Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Unidade 7 pacto

1.817 Aufrufe

Veröffentlicht am

  • Als Erste(r) kommentieren

Unidade 7 pacto

  1. 1. O DIREITO DE SER ALFABETIZADO UNIDADE 7 TUTORA: CELISMARA GNANN S.
  2. 2. Refletiremos, ainda, sobre a questão da diversificação das atividades e das formas de agrupamento dos alunos, assim como acerca do atendimento específico a alunos que estejam com dificuldades em seu processo de alfabetização.
  3. 3. Os objetivos são: - Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, considerando o fenômeno da heterogeneidade como intrínseco aos processos educativos;
  4. 4. - Criar um ambiente alfabetizador, que favoreça a aprendizagem, consideran do a heterogeneidade de conhecimentos dos aprendizes no processo de alfabetização;
  5. 5. Compreender a importância de organizar diferentes agrupamentos em sala de aula, considerando a heterogeneidade de aprendizagens, e adequando os modos de organização da turma aos objetivos pretendidos; ;
  6. 6. - Planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando propostas de organização de rotinas da alfabetização na perspectiva do letramento, adequando-as às diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos;
  7. 7. - Analisar e planejar projetos didáticos e sequências didáticas para turmas de alfabetização, contemplando crianças que tenham diferentes conhecimentos sobre a escrita;
  8. 8. Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização, refletindo sobre a função do diagnóstico no acompanhamento das aprendizagens realizadas pelos alunos e na (re)organização do ensino a eles proposto;
  9. 9. - Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados.
  10. 10. DINAMICA – BRINCAR POUQUINHO... VAMOS UM
  11. 11. HISTÓRIA DO BONECO DE BORRACHA Era uma vez um boneco de borracha que ficava de todos os jeitos com o corpo, mas não falava, não fazia barulho e mexia-se bem devagar. Ele gostava de passear no jardim olhando as flores coloridas, os pássaros, as borboletas e as abelhas que voavam no alto.
  12. 12. De repente, veio um vento forte...Nossa! O boneco de borracha ficou torto e agora ele anda todo torto, virado só para um lado. E assim ele continuou o passeio. Ufa! O vento parou, e ele então voltou ao normal. Agora ele conseguia andar tanto para frente como para trás.
  13. 13. O vento voltou de novo. Ai, ele entortouse para frente e anda olhando para baixo. Parece até que procura alguma coisa no chão. Mas de repente, o vento mudou de direção e fez o boneco entortar-se para trás. Agora ele só vê o que está lá no alto: O céu, os pássaros e as borboletas.
  14. 14. Finalmente o vento parou de vez. O boneco de borracha endireitou-se e continuou o passeio observando tudo que estava ao seu redor. Engraçado é que quando o boneco de borracha chegava perto de uma árvore ficava bem magrinho e bem comprido, do tamanho da árvore. Então o boneco andava elegante, esticado e comprido, quase alcançando o céu.
  15. 15. Quando chegava perto de uma roseira e sentia o cheiro das rosas, o boneco ficava todo gordo e pesado, como um elefantinho. Para andar, até fazia um barulhão. Ah! O boneco de borracha estava cansado de tanto passear. Então ele deitou-se no chão para descansar e... surpresa! Ele ficou pequenininho, encolhidinho. Podia até caber numa caixa de sapato. Bem pequeno mesmo.
  16. 16. De repente crescia, crescia, espalhava-se para todos os lados, crescia, crescia e crescia. Crescia tanto que ocupava um grande espaço no chão. Ficava pequeno de novo, pequeno, pequeno, bem pequeno e adormecia todo pequenininho.
  17. 17. Até que amanheceu o sol. O boneco de borracha, que estava quietinho, foi se mexendo devagar, esticando-se para todos os lados, esticando os pés, as pernas, o tronco, os dedos, as mãos e os braços.
  18. 18. Ele levantou-se e virou gente, agora sim, ele consegue conversar, falar bem baixinho, com quem está perto dele. Essa é a história do boneco de borracha que virou gente.
  19. 19. Dividir os grupos e fazer a leitura dos textos:  Heterogeneidade e direitos de aprendizagem na alfabetização: os diferentes percursos dos estudantes;  Planejando o ensino para Diversificação no trabalho docente todos:
  20. 20. Escrita também é coisa de criança
  21. 21. Observarmos algumas obras de Artes de: • Tarsila do Amaral Biografia • Claude Monet
  22. 22. ATIVIDADES: Retomem os quadros de Direito de Arte e após identifiquem atividades nos livros didáticos em que estejam contemplados tais Direitos, bem como, analise se as propostas de tais livros levam em conta a heterogeneidade. ( dois grupos por fase; tendo 30 minutos para análise )
  23. 23. APRESENTAÇÃO DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO 10 minutos para apresentação.
  24. 24. Leiam individualmente unidade sete (15 minutos) os textos do Aprofundando o tema para que respondam alguns questionamentos. Agora vamos formar dois grupos (grupo de verbalização e grupo de observação); sortear as questões que serão discutidas. (10 minutos para cada questão)
  25. 25.   1 - Os alunos aprendem as mesmas coisas, da mesma forma e no mesmo momento? Por quê?  Como você acompanha os conhecimentos sobre o SEA que os alunos constroem ao longo do ano letivo?
  26. 26.  Que estratégias você utilizaria para atender aos alunos com defasagem de aprendizagem na alfabetização?
  27. 27.  2Como nós, professores, podemo s organizar nossa prática pedagógica, de modo que os alfabetizandos de diferentes níveis possam aprender a ler e escrever, considerando suas reais necessidades?
  28. 28.  Como envolver outros educadores da escola e os pais, de modo a atender as crianças que estão com mais dificuldade em se alfabetizar?
  29. 29. ..
  30. 30. ..
  31. 31. TANGRAM - Elaborar e Montar uma história com Tangram , abordando os Direitos de Arte.
  32. 32. TAREFA O Professor alfabetizador deverá elaborar um PROJETO DIDÁTICO, levando em conta a participação dos alunos na
  33. 33. Após a execução do projeto, o alfabetizador deverá apresentar o relato da sua experiência em PowerPoint ao Orientador de Estudos.

×