétrica AulaProfessor
 
Meio ambiente e desenvolvimento sustentvel
Meio ambiente e desenvolvimento sustentvelMeio ambiente e desenvolvimento sustentvel
Meio ambiente e desenvolvimento sustentveljaneibe
 
Combustíveis Fósseis [8º ano]
Combustíveis Fósseis [8º ano] Combustíveis Fósseis [8º ano]
Combustíveis Fósseis [8º ano] Vivian Reis
 
O Aquecimento Global
O Aquecimento GlobalO Aquecimento Global
O Aquecimento GlobalMichele Pó
 
Efeito estufa e Aquecimento global
Efeito estufa e  Aquecimento globalEfeito estufa e  Aquecimento global
Efeito estufa e Aquecimento globalThiago Pontes
 
Grandes Problemas Ambientais
Grandes Problemas AmbientaisGrandes Problemas Ambientais
Grandes Problemas Ambientaislidia76
 
Aula 8 Principais drogas e seus efeitos
Aula 8 Principais drogas e seus efeitosAula 8 Principais drogas e seus efeitos
Aula 8 Principais drogas e seus efeitosAna Filadelfi
 
As alterações-climáticas
As alterações-climáticasAs alterações-climáticas
As alterações-climáticasAlcina Barbosa
 
Mudancas climaticas - INPE
Mudancas climaticas - INPEMudancas climaticas - INPE
Mudancas climaticas - INPEGuellity Marcel
 

Was ist angesagt? (20)

Alterações Climáticas
Alterações ClimáticasAlterações Climáticas
Alterações Climáticas
 
Metais pesados
Metais pesadosMetais pesados
Metais pesados
 
Energia Elétrica Aula
Energia Elétrica AulaEnergia Elétrica Aula
Energia Elétrica Aula
 
Efeito estufa
Efeito estufaEfeito estufa
Efeito estufa
 
Meio ambiente e desenvolvimento sustentvel
Meio ambiente e desenvolvimento sustentvelMeio ambiente e desenvolvimento sustentvel
Meio ambiente e desenvolvimento sustentvel
 
Gases poluentes
Gases poluentesGases poluentes
Gases poluentes
 
Espécies invasoras
Espécies invasorasEspécies invasoras
Espécies invasoras
 
Efeito estufa
Efeito estufaEfeito estufa
Efeito estufa
 
Combustíveis Fósseis [8º ano]
Combustíveis Fósseis [8º ano] Combustíveis Fósseis [8º ano]
Combustíveis Fósseis [8º ano]
 
Ciclo do oxigênio
Ciclo do oxigênioCiclo do oxigênio
Ciclo do oxigênio
 
Ppt aquecimento global
Ppt aquecimento globalPpt aquecimento global
Ppt aquecimento global
 
O Aquecimento Global
O Aquecimento GlobalO Aquecimento Global
O Aquecimento Global
 
Ciclo do carbono
Ciclo do carbonoCiclo do carbono
Ciclo do carbono
 
Efeito estufa e Aquecimento global
Efeito estufa e  Aquecimento globalEfeito estufa e  Aquecimento global
Efeito estufa e Aquecimento global
 
Grandes Problemas Ambientais
Grandes Problemas AmbientaisGrandes Problemas Ambientais
Grandes Problemas Ambientais
 
Aula 8 Principais drogas e seus efeitos
Aula 8 Principais drogas e seus efeitosAula 8 Principais drogas e seus efeitos
Aula 8 Principais drogas e seus efeitos
 
As alterações-climáticas
As alterações-climáticasAs alterações-climáticas
As alterações-climáticas
 
Problemas Ambientais
Problemas AmbientaisProblemas Ambientais
Problemas Ambientais
 
Mudancas climaticas - INPE
Mudancas climaticas - INPEMudancas climaticas - INPE
Mudancas climaticas - INPE
 
Problemas globais do meio ambiente
Problemas globais do meio ambienteProblemas globais do meio ambiente
Problemas globais do meio ambiente
 

Ähnlich wie Impactos da poluição atmosférica e alterações climáticas

Alterações na atmosfera
Alterações na atmosferaAlterações na atmosfera
Alterações na atmosferaMayjö .
 
Influência da atividade humana na temperatura e no clima
Influência da atividade humana na temperatura e no climaInfluência da atividade humana na temperatura e no clima
Influência da atividade humana na temperatura e no climahenriquemsg
 
51.2.poluição e degradação de recursos2013.pol atmosférica
51.2.poluição e degradação de recursos2013.pol atmosférica51.2.poluição e degradação de recursos2013.pol atmosférica
51.2.poluição e degradação de recursos2013.pol atmosféricaLeonor Vaz Pereira
 
Problemas Ambientais AtmosféRicos
Problemas Ambientais AtmosféRicosProblemas Ambientais AtmosféRicos
Problemas Ambientais AtmosféRicosguest13903fa1
 
Ambiente E Sociedade Atmosfera Parte II
Ambiente E Sociedade Atmosfera Parte IIAmbiente E Sociedade Atmosfera Parte II
Ambiente E Sociedade Atmosfera Parte IIPedui
 
Poluicao_atmosferica.ppt
Poluicao_atmosferica.pptPoluicao_atmosferica.ppt
Poluicao_atmosferica.pptIsabelMaria77
 
Poluicao_atmosferica.ppt
Poluicao_atmosferica.pptPoluicao_atmosferica.ppt
Poluicao_atmosferica.pptIsabelMaria77
 
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemasPerturbações no equilíbrio dos ecossistemas
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemasCarla Ramalho
 
Pertubnosecossistemas 8cap1011 powerpoint
Pertubnosecossistemas 8cap1011 powerpointPertubnosecossistemas 8cap1011 powerpoint
Pertubnosecossistemas 8cap1011 powerpointCarla Ramalho
 
Poluição e desertificao final
Poluição e desertificao finalPoluição e desertificao final
Poluição e desertificao finalbfp1997
 
Problemas Atmosféricos e Geopolítica da Água
Problemas Atmosféricos e Geopolítica da ÁguaProblemas Atmosféricos e Geopolítica da Água
Problemas Atmosféricos e Geopolítica da ÁguaRogério Bartilotti
 
Poluição atmosférica
Poluição atmosféricaPoluição atmosférica
Poluição atmosféricameninas9d
 
Problemas atmosféricos
Problemas atmosféricosProblemas atmosféricos
Problemas atmosféricosEliena Leal
 
Trabalho ciências. adriana, catarina, josé
Trabalho ciências. adriana, catarina, josé Trabalho ciências. adriana, catarina, josé
Trabalho ciências. adriana, catarina, josé Adriana Monteiro
 
A poluição na atmosfera
A poluição na atmosferaA poluição na atmosfera
A poluição na atmosferaSandra Alves
 

Ähnlich wie Impactos da poluição atmosférica e alterações climáticas (20)

Alterações na atmosfera
Alterações na atmosferaAlterações na atmosfera
Alterações na atmosfera
 
Chuvas ácidas
Chuvas ácidasChuvas ácidas
Chuvas ácidas
 
Influência da atividade humana na temperatura e no clima
Influência da atividade humana na temperatura e no climaInfluência da atividade humana na temperatura e no clima
Influência da atividade humana na temperatura e no clima
 
51.2.poluição e degradação de recursos2013.pol atmosférica
51.2.poluição e degradação de recursos2013.pol atmosférica51.2.poluição e degradação de recursos2013.pol atmosférica
51.2.poluição e degradação de recursos2013.pol atmosférica
 
Problemas Ambientais AtmosféRicos
Problemas Ambientais AtmosféRicosProblemas Ambientais AtmosféRicos
Problemas Ambientais AtmosféRicos
 
Ambiente E Sociedade Atmosfera Parte II
Ambiente E Sociedade Atmosfera Parte IIAmbiente E Sociedade Atmosfera Parte II
Ambiente E Sociedade Atmosfera Parte II
 
Poluicao_atmosferica.ppt
Poluicao_atmosferica.pptPoluicao_atmosferica.ppt
Poluicao_atmosferica.ppt
 
Poluicao_atmosferica.ppt
Poluicao_atmosferica.pptPoluicao_atmosferica.ppt
Poluicao_atmosferica.ppt
 
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemasPerturbações no equilíbrio dos ecossistemas
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas
 
Pertubnosecossistemas 8cap1011 powerpoint
Pertubnosecossistemas 8cap1011 powerpointPertubnosecossistemas 8cap1011 powerpoint
Pertubnosecossistemas 8cap1011 powerpoint
 
Poluição e desertificao final
Poluição e desertificao finalPoluição e desertificao final
Poluição e desertificao final
 
Problemas Atmosféricos e Geopolítica da Água
Problemas Atmosféricos e Geopolítica da ÁguaProblemas Atmosféricos e Geopolítica da Água
Problemas Atmosféricos e Geopolítica da Água
 
Poluição atmosférica
Poluição atmosféricaPoluição atmosférica
Poluição atmosférica
 
Problemas atmosféricos
Problemas atmosféricosProblemas atmosféricos
Problemas atmosféricos
 
Poluição atmosférica
Poluição atmosféricaPoluição atmosférica
Poluição atmosférica
 
Problemas Ambientais
Problemas AmbientaisProblemas Ambientais
Problemas Ambientais
 
Trabalho ciências. adriana, catarina, josé
Trabalho ciências. adriana, catarina, josé Trabalho ciências. adriana, catarina, josé
Trabalho ciências. adriana, catarina, josé
 
Mudanças Climáticas
Mudanças ClimáticasMudanças Climáticas
Mudanças Climáticas
 
Efeito estufa
Efeito estufaEfeito estufa
Efeito estufa
 
A poluição na atmosfera
A poluição na atmosferaA poluição na atmosfera
A poluição na atmosfera
 

Impactos da poluição atmosférica e alterações climáticas

  • 1. Alterações na atmosfera e suas implicações
  • 2. Qual a importância da atmosfera? A atmosfera é a camada gasosa que envolve o globo terrestre e o acompanha nos seus movimentos de rotação e translação, constituindo, assim, um elemento vital para a vida no nosso planeta. Proporciona os gases necessários à respiração e à fotossíntese Evita que uma parte significativa dos meteoritos e das radiações solares prejudiciais à vida atinjam a superfície terrestre É responsável pelo equilíbrio térmico
  • 3.
  • 4.
  • 5. Quais são os principais impactos da actividade humana no ar? A modificação das práticas produtivas levou, no século XIX, ao aumento das emissões gasosas para a atmosfera. Revolução Industrial Estes gases podem provocar não só problemas de saúde humana, afectando a qualidade de vida, como causar danos a outras formas de vida e a materiais diversos.
  • 6. Os contaminantes podem ser divididos em duas classes: Quais são as principais fontes dos contaminantes atmosféricos? Secundários Primários A queima dos combustíveis fósseis (derivados do petróleo) pelos veículos motorizados, ou pela indústria (produção de energia) é a principal fonte de poluição atmosférica. Resultam directamente da combustão ou evaporação dos combustíveis fósseis, ou de fontes naturais (vulcões, etc.). Resultam da reacção dos contaminantes primários na atmosfera, pela acção da luz solar.
  • 7. Porque se diz que a poluição atmosférica tem um impacto global? A circulação do ar (ventos) faz com que a poluição atmosférica, mesmo quando originada por fontes locais, atinja facilmente uma dimensão regional ou global. Os problemas com impacto global no planeta provocados pela poluição atmosférica são: O aquecimento global As chuvas ácidas A redução da camada do ozono
  • 8. Quando é que uma chuva é considerada ácida? A chuva normal tem um pH entre 5,6 e 7 (à temperatura de 25 ºC), que é levemente ácido. Essa acidez natural é causada pela dissociação do dióxido de carbono em água com formação de ácido carbónico, segundo a reacção:   Com o aumento da emissão de gases poluentes de origem antrópica, dá-se uma acidificação da água da chuva e o seu pH atinge valores inferiores a 5,6, falando-se, então, de “chuva ácida” .
  • 9. Como se formam as chuvas ácidas na atmosfera? Uma vez formados, estes ácidos altamente corrosivos precipitam na superfície terrestre Reagem com o vapor de água atmosférico O dióxido de enxofre e os óxidos de azoto são libertados para a atmosfera sobretudo pela queima de combustíveis fósseis em centrais termoeléctricas, indústria e transportes rodoviários originam Ácido sulfúrico Ácido nítrico
  • 10. Quais são os principais impactos das chuvas ácidas nos ecossistemas? Acidificação dos solos Os solos perdem fertilidade, tornando-se menos produtivos. Além disso, a sua acidez afecta o desenvolvimento das plantas, que começam a morrer. Acidificação dos rios e lagos O pH reduzido afecta o desenvolvimento dos organismos aquáticos, principalmente ao nível dos processos reprodutivos, que acabam por desaparecer progressivamente. As emissões gasosas provocam um aumento da acidez das precipitações (água, neve, etc.), que afectam globalmente os ecossistemas.
  • 11. Quais os efeitos das chuvas ácidas sobre as plantas? Destruição da vegetação As chuvas ácidas também contribuem para a desflorestação e para a destruição de culturas, com consequentes prejuízos agrícolas, através do ataque dos poluentes directamente às folhas das árvores . Resultado: A planta regada com vinagre fica amarelada e as suas folhas caem (desfoliação), enquanto que a planta regada com água destilada continua saudável. Experiência: Simular a acidez e o seu efeito sobre as plantas Duas plantas idênticas, submetidas às mesmas condições ambientais, foram regadas durante duas semanas, uma com água destilada e a outra com vinagre.
  • 12. Que outros impactos têm as chuvas ácidas? Destruição do património Edifícios, estátuas e monumentos ficam corroídos quando sujeitos às chuvas ácidas (reacção da chuva ácida com mármores e materiais calcários). Prejuízos para a saúde humana O consumo de águas ou de espécies atacadas pelas chuvas ácidas provoca problemas graves a nível neurológico.
  • 13.
  • 14. O que é o efeito de estufa?
  • 15. Quais são os impactos da poluição no efeito de estufa? O aumento da emissão de gases com efeito de estufa provoca um aumento da temperatura média do planeta, com efeitos ao nível do clima e de todos os ecossistemas. A concentração dos gases com efeito de estufa tem vindo a aumentar em resultado da intensiva queima de combustíveis fósseis.
  • 16. Que alterações climáticas provoca o aquecimento global? Degelo dos glaciares existentes nas regiões polares e nas áreas montanhosas 1978 2006
  • 17. Que alterações climáticas provoca o aquecimento global? Subida do nível das águas do mar, devido: ao degelo das calotes polares e dos glaciares das áreas montanhosas; à dilatação térmica dos oceanos (aumento do volume da água devido à diminuição da sua densidade, causada pelo aumento da temperatura).
  • 18. Ocorrência de situações meteorológicas extremas: Desertificação Ondas de calor Secas Aumentam o risco de incêndio, destruindo a vegetação e acelerando a erosão dos solos Que alterações climáticas provoca o aquecimento global? Uma maior ocorrência de tempestades e inundações
  • 19. Qual o impacto do aquecimento global na biodiversidade do nosso planeta? Desaparecimento de espécies animais e vegetais que vivem em regiões costeiras e/ou geladas Branqueamento dos corais sob o efeito do aquecimento da água do mar Acréscimo de riscos para a saúde humana devido a uma maior proliferação de doenças infecciosas
  • 20.
  • 21.
  • 22. Como se forma o ozono estratosférico? O ozono é uma molécula triatómica, constituída por três átomos de oxigénio. A sua formação dá-se por acção dos raios ultravioleta, que provocam a fotodissociação do oxigénio molecular, dando origem a dois átomos de oxigénio: O ozono estratosférico está continuamente a ser elaborado e destruído, havendo um equilíbrio entre o valor de produção e o valor de destruição. Quando um átomo de oxigénio se combina com uma molécula de oxigénio origina o ozono:
  • 23. Como se processa a destruição da camada de ozono?
  • 24. Como se explica o buraco do ozono sobre a Antárctida? À perda sazonal de ozono durante a Primavera na Antárctida foi chamado o “buraco do ozono”. O ozono atinge valores inferiores a 220 unidades Dobson, o que está relacionado com os seguintes factores: no Inverno, as temperaturas muito baixas originam nuvens polares estratosféricas com cristais de gelo contendo cloro; a destruição do ozono inicia-se quando o Sol reaparece na Antárctida, pois a radiação UV faz com que o cloro se liberte dos cristais de gelo e actue sobre o ozono; em Novembro, as nuvens de cristais de gelo vaporizam e a concentração de ozono começa a regressar aos valores normais.
  • 25. Quais são os impactos da redução da camada de ozono? O ozono é fundamental para impedir a passagem da maioria dos raios UV. A diminuição da camada de ozono implica modificações nos ecossistemas: alterações climáticas; diminuição da produção de certas culturas; diminuição da produção florestal; danos na vida aquática.
  • 26. Deformações e atrofia Deficiências no sistema imunitário Quais são os impactos da redução da camada de ozono? Ao nível da saúde humana, os efeitos de uma maior exposição às radiações UV são devastadores: Lesões oculares (cataratas, etc.) Aparecimento de queimaduras e cancro da pele
  • 27. Quais são os impactos da poluição na camada de ozono? Embora a camada de ozono se encontre em regressão, à superfície tem aumentado a concentração de ozono (ozono troposférico): É o principal constituinte do smog fotoquímico. Afecta os indivíduos (principalmente os que têm problemas respiratórios). O ozono é um gás muito tóxico para os organismos. Resulta da poluição e de reacções atmosféricas.
  • 28.

Hinweis der Redaktion

  1. DIANA – O tema do nosso trabalho é as alterações na atmosfera e as suas implicações.