SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 23
O que são carboidratos? Os carboidratos são a principal fonte de energia de nosso organismo. São também chamados de açúcares.  A maioria dos carboidratos, após a digestão, são transformados em glicose, que é o combustível de nossas células. O amido também é carboidrato, é uma reserva vegetal de energia, e é composto por glicose polimerizada. Portanto, tudo que utiliza farinhas são ricos em carboidratos.
Composição Compostos principalmente por átomos de Carbono, Oxigênio e Hidrogênio. Formando uma estrutura presente na maioria dos carboidratos CnHnx2On. Glicose Ribose C6H12O6 C5H10O5
Carboidratos como fonte renovável de energia
Introdução O obstáculo de hoje é utilizar metais preciosos e caros como catalisadores, como a platina,  por isso o maior desafio é usar um substituto eficiente, barato e em abundancia no planeta.  A grande promessa é usar enzimas como catalisadores que possa se alimentar de uma fonte renovável, como os carboidratos.
Funcionamento dessa energia A energia vem de capturar elétrons do hidrogênio e usá-los como corrente elétrica antes de devolvê-los para reagir com os prótons livres e oxigênio para formar água. Combustível de hidrogênio pode ser produzido a partir de água, mas requer o uso de muita energia fóssil. Por isso a importância em utilizar carboidratos vegetais como fonte renovável de hidrogênio de maneira prática, útil e de preço acessível.
Ex: GENERAL MOTORS cria o paraquat, um catalisador de grande potencial para uso em células de combustível que utilizam carboidratos vegetais, oferecendo energia barata, limpa e renovável. DESIGNER cria celular movido a refrigerante utilizando enzimas como catalisadores, assim, substituindo as baterias de lítio. Obs: O resultado do processo de catalisação é somente água, além da energia.
Classificação dos carboidratos Existem dois tipos principais de carboidratos:  que o corpo humano pode absorver e transforma em energia e os constituídos de fibra vegetal. A classificação é de acordo com o número de moléculas em sua estrutura.
Monossacarídeos Moléculas orgânicas, sólidos brancos, cristalinos, solúveis em água, geralmente de sabor adocicado, podendo ter trioses, tetroses, pentoses, hexoses, heptoses. Glicose C6H12O6
Dissacarídeos São resultado da ligação entre dois monossacarídeos. Com são solúveis em água interferem no equilíbrio osmótico das células. Glicose + Frutose  = Sacarose Glicose + Glicose  =  Maltose
Polissacarídeos São formado por vários monossacarídeos, e nos organismos vivos tem duas classificações: servem de fonte energética para seres vivos e para sustentação estrutural em plantas. Fonte energética: A principal molécula provedora de energia é a glicose. Quando for armazenada é em forma de amido (nas plantas) ou glicogênio (nos seres vivos). Formação estrutural: Formam estruturas orgânicas sendo a principal delas a celulose, que participa na sustentação dos vegetais.
Produção de etanol Depois da colheita da cana-de-açúcar a produção do álcool se inicia.  A primeira etapa é a moagem, depois o caldo obtido é deixado em tanques com fermento, que são micro organismos capazes de transformar açúcar em etanol, esses processos se separam em dois: hidrólise e fermentação alcoólica. Depois desses processos vem a destilação que é a separação do álcool etílico da água ou outras substancias.
Frutose C6H12O6 	É um monossacarídeo.  	Encontra-se principalmente nas frutas e no mel. 	É 30% mais doce que a sacarose e fornece a mesma quantidade de calorias, 4 Kcal/g. 	É usado por diabéticos. 		 Sua fonte de produção         		   industrial é o milho.
SacaroseC12H22O11  	É um dissacarídeo formado por uma molécula de glicose e uma de sacarose. 	Encontra-se principalmente na cana-de-açúcar e na beterraba, com concentrações entre 14%  e 20%. 	O Brasil é o maior  produtor e exportador de  açúcar do mundo.
Lactose C12H22O11 	É um dissacarídeo formado pela glicose e a galactose. 	Está presente no leite e seus derivados. 	A enzima que faz sua “digestão” é chamada de lactase, que é sintetizada durante o período de aleitamento.
Celulose (C6H1005)n 	É um polissacarídeo formado por várias moléculas de glicose. 	Encontrado nas plantas e vegetais, constituindo a parede celular. 	É responsável pela rigidez e firmeza às plantas. 	Não é digerível pelo  homem. 	A industria utiliza a  celulose para a fabricação  de papel, plásticos, tecido, etc.
GlicoseC6H12O6 	É um monossacarídeo, considerado o carboidrato mais importante para a biologia. 	Importante fonte de energia para as células, por isso, todo carboidrato ingerido é transformado em glicose. 	É encontrada nas uvas e em vários frutos.  	Industrialmente é obtida a  partir do amido.
Amido (C6H10O5)n 	É um polissacarídeo sintetizado pelos vegetais para ser utilizado como reserva energética. 	O amido vem das partes aéreas comestíveis dos vegetais, já a fécula é extraída das partes subterrâneas. 	O polvilho azedo é produzido apenas da fécula da mandioca. 	 É encontrado na forma de  grãos nas sementes, caules e  raízes de várias plantas.
Glicogênio(C6H12O6)n 	É um polissacarídeo e a forma de armazenagem de carboidratos nas células animais. 	Se deposita no fígado e nos músculos esqueléticos. 	Sua conversão em glicose possibilita consumo como energia.
Propriedades fisiológicas Funções:  	Fonte de energia; Reserva de energia; Estrutural; Matéria prima. É a principal fonte de energia humana e a única aceita pelo cérebro. São as biomoléculas mais abundantes no planeta. A glicose e a frutose são os carboidratos mais simples existentes e as principais fontes de energia para as células.
No geral, são moléculas que substituem a sacarose, adoça varias vezes mais que o açúcar comum, podendo até não ser metabolizada pelo organismo. Diabéticos com orientação médica e nutricional utilizam dessas substancias por não conter calorias.  Adoçantes artificiais
Bebidas alcoólicas 	O álcool etílico está presente em diversas bebidas e em diferentes proporções, por isso o nome de bebidas alcoólicas.  	As bebidas se classificam em destiladas e fermentadas. 	A fermentação de açucares vegetais é provocada por bactérias saprófilasou leveduras, que transformam a glicose em álcool e gás carbônico. 	As bebidas destiladas são obtidas através da separação uma mistura de substancias pela evaporação. O resultado é o maior teor alcoólico.
Carboidratos

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Mais procurados (20)

Carboidratos
CarboidratosCarboidratos
Carboidratos
 
Bioquímica_Carboidratos
Bioquímica_Carboidratos Bioquímica_Carboidratos
Bioquímica_Carboidratos
 
Carboidratos
CarboidratosCarboidratos
Carboidratos
 
Enzimas
EnzimasEnzimas
Enzimas
 
Compostos inorgânicos e orgânicos [modo de compatibilidade]
Compostos inorgânicos e orgânicos  [modo de compatibilidade]Compostos inorgânicos e orgânicos  [modo de compatibilidade]
Compostos inorgânicos e orgânicos [modo de compatibilidade]
 
Proteínas
ProteínasProteínas
Proteínas
 
Carboidratos aula
Carboidratos aulaCarboidratos aula
Carboidratos aula
 
Carboidratos1.2
Carboidratos1.2Carboidratos1.2
Carboidratos1.2
 
Carboidratos
CarboidratosCarboidratos
Carboidratos
 
Carboidratos
CarboidratosCarboidratos
Carboidratos
 
Proteínas composição e estrutura
Proteínas composição e estruturaProteínas composição e estrutura
Proteínas composição e estrutura
 
Vitaminas
VitaminasVitaminas
Vitaminas
 
1º ano- Aula Sais minerais
1º ano- Aula Sais minerais1º ano- Aula Sais minerais
1º ano- Aula Sais minerais
 
1 quimica carboidratos
1   quimica carboidratos1   quimica carboidratos
1 quimica carboidratos
 
Carboidratos 7ª série
Carboidratos 7ª sérieCarboidratos 7ª série
Carboidratos 7ª série
 
1 carboidratos
1 carboidratos1 carboidratos
1 carboidratos
 
Bromatologia Vitaminas
Bromatologia VitaminasBromatologia Vitaminas
Bromatologia Vitaminas
 
Rótulos alimentos exposição
Rótulos alimentos exposiçãoRótulos alimentos exposição
Rótulos alimentos exposição
 
Apresent colesterol lbn04
Apresent colesterol lbn04Apresent colesterol lbn04
Apresent colesterol lbn04
 
Proteínas resumao
Proteínas resumaoProteínas resumao
Proteínas resumao
 

Semelhante a Carboidratos

Fundamentos da bioquímica - carboidratos.pdf
Fundamentos da bioquímica - carboidratos.pdfFundamentos da bioquímica - carboidratos.pdf
Fundamentos da bioquímica - carboidratos.pdfJorgepedro38
 
Capítulo 4 - Glicídios - Parte I de II!!
Capítulo 4 - Glicídios - Parte I de II!!Capítulo 4 - Glicídios - Parte I de II!!
Capítulo 4 - Glicídios - Parte I de II!!Particular
 
Mono e oligo sacarídeos
Mono e oligo sacarídeosMono e oligo sacarídeos
Mono e oligo sacarídeosEduardo Gauw
 
Componentes orgânicos: Carboidratos
Componentes orgânicos: CarboidratosComponentes orgânicos: Carboidratos
Componentes orgânicos: CarboidratosWerner Mendoza Blanco
 
Principais componentes dos alimentos. carboidratos
Principais componentes dos alimentos. carboidratosPrincipais componentes dos alimentos. carboidratos
Principais componentes dos alimentos. carboidratosRenato Delmondes
 
Bioquímica_Carboidratos
Bioquímica_CarboidratosBioquímica_Carboidratos
Bioquímica_Carboidratoscomiest
 
Capítulo 4 - Glicídios - Primeira parte da 4ª aula.
Capítulo 4 - Glicídios - Primeira parte da 4ª aula.Capítulo 4 - Glicídios - Primeira parte da 4ª aula.
Capítulo 4 - Glicídios - Primeira parte da 4ª aula.Particular
 
003 compostos orgânicos parte 01
003   compostos orgânicos parte 01003   compostos orgânicos parte 01
003 compostos orgânicos parte 01CIN
 
Aula 2 e_3_-_carboidratos,_glicólise, _ciclo_de_krebs_e_via_das_pentoses (1)
Aula 2 e_3_-_carboidratos,_glicólise, _ciclo_de_krebs_e_via_das_pentoses (1)Aula 2 e_3_-_carboidratos,_glicólise, _ciclo_de_krebs_e_via_das_pentoses (1)
Aula 2 e_3_-_carboidratos,_glicólise, _ciclo_de_krebs_e_via_das_pentoses (1)Marcialila
 
Aula sobre os Carboidratos nas Plantasss
Aula sobre os Carboidratos nas PlantasssAula sobre os Carboidratos nas Plantasss
Aula sobre os Carboidratos nas PlantasssJeanMarcelo21
 

Semelhante a Carboidratos (20)

Açúcar
AçúcarAçúcar
Açúcar
 
Fundamentos da bioquímica - carboidratos.pdf
Fundamentos da bioquímica - carboidratos.pdfFundamentos da bioquímica - carboidratos.pdf
Fundamentos da bioquímica - carboidratos.pdf
 
Glicídios 3a3
Glicídios 3a3Glicídios 3a3
Glicídios 3a3
 
Capítulo 4 - Glicídios - Parte I de II!!
Capítulo 4 - Glicídios - Parte I de II!!Capítulo 4 - Glicídios - Parte I de II!!
Capítulo 4 - Glicídios - Parte I de II!!
 
CARBOIDRATOS.pdf
CARBOIDRATOS.pdfCARBOIDRATOS.pdf
CARBOIDRATOS.pdf
 
Mono e oligo sacarídeos
Mono e oligo sacarídeosMono e oligo sacarídeos
Mono e oligo sacarídeos
 
Componentes orgânicos: Carboidratos
Componentes orgânicos: CarboidratosComponentes orgânicos: Carboidratos
Componentes orgânicos: Carboidratos
 
Glícidos
GlícidosGlícidos
Glícidos
 
Principais componentes dos alimentos. carboidratos
Principais componentes dos alimentos. carboidratosPrincipais componentes dos alimentos. carboidratos
Principais componentes dos alimentos. carboidratos
 
Carboidrato
CarboidratoCarboidrato
Carboidrato
 
Bioquímica_Carboidratos
Bioquímica_CarboidratosBioquímica_Carboidratos
Bioquímica_Carboidratos
 
Capítulo 4 - Glicídios - Primeira parte da 4ª aula.
Capítulo 4 - Glicídios - Primeira parte da 4ª aula.Capítulo 4 - Glicídios - Primeira parte da 4ª aula.
Capítulo 4 - Glicídios - Primeira parte da 4ª aula.
 
003 compostos orgânicos parte 01
003   compostos orgânicos parte 01003   compostos orgânicos parte 01
003 compostos orgânicos parte 01
 
Glicidios
GlicidiosGlicidios
Glicidios
 
Aula 2 e_3_-_carboidratos,_glicólise, _ciclo_de_krebs_e_via_das_pentoses (1)
Aula 2 e_3_-_carboidratos,_glicólise, _ciclo_de_krebs_e_via_das_pentoses (1)Aula 2 e_3_-_carboidratos,_glicólise, _ciclo_de_krebs_e_via_das_pentoses (1)
Aula 2 e_3_-_carboidratos,_glicólise, _ciclo_de_krebs_e_via_das_pentoses (1)
 
Glicidios
GlicidiosGlicidios
Glicidios
 
Carboidratos
CarboidratosCarboidratos
Carboidratos
 
Aula sobre os Carboidratos nas Plantasss
Aula sobre os Carboidratos nas PlantasssAula sobre os Carboidratos nas Plantasss
Aula sobre os Carboidratos nas Plantasss
 
Carboidratos
CarboidratosCarboidratos
Carboidratos
 
Carboidratos2
Carboidratos2Carboidratos2
Carboidratos2
 

Carboidratos

  • 1.
  • 2. O que são carboidratos? Os carboidratos são a principal fonte de energia de nosso organismo. São também chamados de açúcares. A maioria dos carboidratos, após a digestão, são transformados em glicose, que é o combustível de nossas células. O amido também é carboidrato, é uma reserva vegetal de energia, e é composto por glicose polimerizada. Portanto, tudo que utiliza farinhas são ricos em carboidratos.
  • 3. Composição Compostos principalmente por átomos de Carbono, Oxigênio e Hidrogênio. Formando uma estrutura presente na maioria dos carboidratos CnHnx2On. Glicose Ribose C6H12O6 C5H10O5
  • 4. Carboidratos como fonte renovável de energia
  • 5. Introdução O obstáculo de hoje é utilizar metais preciosos e caros como catalisadores, como a platina, por isso o maior desafio é usar um substituto eficiente, barato e em abundancia no planeta. A grande promessa é usar enzimas como catalisadores que possa se alimentar de uma fonte renovável, como os carboidratos.
  • 6. Funcionamento dessa energia A energia vem de capturar elétrons do hidrogênio e usá-los como corrente elétrica antes de devolvê-los para reagir com os prótons livres e oxigênio para formar água. Combustível de hidrogênio pode ser produzido a partir de água, mas requer o uso de muita energia fóssil. Por isso a importância em utilizar carboidratos vegetais como fonte renovável de hidrogênio de maneira prática, útil e de preço acessível.
  • 7. Ex: GENERAL MOTORS cria o paraquat, um catalisador de grande potencial para uso em células de combustível que utilizam carboidratos vegetais, oferecendo energia barata, limpa e renovável. DESIGNER cria celular movido a refrigerante utilizando enzimas como catalisadores, assim, substituindo as baterias de lítio. Obs: O resultado do processo de catalisação é somente água, além da energia.
  • 8. Classificação dos carboidratos Existem dois tipos principais de carboidratos: que o corpo humano pode absorver e transforma em energia e os constituídos de fibra vegetal. A classificação é de acordo com o número de moléculas em sua estrutura.
  • 9. Monossacarídeos Moléculas orgânicas, sólidos brancos, cristalinos, solúveis em água, geralmente de sabor adocicado, podendo ter trioses, tetroses, pentoses, hexoses, heptoses. Glicose C6H12O6
  • 10. Dissacarídeos São resultado da ligação entre dois monossacarídeos. Com são solúveis em água interferem no equilíbrio osmótico das células. Glicose + Frutose = Sacarose Glicose + Glicose = Maltose
  • 11. Polissacarídeos São formado por vários monossacarídeos, e nos organismos vivos tem duas classificações: servem de fonte energética para seres vivos e para sustentação estrutural em plantas. Fonte energética: A principal molécula provedora de energia é a glicose. Quando for armazenada é em forma de amido (nas plantas) ou glicogênio (nos seres vivos). Formação estrutural: Formam estruturas orgânicas sendo a principal delas a celulose, que participa na sustentação dos vegetais.
  • 12. Produção de etanol Depois da colheita da cana-de-açúcar a produção do álcool se inicia. A primeira etapa é a moagem, depois o caldo obtido é deixado em tanques com fermento, que são micro organismos capazes de transformar açúcar em etanol, esses processos se separam em dois: hidrólise e fermentação alcoólica. Depois desses processos vem a destilação que é a separação do álcool etílico da água ou outras substancias.
  • 13. Frutose C6H12O6 É um monossacarídeo. Encontra-se principalmente nas frutas e no mel. É 30% mais doce que a sacarose e fornece a mesma quantidade de calorias, 4 Kcal/g. É usado por diabéticos. Sua fonte de produção industrial é o milho.
  • 14. SacaroseC12H22O11 É um dissacarídeo formado por uma molécula de glicose e uma de sacarose. Encontra-se principalmente na cana-de-açúcar e na beterraba, com concentrações entre 14% e 20%. O Brasil é o maior produtor e exportador de açúcar do mundo.
  • 15. Lactose C12H22O11 É um dissacarídeo formado pela glicose e a galactose. Está presente no leite e seus derivados. A enzima que faz sua “digestão” é chamada de lactase, que é sintetizada durante o período de aleitamento.
  • 16. Celulose (C6H1005)n É um polissacarídeo formado por várias moléculas de glicose. Encontrado nas plantas e vegetais, constituindo a parede celular. É responsável pela rigidez e firmeza às plantas. Não é digerível pelo homem. A industria utiliza a celulose para a fabricação de papel, plásticos, tecido, etc.
  • 17. GlicoseC6H12O6 É um monossacarídeo, considerado o carboidrato mais importante para a biologia. Importante fonte de energia para as células, por isso, todo carboidrato ingerido é transformado em glicose. É encontrada nas uvas e em vários frutos. Industrialmente é obtida a partir do amido.
  • 18. Amido (C6H10O5)n É um polissacarídeo sintetizado pelos vegetais para ser utilizado como reserva energética. O amido vem das partes aéreas comestíveis dos vegetais, já a fécula é extraída das partes subterrâneas. O polvilho azedo é produzido apenas da fécula da mandioca. É encontrado na forma de grãos nas sementes, caules e raízes de várias plantas.
  • 19. Glicogênio(C6H12O6)n É um polissacarídeo e a forma de armazenagem de carboidratos nas células animais. Se deposita no fígado e nos músculos esqueléticos. Sua conversão em glicose possibilita consumo como energia.
  • 20. Propriedades fisiológicas Funções: Fonte de energia; Reserva de energia; Estrutural; Matéria prima. É a principal fonte de energia humana e a única aceita pelo cérebro. São as biomoléculas mais abundantes no planeta. A glicose e a frutose são os carboidratos mais simples existentes e as principais fontes de energia para as células.
  • 21. No geral, são moléculas que substituem a sacarose, adoça varias vezes mais que o açúcar comum, podendo até não ser metabolizada pelo organismo. Diabéticos com orientação médica e nutricional utilizam dessas substancias por não conter calorias. Adoçantes artificiais
  • 22. Bebidas alcoólicas O álcool etílico está presente em diversas bebidas e em diferentes proporções, por isso o nome de bebidas alcoólicas. As bebidas se classificam em destiladas e fermentadas. A fermentação de açucares vegetais é provocada por bactérias saprófilasou leveduras, que transformam a glicose em álcool e gás carbônico. As bebidas destiladas são obtidas através da separação uma mistura de substancias pela evaporação. O resultado é o maior teor alcoólico.