Successfully reported this slideshow.
O Barroco no Brasil
Professora: Maria Cristina A. Biagio
Início do Barroco no Brasil
Século XVII – Bahia – 1601.
Publicação de Prosopopéia, de Bento Teixeira.
Além da literatur...
A Palavra Barroco
A origem da palavra barroco é controvertida.
Alguns etimologistas afirmam que está ligada a
um processo...
Como forma de arte
O Barroco designa um estilo artístico (pictórico,
escultórico, arquitetônico etc.) que predominou no s...
Vida Social no Brasil
A vida social girava em torno dos engenhos ou das
grandes propriedades rurais e fazendas;
A dualid...
Características do barroco literário
1. Cultismo:
 Exagero de idéias;
 Complexidade de sentimentos;
 Abundância de figu...
3. Exagero
• Como reflexo do dilema o poeta exagera, rebusca,
dramatiza seus sentimentos.
4. Contraste:
• luz x sombra;
• ...
Principais autores:
Gregório de Matos Guerra – é considerado o primeiro
poeta brasileiro – por suas manifestações satíric...
Padre Antônio Vieira
Tornou-se notável pela qualidade dos seus sermões,
nos quais abordava assuntos morais, filosóficos,
...
O Barroco e as outras formas de arte
Pintura - Caravaggio
Escultura - Aleijadinho
Arquitetura - Aleijadinho
Música - S...
As figuras parecem emergir das sombras, é visível o
sofrimento no semblante das pessoas.
A deposição de Cristo, pintura de...
Arquitetura e Escultura - Aleijadinho
 "Incêndio em mares de água disfarçado!
Rio de neve em fogo convertido!"
(Gregório de Matos)
Tanto na imagem ao lado
qua...
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

Literatura - Barroco

40.026 Aufrufe

Veröffentlicht am

Veröffentlicht in: Bildung, Technologie, Unterhaltung & Humor

Literatura - Barroco

  1. 1. O Barroco no Brasil Professora: Maria Cristina A. Biagio
  2. 2. Início do Barroco no Brasil Século XVII – Bahia – 1601. Publicação de Prosopopéia, de Bento Teixeira. Além da literatura, manifestou-se também nas artes plásticas e na arquitetura, principalmente pela obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
  3. 3. A Palavra Barroco A origem da palavra barroco é controvertida. Alguns etimologistas afirmam que está ligada a um processo mnemônico (relativo à memória), enquanto outros afirmam que designaria um tipo de pérola de formato irregular – a pérola barroca.
  4. 4. Como forma de arte O Barroco designa um estilo artístico (pictórico, escultórico, arquitetônico etc.) que predominou no século XVII, principalmente, na Europa, mas também em países da América, entre eles o Brasil, disseminado, entre outros artistas, pelo celebrado Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa, 1738-1814). Como estilo, o Barroco define-se pela busca de um equilíbrio entre os diversos componentes da composição, onde as partes não são perfeitas em si, como no Renascimento, mas adquirem harmonia pela sua relação dinâmica. O Barroco é a arte da harmonia intensa, por vezes dramática, onde o contraste é predominante.
  5. 5. Vida Social no Brasil A vida social girava em torno dos engenhos ou das grandes propriedades rurais e fazendas; A dualidade era constante: a busca pelo modelo de civilização européia convivia com a escravidão e a distância moral da igreja católica; Eram raras as mulheres alfabetizadas. As meninas aprendiam a costurar, bordar e outros ofícios “exclusivamente femininos”.
  6. 6. Características do barroco literário 1. Cultismo:  Exagero de idéias;  Complexidade de sentimentos;  Abundância de figuras de linguagem. 2. Conceptismo:  Valorização da forma, do conteúdo;  Linguagem rebuscada;  Sensualidade.
  7. 7. 3. Exagero • Como reflexo do dilema o poeta exagera, rebusca, dramatiza seus sentimentos. 4. Contraste: • luz x sombra; • claro x escuro; • terreno x espiritualidade (Carpe Diem); • Efêmero x duradouro.
  8. 8. Principais autores: Gregório de Matos Guerra – é considerado o primeiro poeta brasileiro – por suas manifestações satíricas sobre a Metrópole, Portugal, sobre mulheres, religiosos e governantes, ficou conhecido como o “Boca do Inferno” - ninguém escapava de suas críticas.
  9. 9. Padre Antônio Vieira Tornou-se notável pela qualidade dos seus sermões, nos quais abordava assuntos morais, filosóficos, sociais e políticos, posicionando-se contra a corrupção, a ganância , a injustiça e a escravidão.
  10. 10. O Barroco e as outras formas de arte Pintura - Caravaggio Escultura - Aleijadinho Arquitetura - Aleijadinho Música - Se nas artes plásticas o século XVII tem Rembrandt, El Greco, Vermeer, Velazquez e Caravaggio, se a literatura nos dá Cervantes, Shakespeare, Moliére, Racine, Calderón de la Barca, a música deu poucas obras-primas de experimentadores como Monteverde, Schuetz e Purcell.
  11. 11. As figuras parecem emergir das sombras, é visível o sofrimento no semblante das pessoas. A deposição de Cristo, pintura de Caravaggio
  12. 12. Arquitetura e Escultura - Aleijadinho
  13. 13.  "Incêndio em mares de água disfarçado! Rio de neve em fogo convertido!" (Gregório de Matos) Tanto na imagem ao lado quanto na frase de Gregório de Matos, encontramos contraste - no caso da foto - a vida e a morte, no poema, o paradoxo dos versos. Autoria desconhecida

×