SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 17
EXEMPLOS DE PRÁTICAS DE LEITURAS(MEDIADORES DE LEITURA ROSE, ANDRESSA, LISANGÊLA E MÔNICA
PÚBLICO ALVO(Pré) Adolescentes- Alunos das séries finais do Ensino Fundamental
Em uma sociedade onde a cultura está um pouco esquecida, despertar o desejo de aprofundar o conhecimento sobre o tema proposto, a partir de textos sob os mais variados suportes. OBJETIVO PRÁTICA LEITORA
MATERIAIS E RECURSOS UTILIZADOS Leitura de textos literários: *Texto informativo :apresentação e história ; *Conto: A Demanda ( as sete Maravilhas do Mundo), autor Pedrito Domus. *Poemas: Lembrança, Toda a Paz. . Leitura de vídeo: som e imagem sobre o tema proposto.
ETAPAS PROPOSTAS 	Apresentar o texto” As sete Maravilhas do Mundo” com comentários(diálogo) para ver o que conhecem a respeito do tema , após realizar sua leitura.                                                                         AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO   		As sete maravilhas do mundo já existiam. Mas, faziam parte do mundo antigo. Todas elas foram construídas antes de Cristo. Eram o Farol de Alexandria, o Templo de Artemis, a Estátua de Zeus, o Colosso de Rodes, os Jardins Suspensos da Babilônia, o Mausoléu de Halicarnasso e as Pirâmides de Gizé. Das sete, apenas as Pirâmides de Gizé, no Egito, ainda existem.  		Por essa razão, Bernard Weber cineasta suíço, apaixonado por história antiga, criou o projeto que começou depois de uma conversa com um amigo, Carlos Vaz Marques, professor de história antiga, quando discutiam quais seriam as sete maravilhas do mundo atual.          		Bernard Weber formou-se em cinema pela Universidade de Nova Iorque e trabalhou a partir de 1974 como assistente de Frederico Fellini, em Roma. Participou da produção de dois longa-metragem, além de diversas produções para TV. Atua como conservador do Museu Lê Corbusier, em Zurique, construído por sua mãe, Heidi.  		Essas características o levaram à sua grande aventura. Por considerar que nos últimos 2000 anos, a humanidade criou muitas maravilhas, Weber decidiu fazer uma página na Internet e promover uma votação mundial.  		Para chegar aos 25 nomes indicados em sua página, Weber recorreu a um grupo de especialistas, entre os quais um professor de história da arte, um de história da arquitetura, um jornalista, um arqueólogo e um arquiteto. Um grupo de estudantes foi contratado para catalogar as sugestões que chegassem pela Internet.  		A Unesco deu apoio informal ao projeto de Weber, pois seus estatutos a proíbem de tomar parte ativamente em operações como esta. Isso não significou problema para ele, pois tinha certeza de que sua legitimidade viria dos milhões de votos recebidos para uma idéia que rapidamente se tornou popular. 		O custo projeto, bem superior a US$ 1 milhão, saiu do bolso de Weber e do de empresários amigos que, na verdade, fizeram um investimento para a venda de produtos relacionados com as novas sete maravilhas pela Internet.           	E assim, no dia 7 de julho de 2007, no estádio da Luz, em Lisboa, mais de 40 mil pessoas assistiram à cerimônia de declaração das Sete Novas Maravilhas do Mundo, listadas a seguir.    
1º lugar: A Grande Muralha da China              Para se protegerem ou separarem, os homens  constroem muros desde a Antigüidade.  O exemplo mais ancestral é o da Grande Muralha  da China, com seus 3.460 quilômetros de extensão,  mais outros 2.860 quilômetros de ramificações.  Formidável obra de defesa militar, em alguns pontos  com 16,5 metros de altura e torres invariavelmente  erguidas a cada 60 metros, ela serviu de fronteira  durante mil anos. Seus primeiros sinais remontam  ao século VII antes de nossa era.            
 2º Lugar: Ruínas de Petra - Jordânia    Petra (9 a.C. - 40 d.C), Jordânia Na extremidade do Deserto árabe, Petra era a capital  reluzente do império dos Nabateus, na época do Rei  Aretas IV (9 a.C. - 40 d.C.).  Mestres em tecnologia para o abastecimento de água,  os nabateus  construiram grandes túneis e câmaras  com esse propósito, além de um teatro,  calcado em  protótipos grego-romanos, para uma audiência de  4.000 pessoas. Hoje, as Tumbas do Palácio de Petra,  com uma fachada de 42 metros de altura  (El-Deir  Monastério),  são um exemplo impressionante de  cultura do Oriente Médio.  
 3º Lugar: Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil     Um dos mais belos símbolos do Rio de Janeiro,  situado no topo do Morro do Corcovado, a 710  metros do nível do mar, o monumento mede 38  metros de altura - contando com o pedestal, onde  há uma capela - e pesa 1.145 toneladas. Foi  concebida pelo escultor francês Paul Landowski e   esculpida por Heitor da Silva Costa. A estátua  levou cinco anos para ser construída, tendo sido   inaugurada no dia 12 de Outubro de 1931. Tornou-se  o símbolo da cidade do Rio de Janeiro.
 4º Lugar :Machu Picchu (1460-1470), Peru  No século XV, o imperador inca Pachacutec edificou uma cidade nas nuvens, na montanha conhecida  como Machu Picchu (“velha montanha”). Este  extraordinário povoado está localizado no Planalto  dos Andes, nas profundezas da floresta amazônica  e acima do rio Urubamba. Abandonada pelos incas  devido a um surto de varíola e após a derrota do  Império Inca pelos espanhóis, a cidade foi  considerada “perdida” durante mais de três séculos.  Foi redescoberta por Hiram Bingham em 1911.
 5º Lugar: A Pirâmide de Chichén Itzá, México A pirâmide em Chichén Itzá (anterior a 800 d.C.),  Península de Yucatan, México, Chichén Itzá, a mais  famosa Cidade Templo Maia, funcionou como centro  político e econômico da civilização maia. As várias  estruturas – a pirâmide de Kukulkan, o Templo de  Chac-Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de  Jogos dos Prisioneiros – podem ainda hoje ser  admiradas e são demonstrativas de um extraordinário  compromisso para com a composição e espaço  arquitetônico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer  dúvida, o mais grandioso de todos os templos da  civilização maia. 
6º Lugar: Coliseu de Roma, Itália Este grandioso anfiteatro foi construído no centro  de Roma no ano 82 d.C. em honra aos legionários  vitoriosos e para celebrar a glória do império  romano. O seu design conceitual mantém a  atualidade até os nossos dias, uma vez que, passados  cerca de 2000 anos, praticamente todos os modernos  estádios desportivos continuam a ter o cunho  inconfundível do design original do Coliseu.  É através do cinema e dos livros de História que hoje  temos noção das lutas cruéis e dos jogos que tinham lugar  nesta arena, para júbilo dos espectadores.    
 7º Lugar: Taj-Mahal, Agra, India Este imenso mausoléu foi construído em 1630 d.C.     por ordem do Xá Jahan, o quinto imperador mogul  muçulmano, em memória da sua falecida e adorada  esposa. Construído em mármore branco e rodeado  de maravilhosos e elaborados jardins, o Taj Mahal  é considerado uma das mais perfeitas jóias da arte  muçulmana na Índia. O imperador acabou por ser  preso e, segundo se conta, daí em diante só  conseguia ver o Taj Mahal a partir da pequena  janela da sua cela.
CONTO 		Os portões da majestosa cidade da Atlântida fecharam-se atrás de mim. Sem temer caminhei. Onda ante onda, sem me molhar. Dei por mim, então a atravessar o mar sem temer qualquer tempestade. Sem que nenhuma rajada de vento me fizesse desequilibrar.	Falaram-me de sete maravilhas. Teria eu que as visitar antes da última lua cheia chegar. Achei que era impossível. Nunca, ninguém tinha chegado às terras da Grécia em tão pouco tempo. 	Seria como um espia ou talvez como um viajante.	Antes de pisar as areias lusitanas, já eu ouvia a saudade dos meus entes queridos, dormindo nos palácios da minha terra.	Com uma estranha canção de paz em mim, cheguei ao meu primeiro destino após um dia de viajem. Olympia era a morada dos deuses rivais gregos. Zeus, em especial, invejava a sabedoria atlante, o poder, mas quando lhe informei da minha vinda, ele recebeu-me de braços abertos. A sua estátua era imponente, porém frágil. Totalmente feita de ouro! Imortal aos olhos e frágil às chamas. Zeus vangloriou-se pela superioridade daquele monumento perante os do meu povo. Segui, na mesma noite. Antes da alva já eu visitava o templo de Artémis. Típico. Já eu tinha visitado inúmeros templos gregos, simétricos e suspensos em colunas...Eu sabia que tinha que depositar algo valioso numa daquelas sete maravilhas que eu iria passar, embora as duas primeiras fossem as que eu de certo tentaria não escolher.	Ora, houve uma que me agradou bastante devido à sua singularidade, o mausoléu de Halicarnassus. Era um pouco mais forte que o templo de Artémis, mas não sei porquê, deu-me uma sensação de que se uns terramotos acontecessem, todo o complexo cairia.Segui caminho pelo mar até chegar a Rodes. O complexo surpreendeu-me bastante. Uma gigantesca estátua de bronze que honrava o deus grego Apolo marcava os limites entre o mar e os portos.Quando olhei para a estátua notei também alguma fragilidade, portanto parti...
O mais surpreendente da Babilónia eram os seus jardins suspensos, considerados numa maravilha intocável pela revolta do cansaço. Quando lá cheguei, ouvi o rei a planear um grande monumento que revelaria o sucesso dos atlantes ao mundo. Aquela ideia provavelmente seria a ruína do império, portanto fui e levai a relíquia que me fora incumbida.	Após outra caminhada pelo mar mediterrâneo, avistei o farol da cidade de Alexandria. Imponente! Mas de certa forma eu pressentia que tudo o que estivesse junto à costa era falível. O farol também era uma vasta biblioteca. Esta cobiça pelo melhor levaria à guerra e ao caos.Juro que pensei em desistir, em voltar à minha terra e receber a desonra. Desta vez, decidi partir como um Homem! Sem andar sob a água,sem percorrer o mundo em instantes. 	Converti-me no tesouro que guardava e cheguei calmamente ao último destino. Demorei dias até chegar lá, talvez semanas.	Olhei de alto a baixo as pirâmides egípcias e coloquei o tesouro entre elas. Antes de voltar a Alexandria, soube que a Atlântida tinha caído. Os deuses resolveram despedaçá-la como quem destrói uma flor.	Resolvi ficar no deserto, escondido nas grutas. Anos após a queda da minha terra natal, soube que seis das maravilhas haviam também sido derrubadas pela ira divina. Apenas a maravilha do deserto tinha resistido. As pirâmides. Deixei-lhes a paz, num sítio quase morto. Talvez tenha errado perante a Atlântida pela minha estupidez infantil, mas algo no meu coração diz que eu fiz bem em deixar a paz naquele local e sinto que concluí a minha demanda...
POEMA LER E DESCREVER O QUE ENTENDEU: Lembrança Vou andar Com castas ideias Num mundo desgastado Onde pensar filosofia Chamam de vadiar Sem resenhas de soluções O infinito fica esgotado   Carrego um lastro Caso possa voar lasciva Na alcova d’algum demente Assim expulsá-lo para subir É o desapego um mastro Que repasso ao tempo Meu único confidente   A glória é senil E tanto vagueio em esperas Revidando sortilégios Em linhas sem mãos Que meu canto é vil Só alcanço o alvor Em alicerces régios.  
TODA A PAZ Apenas a paz Tão simples, singela  Não acompanha a guerra Nem chora a falta de tempo Mas é loquaz Quando o homem cai no lamento   Existe a vida Na boca de todo faminto Divina e repleta de instinto Que vai à cata do destino legado De alma erguida A espera de um sono lindo e apaziguado   Nas mãos do tempo Trama-se o sortilégio dos fracos No descuido dos que fingem ser cacos Nos dias tão descalços, quanto os anjos peregrinos De asas ao vento A cata do insípido socorro que viajou com os vespertinos   Apenas a paz Tem cheiro de flores Sem penas, ou pássaros Seca o pranto dos caminhos  E traz O bolor da história dos pergaminhos  Categoria: poesiasEscrito por Nadilce Beatriz
FIM

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

PIRÂMIDES - DETALHES IMPRESSIONANTES !!
PIRÂMIDES - DETALHES IMPRESSIONANTES !!PIRÂMIDES - DETALHES IMPRESSIONANTES !!
PIRÂMIDES - DETALHES IMPRESSIONANTES !!Fátima Trindade
 
Roteiro de viagem turquia
Roteiro de viagem turquiaRoteiro de viagem turquia
Roteiro de viagem turquiaRaquel Amaro
 
Magníficas e misteriosas construções, as Pirâmides, impressionantes novos dados.
Magníficas e misteriosas construções, as Pirâmides, impressionantes novos dados.Magníficas e misteriosas construções, as Pirâmides, impressionantes novos dados.
Magníficas e misteriosas construções, as Pirâmides, impressionantes novos dados.Fátima Trindade
 
O mistério das pirâmides
O mistério das pirâmidesO mistério das pirâmides
O mistério das pirâmidesVilma Chaves
 
Piramides x extra terrestres
Piramides x extra terrestres Piramides x extra terrestres
Piramides x extra terrestres siaromjo
 
Estratégias Educacionais para Inovar o Processo de Aprendizagem - Módulo de ...
 Estratégias Educacionais para Inovar o Processo de Aprendizagem - Módulo de ... Estratégias Educacionais para Inovar o Processo de Aprendizagem - Módulo de ...
Estratégias Educacionais para Inovar o Processo de Aprendizagem - Módulo de ...FGV Management
 
MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO
MARAVILHAS DO MUNDO MODERNOMARAVILHAS DO MUNDO MODERNO
MARAVILHAS DO MUNDO MODERNOCristiane Seibt
 
A princesa de babilônia (voltaire)
A princesa de babilônia (voltaire)A princesa de babilônia (voltaire)
A princesa de babilônia (voltaire)Nodge Holanda
 
Egito, viajando pelos monumentos
Egito, viajando pelos monumentosEgito, viajando pelos monumentos
Egito, viajando pelos monumentosIrene Aguiar
 

Was ist angesagt? (14)

PIRÂMIDES - DETALHES IMPRESSIONANTES !!
PIRÂMIDES - DETALHES IMPRESSIONANTES !!PIRÂMIDES - DETALHES IMPRESSIONANTES !!
PIRÂMIDES - DETALHES IMPRESSIONANTES !!
 
Roteiro de viagem turquia
Roteiro de viagem turquiaRoteiro de viagem turquia
Roteiro de viagem turquia
 
Os Mistérios das Pirâmides!
Os Mistérios das Pirâmides!Os Mistérios das Pirâmides!
Os Mistérios das Pirâmides!
 
Magníficas e misteriosas construções, as Pirâmides, impressionantes novos dados.
Magníficas e misteriosas construções, as Pirâmides, impressionantes novos dados.Magníficas e misteriosas construções, as Pirâmides, impressionantes novos dados.
Magníficas e misteriosas construções, as Pirâmides, impressionantes novos dados.
 
Piramides1
Piramides1Piramides1
Piramides1
 
O mistério das pirâmides
O mistério das pirâmidesO mistério das pirâmides
O mistério das pirâmides
 
Piramides
PiramidesPiramides
Piramides
 
Piramides x extra terrestres
Piramides x extra terrestres Piramides x extra terrestres
Piramides x extra terrestres
 
Estratégias Educacionais para Inovar o Processo de Aprendizagem - Módulo de ...
 Estratégias Educacionais para Inovar o Processo de Aprendizagem - Módulo de ... Estratégias Educacionais para Inovar o Processo de Aprendizagem - Módulo de ...
Estratégias Educacionais para Inovar o Processo de Aprendizagem - Módulo de ...
 
Egito
EgitoEgito
Egito
 
MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO
MARAVILHAS DO MUNDO MODERNOMARAVILHAS DO MUNDO MODERNO
MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO
 
Islão
IslãoIslão
Islão
 
A princesa de babilônia (voltaire)
A princesa de babilônia (voltaire)A princesa de babilônia (voltaire)
A princesa de babilônia (voltaire)
 
Egito, viajando pelos monumentos
Egito, viajando pelos monumentosEgito, viajando pelos monumentos
Egito, viajando pelos monumentos
 

Ähnlich wie 7 Maravilhas do Mundo antigo e moderno

Int. Eng. Civil Conf 4.ppt de modo sucinto fez um resumo histórico sobre a en...
Int. Eng. Civil Conf 4.ppt de modo sucinto fez um resumo histórico sobre a en...Int. Eng. Civil Conf 4.ppt de modo sucinto fez um resumo histórico sobre a en...
Int. Eng. Civil Conf 4.ppt de modo sucinto fez um resumo histórico sobre a en...paulojose92
 
As 7 maravilhas do mundo
As 7 maravilhas do mundoAs 7 maravilhas do mundo
As 7 maravilhas do mundoNAPNE
 
Sete maravilhas da mundo antigo
Sete maravilhas da mundo antigoSete maravilhas da mundo antigo
Sete maravilhas da mundo antigoJoab Duarte
 
Património Mundial e Turismo Cultural - Muralha da China - Artur Filipe dos S...
Património Mundial e Turismo Cultural - Muralha da China - Artur Filipe dos S...Património Mundial e Turismo Cultural - Muralha da China - Artur Filipe dos S...
Património Mundial e Turismo Cultural - Muralha da China - Artur Filipe dos S...Artur Filipe dos Santos
 
Mostra De Ciencias Sociais
Mostra De Ciencias SociaisMostra De Ciencias Sociais
Mostra De Ciencias SociaisElaine Mai
 
História da arte e do design grecia e roma
História da arte e do design   grecia e romaHistória da arte e do design   grecia e roma
História da arte e do design grecia e romaRafael Esnarriaga
 
Maravilhas do mundo antigo
Maravilhas do mundo antigoMaravilhas do mundo antigo
Maravilhas do mundo antigoCristiane Seibt
 
Património Mundial e Turismo Cultural - Coliseu de Roma - Artur Filipe dos Sa...
Património Mundial e Turismo Cultural - Coliseu de Roma - Artur Filipe dos Sa...Património Mundial e Turismo Cultural - Coliseu de Roma - Artur Filipe dos Sa...
Património Mundial e Turismo Cultural - Coliseu de Roma - Artur Filipe dos Sa...Artur Filipe dos Santos
 
Ocorrimentos Históricos Importantes e a Crise Econômica Mundial
Ocorrimentos Históricos Importantes e a Crise Econômica MundialOcorrimentos Históricos Importantes e a Crise Econômica Mundial
Ocorrimentos Históricos Importantes e a Crise Econômica MundialFaDeArtes
 
Pirâmides, ao redor do mundo.
Pirâmides, ao redor do mundo.Pirâmides, ao redor do mundo.
Pirâmides, ao redor do mundo.Ibs Web
 

Ähnlich wie 7 Maravilhas do Mundo antigo e moderno (20)

Int. Eng. Civil Conf 4.ppt de modo sucinto fez um resumo histórico sobre a en...
Int. Eng. Civil Conf 4.ppt de modo sucinto fez um resumo histórico sobre a en...Int. Eng. Civil Conf 4.ppt de modo sucinto fez um resumo histórico sobre a en...
Int. Eng. Civil Conf 4.ppt de modo sucinto fez um resumo histórico sobre a en...
 
As 7 maravilhas do mundo
As 7 maravilhas do mundoAs 7 maravilhas do mundo
As 7 maravilhas do mundo
 
Roma prontoo
Roma prontooRoma prontoo
Roma prontoo
 
Maravilhas Do Mundo
Maravilhas Do MundoMaravilhas Do Mundo
Maravilhas Do Mundo
 
Maravilhas do Mundo
Maravilhas do MundoMaravilhas do Mundo
Maravilhas do Mundo
 
Sete maravilhas da mundo antigo
Sete maravilhas da mundo antigoSete maravilhas da mundo antigo
Sete maravilhas da mundo antigo
 
Património Mundial e Turismo Cultural - Muralha da China - Artur Filipe dos S...
Património Mundial e Turismo Cultural - Muralha da China - Artur Filipe dos S...Património Mundial e Turismo Cultural - Muralha da China - Artur Filipe dos S...
Património Mundial e Turismo Cultural - Muralha da China - Artur Filipe dos S...
 
Mostra De Ciencias Sociais
Mostra De Ciencias SociaisMostra De Ciencias Sociais
Mostra De Ciencias Sociais
 
Sete maravilhas
Sete maravilhasSete maravilhas
Sete maravilhas
 
História da arte e do design grecia e roma
História da arte e do design   grecia e romaHistória da arte e do design   grecia e roma
História da arte e do design grecia e roma
 
Maravilhas do mundo antigo
Maravilhas do mundo antigoMaravilhas do mundo antigo
Maravilhas do mundo antigo
 
Alexandria
AlexandriaAlexandria
Alexandria
 
Mundo Antigo MarçO2007
Mundo Antigo MarçO2007Mundo Antigo MarçO2007
Mundo Antigo MarçO2007
 
Património Mundial e Turismo Cultural - Coliseu de Roma - Artur Filipe dos Sa...
Património Mundial e Turismo Cultural - Coliseu de Roma - Artur Filipe dos Sa...Património Mundial e Turismo Cultural - Coliseu de Roma - Artur Filipe dos Sa...
Património Mundial e Turismo Cultural - Coliseu de Roma - Artur Filipe dos Sa...
 
Renascimento Cultural
Renascimento CulturalRenascimento Cultural
Renascimento Cultural
 
Ocorrimentos Históricos Importantes e a Crise Econômica Mundial
Ocorrimentos Históricos Importantes e a Crise Econômica MundialOcorrimentos Históricos Importantes e a Crise Econômica Mundial
Ocorrimentos Históricos Importantes e a Crise Econômica Mundial
 
Pirâmides, ao redor do mundo.
Pirâmides, ao redor do mundo.Pirâmides, ao redor do mundo.
Pirâmides, ao redor do mundo.
 
O Mistério das Piramides
O Mistério das PiramidesO Mistério das Piramides
O Mistério das Piramides
 
Piramides
PiramidesPiramides
Piramides
 
PIRÂMIDES
PIRÂMIDESPIRÂMIDES
PIRÂMIDES
 

7 Maravilhas do Mundo antigo e moderno

  • 1. EXEMPLOS DE PRÁTICAS DE LEITURAS(MEDIADORES DE LEITURA ROSE, ANDRESSA, LISANGÊLA E MÔNICA
  • 2. PÚBLICO ALVO(Pré) Adolescentes- Alunos das séries finais do Ensino Fundamental
  • 3. Em uma sociedade onde a cultura está um pouco esquecida, despertar o desejo de aprofundar o conhecimento sobre o tema proposto, a partir de textos sob os mais variados suportes. OBJETIVO PRÁTICA LEITORA
  • 4. MATERIAIS E RECURSOS UTILIZADOS Leitura de textos literários: *Texto informativo :apresentação e história ; *Conto: A Demanda ( as sete Maravilhas do Mundo), autor Pedrito Domus. *Poemas: Lembrança, Toda a Paz. . Leitura de vídeo: som e imagem sobre o tema proposto.
  • 5. ETAPAS PROPOSTAS Apresentar o texto” As sete Maravilhas do Mundo” com comentários(diálogo) para ver o que conhecem a respeito do tema , após realizar sua leitura. AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO   As sete maravilhas do mundo já existiam. Mas, faziam parte do mundo antigo. Todas elas foram construídas antes de Cristo. Eram o Farol de Alexandria, o Templo de Artemis, a Estátua de Zeus, o Colosso de Rodes, os Jardins Suspensos da Babilônia, o Mausoléu de Halicarnasso e as Pirâmides de Gizé. Das sete, apenas as Pirâmides de Gizé, no Egito, ainda existem. Por essa razão, Bernard Weber cineasta suíço, apaixonado por história antiga, criou o projeto que começou depois de uma conversa com um amigo, Carlos Vaz Marques, professor de história antiga, quando discutiam quais seriam as sete maravilhas do mundo atual.         Bernard Weber formou-se em cinema pela Universidade de Nova Iorque e trabalhou a partir de 1974 como assistente de Frederico Fellini, em Roma. Participou da produção de dois longa-metragem, além de diversas produções para TV. Atua como conservador do Museu Lê Corbusier, em Zurique, construído por sua mãe, Heidi. Essas características o levaram à sua grande aventura. Por considerar que nos últimos 2000 anos, a humanidade criou muitas maravilhas, Weber decidiu fazer uma página na Internet e promover uma votação mundial. Para chegar aos 25 nomes indicados em sua página, Weber recorreu a um grupo de especialistas, entre os quais um professor de história da arte, um de história da arquitetura, um jornalista, um arqueólogo e um arquiteto. Um grupo de estudantes foi contratado para catalogar as sugestões que chegassem pela Internet.   A Unesco deu apoio informal ao projeto de Weber, pois seus estatutos a proíbem de tomar parte ativamente em operações como esta. Isso não significou problema para ele, pois tinha certeza de que sua legitimidade viria dos milhões de votos recebidos para uma idéia que rapidamente se tornou popular. O custo projeto, bem superior a US$ 1 milhão, saiu do bolso de Weber e do de empresários amigos que, na verdade, fizeram um investimento para a venda de produtos relacionados com as novas sete maravilhas pela Internet.           E assim, no dia 7 de julho de 2007, no estádio da Luz, em Lisboa, mais de 40 mil pessoas assistiram à cerimônia de declaração das Sete Novas Maravilhas do Mundo, listadas a seguir.    
  • 6. 1º lugar: A Grande Muralha da China       Para se protegerem ou separarem, os homens constroem muros desde a Antigüidade. O exemplo mais ancestral é o da Grande Muralha da China, com seus 3.460 quilômetros de extensão, mais outros 2.860 quilômetros de ramificações. Formidável obra de defesa militar, em alguns pontos com 16,5 metros de altura e torres invariavelmente erguidas a cada 60 metros, ela serviu de fronteira durante mil anos. Seus primeiros sinais remontam ao século VII antes de nossa era.            
  • 7. 2º Lugar: Ruínas de Petra - Jordânia Petra (9 a.C. - 40 d.C), Jordânia Na extremidade do Deserto árabe, Petra era a capital reluzente do império dos Nabateus, na época do Rei Aretas IV (9 a.C. - 40 d.C.).  Mestres em tecnologia para o abastecimento de água, os nabateus  construiram grandes túneis e câmaras  com esse propósito, além de um teatro,  calcado em protótipos grego-romanos, para uma audiência de 4.000 pessoas. Hoje, as Tumbas do Palácio de Petra, com uma fachada de 42 metros de altura  (El-Deir Monastério),  são um exemplo impressionante de cultura do Oriente Médio.  
  • 8. 3º Lugar: Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil     Um dos mais belos símbolos do Rio de Janeiro, situado no topo do Morro do Corcovado, a 710 metros do nível do mar, o monumento mede 38 metros de altura - contando com o pedestal, onde há uma capela - e pesa 1.145 toneladas. Foi concebida pelo escultor francês Paul Landowski e   esculpida por Heitor da Silva Costa. A estátua levou cinco anos para ser construída, tendo sido  inaugurada no dia 12 de Outubro de 1931. Tornou-se o símbolo da cidade do Rio de Janeiro.
  • 9. 4º Lugar :Machu Picchu (1460-1470), Peru No século XV, o imperador inca Pachacutec edificou uma cidade nas nuvens, na montanha conhecida como Machu Picchu (“velha montanha”). Este extraordinário povoado está localizado no Planalto dos Andes, nas profundezas da floresta amazônica e acima do rio Urubamba. Abandonada pelos incas devido a um surto de varíola e após a derrota do Império Inca pelos espanhóis, a cidade foi considerada “perdida” durante mais de três séculos. Foi redescoberta por Hiram Bingham em 1911.
  • 10. 5º Lugar: A Pirâmide de Chichén Itzá, México A pirâmide em Chichén Itzá (anterior a 800 d.C.), Península de Yucatan, México, Chichén Itzá, a mais famosa Cidade Templo Maia, funcionou como centro político e econômico da civilização maia. As várias estruturas – a pirâmide de Kukulkan, o Templo de Chac-Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de Jogos dos Prisioneiros – podem ainda hoje ser admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso para com a composição e espaço arquitetônico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia. 
  • 11. 6º Lugar: Coliseu de Roma, Itália Este grandioso anfiteatro foi construído no centro de Roma no ano 82 d.C. em honra aos legionários vitoriosos e para celebrar a glória do império romano. O seu design conceitual mantém a atualidade até os nossos dias, uma vez que, passados cerca de 2000 anos, praticamente todos os modernos estádios desportivos continuam a ter o cunho inconfundível do design original do Coliseu. É através do cinema e dos livros de História que hoje temos noção das lutas cruéis e dos jogos que tinham lugar nesta arena, para júbilo dos espectadores.    
  • 12.  7º Lugar: Taj-Mahal, Agra, India Este imenso mausoléu foi construído em 1630 d.C. por ordem do Xá Jahan, o quinto imperador mogul muçulmano, em memória da sua falecida e adorada esposa. Construído em mármore branco e rodeado de maravilhosos e elaborados jardins, o Taj Mahal é considerado uma das mais perfeitas jóias da arte muçulmana na Índia. O imperador acabou por ser preso e, segundo se conta, daí em diante só conseguia ver o Taj Mahal a partir da pequena janela da sua cela.
  • 13. CONTO Os portões da majestosa cidade da Atlântida fecharam-se atrás de mim. Sem temer caminhei. Onda ante onda, sem me molhar. Dei por mim, então a atravessar o mar sem temer qualquer tempestade. Sem que nenhuma rajada de vento me fizesse desequilibrar. Falaram-me de sete maravilhas. Teria eu que as visitar antes da última lua cheia chegar. Achei que era impossível. Nunca, ninguém tinha chegado às terras da Grécia em tão pouco tempo. Seria como um espia ou talvez como um viajante. Antes de pisar as areias lusitanas, já eu ouvia a saudade dos meus entes queridos, dormindo nos palácios da minha terra. Com uma estranha canção de paz em mim, cheguei ao meu primeiro destino após um dia de viajem. Olympia era a morada dos deuses rivais gregos. Zeus, em especial, invejava a sabedoria atlante, o poder, mas quando lhe informei da minha vinda, ele recebeu-me de braços abertos. A sua estátua era imponente, porém frágil. Totalmente feita de ouro! Imortal aos olhos e frágil às chamas. Zeus vangloriou-se pela superioridade daquele monumento perante os do meu povo. Segui, na mesma noite. Antes da alva já eu visitava o templo de Artémis. Típico. Já eu tinha visitado inúmeros templos gregos, simétricos e suspensos em colunas...Eu sabia que tinha que depositar algo valioso numa daquelas sete maravilhas que eu iria passar, embora as duas primeiras fossem as que eu de certo tentaria não escolher. Ora, houve uma que me agradou bastante devido à sua singularidade, o mausoléu de Halicarnassus. Era um pouco mais forte que o templo de Artémis, mas não sei porquê, deu-me uma sensação de que se uns terramotos acontecessem, todo o complexo cairia.Segui caminho pelo mar até chegar a Rodes. O complexo surpreendeu-me bastante. Uma gigantesca estátua de bronze que honrava o deus grego Apolo marcava os limites entre o mar e os portos.Quando olhei para a estátua notei também alguma fragilidade, portanto parti...
  • 14. O mais surpreendente da Babilónia eram os seus jardins suspensos, considerados numa maravilha intocável pela revolta do cansaço. Quando lá cheguei, ouvi o rei a planear um grande monumento que revelaria o sucesso dos atlantes ao mundo. Aquela ideia provavelmente seria a ruína do império, portanto fui e levai a relíquia que me fora incumbida. Após outra caminhada pelo mar mediterrâneo, avistei o farol da cidade de Alexandria. Imponente! Mas de certa forma eu pressentia que tudo o que estivesse junto à costa era falível. O farol também era uma vasta biblioteca. Esta cobiça pelo melhor levaria à guerra e ao caos.Juro que pensei em desistir, em voltar à minha terra e receber a desonra. Desta vez, decidi partir como um Homem! Sem andar sob a água,sem percorrer o mundo em instantes. Converti-me no tesouro que guardava e cheguei calmamente ao último destino. Demorei dias até chegar lá, talvez semanas. Olhei de alto a baixo as pirâmides egípcias e coloquei o tesouro entre elas. Antes de voltar a Alexandria, soube que a Atlântida tinha caído. Os deuses resolveram despedaçá-la como quem destrói uma flor. Resolvi ficar no deserto, escondido nas grutas. Anos após a queda da minha terra natal, soube que seis das maravilhas haviam também sido derrubadas pela ira divina. Apenas a maravilha do deserto tinha resistido. As pirâmides. Deixei-lhes a paz, num sítio quase morto. Talvez tenha errado perante a Atlântida pela minha estupidez infantil, mas algo no meu coração diz que eu fiz bem em deixar a paz naquele local e sinto que concluí a minha demanda...
  • 15. POEMA LER E DESCREVER O QUE ENTENDEU: Lembrança Vou andar Com castas ideias Num mundo desgastado Onde pensar filosofia Chamam de vadiar Sem resenhas de soluções O infinito fica esgotado   Carrego um lastro Caso possa voar lasciva Na alcova d’algum demente Assim expulsá-lo para subir É o desapego um mastro Que repasso ao tempo Meu único confidente   A glória é senil E tanto vagueio em esperas Revidando sortilégios Em linhas sem mãos Que meu canto é vil Só alcanço o alvor Em alicerces régios.  
  • 16. TODA A PAZ Apenas a paz Tão simples, singela Não acompanha a guerra Nem chora a falta de tempo Mas é loquaz Quando o homem cai no lamento   Existe a vida Na boca de todo faminto Divina e repleta de instinto Que vai à cata do destino legado De alma erguida A espera de um sono lindo e apaziguado   Nas mãos do tempo Trama-se o sortilégio dos fracos No descuido dos que fingem ser cacos Nos dias tão descalços, quanto os anjos peregrinos De asas ao vento A cata do insípido socorro que viajou com os vespertinos   Apenas a paz Tem cheiro de flores Sem penas, ou pássaros Seca o pranto dos caminhos E traz O bolor da história dos pergaminhos  Categoria: poesiasEscrito por Nadilce Beatriz
  • 17. FIM