Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

POTÊNCIAS, RAÍZES E EXPRESSÕES NUMÉRICAS

Plano de aula feito para o curso Melhor Gestão Melhor Ensino

POTÊNCIAS, RAÍZES E EXPRESSÕES NUMÉRICAS

  1. 1. PROGRAMA MGME DA DIRETORIA DE ENSINO DE CATANDUVA E.E. “Antonio Carlos” MATEMÁTICA
  2. 2. PLANO DE AULA POTÊNCIAS, RAÍZES E EXPRESSÕES NUMÉRICAS.
  3. 3. SÉRIE/ANO: 6° E 9° ANO. NUMÉRO DE AULAS: 18 horas/aula.
  4. 4. OBJETIVOS
  5. 5. Potenciação:  Compreender esse conteúdo como forma de abreviar a multiplicação de fatores iguais;  Deixar claro que a potenciação representa uma multiplicação de fatores iguais, enquanto que a multiplicação representa uma adição de parcelas iguais;  Trabalhar com potências de base 10, visando uma melhor compreensão da decomposição e da escrita dos números, utilizando potências desse tipo.
  6. 6. RADICIAÇÃO: Perceber que a radiciação é a operação inversa da potenciação; Conhecer os elementos de uma raiz quadrada; Calcular a raiz quadrada exata de um número natural.
  7. 7. EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM POTÊNCIAS E RAIZES Resolver expressões numéricas em que apareçam potenciação e radiciação, além das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Interpretar situações-problema. Propor sua resolução por meio de uma expressão numérica.
  8. 8. MAPAS DE CONTEÚDOS
  9. 9. JOGO DO DOMINÓ CONCEITOS TRABALHADOS: EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM POTÊNCIA E RAIZ QUADRADA. NUMÉROS DE PARTICIPANTES: DE 2 ATÉ 4 POR PARTIDAS.
  10. 10. MATERIAIS
  11. 11. REGRAS
  12. 12.  CADA JOGADOR PEGA 7 “PEDRAS” E COMEÇA O JOGO QUEM PEGOU A MAIOR PEDRA; NO CASO, SE FOREM 4 JOGADORES, É A PEDRA 6X6; SE FOREM 2 OU 3 JOGADORES, SAI QUEM PEGOU A PEDRA 6X6; SE NINGUÉM A PEGOU, A PRÓXIMA É 5X5 E ASSIM POR DIANTE. O PRÓXIMO JOGADOR É O DO SENTIDO ANTI-HORÁRIO E DEVE JOGAR UMA PEDRA QUE TENHA O MESMO VALOR DA QUE O JOGADOR ANTERIOR JOGOU.
  13. 13.  SE JOGAREM MENOS DE 4 PESSOAS E O JOGADOR NÃO TIVER O VALOR DE UMA DAS PEDRAS DA MESA, ELE DEVERÁ COMPRAR TANTAS PEDRAS QUANTO NECESSÁRIO, ATÉ ACHAR O VALOR E DAÍ JOGAR. CASO ACABEM AS PEDRAS DA MESA E O JOGADOR NÃO TIVER NENHUMA PEDRA COM O VALOR QUE ESTÁ EM JOGO, ELE PASSA A VEZ AO PRÓXIMO JOGADOR.  GANHA O JOGO AQUELE QUE CONSEGUIR JOGAR TODAS AS PEÇAS NA MESA.
  14. 14. A PRÓXIMA PARTIDA COMEÇA COM O JOGADOR QUE ESTIVER DO LADO DIREITO DO JOGADOR QUE INICIOU A PARTIDA ANTERIOR. ESSE JOGADOR NÃO PRECISA SAIR COM A MAIOR PEÇA; PODE SAIR COM A PEÇA QUE ELE QUISER.
  15. 15. JUSTIFICATIVA
  16. 16. A FIM DE MOSTRAR UMA MELHOR COMPREENSÃO AOS ALUNOS, DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS FACILITADORA LEVANDO A ENTENDIMENTO QUE POTENCIAÇÃO E RAÍZES É NADA MAIS QUE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO, É O BASTANTE PARA OBTEREM-SE BONS RESULTADOS SOBRE O CONTEÚDO DEMONSTRADO.
  17. 17.  SER CAPAZ DE PERCEBER A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS, SUAS PRIORIDADES, SUAS INTERRELAÇÕES, SEUS SIGNIFICADOS E O MODO COMO HISTORICAMENTE FOI CONSTRUÍDO, BEM COMO SUA EFICÁCIA NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO SEU COTIDIANO, ASSUMIR UMA ATITUDE DE INTERESSE NAS DIFERENTES SITUAÇÕES QUE FAVORECEM A APREDIZAGEM MATEMÁTICA.
  18. 18. AVALIAÇÃO
  19. 19. A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E DA PARTCIPAÇÃO DELES NA CONSTRUÇÃO DO JOGO E NA RESOLUÇÃO DAS EXPRESSÕES NUMÉRICAS NA SALA DE AULA.
  20. 20. FONTES:  RIBEIRO, JACKSON DA SILVA. PROJETO RADIX RAIZ DO CONHECIMENTO, MATEMÁTICA, 6° ANO. — SÃO PAULO: SCIPIONE,2009.  WWW.SALADOSEDUCADORES.COM.BR  MATEMATICA2009-2013.BLOGSPOT.COM.BR

×