SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 3
Downloaden Sie, um offline zu lesen
___________________________________________________________________________ 
Revista Marcas Educativas Teresina, v.1, n.1, p. 86-88, Ago., 2011 
http://www.semec.pi.gov.br/revista 
NIDELCOFF, Maria Teresa. A escola e a compreensão da realidade. São Paulo: 
Brasiliense, 1987; 101p. 
Cícera Maria de Carvalho¹ 
Maria Teresa Nidelcoff é formada em História pela Faculdade de Filosofia de Rosário, município de Santa Fé na Argentina. Foi professora dos cursos primário, secundário e superior. Na Espanha, trabalhou no ensino primário e atualmente é professora de uma escola técnica em um bairro popular de Madri. A brasiliense publicou os livros: Uma escola para o povo; As ciências sociais na escola; A escola e a compreensão da realidade. 
O livro “A escola e a compreensão da realidade” está dividido em quatro capítulos versando sobre as temáticas: Os homens de nossa localidade cujo objetivo é ver e compreender a realidade; Os homens do nosso tempo que discute a tomada de consciência dos problemas de nossa época, assumindo compromissos diante dos mesmos; Os homens de outros lugares que busca conhecer e compreender como vivem e se desenvolvem os homens de diferentes lugares; Os homens de outros tempos que busca situar o ser humano na realidade com um senso crítico, apelando para a dimensão “passada” dando elementos necessários para a compreensão do presente. 
O primeiro capítulo da obra trata do tema os homens de nossa localidade e faz uma abordagem sobre o estudo do meio que a princípio parece ser uma bobagem, mas que toma conotações diferentes de acordo com a idade das crianças. 
Segundo Nidelcoff, para se estudar o meio requer que se leve em consideração três objetivos: aprender a ver e analisar a realidade; fomentar nas crianças uma atitude de curiosidade, observação e crítica diante da realidade; iniciar as crianças no estudo da geografia. 
O segundo capítulo do livro tem por título os homens de nosso tempo e a temática aborda a tomada de consciência dos problemas de nossa época, com perspectivas de assumir um compromisso diante dos mesmos, em que a autora se mostra preocupada com o tratamento dado as “atualidades” na escola. 
Diante da preocupação apresentada pela autora, ela mesma aponta objetivos para se trabalhar notícias atuais no âmbito escolar, como: incentivar atitudes de interesse, tomada de consciência da responsabilidade, atividade crítica e reflexiva diante da informação e dos próprios fatos; ajudar as crianças a adquirir capacidade de informar-se, procurando informações e de relacionar fatos entre si; ajudar as crianças a alcançar compreensões sobre os problemas principais das características do momento histórico e sua inter-relação com os problemas contemporâneos; ajudar a criança a vivenciar a escola como um lugar para dialogar e pensar com outras pessoas sobre o que acontece no mundo. Contudo, a autora também apresenta algumas dificuldades na realização desse tipo de trabalho e algumas sugestões de superação. 
_________________ 
¹Graduada em Pedagogia pela UFPI. Pós-Graduada em Psicopedagogia pela FACINTER. Diretora da E. M. Mário Quintana.
87 
___________________________________________________________________________ 
Revista Marcas Educativas Teresina, v.1, n.1, p. 86-88, Ago., 2011 
O terceiro capítulo aborda a temática os homens de outros lugares que visa trabalhar a geografia como meio de ajudar as crianças a obter a compreensão do ser humano na íntegra, isto é, compreendê-lo em seu meio físico, biológico e cultural. 
Nidelcoff faz uma tentativa de definir a geografia sob o prisma de duas vertentes. Por um lado, é vista como ciência cujo objetivo „é estudar as relações existentes entre homens que vivem em sociedade e o meio ambiente em que se encontram‟; por outro lado, ela é vista como „a localização, descrição, explicação e comparação das paisagens e das atividades humanas na superfície do globo‟. 
O quarto capítulo aborda a temática os homens de outros tempos em que a autora fala da necessidade de se recorrer à história como meio de conhecer e compreender como vivem os homens em ouros lugares. 
Nidelcoff define a história como ciência que estuda o passado do homem através da interpretação de testemunhas com a finalidade de compreender o presente e embasado nesse pressuposto dá algumas indicações de como trabalhar a história, fazendo reflexões sobre os conteúdos e métodos aplicados. 
A autora também apresenta sugestões metodológicas para cada tema abordado no livro. Em os homens de nossa localidade, as crianças podem estudar seu meio através da observação guiadas ou não pelo professor; realização de excursões, de reportagens e pesquisas, que de acordo com a idade da criança pode ser questionários abertos ou fechados; em os homens de nosso tempo fora sugerida para as séries iniciais o estudo do meio através da oralidade sobre o que ocorre na escola, na família, na localidade; escrita e ilustrações trazidas pelas crianças; escrita do diário de classe ou do diário mural. Nas últimas séries do 1º grau a sugestão é trabalhar com material de jornais e revistas; margens, invenções, notícias sobre costumes e modos de vida de outros países, fenômenos da natureza. No 2º grau a sugestão é permitir que as crianças selecionem os temas que desejem discutir, desde que seja educativo; em os homens de outros lugares foram apresentada as seguintes sugestões: observação, descrição, explicação, comparação, representação por plano, manejo do vocabulário geográfico, excursões; utilização de mapas para traçado de planos partindo da realidade; representação e localização de dados; leituras de mapas; interpretação e execução de gráficos; observação de lâminas, fotografias e diapositivos; leituras informativas; leituras motivadoras; entrevistas, discos folclóricos; escrever para professores e alunos; produção de monografias regionais; em os homens de outros tempos, as sugestões foram antes dos 14 anos dever ser descritiva: interpretação de testemunhas históricas, edifícios, móveis objetos de uso diário, fotografias, pinturas, revistas, jornais; cartas datadas do século XVII; investigação sobre a história local; visita a museus; estabelecer relações com o presente; fazer gráficos representativos da relação dos acontecimentos no tempo; leitura de biografias, contos, novelas e poesias; escuta de discos; fixação de vocabulário histórico. 
Maria Teresa Nidelcoff tece de forma crítica e numa linguagem simples alguns comentários sobre os temas profundamente abordados em seu livro, salientando que a escola deveria trabalhar o tempo e o espaço de uma forma mais contextualizada, portanto menos formal e mais real. 
A leitura prazerosa de mais um livro de Nidelcoff fez refletir sobre a razão pela qual a maioria dos alunos, até então, tem verdadeira ojeriza às disciplinas História e Geografia, levando a conclusão de que a metodologia a elas aplicada só tem levado o aluno à “decoreba”, ato mental de memorização do que tem nos livros didáticos,
88 
___________________________________________________________________________ 
Revista Marcas Educativas Teresina, v.1, n.1, p. 86-88, Ago., 2011 
acarretando em atividades descontextualizadas. Contudo, Nidelcoff nos presenteia com valiosas atividades que permitirão ao aluno uma aprendizagem mais prazerosa e voltada para sua realidade e ao professor modificar sua prática docente, em que aquele será instrumento de sua própria aprendizagem e este coordenador dos estudos.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Oficina - Jogo das Formas de Conhecimento
Oficina - Jogo das Formas de ConhecimentoOficina - Jogo das Formas de Conhecimento
Oficina - Jogo das Formas de ConhecimentoGuilherme Soares
 
Histórico do PCN
Histórico do PCNHistórico do PCN
Histórico do PCNpibidbio
 
Paulo Freire e educação mediada: inspirações
Paulo Freire e educação mediada: inspiraçõesPaulo Freire e educação mediada: inspirações
Paulo Freire e educação mediada: inspiraçõesLucila Pesce
 
Caderno iii-c.-da-natureza- slide
Caderno iii-c.-da-natureza- slideCaderno iii-c.-da-natureza- slide
Caderno iii-c.-da-natureza- slideAndrea Felix
 
A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na h...
A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na h...A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na h...
A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na h...Mônica Santos
 
Resumo revisado dos cadernos do PACTO DO ENSINO MEDIO segunda etapa
Resumo revisado dos cadernos do PACTO DO ENSINO MEDIO segunda etapaResumo revisado dos cadernos do PACTO DO ENSINO MEDIO segunda etapa
Resumo revisado dos cadernos do PACTO DO ENSINO MEDIO segunda etapaSoraya Tolentino
 
LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIA
LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIALIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIA
LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIAamiltonp
 
Artes matematica 2011
Artes matematica 2011Artes matematica 2011
Artes matematica 2011Luciana Lima
 
Literatura infantil brasileira
Literatura infantil brasileiraLiteratura infantil brasileira
Literatura infantil brasileiraSilvana Aranda
 
Banner modelo de josenildo brussio
Banner modelo de josenildo brussioBanner modelo de josenildo brussio
Banner modelo de josenildo brussioJosenildo Brussio
 
Dissertaçao a intencionalidade formativa expressa nos projetos pedagogicos ...
Dissertaçao   a intencionalidade formativa expressa nos projetos pedagogicos ...Dissertaçao   a intencionalidade formativa expressa nos projetos pedagogicos ...
Dissertaçao a intencionalidade formativa expressa nos projetos pedagogicos ...Lisandra Jardim
 

Was ist angesagt? (16)

Oficina - Jogo das Formas de Conhecimento
Oficina - Jogo das Formas de ConhecimentoOficina - Jogo das Formas de Conhecimento
Oficina - Jogo das Formas de Conhecimento
 
Histórico do PCN
Histórico do PCNHistórico do PCN
Histórico do PCN
 
Pacto caderno ciencias da natureza
Pacto caderno ciencias da natureza Pacto caderno ciencias da natureza
Pacto caderno ciencias da natureza
 
Paulo Freire e educação mediada: inspirações
Paulo Freire e educação mediada: inspiraçõesPaulo Freire e educação mediada: inspirações
Paulo Freire e educação mediada: inspirações
 
Caderno iii-c.-da-natureza- slide
Caderno iii-c.-da-natureza- slideCaderno iii-c.-da-natureza- slide
Caderno iii-c.-da-natureza- slide
 
A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na h...
A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na h...A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na h...
A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na h...
 
Resumo revisado dos cadernos do PACTO DO ENSINO MEDIO segunda etapa
Resumo revisado dos cadernos do PACTO DO ENSINO MEDIO segunda etapaResumo revisado dos cadernos do PACTO DO ENSINO MEDIO segunda etapa
Resumo revisado dos cadernos do PACTO DO ENSINO MEDIO segunda etapa
 
LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIA
LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIALIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIA
LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIA
 
Artes matematica 2011
Artes matematica 2011Artes matematica 2011
Artes matematica 2011
 
Slide caderno 2 ciências humanas
Slide   caderno 2 ciências humanasSlide   caderno 2 ciências humanas
Slide caderno 2 ciências humanas
 
Literatura infantil brasileira
Literatura infantil brasileiraLiteratura infantil brasileira
Literatura infantil brasileira
 
2028 6878-1-pb
2028 6878-1-pb2028 6878-1-pb
2028 6878-1-pb
 
181213historiaemquadrinhos
181213historiaemquadrinhos181213historiaemquadrinhos
181213historiaemquadrinhos
 
E-poster
E-posterE-poster
E-poster
 
Banner modelo de josenildo brussio
Banner modelo de josenildo brussioBanner modelo de josenildo brussio
Banner modelo de josenildo brussio
 
Dissertaçao a intencionalidade formativa expressa nos projetos pedagogicos ...
Dissertaçao   a intencionalidade formativa expressa nos projetos pedagogicos ...Dissertaçao   a intencionalidade formativa expressa nos projetos pedagogicos ...
Dissertaçao a intencionalidade formativa expressa nos projetos pedagogicos ...
 

Andere mochten auch

Andere mochten auch (18)

Hip gadotti-110922094326-phpapp02 (1)
Hip gadotti-110922094326-phpapp02 (1)Hip gadotti-110922094326-phpapp02 (1)
Hip gadotti-110922094326-phpapp02 (1)
 
1 artigo simone helen drumond fund. sócio, político e filosófico da educação
1 artigo simone helen drumond  fund. sócio, político e filosófico da educação1 artigo simone helen drumond  fund. sócio, político e filosófico da educação
1 artigo simone helen drumond fund. sócio, político e filosófico da educação
 
Ca pensamento pedagógico brasileiro
Ca pensamento pedagógico brasileiroCa pensamento pedagógico brasileiro
Ca pensamento pedagógico brasileiro
 
Bases Filosóficas
Bases FilosóficasBases Filosóficas
Bases Filosóficas
 
Filosofia da Educação
Filosofia da Educação  Filosofia da Educação
Filosofia da Educação
 
Concepções Pedagógicas resumo
Concepções Pedagógicas resumoConcepções Pedagógicas resumo
Concepções Pedagógicas resumo
 
Fundamentos da filosofia da educação
Fundamentos da filosofia da educação  Fundamentos da filosofia da educação
Fundamentos da filosofia da educação
 
Pec 37 ppt
Pec 37 pptPec 37 ppt
Pec 37 ppt
 
La fabula ana
La fabula anaLa fabula ana
La fabula ana
 
Light proct 2014
Light proct   2014Light proct   2014
Light proct 2014
 
Ejercicios intraclase
Ejercicios intraclaseEjercicios intraclase
Ejercicios intraclase
 
Dosier comercial 2011
Dosier comercial 2011Dosier comercial 2011
Dosier comercial 2011
 
Guiné - A Viagem
Guiné - A ViagemGuiné - A Viagem
Guiné - A Viagem
 
Redesign iTest Learning
Redesign iTest LearningRedesign iTest Learning
Redesign iTest Learning
 
Recuperatorio de tic
Recuperatorio de ticRecuperatorio de tic
Recuperatorio de tic
 
escacs
escacsescacs
escacs
 
Cuaderno digital
Cuaderno digitalCuaderno digital
Cuaderno digital
 
Objecion parcial proyecto ley organica discapacidades
Objecion parcial proyecto ley organica discapacidadesObjecion parcial proyecto ley organica discapacidades
Objecion parcial proyecto ley organica discapacidades
 

Ähnlich wie 7 23-1-pb (1)

A escola e a compreensão da realidade
A escola e a compreensão da realidadeA escola e a compreensão da realidade
A escola e a compreensão da realidadedidapgdy
 
Seminário rcnei natureza e sociedade
Seminário rcnei natureza e sociedadeSeminário rcnei natureza e sociedade
Seminário rcnei natureza e sociedadeSonia Garrido
 
Texto aula 10 cursino crianças pequenas e os livros
Texto aula 10 cursino crianças pequenas e os livrosTexto aula 10 cursino crianças pequenas e os livros
Texto aula 10 cursino crianças pequenas e os livrosLiana Pereira Borba
 
Orientações curriculares 2011
Orientações curriculares 2011Orientações curriculares 2011
Orientações curriculares 2011lucavao2010
 
5360 3477 modelo de artigo 13102012
5360 3477 modelo de artigo 131020125360 3477 modelo de artigo 13102012
5360 3477 modelo de artigo 13102012lethissias
 
A CONTRIBUIÇÃO DOS CLÁSSICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
A CONTRIBUIÇÃO DOS CLÁSSICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃOA CONTRIBUIÇÃO DOS CLÁSSICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
A CONTRIBUIÇÃO DOS CLÁSSICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃOJusemara
 
Ensino de Ciências e Educação Infantil
Ensino de Ciências e Educação InfantilEnsino de Ciências e Educação Infantil
Ensino de Ciências e Educação InfantilCarina
 
TCC_ARTIGO EM CONSTRUÇÃO_Danielly.docx
TCC_ARTIGO EM CONSTRUÇÃO_Danielly.docxTCC_ARTIGO EM CONSTRUÇÃO_Danielly.docx
TCC_ARTIGO EM CONSTRUÇÃO_Danielly.docxJHony342614
 
Trabalho de organizacao e metodologia da educacao infantil
Trabalho de organizacao e metodologia da educacao infantilTrabalho de organizacao e metodologia da educacao infantil
Trabalho de organizacao e metodologia da educacao infantilAnny Caroline Hoffmeister
 
A Rotina na Pedagogia da Educação Infantil: Dos binarismos à complexidade
A Rotina na Pedagogia da Educação Infantil: Dos binarismos à complexidadeA Rotina na Pedagogia da Educação Infantil: Dos binarismos à complexidade
A Rotina na Pedagogia da Educação Infantil: Dos binarismos à complexidadeRichard Reinaldo
 
O papel da geografia
O papel da geografiaO papel da geografia
O papel da geografiaguest0268045d
 
Atps educação de jovens e adultos - (eja)
Atps   educação de jovens e adultos - (eja)Atps   educação de jovens e adultos - (eja)
Atps educação de jovens e adultos - (eja)leticiamenezesmota
 
Princípios do currículo
Princípios do currículoPrincípios do currículo
Princípios do currículoJeca Tatu
 
Revistacrianca seb45
Revistacrianca seb45Revistacrianca seb45
Revistacrianca seb45FSBA
 

Ähnlich wie 7 23-1-pb (1) (20)

A escola e a compreensão da realidade
A escola e a compreensão da realidadeA escola e a compreensão da realidade
A escola e a compreensão da realidade
 
Seminário rcnei natureza e sociedade
Seminário rcnei natureza e sociedadeSeminário rcnei natureza e sociedade
Seminário rcnei natureza e sociedade
 
Texto aula 10 cursino crianças pequenas e os livros
Texto aula 10 cursino crianças pequenas e os livrosTexto aula 10 cursino crianças pequenas e os livros
Texto aula 10 cursino crianças pequenas e os livros
 
Pcn história
Pcn históriaPcn história
Pcn história
 
Orientações curriculares 2011
Orientações curriculares 2011Orientações curriculares 2011
Orientações curriculares 2011
 
Jose flavio 1
Jose flavio 1Jose flavio 1
Jose flavio 1
 
5360 3477 modelo de artigo 13102012
5360 3477 modelo de artigo 131020125360 3477 modelo de artigo 13102012
5360 3477 modelo de artigo 13102012
 
Plano de desenvolvimento
Plano de desenvolvimentoPlano de desenvolvimento
Plano de desenvolvimento
 
A CONTRIBUIÇÃO DOS CLÁSSICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
A CONTRIBUIÇÃO DOS CLÁSSICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃOA CONTRIBUIÇÃO DOS CLÁSSICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
A CONTRIBUIÇÃO DOS CLÁSSICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
 
Ensino de Ciências e Educação Infantil
Ensino de Ciências e Educação InfantilEnsino de Ciências e Educação Infantil
Ensino de Ciências e Educação Infantil
 
Formação rcnei
Formação rcneiFormação rcnei
Formação rcnei
 
TCC_ARTIGO EM CONSTRUÇÃO_Danielly.docx
TCC_ARTIGO EM CONSTRUÇÃO_Danielly.docxTCC_ARTIGO EM CONSTRUÇÃO_Danielly.docx
TCC_ARTIGO EM CONSTRUÇÃO_Danielly.docx
 
Trabalho de organizacao e metodologia da educacao infantil
Trabalho de organizacao e metodologia da educacao infantilTrabalho de organizacao e metodologia da educacao infantil
Trabalho de organizacao e metodologia da educacao infantil
 
Proposta de cursos
Proposta de cursosProposta de cursos
Proposta de cursos
 
A Rotina na Pedagogia da Educação Infantil: Dos binarismos à complexidade
A Rotina na Pedagogia da Educação Infantil: Dos binarismos à complexidadeA Rotina na Pedagogia da Educação Infantil: Dos binarismos à complexidade
A Rotina na Pedagogia da Educação Infantil: Dos binarismos à complexidade
 
Monografia Eliciene Pedagogia 2012
Monografia Eliciene Pedagogia 2012Monografia Eliciene Pedagogia 2012
Monografia Eliciene Pedagogia 2012
 
O papel da geografia
O papel da geografiaO papel da geografia
O papel da geografia
 
Atps educação de jovens e adultos - (eja)
Atps   educação de jovens e adultos - (eja)Atps   educação de jovens e adultos - (eja)
Atps educação de jovens e adultos - (eja)
 
Princípios do currículo
Princípios do currículoPrincípios do currículo
Princípios do currículo
 
Revistacrianca seb45
Revistacrianca seb45Revistacrianca seb45
Revistacrianca seb45
 

Mehr von ERILENE OLIVEIRA

Processodeaquisiodaleituraeescrita 120809091716-phpapp01
Processodeaquisiodaleituraeescrita 120809091716-phpapp01Processodeaquisiodaleituraeescrita 120809091716-phpapp01
Processodeaquisiodaleituraeescrita 120809091716-phpapp01ERILENE OLIVEIRA
 
Aprendizagemdaleituraeescrita 140727083154-phpapp01
Aprendizagemdaleituraeescrita 140727083154-phpapp01Aprendizagemdaleituraeescrita 140727083154-phpapp01
Aprendizagemdaleituraeescrita 140727083154-phpapp01ERILENE OLIVEIRA
 
Processodeaquisiodaleituraeescrita 120809091716-phpapp01
Processodeaquisiodaleituraeescrita 120809091716-phpapp01Processodeaquisiodaleituraeescrita 120809091716-phpapp01
Processodeaquisiodaleituraeescrita 120809091716-phpapp01ERILENE OLIVEIRA
 
Aprendizagemdaleituraeescrita 140727083154-phpapp01
Aprendizagemdaleituraeescrita 140727083154-phpapp01Aprendizagemdaleituraeescrita 140727083154-phpapp01
Aprendizagemdaleituraeescrita 140727083154-phpapp01ERILENE OLIVEIRA
 
Estudodiscalculia 131104035225-phpapp01 (2)
Estudodiscalculia 131104035225-phpapp01 (2)Estudodiscalculia 131104035225-phpapp01 (2)
Estudodiscalculia 131104035225-phpapp01 (2)ERILENE OLIVEIRA
 
Discalculia trabalho-130214212250-phpapp02
Discalculia trabalho-130214212250-phpapp02Discalculia trabalho-130214212250-phpapp02
Discalculia trabalho-130214212250-phpapp02ERILENE OLIVEIRA
 
Slidesiii 101017153604-phpapp01
Slidesiii 101017153604-phpapp01Slidesiii 101017153604-phpapp01
Slidesiii 101017153604-phpapp01ERILENE OLIVEIRA
 
Discalculia2010 101004152122-phpapp01
Discalculia2010 101004152122-phpapp01Discalculia2010 101004152122-phpapp01
Discalculia2010 101004152122-phpapp01ERILENE OLIVEIRA
 
Slidesii 101017152839-phpapp01
Slidesii 101017152839-phpapp01Slidesii 101017152839-phpapp01
Slidesii 101017152839-phpapp01ERILENE OLIVEIRA
 

Mehr von ERILENE OLIVEIRA (10)

Processodeaquisiodaleituraeescrita 120809091716-phpapp01
Processodeaquisiodaleituraeescrita 120809091716-phpapp01Processodeaquisiodaleituraeescrita 120809091716-phpapp01
Processodeaquisiodaleituraeescrita 120809091716-phpapp01
 
Aprendizagemdaleituraeescrita 140727083154-phpapp01
Aprendizagemdaleituraeescrita 140727083154-phpapp01Aprendizagemdaleituraeescrita 140727083154-phpapp01
Aprendizagemdaleituraeescrita 140727083154-phpapp01
 
Processodeaquisiodaleituraeescrita 120809091716-phpapp01
Processodeaquisiodaleituraeescrita 120809091716-phpapp01Processodeaquisiodaleituraeescrita 120809091716-phpapp01
Processodeaquisiodaleituraeescrita 120809091716-phpapp01
 
Aprendizagemdaleituraeescrita 140727083154-phpapp01
Aprendizagemdaleituraeescrita 140727083154-phpapp01Aprendizagemdaleituraeescrita 140727083154-phpapp01
Aprendizagemdaleituraeescrita 140727083154-phpapp01
 
Estudodiscalculia 131104035225-phpapp01 (2)
Estudodiscalculia 131104035225-phpapp01 (2)Estudodiscalculia 131104035225-phpapp01 (2)
Estudodiscalculia 131104035225-phpapp01 (2)
 
Discalculia trabalho-130214212250-phpapp02
Discalculia trabalho-130214212250-phpapp02Discalculia trabalho-130214212250-phpapp02
Discalculia trabalho-130214212250-phpapp02
 
1603 7471-1-pb
1603 7471-1-pb1603 7471-1-pb
1603 7471-1-pb
 
Slidesiii 101017153604-phpapp01
Slidesiii 101017153604-phpapp01Slidesiii 101017153604-phpapp01
Slidesiii 101017153604-phpapp01
 
Discalculia2010 101004152122-phpapp01
Discalculia2010 101004152122-phpapp01Discalculia2010 101004152122-phpapp01
Discalculia2010 101004152122-phpapp01
 
Slidesii 101017152839-phpapp01
Slidesii 101017152839-phpapp01Slidesii 101017152839-phpapp01
Slidesii 101017152839-phpapp01
 

7 23-1-pb (1)

  • 1. ___________________________________________________________________________ Revista Marcas Educativas Teresina, v.1, n.1, p. 86-88, Ago., 2011 http://www.semec.pi.gov.br/revista NIDELCOFF, Maria Teresa. A escola e a compreensão da realidade. São Paulo: Brasiliense, 1987; 101p. Cícera Maria de Carvalho¹ Maria Teresa Nidelcoff é formada em História pela Faculdade de Filosofia de Rosário, município de Santa Fé na Argentina. Foi professora dos cursos primário, secundário e superior. Na Espanha, trabalhou no ensino primário e atualmente é professora de uma escola técnica em um bairro popular de Madri. A brasiliense publicou os livros: Uma escola para o povo; As ciências sociais na escola; A escola e a compreensão da realidade. O livro “A escola e a compreensão da realidade” está dividido em quatro capítulos versando sobre as temáticas: Os homens de nossa localidade cujo objetivo é ver e compreender a realidade; Os homens do nosso tempo que discute a tomada de consciência dos problemas de nossa época, assumindo compromissos diante dos mesmos; Os homens de outros lugares que busca conhecer e compreender como vivem e se desenvolvem os homens de diferentes lugares; Os homens de outros tempos que busca situar o ser humano na realidade com um senso crítico, apelando para a dimensão “passada” dando elementos necessários para a compreensão do presente. O primeiro capítulo da obra trata do tema os homens de nossa localidade e faz uma abordagem sobre o estudo do meio que a princípio parece ser uma bobagem, mas que toma conotações diferentes de acordo com a idade das crianças. Segundo Nidelcoff, para se estudar o meio requer que se leve em consideração três objetivos: aprender a ver e analisar a realidade; fomentar nas crianças uma atitude de curiosidade, observação e crítica diante da realidade; iniciar as crianças no estudo da geografia. O segundo capítulo do livro tem por título os homens de nosso tempo e a temática aborda a tomada de consciência dos problemas de nossa época, com perspectivas de assumir um compromisso diante dos mesmos, em que a autora se mostra preocupada com o tratamento dado as “atualidades” na escola. Diante da preocupação apresentada pela autora, ela mesma aponta objetivos para se trabalhar notícias atuais no âmbito escolar, como: incentivar atitudes de interesse, tomada de consciência da responsabilidade, atividade crítica e reflexiva diante da informação e dos próprios fatos; ajudar as crianças a adquirir capacidade de informar-se, procurando informações e de relacionar fatos entre si; ajudar as crianças a alcançar compreensões sobre os problemas principais das características do momento histórico e sua inter-relação com os problemas contemporâneos; ajudar a criança a vivenciar a escola como um lugar para dialogar e pensar com outras pessoas sobre o que acontece no mundo. Contudo, a autora também apresenta algumas dificuldades na realização desse tipo de trabalho e algumas sugestões de superação. _________________ ¹Graduada em Pedagogia pela UFPI. Pós-Graduada em Psicopedagogia pela FACINTER. Diretora da E. M. Mário Quintana.
  • 2. 87 ___________________________________________________________________________ Revista Marcas Educativas Teresina, v.1, n.1, p. 86-88, Ago., 2011 O terceiro capítulo aborda a temática os homens de outros lugares que visa trabalhar a geografia como meio de ajudar as crianças a obter a compreensão do ser humano na íntegra, isto é, compreendê-lo em seu meio físico, biológico e cultural. Nidelcoff faz uma tentativa de definir a geografia sob o prisma de duas vertentes. Por um lado, é vista como ciência cujo objetivo „é estudar as relações existentes entre homens que vivem em sociedade e o meio ambiente em que se encontram‟; por outro lado, ela é vista como „a localização, descrição, explicação e comparação das paisagens e das atividades humanas na superfície do globo‟. O quarto capítulo aborda a temática os homens de outros tempos em que a autora fala da necessidade de se recorrer à história como meio de conhecer e compreender como vivem os homens em ouros lugares. Nidelcoff define a história como ciência que estuda o passado do homem através da interpretação de testemunhas com a finalidade de compreender o presente e embasado nesse pressuposto dá algumas indicações de como trabalhar a história, fazendo reflexões sobre os conteúdos e métodos aplicados. A autora também apresenta sugestões metodológicas para cada tema abordado no livro. Em os homens de nossa localidade, as crianças podem estudar seu meio através da observação guiadas ou não pelo professor; realização de excursões, de reportagens e pesquisas, que de acordo com a idade da criança pode ser questionários abertos ou fechados; em os homens de nosso tempo fora sugerida para as séries iniciais o estudo do meio através da oralidade sobre o que ocorre na escola, na família, na localidade; escrita e ilustrações trazidas pelas crianças; escrita do diário de classe ou do diário mural. Nas últimas séries do 1º grau a sugestão é trabalhar com material de jornais e revistas; margens, invenções, notícias sobre costumes e modos de vida de outros países, fenômenos da natureza. No 2º grau a sugestão é permitir que as crianças selecionem os temas que desejem discutir, desde que seja educativo; em os homens de outros lugares foram apresentada as seguintes sugestões: observação, descrição, explicação, comparação, representação por plano, manejo do vocabulário geográfico, excursões; utilização de mapas para traçado de planos partindo da realidade; representação e localização de dados; leituras de mapas; interpretação e execução de gráficos; observação de lâminas, fotografias e diapositivos; leituras informativas; leituras motivadoras; entrevistas, discos folclóricos; escrever para professores e alunos; produção de monografias regionais; em os homens de outros tempos, as sugestões foram antes dos 14 anos dever ser descritiva: interpretação de testemunhas históricas, edifícios, móveis objetos de uso diário, fotografias, pinturas, revistas, jornais; cartas datadas do século XVII; investigação sobre a história local; visita a museus; estabelecer relações com o presente; fazer gráficos representativos da relação dos acontecimentos no tempo; leitura de biografias, contos, novelas e poesias; escuta de discos; fixação de vocabulário histórico. Maria Teresa Nidelcoff tece de forma crítica e numa linguagem simples alguns comentários sobre os temas profundamente abordados em seu livro, salientando que a escola deveria trabalhar o tempo e o espaço de uma forma mais contextualizada, portanto menos formal e mais real. A leitura prazerosa de mais um livro de Nidelcoff fez refletir sobre a razão pela qual a maioria dos alunos, até então, tem verdadeira ojeriza às disciplinas História e Geografia, levando a conclusão de que a metodologia a elas aplicada só tem levado o aluno à “decoreba”, ato mental de memorização do que tem nos livros didáticos,
  • 3. 88 ___________________________________________________________________________ Revista Marcas Educativas Teresina, v.1, n.1, p. 86-88, Ago., 2011 acarretando em atividades descontextualizadas. Contudo, Nidelcoff nos presenteia com valiosas atividades que permitirão ao aluno uma aprendizagem mais prazerosa e voltada para sua realidade e ao professor modificar sua prática docente, em que aquele será instrumento de sua própria aprendizagem e este coordenador dos estudos.