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Apresentação sobre Analytics e Métricas

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Breve apresentação dando um overview sobre Métricas e Analytics para sites, redes sociais, mídia online, etc.

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Apresentação sobre Analytics e Métricas

  1. 1. MÉTRICAS
  2. 2. GABRIEL ISHIDA www.gabrielishida.com.br Consultor de Analytics e Influencer Marketing (LATAM Airlines, Banco Next, Jovem Pan…) VERT Inteligência (Smart Fit) Pernod Ricard (Absolut, Chivas Regal, Jameson, Ballantines…) DP6 (Coca-Cola, Itaú, Mizuno, Visa…) 15 artigos publicados em livros e e-books Professor na FAAP, PUC-RS, Mackenzie, Cásper Líbero, ESPM…
  3. 3. CONCEITOS
  4. 4. O que não se pode medir, não se pode gerenciar PETER DRUCKER
  5. 5. CLIENTES DEIXAM RASTROS DE DADOS ENTREGAM ESPONTANEAMENTE OU
  6. 6. E ESSES DADOS FORMAM AS MÉTRICAS!
  7. 7. CADA MÉTRICA NOS APONTA PARA UM CAMINHO CONSTRUÇÃO E REFORÇO DE MARCA BRANDING RESULTADOS DIRETOS NO NEGÓCIO PERFORMANCE MÉTRICAS QUE CONTRIBUEM PARA REFORÇAR POSICIONAMENTO OU IMAGEM DE MARCA MÉTRICAS QUE CONTRIBUEM DIRETAMENTE PARA OS RESULTADOS DE NEGÓCIO DA MARCA
  8. 8. BRANDING
  9. 9. MUITAS VEZES, MENSURAR OS RESULTADOS DE VENDA VINDAS DE UMA CAMPANHA OU COMUNICAÇÃO NÃO É TÃO SIMPLES PRINCIPALMENTE SE VOCÊ NÃO CONTROLA OS CANAIS DE VENDA ENTÃO, SUA COMUNICAÇÃO DEVE SER PAUTADA EM REFORÇAR SUA MARCA PARA O CONSUMIDOR
  10. 10. SITE TODOS OS PONTOS DE CONTATO COM O CONSUMIDOR PODEM REFORÇAR SUA MARCA CADA UM POSSUI MÉTRICAS ESPECÍFICAS PARA MENSURAÇÃO REDES SOCIAIS VÍDEOS E-MAIL ANÚNCIO
  11. 11. SITE USUÁRIOS SESSÕES VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA TAXA DE REJEIÇÃO DURAÇÃO DE SESSÃO PARA COLETAR MÉTRICAS: FERRAMENTA DE WEB ANALYTICS EX: GOOGLE ANALYTICS Esse é o número de pessoas que visitaram seu site somente uma vez no tempo definido (a configuração básica é de 30 dias) A sessão é um grupo de interações dos usuários com o seu website que ocorrem em um determinado período. Número de vezes que seu site foi exibido ou seu vídeo foi assistido Uma sessão de página única no seu site, ou seja, não entra em nenhuma outra página Duração média da sessão, incluindo visualizações em várias páginas ou apenas poucas
  12. 12. USUÁRIOS DURAÇÃO DA SESSÃO VISUALIZAÇÕES SE MUITOS USUÁRIOS FICAM MUITO TEMPO EXPLORANDO SEU SITE, ENTRANDO EM VÁRIAS PÁGINAS, PODEMOS DIZER QUE ELES ESTÃO INTERESSADO E ENGAJADO COM SEU CONTEÚDO
  13. 13. ALCANCE IMPRESSÕES SEGUIDORES ENGAJAMENTO PARA COLETAR MÉTRICAS: FERRAMENTAS NATIVAS EM CADA REDE EX: FACEBOOK INSIGHTS, INSTAGRAM INSIGHTS Número de pessoas únicas que viram seu conteúdo Número de vezes que seu conteúdo foi exibido Pessoas que demonstram interesse em seguir seu conteúdo Respostas dos usuários ao seu conteúdo. Pode ser: assistir um vídeo, clicar para ir para um site, dar curtida, comentar ou compartilhar o conteúdo REDES SOCIAIS
  14. 14. 155 PESSOAS VIRAM A PUBLICAÇÃO 12 PESSOAS SE ENGAJARAM OU 7,7% TAXA DE ENGAJAMENTO
  15. 15. https://influencermarketinghub.com/instagram-money-calculator/ CALCULANDO ENGAJAMENTO NO INSTAGRAM
  16. 16. STORIES @GAIABORDADOS BACK: REPETIÇÕES FORWARDS: QUEM PASSOU NEXT STORY: QUEM PASSOU PARA O PRÓXIMO USUÁRIO EXITED: QUEM SAIU DOS STORIES
  17. 17. VISUALIZAÇÕES TEMPO DE EXIBIÇÃO INSCRITOS RETENÇÃO SOCIAL ACTIONS PARA COLETAR MÉTRICAS: FERRAMENTAS NATIVAS EM CADA REDE EX: YOUTUBE ANALYTICS Número de vezes que seu vídeo foi assistido Tempo total de consumo do(s) seu(s) vídeo(s) Pessoas que demonstram interesse em seguir seu conteúdo Tempo médio (ou percentual) de cada visualização VÍDEOS Ações de interação com o conteúdo, como Gostei, Comentários e Compartilhamentos
  18. 18. YOUTUBE ANALYTICS
  19. 19. RETENÇÃO EM CADA VÍDEO
  20. 20. YOUTUBE VS. FACEBOOK YOUTUBE FACEBOOK VISUALIZAÇÃO 30 segundos (Não confirmado) 3 segundos ALCANCE MENOR MAIOR RETENÇÃO MAIOR MENOR
  21. 21. Visualizações iniciais Visualizações (50%) Visualizações (95%) 136 26 18 43 31 15 RETENÇÃO: O ENGAJAMENTO NOS VÍDEOS FACEBOOK VS YOUTUBE
  22. 22. ENTREGAS TAXA DE ABERTURA TAXA DE CLIQUES FREQUÊNCIA DE ABERTURA PARA COLETAR MÉTRICAS: FERRAMENTAS DE DISPARO DE E-MAIL MARKETING EX: MAILCHIMP Número de e-mails entregues nas caixas postais Percentual de e-mails abertos dentro dos e-mails entregues Percentual de cliques em links no e-mail dentro dos e-mails entregues Frequência que determinado usuário ou grupo de usuários abrem os e-mails E-MAIL
  23. 23. FREQUÊNCIA DE ABERTURA TAXA DE ABERTURA VISUALIZAÇÕES SE OS USUÁRIOS ESTÃO ABRINDO COM FREQUÊNCIA SEUS E-MAILS E CLICANDO NOS LINKS DISPONIBILIZADOS, SEU CONTEÚDO ESTÁ ENGAJANDO-OS
  24. 24. CTR CPM, CPV CPC, CPE FREQUÊNCIA VIEWABILITY PARA COLETAR MÉTRICAS: FERRAMENTAS NATIVAS DE CADA PLATAFORMA DE ANÚNCIOS EX: GOOGLE ADS, FACEBOOK BUSINESS Taxa de cliques (em inglês, Click Through Rate), são os cliques dividido pelas impressões recebidas em um anúncio Custo por mil impressões e Custo por Visualização, dois formatos de pagamento para foco em alcance Custo por Clique e Custo por Engajamento, dois formatos de pagamento para foco em interesse do usuário Forma encontrada para medir a visibilidade de um anúncio. Pelo menos 50% da peça deve estar visível por no mínimo um segundo, no caso de display, ou dois segundos se for um vídeo. ANÚNCIO Número de pessoas únicas dividido pelo número de impressões recebidas em um anúncio
  25. 25. AS MÉTRICAS C MOSTRAM QUANTO QUE VOCÊ ESTÁ GASTANDO PARA OBTER SEUS RESULTADOS QUANTO MENOR O CUSTO, MAIOR A EFICIÊNCIA DO ANÚNCIO CALL-TO-ACTION CLARO E PÁGINA USER- FRIENDLY AJUDAM A DIMINUIR O CUSTO DOS ANÚNCIOS
  26. 26. Frequência média: 76.600 / 55.356 = 1,38 76.600 Impressões CTR: 263 / 76.600 = 0,34% R$ 100 Investidos 263 Cliques CPM: (100 / 76.600) * 1000 = R$ 1,30 CPC: 100 / 263 = R$ 0,38 CPE: 100 / 412 = R$ 0,24
  27. 27. VIEWABILITY AJUDA O ANUNCIANTE A PAGAR CORRETAMENTE PELA ENTREGA DE IMPRESSÕES DE UM ANÚNCIO Site Viewability: 70% Viewability 80% Viewability 50% Viewability: 30%
  28. 28. PERFORMANCE
  29. 29. PERFORMANCE É O RESULTADO QUE MOVE OS PONTEIROS DO NEGÓCIO TAMBÉM CONHECIDO COMO RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO (OU R.O.I.) RETORNO PODE SER DESDE VENDAS DIRETAS ATÉ LEADS E OPORTUNIDADES. TODOS PODEMOS CHAMAR DE CONVERSÕES.
  30. 30. GERALMENTE TODA CONVERSÃO É REALIZADA DENTRO DO SITE DA MARCA SITE REDES SOCIAIS VÍDEOS E-MAIL ANÚNCIO
  31. 31. EM TODOS OS CANAIS, É POSSÍVEL MENSURAR O VOLUME DE CONVERSÕES QUE CADA UM ESTÁ TRAZENDO PARA ISSO: CONFIGURAR UM GOOGLE ANALYTICS EM SEU SITE E PARAMETRIZAR LINKS
  32. 32. PARAMETRIZAÇÃO DE LINKS SERVE PARA RASTREAR OS RESULTADOS EM CADA FRENTE https://emais.estadao.com.br/ noticias/bem-estar,quase-30-dos- brasileiros-podem-ter-doenca-do- refluxo-e-nao-saber, 70002786694? utm_source=facebook%3Anewsf eed&utm_medium=social- organic&utm_campaign=redes- sociais%3A042019%3Ae&utm_c ontent=%3A%3A%3A&utm_ter m&fbclid=IwAR28y_chCxSjZ7t _JDPGNlD8mhAkktyW0VuuW YEoF8GKeWguHj9mSvoW9fY
  33. 33. TENDO RASTREADO AS FONTES DE USUÁRIOS, UMA ANÁLISE PARA MELHORAR SUAS CONVERSÕES É O FUNIL DE CONVERSÃO ANÁLISE DE FUNIL É UMA VISÃO DE COMO SEUS USUÁRIOS SE COMPORTAM ATÉ CONVERTEREM
  34. 34. FUNIL DE CONVERSÃO
  35. 35. FUNIL PARA E-COMMERCE
  36. 36. FUNIL PARA E-COMMERCE
  37. 37. FUNIL PARA CADASTRO
  38. 38. WRAP UP AVALIE QUAIS FERRAMENTAS PRECISA INSTALAR OU MANEJAR PARA COLETAR SEU ARCABOUÇO DE DADOS ESCOLHA AS MÉTRICAS QUE APONTAM PARA SEU OBJETIVO. É IMPORTANTE RASTREAR TANTO BRANDING QUANTO PERFORMANCE FERRAMENTAS E MÉTRICAS DÃO DADOS, MAS É O SER HUMANO QUE TIRA OS INSIGHTS
  39. 39. OBRIGADO contato@gabrielishida.com.br

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