SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 12
Segurança e manutenção de hardware  e gerações de RAM Elaborado por:  António Filipe e Marco Pópulo
Indice ,[object Object]
Gerações das memorias RAM,[object Object]
Normas Gerais de Segurança Siga as directrizes básicas de segurança para evitar cortes, queimaduras, choques eléctricos e danos na vista. ATENÇÃO: As fontes de alimentação e os monitores têm uma tensão muito elevada. Não coloque a pulseira antiestática quando estiver a reparar as fontes de alimentação ou os monitores. ATENÇÃO: Algumas peças de impressora podem aquecer durante a respectiva utilização e outras peças podem ter tensões muito elevadas. Certifique-se de que a impressora teve tempo para arrefecer, antes de proceder à reparação. Verifique o manual de instruções da impressora para a localização dos vários componentes que podem conter altas tensões. Alguns componentes podem reter altas tensões, mesmo depois de a impressora estar desligada. Directrizes de Segurança contra IncêndiosSiga as directrizes de segurança contra incêndios para garantir a segurança dos indivíduos, proteger as estruturas e o equipamento. Para evitar um choque eléctrico e a avaria do computador, desligue o computador e retire a ficha da tomada, antes de iniciar a reparação. Um incêndio pode alastrar-se, rapidamente, podendo tornar-se muito dispendioso. Utilizar um extintor de incêndio, de forma adequada, pode evitar que um pequeno incêndio fique fora de controlo. Ao trabalhar com componentes de computador, considere sempre a hipótese de um incêndio acidental e saiba como reagir. Se houver um incêndio, deve seguir estes procedimentos de segurança: Nunca combater um incêndio, que esteja fora de controlo ou que não esteja contido. Ter, sempre, uma via de emergência delineada contra incêndios, antes de iniciar qualquer tipo de trabalho. Sair, rapidamente, do edifício. Solicitar ajuda aos serviços de emergência. Certifique-se da localização e efectue a leitura das instruções existentes nos extintores de incêndio, que se encontram no seu local de trabalho, antes de os utilizar. Poderão existir formações sobre segurança na sua organização.
Possibilidade de descargas electroestáticas As descargas electrostáticas - "electrostatic discharge" (ESD), os climas rigorosos e as fontes eléctricas de má qualidade podem causar danos no equipamento do computador. Siga as directrizes de manuseamento adequadas, consciencialize-se dos problemas ambientais e utilize material que estabilize a energia, de forma a evitar a avaria do equipamento e a perda de dados. ESDA electricidade estática é a formação de uma carga eléctrica que permanece numa superfície. Esta formação pode atingir um componente e causar danos. Denomina-se descarga electrostática - "electrostatic discharge" (ESD). A ESD pode destruir os componentes electrónicos num sistema computacional. Antes de um indivíduo poder sentir a ESD, deve formar-se, no mínimo, 3000 volts de electricidade estática. Por exemplo, a electricidade estática pode acumular-se num indivíduo, à medida que as descargas passam por um chão alcatifado. Ao tocar noutro indivíduo, ambos recebem um choque. Se a descarga causar dor ou provocar algum ruído, é porque a carga estava, provavelmente, acima dos 10000 volts. Comparativamente, a electricidade estática com menos de 30 volts pode danificar um componente do computador.
Recomendações de Protecção contra ESDA ESD pode causar danos permanentes aos componentes eléctricos. Siga estas recomendações, de maneira a tentar evitar danos causados pela ESD: Guardar todos os componentes em bolsas antiestáticas, até estar preparado para os instalar. Utilizar tapetes, com ligação à terra, nas bancadas de trabalho - "workbench". Utilizar tapetes de chão, com ligação à terra, nas áreas de trabalho. Utilizar pulseiras antiestáticas quando trabalhar com computadores. ClimaO clima afecta o equipamento informático, de várias maneiras: Se a temperatura ambiente estiver demasiado elevada, o equipamento pode sobreaquecer. Se o nível de humidade estiver demasiado baixo, a probabilidade da ESD existir, aumenta. Se o nível de humidade estiver demasiado elevado, o equipamento pode sofrer danos causados pela humidade.
Ferramentas Existe uma ferramenta apropriada para cada trabalho. Assegure-se de que está familiarizado com a utilização correcta de cada ferramenta e que utiliza a ferramenta correcta para a tarefa a realizar. A utilização qualificada das ferramentas e do software torna o trabalho mais fácil e assegura a execução das tarefas de forma adequada e segura. Estão disponíveis ferramentas de software para ajudar a diagnosticar problemas. Utilize estas ferramentas para determinar qual o dispositivo do computador que não está a funcionar correctamente. Um técnico deve documentar todas as reparações e problemas do computador. A documentação pode, depois, ser utilizada como referência para futuros problemas ou para outros técnicos que podem não ter detectado o problema anteriormente. Os documentos podem ser à base de papel, mas o formato electrónico é o ideal porque, assim, poderão ser facilmente pesquisados quando surgirem problemas específicos.
Ferramentas ESDExistem duas ferramentas ESD: a pulseira antiestática e o tapete antiestático. A pulseira antiestática protege o equipamento do computador, quando ligada ao chassis de um computador. O tapete antiestático protege o equipamento do computador, evitando a acumulação de electricidade estática no hardware ou no técnico.  Ferramentas ManuaisA maioria das ferramentas utilizadas no processo de montagem do computador são pequenas ferramentas manuais. Estão disponíveis individualmente ou como parte de uma caixa de ferramentas de reparação do computador. As caixas de ferramentas variam no tamanho, qualidade, e preço. Clique em cada um dos itens da Figura 2 para mais informações sobre as ferramentas manuais. Ferramentas de LimpezaÉ essencial possuir as ferramentas de limpeza apropriadas para a manutenção e reparação dos computadores. A utilização destas ferramentas assegura que os componentes do computador não são danificados durante a limpeza.  Ferramentas de DiagnósticoSão utilizados um multímetro digital e um adaptador de loopback para testar o hardware.
Gerações das memórias RAM As memorias RAM (random acssess memory) percorreram um longo processo de evolução desde as primeiras memorias DIP até DDR DIMM actualmente na versão ddr3.
Rams Do ponto de vista da sua forma física, uma RAM pode ser constituída por um circuito integrado DIP ou por um módulo SIMM, DIMM, SO-DIMM, etc. Para computadores pessoais elas são normalmente adquiridas em módulos de memória (popularmente conhecido como " barra " ou " pente ", pelo facto de que seus contactos se parecem com os dentes de um pente de cabelo), que são placas de circuito impresso que já contém várias memórias já montadas e configuradas de acordo com a arquitectura usada na máquina. A capacidade de uma memória é medida em Bytes, kilobytes (1 KB = 1024 ou 210 Bytes), megabytes (1 MB = 1024 KB ou 220 Bytes) ou gigabytes (1 GB = 1024 MB ou 230 Bytes). A velocidade de funcionamento de uma memória é medida em Hz ou MHz. Este valor está relacionado com a quantidade de blocos de dados que podem ser transferidos durante um segundo. Existem no entanto algumas memórias RAM que podem efectuar duas transferências de dados no mesmo ciclo de clock, duplicando a taxa de transferência de informação para a mesma frequência de trabalho. Além disso, a colocação das memórias em paralelo (propriedade da arquitectura de certos sistemas) permite multiplicar a velocidade aparente da memória. A memória principal de um computador baseado na Arquitectura de Von-Neumann é constituída por RAM. É nesta memória que são carregados os programas em execução e os respectivos dados do utilizador. Uma vez que se trata de memória volátil, os seus dados são perdidos quando o computador é desligado. Para evitar perdas de dados, é necessário salvar a informação para suporte não volátil (por ex. disco rígido), ou memória secundária. Há também quem diga que uma memória volátil pode ser " burlada " ou " congelada " com hidrogénio liquido, ou seja, mesmo a memória sendo desligada, ela não perderia seus dados.
DIP SIPP SIMM 30 pin SIMM 72 pin DIMM 168 pin DDR DIMM  184 pin
Webgrafia file:///C:/Users/Aj/Desktop/Nova%20pasta/Arq_Comp_Li%C3%A7%C3%B5es/LI%C3%87%C3%95ES/ch2/2_2_2/index.html http://www.vas-y.com/dicas/curso/hardware/ram/ram_01.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_RAM

Mais conteúdo relacionado

Destaque (20)

Saludo bienvenida
Saludo bienvenidaSaludo bienvenida
Saludo bienvenida
 
Desenvolvendo aplicações móveis na Nuvem
Desenvolvendo aplicações móveis na NuvemDesenvolvendo aplicações móveis na Nuvem
Desenvolvendo aplicações móveis na Nuvem
 
Homossexualismo
HomossexualismoHomossexualismo
Homossexualismo
 
Fora da cidade
Fora da cidadeFora da cidade
Fora da cidade
 
A porta
A portaA porta
A porta
 
Época vindora
Época vindoraÉpoca vindora
Época vindora
 
Misericordia
MisericordiaMisericordia
Misericordia
 
Brecha
BrechaBrecha
Brecha
 
Delitos informaticos
Delitos informaticosDelitos informaticos
Delitos informaticos
 
movieinppt
movieinpptmovieinppt
movieinppt
 
Sunflower Centerpiece
Sunflower CenterpieceSunflower Centerpiece
Sunflower Centerpiece
 
Decoração julina 2009
Decoração julina 2009Decoração julina 2009
Decoração julina 2009
 
Nicholas-Chase_Resume
Nicholas-Chase_ResumeNicholas-Chase_Resume
Nicholas-Chase_Resume
 
Tailieu
TailieuTailieu
Tailieu
 
Fani_Jordyn_LettersofRec1
Fani_Jordyn_LettersofRec1Fani_Jordyn_LettersofRec1
Fani_Jordyn_LettersofRec1
 
Reference Letter
Reference LetterReference Letter
Reference Letter
 
Semana05 Crear un Blog
Semana05 Crear un Blog Semana05 Crear un Blog
Semana05 Crear un Blog
 
Plus-size Bridesmaid Dresses
Plus-size Bridesmaid DressesPlus-size Bridesmaid Dresses
Plus-size Bridesmaid Dresses
 
El Yen, Ethika Global Consulting, CEO Manel Nogueron
El Yen, Ethika Global Consulting, CEO Manel NogueronEl Yen, Ethika Global Consulting, CEO Manel Nogueron
El Yen, Ethika Global Consulting, CEO Manel Nogueron
 
Ejercicio propuesto de Reti
Ejercicio propuesto de RetiEjercicio propuesto de Reti
Ejercicio propuesto de Reti
 

Semelhante a Trabalho rams e segurança

1 - Manutenção preventiva.pptx
1 - Manutenção preventiva.pptx1 - Manutenção preventiva.pptx
1 - Manutenção preventiva.pptxcarla669478
 
Curso montagem e manutencão de computadores
Curso montagem e manutencão de computadores Curso montagem e manutencão de computadores
Curso montagem e manutencão de computadores Wesclay Oliveira
 
resumo_mod2 ac Lourenço chistol nº11.pptx
resumo_mod2 ac Lourenço chistol nº11.pptxresumo_mod2 ac Lourenço chistol nº11.pptx
resumo_mod2 ac Lourenço chistol nº11.pptxLourenoChistol
 
Conhecimento Basico de Informatica - Parte II
Conhecimento Basico de Informatica - Parte IIConhecimento Basico de Informatica - Parte II
Conhecimento Basico de Informatica - Parte IIABCursos OnLine
 
Curso montagemmanutencao
Curso montagemmanutencaoCurso montagemmanutencao
Curso montagemmanutencaoJoane Nunes
 
Conceitos de hardware e software cap 02 (i unidade)
Conceitos de hardware e software cap 02 (i unidade)Conceitos de hardware e software cap 02 (i unidade)
Conceitos de hardware e software cap 02 (i unidade)Faculdade Mater Christi
 
Manual hl 5350 dn
Manual hl 5350 dnManual hl 5350 dn
Manual hl 5350 dnCnc Arduino
 
Apostila sobre hardware
Apostila sobre hardwareApostila sobre hardware
Apostila sobre hardwarebiel0202
 
Fonte de alimentação
Fonte de alimentaçãoFonte de alimentação
Fonte de alimentaçãoTiago
 
Tecnicas de Detenção de Avaria
Tecnicas de Detenção de AvariaTecnicas de Detenção de Avaria
Tecnicas de Detenção de AvariaDiolene Sampaio
 
Aula 1 conhecimentos básicos - hardware
Aula 1    conhecimentos básicos - hardwareAula 1    conhecimentos básicos - hardware
Aula 1 conhecimentos básicos - hardwareCristiano Carvalho
 

Semelhante a Trabalho rams e segurança (20)

1 - Manutenção preventiva.pptx
1 - Manutenção preventiva.pptx1 - Manutenção preventiva.pptx
1 - Manutenção preventiva.pptx
 
Curso montagem e manutencão de computadores
Curso montagem e manutencão de computadores Curso montagem e manutencão de computadores
Curso montagem e manutencão de computadores
 
resumo_mod2 ac Lourenço chistol nº11.pptx
resumo_mod2 ac Lourenço chistol nº11.pptxresumo_mod2 ac Lourenço chistol nº11.pptx
resumo_mod2 ac Lourenço chistol nº11.pptx
 
Manual Centturion
Manual CentturionManual Centturion
Manual Centturion
 
Conhecimento Basico de Informatica - Parte II
Conhecimento Basico de Informatica - Parte IIConhecimento Basico de Informatica - Parte II
Conhecimento Basico de Informatica - Parte II
 
Informatica Aplicada
Informatica AplicadaInformatica Aplicada
Informatica Aplicada
 
Manual Notebook.pdf
Manual Notebook.pdfManual Notebook.pdf
Manual Notebook.pdf
 
Introducão eletricidade ibratec
Introducão eletricidade   ibratecIntroducão eletricidade   ibratec
Introducão eletricidade ibratec
 
Introdução a eletricidade
Introdução a eletricidadeIntrodução a eletricidade
Introdução a eletricidade
 
Semana10
Semana10Semana10
Semana10
 
Apresentação manutenção preventiva
Apresentação manutenção  preventivaApresentação manutenção  preventiva
Apresentação manutenção preventiva
 
Curso montagemmanutencao
Curso montagemmanutencaoCurso montagemmanutencao
Curso montagemmanutencao
 
Conceitos de hardware e software cap 02 (i unidade)
Conceitos de hardware e software cap 02 (i unidade)Conceitos de hardware e software cap 02 (i unidade)
Conceitos de hardware e software cap 02 (i unidade)
 
Manual hl 5350 dn
Manual hl 5350 dnManual hl 5350 dn
Manual hl 5350 dn
 
Apostila sobre hardware
Apostila sobre hardwareApostila sobre hardware
Apostila sobre hardware
 
Apostila sobre hardware
Apostila sobre hardwareApostila sobre hardware
Apostila sobre hardware
 
Fonte de alimentação
Fonte de alimentaçãoFonte de alimentação
Fonte de alimentação
 
E manual
E manualE manual
E manual
 
Tecnicas de Detenção de Avaria
Tecnicas de Detenção de AvariaTecnicas de Detenção de Avaria
Tecnicas de Detenção de Avaria
 
Aula 1 conhecimentos básicos - hardware
Aula 1    conhecimentos básicos - hardwareAula 1    conhecimentos básicos - hardware
Aula 1 conhecimentos básicos - hardware
 

Mais de dsde

Processadores
ProcessadoresProcessadores
Processadoresdsde
 
Placas Gráficas e Monitores
Placas Gráficas e MonitoresPlacas Gráficas e Monitores
Placas Gráficas e Monitoresdsde
 
Graficas e monitores
Graficas e monitoresGraficas e monitores
Graficas e monitoresdsde
 
At vs atx
At vs atxAt vs atx
At vs atxdsde
 
S.m. arq com
S.m. arq comS.m. arq com
S.m. arq comdsde
 
S.M. Arq Com
S.M. Arq ComS.M. Arq Com
S.M. Arq Comdsde
 
Vem Descobrir A Tua Nova Escola
Vem Descobrir A Tua Nova EscolaVem Descobrir A Tua Nova Escola
Vem Descobrir A Tua Nova Escoladsde
 

Mais de dsde (7)

Processadores
ProcessadoresProcessadores
Processadores
 
Placas Gráficas e Monitores
Placas Gráficas e MonitoresPlacas Gráficas e Monitores
Placas Gráficas e Monitores
 
Graficas e monitores
Graficas e monitoresGraficas e monitores
Graficas e monitores
 
At vs atx
At vs atxAt vs atx
At vs atx
 
S.m. arq com
S.m. arq comS.m. arq com
S.m. arq com
 
S.M. Arq Com
S.M. Arq ComS.M. Arq Com
S.M. Arq Com
 
Vem Descobrir A Tua Nova Escola
Vem Descobrir A Tua Nova EscolaVem Descobrir A Tua Nova Escola
Vem Descobrir A Tua Nova Escola
 

Trabalho rams e segurança

  • 1. Segurança e manutenção de hardware e gerações de RAM Elaborado por: António Filipe e Marco Pópulo
  • 2.
  • 3.
  • 4. Normas Gerais de Segurança Siga as directrizes básicas de segurança para evitar cortes, queimaduras, choques eléctricos e danos na vista. ATENÇÃO: As fontes de alimentação e os monitores têm uma tensão muito elevada. Não coloque a pulseira antiestática quando estiver a reparar as fontes de alimentação ou os monitores. ATENÇÃO: Algumas peças de impressora podem aquecer durante a respectiva utilização e outras peças podem ter tensões muito elevadas. Certifique-se de que a impressora teve tempo para arrefecer, antes de proceder à reparação. Verifique o manual de instruções da impressora para a localização dos vários componentes que podem conter altas tensões. Alguns componentes podem reter altas tensões, mesmo depois de a impressora estar desligada. Directrizes de Segurança contra IncêndiosSiga as directrizes de segurança contra incêndios para garantir a segurança dos indivíduos, proteger as estruturas e o equipamento. Para evitar um choque eléctrico e a avaria do computador, desligue o computador e retire a ficha da tomada, antes de iniciar a reparação. Um incêndio pode alastrar-se, rapidamente, podendo tornar-se muito dispendioso. Utilizar um extintor de incêndio, de forma adequada, pode evitar que um pequeno incêndio fique fora de controlo. Ao trabalhar com componentes de computador, considere sempre a hipótese de um incêndio acidental e saiba como reagir. Se houver um incêndio, deve seguir estes procedimentos de segurança: Nunca combater um incêndio, que esteja fora de controlo ou que não esteja contido. Ter, sempre, uma via de emergência delineada contra incêndios, antes de iniciar qualquer tipo de trabalho. Sair, rapidamente, do edifício. Solicitar ajuda aos serviços de emergência. Certifique-se da localização e efectue a leitura das instruções existentes nos extintores de incêndio, que se encontram no seu local de trabalho, antes de os utilizar. Poderão existir formações sobre segurança na sua organização.
  • 5. Possibilidade de descargas electroestáticas As descargas electrostáticas - "electrostatic discharge" (ESD), os climas rigorosos e as fontes eléctricas de má qualidade podem causar danos no equipamento do computador. Siga as directrizes de manuseamento adequadas, consciencialize-se dos problemas ambientais e utilize material que estabilize a energia, de forma a evitar a avaria do equipamento e a perda de dados. ESDA electricidade estática é a formação de uma carga eléctrica que permanece numa superfície. Esta formação pode atingir um componente e causar danos. Denomina-se descarga electrostática - "electrostatic discharge" (ESD). A ESD pode destruir os componentes electrónicos num sistema computacional. Antes de um indivíduo poder sentir a ESD, deve formar-se, no mínimo, 3000 volts de electricidade estática. Por exemplo, a electricidade estática pode acumular-se num indivíduo, à medida que as descargas passam por um chão alcatifado. Ao tocar noutro indivíduo, ambos recebem um choque. Se a descarga causar dor ou provocar algum ruído, é porque a carga estava, provavelmente, acima dos 10000 volts. Comparativamente, a electricidade estática com menos de 30 volts pode danificar um componente do computador.
  • 6. Recomendações de Protecção contra ESDA ESD pode causar danos permanentes aos componentes eléctricos. Siga estas recomendações, de maneira a tentar evitar danos causados pela ESD: Guardar todos os componentes em bolsas antiestáticas, até estar preparado para os instalar. Utilizar tapetes, com ligação à terra, nas bancadas de trabalho - "workbench". Utilizar tapetes de chão, com ligação à terra, nas áreas de trabalho. Utilizar pulseiras antiestáticas quando trabalhar com computadores. ClimaO clima afecta o equipamento informático, de várias maneiras: Se a temperatura ambiente estiver demasiado elevada, o equipamento pode sobreaquecer. Se o nível de humidade estiver demasiado baixo, a probabilidade da ESD existir, aumenta. Se o nível de humidade estiver demasiado elevado, o equipamento pode sofrer danos causados pela humidade.
  • 7. Ferramentas Existe uma ferramenta apropriada para cada trabalho. Assegure-se de que está familiarizado com a utilização correcta de cada ferramenta e que utiliza a ferramenta correcta para a tarefa a realizar. A utilização qualificada das ferramentas e do software torna o trabalho mais fácil e assegura a execução das tarefas de forma adequada e segura. Estão disponíveis ferramentas de software para ajudar a diagnosticar problemas. Utilize estas ferramentas para determinar qual o dispositivo do computador que não está a funcionar correctamente. Um técnico deve documentar todas as reparações e problemas do computador. A documentação pode, depois, ser utilizada como referência para futuros problemas ou para outros técnicos que podem não ter detectado o problema anteriormente. Os documentos podem ser à base de papel, mas o formato electrónico é o ideal porque, assim, poderão ser facilmente pesquisados quando surgirem problemas específicos.
  • 8. Ferramentas ESDExistem duas ferramentas ESD: a pulseira antiestática e o tapete antiestático. A pulseira antiestática protege o equipamento do computador, quando ligada ao chassis de um computador. O tapete antiestático protege o equipamento do computador, evitando a acumulação de electricidade estática no hardware ou no técnico. Ferramentas ManuaisA maioria das ferramentas utilizadas no processo de montagem do computador são pequenas ferramentas manuais. Estão disponíveis individualmente ou como parte de uma caixa de ferramentas de reparação do computador. As caixas de ferramentas variam no tamanho, qualidade, e preço. Clique em cada um dos itens da Figura 2 para mais informações sobre as ferramentas manuais. Ferramentas de LimpezaÉ essencial possuir as ferramentas de limpeza apropriadas para a manutenção e reparação dos computadores. A utilização destas ferramentas assegura que os componentes do computador não são danificados durante a limpeza. Ferramentas de DiagnósticoSão utilizados um multímetro digital e um adaptador de loopback para testar o hardware.
  • 9. Gerações das memórias RAM As memorias RAM (random acssess memory) percorreram um longo processo de evolução desde as primeiras memorias DIP até DDR DIMM actualmente na versão ddr3.
  • 10. Rams Do ponto de vista da sua forma física, uma RAM pode ser constituída por um circuito integrado DIP ou por um módulo SIMM, DIMM, SO-DIMM, etc. Para computadores pessoais elas são normalmente adquiridas em módulos de memória (popularmente conhecido como " barra " ou " pente ", pelo facto de que seus contactos se parecem com os dentes de um pente de cabelo), que são placas de circuito impresso que já contém várias memórias já montadas e configuradas de acordo com a arquitectura usada na máquina. A capacidade de uma memória é medida em Bytes, kilobytes (1 KB = 1024 ou 210 Bytes), megabytes (1 MB = 1024 KB ou 220 Bytes) ou gigabytes (1 GB = 1024 MB ou 230 Bytes). A velocidade de funcionamento de uma memória é medida em Hz ou MHz. Este valor está relacionado com a quantidade de blocos de dados que podem ser transferidos durante um segundo. Existem no entanto algumas memórias RAM que podem efectuar duas transferências de dados no mesmo ciclo de clock, duplicando a taxa de transferência de informação para a mesma frequência de trabalho. Além disso, a colocação das memórias em paralelo (propriedade da arquitectura de certos sistemas) permite multiplicar a velocidade aparente da memória. A memória principal de um computador baseado na Arquitectura de Von-Neumann é constituída por RAM. É nesta memória que são carregados os programas em execução e os respectivos dados do utilizador. Uma vez que se trata de memória volátil, os seus dados são perdidos quando o computador é desligado. Para evitar perdas de dados, é necessário salvar a informação para suporte não volátil (por ex. disco rígido), ou memória secundária. Há também quem diga que uma memória volátil pode ser " burlada " ou " congelada " com hidrogénio liquido, ou seja, mesmo a memória sendo desligada, ela não perderia seus dados.
  • 11. DIP SIPP SIMM 30 pin SIMM 72 pin DIMM 168 pin DDR DIMM 184 pin