Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Litosfera parte 1

2.780 Aufrufe

Veröffentlicht am

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Litosfera parte 1

  1. 1. MATERIAL COMPLEMENTAR LITOSFERA PARTE 1
  2. 2. O QUE É LITOSFERA?  Litosfera é a camada da Terra localizada na parte externa, é constituída por rochas e solo de níveis variados e composta por grande quantidade de minerais.
  3. 3. DERIVA CONTINENTAL  Teoria formulada pelo alemão Alfred Wegener;  Há mais de 200 milhões de anos atrás, todos os continentes (América, Oceania, Ásia, Europa, África e Antártica) compunham um único e imenso continente chamado de Pangeia (em grego, Todos os continentes juntos);  Por isso África e Brasil “se encaixam” perfeitamente.
  4. 4. TECTÔNICA DAS PLACAS  A teoria do alemão Wegener não conseguiu explicar porque os continentes se distanciaram. Portanto, na década de 1960 surge uma nova teoria: a Tectônica das Placas;  Esta teoria afirma que a litosfera está composta de pelo menos 13 placas rígidas que se movem constantemente;  Estas placas, chamadas de tectônicas, “boiam” sobre um material líquido e muito quente, o magma.  O movimento das placas nos oferece explicações sobre a origem das montanhas, dos terremotos e sobre o vulcanismo.
  5. 5. ESTRUTURA INTERNA DA TERRA  A crosta, ou crusta, constitui a zona mais superficial do globo terrestre e pode ser dividida em crosta continental e em crosta oceânica.  O manto situa-se desde a base da crosta até à profundidade de 2900 km e pode ser dividido em manto superior e em manto inferior.  O núcleo é a parte mais quente da Terra, cujo calor pode chegar até 6.000ºC. Nele há o predomínio de níquel e ferro, e pode ser dividido em interno (sólido) e externo (líquido).
  6. 6. CONCEITOS IMPORTANTES  MINERAIS: São compostos naturais que possuem uma estrutura química bem definida, formada por processos geológicos. Exemplo: Quartzo.  ROCHA: são compostos formados por mais de um mineral. Influem na formação dos solos e na modelagem das formas de relevo, como planaltos, planícies, montanhas, depressões, etc.  MINÉRIOS: Os minerais dos quais são extraídos metais e outros produtos com vantagem econômica. Exemplo: Ouro, Cobre e Diamante.  GEOLOGIA: é a ciência que estuda a Terra e seu processo de formação.
  7. 7. VULCÕES  Desenhar em seu caderno a Anatomia de um Vulcão (Página 120 – com as anotações feitas por nós em sala de aula);  Círculo de Fogo do Pacífico: Área de maior sismicidade do planeta, mais sujeita a sismos ou terremotos e também concentra a maioria dos vulcões ativos do planeta.
  8. 8. TERREMOTOS  Diferente dos vulcões, os terremotos são imprevisíveis;  Os terremotos mais fortes ocorrem quando duas placas tectônicas se movimentam bruscamente uma contra a outra;  São mais frequentes nas áreas orogenéticas (próximas a cadeias de montanhas);  Epicentro: Local onde o terremoto se manifestou na superfície terrestre;  Hipocentro: Local onde o terremoto se manifestou no interior da Terra.  São medidos através da escala Richter, na qual começa no 1 e não tem limite para terminar, sendo o próximo número 10 vezes superior ao antecessor.

×