Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Die SlideShare-Präsentation wird heruntergeladen. ×

Aula básica sobre as cores

Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Nächste SlideShare
As cores
As cores
Wird geladen in …3
×

Hier ansehen

2 von 18 Anzeige
Anzeige

Weitere Verwandte Inhalte

Andere mochten auch (20)

Anzeige

Aktuellste (20)

Anzeige

Aula básica sobre as cores

  1. 1. Cores Profª. Celsiana Barros
  2. 2. A cor A ciência que estuda a medida das cores é chamada de colorimetria. A colorimetria desenvolve métodos de quantificação da cor e estuda o tom, a saturação e a intensidade da cor. O tom da cor é que faz com que ela seja identificada como azul, verde, amarela etc. A saturação da cor mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente. A intensidade caracteriza a força da cor. As cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias e neutras.
  3. 3. Cores Primárias As cores primárias são: vermelho amarelo e azul. São consideradas as primeiras cores. O vermelho é uma cor quente que mostra vitalidade energia e coragem. O amarelo é uma cor suave e alegre que simboliza o otimismo. O azul é a cor que dá concentração e melhora a mente.
  4. 4. Cores Secundárias As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias. As cores secundárias são: verde, roxo e laranja. O azul misturado com o amarelo origina o verde. O azul misturado com o vermelho origina o roxo, e o vermelho misturado com o amarelo origina o laranja.
  5. 5. Cores Terciárias As cores terciárias resultam da mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias. São todas as outras cores, como o marrom, que é a mistura de amarelo ou vermelho com preto.
  6. 6. Cores Neutras As cores neutras são usadas para complementar uma cor desejada, sendo que as cores neutras têm pouco reflexo. Entre as cores neutras podemos citar o branco, o cinza e o marrom. O branco é luz isenta de cor, o preto é a ausência de cor e os tons cinza são a mistura do branco com o preto.
  7. 7. Cores QUENTES e FRIAS
  8. 8. A roda de cores pode ser divida em cores frias e quentes. As cores quentes são mais vivas e energéticas. As cores frias dão a sensação de calma e tranquilidade. Branco e preto são consideradas cores neutras. O que são?
  9. 9. Policromia e Monocromia
  10. 10. Policromia É a arte feita com várias cores. É o emprego de várias cores no mesmo trabalho. POLI + CROMIA = MUITAS CORES
  11. 11. Importante! Em artes gráficas, a policromia é obtida através da combinação das três cores primárias (amarelo; cian; magenta) mais o preto para realçar os contrastes. As ilustrações aparecem com cores bonitas. Tonalidades e matizes dão uma agradável sensação a quem olha. Mas, para imprimir, as cores foram separadas. Não resta dúvida de que, para se obter um resultado harmônico da combinação de cores, é necessário um certo critério, bom-senso e um mínimo de conhecimento do uso dos materiais de pintura mas a experiência pessoal é ainda mais decisiva e é o que alimenta a revolução constante da arte. As técnicas de pintura se desenvolveram, se industrializaram e a tecnologia criou os pigmentos sintéticos. Cores “artificiais”, feitas em laboratório, mas tão intensas e belas como as cores naturais que tentam imitar. Muitas tintas industrializadas ainda são feitas com pigmentos naturais, mas já existem pigmentos sintéticos de todas as cores. Os corantes também são pigmentos. Você já percebeu quantos corantes consumimos em nossas refeições? É por que a cor dos alimentos também é um atrativo para aguçar o paladar: a gente também come “com os olhos”.
  12. 12. Vejam alguns exemplos
  13. 13. Monocromia Uma pintura que emprega vários tons de uma mesma cor recebe o nome de monocromia: a arte feita com uma única cor, com variação de tonalidades. É a harmonia obtida através da adição gradativa de branco ou preto a uma única cor primária, secundária ou terciária. MONO + CROMIA = UMA COR Observe como se faz uma escala monocromática a partir de uma cor escolhida (primária ou secundária ):
  14. 14. • ESCALA MONOCROMÁTICA É a gradação de valor e intensidade de uma mesma cor. Misturadas com o preto tornam- se mais escuras (ESCALA DE VALOR) e com o branco ficam mais claras ( ESCALA DE INTENSIDADE ). As coisas, na realidade, nunca são de uma só matiz ou tonalidade de cor. Existe grande variedade de matizes e tons dentro de uma mesma cor. As cores recebem influência da luz, da intensidade, dos reflexos e também da nossa própria retina.
  15. 15. Exemplos de Monocromias
  16. 16. Conclusão Desde a antiguidade o homem usa a cor em suas representações, sejam elas figurativas ou abstratas, e com o tempo o uso a variação da gama de cores e sua aplicação tomou uma amplitude que podemos a evidenciar em tudo que cerca a humanidade, nas propagandas, artes, moda, cinema, objetos, etc. Compreender as cores, sua importância e classificação é parte do nosso conhecimento
  17. 17. Fim e beijocas!
  18. 18. Referencias • CALABRIA, Carla Paula Bronde. Arte, história e produção 2. Ed. Renovada.FTD,2009: São Paulo • www.espacoeducar-liza.blogspot.com.br • www.google.com.br/imagens • www.brasilescola.com

×