Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Propriedades

Slide de revisão para o 2 ano do ensino médio

  • Als Erste(r) kommentieren

Propriedades

  1. 1. EFEITOS COLIGATIVOS DAS SOLUÇÕES VERDADEIRAS Profa. FRANCIELE
  2. 2. Efeito Tonoscópico Consiste na diminuição da pressão de vapor do solvente quando adiciona-se um soluto não-volátil ! interface líquido/vapor P vapor
  3. 3. Ebulioscopia Quando uma substância passa do líquido para o gasoso chamamos de vaporização. EVAPORAÇÃO - EBULIÇÃO Como ocorre a Ebulição ?
  4. 4. Influência da pressão externa na temperatura de ebulição A pressão ao nível do mar é 760 mmHg ou 1 atm, a água pura ferve a 100 °C.
  5. 5. Em localidades elevadas os alimentos demoram mais para ficar cozidos ?
  6. 6. Efeito Ebulioscópico Consiste no aumento da temperatura de ebulição do solvente quando adiciona-se um soluto não-volátil e molecular , explicada pelo aumento da intensidade das forças interativas, pela presença das partículas do soluto. T o = solvente puro T e = solução Ex.:Solução 0,5M de Glicose  T ebulição
  7. 7. O que ocorre em uma panela de pressão que faz com que os alimentos fiquem cozidos mais rápidamente ?
  8. 8. Crioscopia 1° Água Pura – P atm = 1 atm =t c =0ºC . 2°Solução 0,5 M de Glicose P atm = 1 atm =t c = -0,93ºC . Ao se adicionar um soluto não-volátil á água pura( solvente puro), a temperatura de congelamento da solução ( ou simplesmente a temperatura de congelamento da solução) diminui. Isto é chamado de crioscopia ou efeito crioscópico.
  9. 9. OSMOSE
  10. 10. Difusão - é o movimento espontâneo entre partículas de substâncias diferentes que se misturam dando origem a uma solução. Inicial: Água com açúcar Final: Solução de açúcar em água E se houvesse uma película ou membrana que impedisse a passagem do soluto mas não do solvente.
  11. 11. Osmose é a passagem do solvente para uma solução por meio de uma membrana semipermeável.

×