Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
Nächste SlideShare
Centríolos
Centríolos
Wird geladen in …3
×
1 von 19

Aula Centríolos e Ribossomos - Sistema de Canais e Cavidades

3

Teilen

Herunterladen, um offline zu lesen

Aula sobre Centríolos, Ribossomos e Transporte de Endomembranas (sistema de canais e cavidades).

Ähnliche Bücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen

Ähnliche Hörbücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen

Aula Centríolos e Ribossomos - Sistema de Canais e Cavidades

  1. 1. Centríolos e Ribossomos – sistemas de canais e cavidades Profº: Felipe Jeronimo
  2. 2. Centríolos  Os centríolos são organelas não envolvidas por membrana e que participam do progresso de divisão celular. Estruturalmente, são constituídos por um total de nove trios de microtúbulos proteicos, que se organizam em cilindro. OBS: Fungos complexos, plantas superiores, nematoides, além de outros animais, não possuem centríolos.
  3. 3. Diplossomo e Centrossomo  Diplossomo é o nome que se dá a estrutura formada por dois centríolos dispostos perpendicularmente entre si.  Centrossomo é a região organizadora da divisão celular e, também, onde estão localizados os centríolos.
  4. 4. Aplicação da Divisão Celular  Centríolos estão envolvidos na organização do fuso mitótico e na conclusão da citocinese. Apesar de muitos seres vivos não necessitarem deles para a divisão.
  5. 5. Ciliogênese  Em organismos com flagelos e cílios, a posição dessas organelas é determinada pelo centríolo mãe, que se torna o corpo basal.
  6. 6. Ribossomos e Polissomos  Principal função é sintetizar fitas proteicas de RNA complementar e proteínas/enzimas a serem usadas, principalmente, no interior da célula.
  7. 7. Sistema de Canais e Cavidades  Retículo Endoplasmático: -Liso; -Rugoso;  Complexo de Golgi;  Lisossomos;  Peroxissomos;  Vacúolos;
  8. 8. Retículo Endoplasmático  Formado a partir da invaginação da membrana plasmática, é constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatados e interconectados, que se comunicam com a carioteca. O retículo endoplasmático está envolvido na síntese de proteínas e lipídios, e no transporte intracelular.
  9. 9. R.E. Rugoso  Graças aos ribossomos aderidos a suas membranas, ele atua na produção de proteínas/enzimas celulares, além de modificações nessas proteínas. E o transporte dessas proteínas através do citoplasma, principalmente, para o C.Golgi.
  10. 10. R.E Liso  Síntese de ácidos graxos, fosfolipídios e de esteroides. Essa organela é mais é muito desenvolvida em algumas células, como: hepatócitos, células das gônadas e nas células musculares(Ca).
  11. 11. Diferença microscópica
  12. 12. Complexo de Golgi  Nessa organela ocorrem a Glicolisação, síntese de carboidratos, empacotamento e secreção celular. Essa última, ocorre através de vesículas de transição.
  13. 13. Sistema de Endomembranas
  14. 14. Lisossomos  São bolsas membranosas produzidas pelo C.G, que contém enzimas digestivas em seu interior(nucleases, proteases, fosfatases, etc). *Importância do pH.
  15. 15. Função Heterofágica e Autofágica  Digerem o material do exterior, por fagocitose ou pinocitose.  Digerem material do interior celular.(Renovação celular)
  16. 16. Peroxissomos  São organelas que possuem Oxidases. Principal função é oxidação de ácidos graxos, para a síntese de colesterol.
  17. 17. Vacúolos  Uma bolsa membranosa presente em muitas células vegetais e animais. Sua função é armazenamento de água, íons, glicídios, proteínas, lipídios, gases, etc. Além de poderem armazenar, também, substâncias tóxicas.
  18. 18. Sobre o Curso  O Pré-Universitário Comunitário UFRJ é um projeto iniciado em 2003, que visa oferecer educação de qualidade no ensino médio e criar um ambiente de inclusão, auxiliando pessoas de todas as idades que não tiveram oportunidades e um bom ensino. Todos os professores e envolvidos no projeto são voluntários – universitários e profissionais de diversas áreas. Nossa ação imediata é ajudar os alunos a ingressarem nas universidades através do vestibular. No entanto, procuramos apoiá-los durante o início de sua vida universitária e profissional, contribuindo para que se tornem cidadãos críticos, conscientes e realizados.  O curso é auto-gestionado, e não há hierarquia. Professores e estudantes participam coletivamente das discussões e tomadas de decisões através de reuniões periódicas e das Assembleias Gerais. Incentivamos discussões e tomadas de decisões através de reuniões periódicas e das Assembleias Gerais. Incentivamos a ajuda mútua entre todos os voluntários, e a inovação nas práticas em sala de aula. Além das aulas, os estudantes contam com aulas de campo, apoio psicológico, biblioteca e recebem a visita de profissionais de diversas áreas, que ministram palestras explicando as características de seu trabalho, as peculiaridades de cada curso e as possibilidades de carreira.  Localização: Prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) na Cidade Universitária (Ilha do Fundão) em espaço cedido pela UFRJ. • Aulas: Sábados de 8h às 18h, e quinzenalmente aos domingos de 8h às 12h.  Email: contato@preuniversitarioufrj.com.br
  19. 19. Equipe de Biologia  Equipe de Biologia (2014)  Gerente: Felipe Jeronimo da Silva Romualdo  Professores: Eduardo Cabral Casado Lima, Jessica Bizarelo, Luana Gomes Carneiro, Thais de Abreu Ancelmé, Thiago Luiz de Barros Moreira e Thiago Manchester.  Site: http://biologiapu.blogspot.com.br/

×