SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 25
As Saborosas Tanjarinas de Inhambane José Craveirinha ES/3 D. Afonso Henriques 2009/2010
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Literaturas da Língua Portuguesa Curso de Línguas e Humanidades 12º ano Com a docente: Isabel Cosme e as alunas: Ana João e Cátia Silva
Moçambique
José Craveirinha Nome completo: José João Craveirinha  Nascimento: nasceu em 28 de Maio 1922 em Maputo Estado Civil: casado Morte: faleceu a 6 de Fevereiro de 2003, na África do Sul ••• É considerado o maior poeta de Moçambique e um dos maiores de língua portuguesa - e como tal galardoado com o Prémio Camões em 1991.
Análise do Poema
Inhambane Inhambane é uma das regiões de Moçambique mais dotadas para o turismo de qualidade.  Com efeito, para além das excelentes praias que se estendem ao longo da costa da Província e no arquipélago de Bazaruto, dispõe no interior de parques naturais onde variadas espécies de vegetais e animais podem ser observadas.  As etnias dominantes são os Matshwa, Bitonga e Chopi.
Tema Este poema insere-se na terceira fase da produção poética de José Craveirinha, a “Fase da Moçambicanidade ou identidade nacional”, que se caracteriza pela expansividade dos poemas muito longos, em que o humor e a ironia desempenham papel decisivo, sendo bastante clara a interrogação sobre a identidade dos predicadores, as suas origens e herança cultural. Os temas que podemos enquadrar neste poema são a denúncia dos atentados ao homem e da opressão do regime colonial e a consequente exaltação de um povo subjugado.
Tema É exactamente essa situação que se passa em Moçambique, e Craveirinha, consciente dela, retrata-a. Em “Assaborosastanjarinasd’Inhambane” fala-se de uma realidade moçambicana corrompida, de um governo (não já colonial, mas moçambicano) que se aproveita do seu poder. O que está em causa são os ideais de democracia, os valores sociais outrora exaltados e nunca respeitados.
Divisão ,[object Object],Podemos destacar algumas estrofes de maior importância e onde estão presentes alguns pontos fulcrais da poesia de Craveirinha: No poema “Saborosas Tanjarinasd’Inhambane”,  cerca de sete anos depois da eufórica vertigem desencadeada pela Independência, emerge o verso do desengano, o amanhecer das ilusões traídas:  Como são hábeis os relatórios das empresas estatizadasprosperamente deficitárias ou por causa das secasou porque veio no jornal que choveu de maisou por causa do sol ou porque falta no tractor um parafusoou talvez porque um polícia de trânsito não multou Vasco da Gamaao infringir os códigos na rota das especiarias de Calicute. 
Divisão Presentes também no poema estão as incertezas e as inquietações: Serão palmas induvidosas todas as palmasque palmeiam os discursos dos chefes?Não são aleivosos certos panegíricos excessivos de vivas?E nos nossos tímpanos os circunjacentes murmúrios?Não é boa ideologia detectar na génese os indesmentíveis boatos?Uma população que não fala não é um risco?Aonde se oculta o diapasão da sua voz?  tal é o quadro da generalizada desorientação: Depressa você Madalena vai bichar lenha, deixa bicha de carapau.
Divisão Uma sarcástica ironia, em alguns momentos oscilando para o tragicómico, particularmente quando se opõe presente e passado:  Nossa barriga alembra bife com batata frita e azeitona.Alembra bacalhau mais grelos, mais aquele azeite d'oliveira com vinho tinto de garrafão lacrado.Mas nós tinha isso quando queria ou quando restava? Era nossa casa? Qual casa?Lá naquela casa a gente puxava otoclismop'ra nosso cu pró cu dos outros?Vá! Fala lá! A gente não ficava de cócoras numa sentina? A gente tinha balde mais o quê? 
Divisão À firmeza cáustica que sedimenta as sensações e percepções do sujeito em relação ao mundo que o envolve e que se desagrega notoriamente, corresponde a aguda e narcísica consciência da condição providencial da poesia e do sentido messiânico do poeta: E quanto ao mutismo dos fazedores de versos?Não sai poesia será que saem dos verões crepusculares dos  bairros de caniço augúrios cor-de-rosa?Quem é o mais super na metereologia das infaustas notícias?Quem escuta o sinal dos ventos antes da ventania e avisa? 
Divisão No sentido de missão que se reconhece em Craveirinha, vemos, também, insinuar-se nas linhas amargas em que se cose a quase totalidade do poema, uma réstia de optimismo. Isso, precisamente na forma reiterada e cantante como se convocam as “saborosas tanjarinasd’Inhambane”, preciosidade utópica, metáfora, afinal, de todas as esperanças: Que os camionistas heróis dos camiões emboscados a tiro nas viagenstragam as saborosas tanjarinasd'Inhambane ao custo das ciladasmas que descarreguem primeiro nos hospitaisnas creches e nas escolas que o futuro do Paístambém fica mais doce na doçura das tanjarinasd'Inhambane 
Divisão O poeta parte para o apelo de valores como o do nacionalismo, patriotismo: “Se não gostam, então, os que abjuram os sagrados frutos da terra-mãe / que façam lá um pai e uma mãe” e heroísmo: “Agora alerta camarada Control. Vem aí camião com tanjarinasd’Inhambane / Tira dedo do gatilho e faz um aceno d’alegria ao estóico motorista”. E é assim que o patriótico citrino avoluma o caudal do visionarismo poético de José Craveirinha, numa combinação em que poema, sujeito e objecto (a “tanjarina”, obviamente) se tornam símbolo do mesmo destino: o futuro. Camarada Control: Abre teu mais fraterno sorriso no meio da estradae deixa passar de dentro para dentro de Moçambiquenossas preciosas tanjarinasd'Inhambane.Agora escasca uma tanjarina e prova um gomo.É doce ou não é doce camarada Control? 
[object Object],“Sim! Agora come carapau. Não é peixe? Batata-doce e mandioca/agora não é comida? Porque?/ nossa barriga alembra bife com batata frita e azeitona./ alembra bacalhau mais grelos, mais aquele azeite d’oliveira com vinha tinto de garrafão lacrado” A ironia é utilizada pelo poeta com o intuito de expressar a subjugação dos mais fracos perante os mais fortes, que tentam impor a sua civilização aos povos africanos. Recursos Estilísticos
Recursos Estilísticos  ,[object Object],“Camarada control” A apóstrofe é utilizada no poema para que o camarada control esqueça a violência e deixe entrar a paz e a liberdade, simbolizadas pelas tanjarinas. ,[object Object],“Que façam  lá um pai e uma mãe; Que façam tios e sobrinhos;/ Que façam lá colegas e camaradas.”  O paralelismo mostra-nos a impossibilidade de fazer nascer o amor e a paz quando se recusam as próprias origens.
[object Object],“Eu adoro morder voluptuosamente os sumarentos gomos/ das magníficas tanjarinasd’Inhambane” “preciosas tanjarinas” “saborosas tanjarinas” No poema, são apresentados vários adjectivos que tentam transmitir ao leitor as qualidades das tanjarinas de Inhambane. Recursos Estilísticos
Recursos Estilísticos  ,[object Object],“então juro que tanjarinasd’Inhambane é tanjarinad’Inhambane!”; “Adoro mesmo!”  “E com a incompreensão façam lá nascer a ternura/o amor e a paz se são capazes!”  A exclamação é utilizada pelo “eu” para realçar a sua revolta e convicções. ,[object Object],“Não bastam nos gabinetes os incompetentes?”; “Uma população que não fala não é um risco?”; “É doce ou não é doce camarada control?” A interrogação retórica é utilizada pelo “eu” com o intuito de fazer com que o leitor se questione e adira à mensagem implícita no poema.
Análise Formal Esta composição poética é constituída por dezassete estrofes de grande dimensão.  Quanto à análise rimática (esquema rimático, métrica, tipo de rima) é, na maior parte, impossível de identificar, devido à inexistência de rima em grande parte das estrofes, o que demonstra a evidente liberdade formal expressa no poema. O ritmo é, marcadamente, rápido e, em alguns momentos, quase sem pausas.
Reflexão A realização deste trabalho sobre o poeta moçambicano José Craveirinha colocou-nos, novamente, em contacto com a cultura e literatura de outro país africano. Pudemos, assim, conhecer Moçambique e a sua história, para melhor a relacionarmos com as temáticas abordadas pelos seus escritores e escritoras. Assim, não analisamos apenas  o poema “Saborosas tanjarinas de Inhambane”, mas descobrimos, também, um novo autor e aquilo que caracteriza o seu país, tanto a nível cultural como geográfico.
Bibliografia &Sites Consultados http://www.infopedia.pt/$jose-craveirinha http://ma-schamba.com/literatura-mocambique/jose-craveirinha/saborosas-tanjarinas-dinhambane/ Imagens retiradas do Google.pt
Questionário
Classifica como verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações: JOSÉ CRAVEIRINHA… …tem como segundo nome João …nasceu em 1922 …era solteiro …faleceu em Maputo …é considerado o maior poeta de Angola …foi galardoado com o Prémio Camões em 1990 V V F F F F
Classifica como verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações: O POEMA… …insere-se na terceira fase do poeta …apresenta uma acentuada ironia …é de pequenas dimensões …exalta o país de Craveirinha, Moçambique …apresenta uma estrutura formal rígida …critica a exploração de um povo subjugado V V F V F V
Fim

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Ficha de Leitura - Crónica do Rei Pasmado
Ficha de Leitura - Crónica do Rei PasmadoFicha de Leitura - Crónica do Rei Pasmado
Ficha de Leitura - Crónica do Rei Pasmado12anogolega
 
Ensino da gramática na escola
Ensino da gramática na escolaEnsino da gramática na escola
Ensino da gramática na escolaRodrigo Oliveira
 
Aula 04 camões épico - os lusíadas
Aula 04   camões épico - os lusíadasAula 04   camões épico - os lusíadas
Aula 04 camões épico - os lusíadasJonatas Carlos
 
Aspectos de história da língua portuguesa no enem
Aspectos de história da língua portuguesa no enemAspectos de história da língua portuguesa no enem
Aspectos de história da língua portuguesa no enemma.no.el.ne.ves
 
Movimento Literário Trovadorismo
Movimento Literário TrovadorismoMovimento Literário Trovadorismo
Movimento Literário TrovadorismoThalita Dias
 
"Crónica do rei pasmado"
"Crónica do rei pasmado""Crónica do rei pasmado"
"Crónica do rei pasmado"Rita Costa
 
linguistica.ppt
linguistica.pptlinguistica.ppt
linguistica.pptlucasicm
 
Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário - educação li...
Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário - educação li...Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário - educação li...
Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário - educação li...Carlos Pinheiro
 
Parte 1 linguística geral apresentação 2012
Parte 1   linguística geral  apresentação 2012Parte 1   linguística geral  apresentação 2012
Parte 1 linguística geral apresentação 2012Mariana Correia
 
ANÁLISE DO TEXTO MANIFESTO.docx
ANÁLISE DO TEXTO MANIFESTO.docxANÁLISE DO TEXTO MANIFESTO.docx
ANÁLISE DO TEXTO MANIFESTO.docxDanilsonPam
 
4074923 portugues-ppt-historia-da-lingua-portuguesa
4074923 portugues-ppt-historia-da-lingua-portuguesa4074923 portugues-ppt-historia-da-lingua-portuguesa
4074923 portugues-ppt-historia-da-lingua-portuguesaMaría Griselda Sauco
 
Deficiência Auditiva Aspectos Gerais Históricos Educacionais Linguísticos
Deficiência Auditiva Aspectos Gerais Históricos Educacionais LinguísticosDeficiência Auditiva Aspectos Gerais Históricos Educacionais Linguísticos
Deficiência Auditiva Aspectos Gerais Históricos Educacionais LinguísticosUniversidade Estadual de Londrina - UEL
 

Was ist angesagt? (20)

Literatura comparada
Literatura comparadaLiteratura comparada
Literatura comparada
 
Ficha de Leitura - Crónica do Rei Pasmado
Ficha de Leitura - Crónica do Rei PasmadoFicha de Leitura - Crónica do Rei Pasmado
Ficha de Leitura - Crónica do Rei Pasmado
 
Pt8 cdr coerencia
Pt8 cdr coerenciaPt8 cdr coerencia
Pt8 cdr coerencia
 
Ensino da gramática na escola
Ensino da gramática na escolaEnsino da gramática na escola
Ensino da gramática na escola
 
Linguistica aplicada
Linguistica aplicadaLinguistica aplicada
Linguistica aplicada
 
Aula 04 camões épico - os lusíadas
Aula 04   camões épico - os lusíadasAula 04   camões épico - os lusíadas
Aula 04 camões épico - os lusíadas
 
Constituintes imediatos de uma frase
Constituintes imediatos de uma fraseConstituintes imediatos de uma frase
Constituintes imediatos de uma frase
 
Aspectos de história da língua portuguesa no enem
Aspectos de história da língua portuguesa no enemAspectos de história da língua portuguesa no enem
Aspectos de história da língua portuguesa no enem
 
Movimento Literário Trovadorismo
Movimento Literário TrovadorismoMovimento Literário Trovadorismo
Movimento Literário Trovadorismo
 
Planejamento 6º ano.pdf
Planejamento 6º ano.pdfPlanejamento 6º ano.pdf
Planejamento 6º ano.pdf
 
"Crónica do rei pasmado"
"Crónica do rei pasmado""Crónica do rei pasmado"
"Crónica do rei pasmado"
 
Estado Novo 1
Estado Novo 1Estado Novo 1
Estado Novo 1
 
linguistica.ppt
linguistica.pptlinguistica.ppt
linguistica.ppt
 
Projeto de linguagem
Projeto de linguagemProjeto de linguagem
Projeto de linguagem
 
Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário - educação li...
Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário - educação li...Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário - educação li...
Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário - educação li...
 
Parte 1 linguística geral apresentação 2012
Parte 1   linguística geral  apresentação 2012Parte 1   linguística geral  apresentação 2012
Parte 1 linguística geral apresentação 2012
 
ANÁLISE DO TEXTO MANIFESTO.docx
ANÁLISE DO TEXTO MANIFESTO.docxANÁLISE DO TEXTO MANIFESTO.docx
ANÁLISE DO TEXTO MANIFESTO.docx
 
4074923 portugues-ppt-historia-da-lingua-portuguesa
4074923 portugues-ppt-historia-da-lingua-portuguesa4074923 portugues-ppt-historia-da-lingua-portuguesa
4074923 portugues-ppt-historia-da-lingua-portuguesa
 
II Guerra Mundial
II Guerra MundialII Guerra Mundial
II Guerra Mundial
 
Deficiência Auditiva Aspectos Gerais Históricos Educacionais Linguísticos
Deficiência Auditiva Aspectos Gerais Históricos Educacionais LinguísticosDeficiência Auditiva Aspectos Gerais Históricos Educacionais Linguísticos
Deficiência Auditiva Aspectos Gerais Históricos Educacionais Linguísticos
 

Ähnlich wie As Saborosas Tanjarinas De Inhambane

De Longe; Noites Africanas Langorosas, Alda Lara
De Longe; Noites Africanas Langorosas, Alda LaraDe Longe; Noites Africanas Langorosas, Alda Lara
De Longe; Noites Africanas Langorosas, Alda Laracatiasgs
 
Tipos De Poesias
Tipos De PoesiasTipos De Poesias
Tipos De Poesiasklauddia
 
ANÁLISE ALGUMA POESIA KDABRA.pptx
ANÁLISE ALGUMA POESIA KDABRA.pptxANÁLISE ALGUMA POESIA KDABRA.pptx
ANÁLISE ALGUMA POESIA KDABRA.pptxPabloGabrielKdabra
 
ANÁLISE ALGUMA POESIA KDABRA.pptx
ANÁLISE ALGUMA POESIA KDABRA.pptxANÁLISE ALGUMA POESIA KDABRA.pptx
ANÁLISE ALGUMA POESIA KDABRA.pptxPabloGabrielKdabra
 
Revista literatas edição 13
Revista literatas   edição 13Revista literatas   edição 13
Revista literatas edição 13canaldoreporter
 
Avaliaçãoii unidade
Avaliaçãoii unidadeAvaliaçãoii unidade
Avaliaçãoii unidadeManu Dias
 
questoes-romantismo-enem.pdf
questoes-romantismo-enem.pdfquestoes-romantismo-enem.pdf
questoes-romantismo-enem.pdfBiancaBatista53
 
AULA DIGITAL L.P
AULA DIGITAL L.PAULA DIGITAL L.P
AULA DIGITAL L.PSilDaniDani
 
Romantismo no brasil segunda geração
Romantismo no brasil   segunda geraçãoRomantismo no brasil   segunda geração
Romantismo no brasil segunda geraçãoVilmar Vilaça
 
linguagens para o enem n 3
   linguagens para o  enem n  3   linguagens para o  enem n  3
linguagens para o enem n 3PATRICIA VIANA
 
Romantismo - poesia - brasil
Romantismo - poesia - brasilRomantismo - poesia - brasil
Romantismo - poesia - brasilJosi Motta
 
Herança portuguesa - resumo dos movimentos portugueses
Herança portuguesa - resumo dos movimentos portuguesesHerança portuguesa - resumo dos movimentos portugueses
Herança portuguesa - resumo dos movimentos portuguesesCiceroMarcosSantos1
 
CASTRO ALVES (2) (1) (2).pptx
CASTRO ALVES (2) (1) (2).pptxCASTRO ALVES (2) (1) (2).pptx
CASTRO ALVES (2) (1) (2).pptxRildeniceSantos
 

Ähnlich wie As Saborosas Tanjarinas De Inhambane (20)

De Longe; Noites Africanas Langorosas, Alda Lara
De Longe; Noites Africanas Langorosas, Alda LaraDe Longe; Noites Africanas Langorosas, Alda Lara
De Longe; Noites Africanas Langorosas, Alda Lara
 
Tipos De Poesias
Tipos De PoesiasTipos De Poesias
Tipos De Poesias
 
Navio Negreiro Castro Alves
Navio Negreiro   Castro AlvesNavio Negreiro   Castro Alves
Navio Negreiro Castro Alves
 
ANÁLISE ALGUMA POESIA KDABRA.pptx
ANÁLISE ALGUMA POESIA KDABRA.pptxANÁLISE ALGUMA POESIA KDABRA.pptx
ANÁLISE ALGUMA POESIA KDABRA.pptx
 
ANÁLISE ALGUMA POESIA KDABRA.pptx
ANÁLISE ALGUMA POESIA KDABRA.pptxANÁLISE ALGUMA POESIA KDABRA.pptx
ANÁLISE ALGUMA POESIA KDABRA.pptx
 
Revista literatas edição 13
Revista literatas   edição 13Revista literatas   edição 13
Revista literatas edição 13
 
Revista literatas edição 13
Revista literatas   edição 13Revista literatas   edição 13
Revista literatas edição 13
 
Revista literatas edição 13
Revista literatas   edição 13Revista literatas   edição 13
Revista literatas edição 13
 
Avaliaçãoii unidade
Avaliaçãoii unidadeAvaliaçãoii unidade
Avaliaçãoii unidade
 
questoes-romantismo-enem.pdf
questoes-romantismo-enem.pdfquestoes-romantismo-enem.pdf
questoes-romantismo-enem.pdf
 
AULA DIGITAL L.P
AULA DIGITAL L.PAULA DIGITAL L.P
AULA DIGITAL L.P
 
Romantismo no brasil segunda geração
Romantismo no brasil   segunda geraçãoRomantismo no brasil   segunda geração
Romantismo no brasil segunda geração
 
linguagens para o enem n 3
   linguagens para o  enem n  3   linguagens para o  enem n  3
linguagens para o enem n 3
 
Romantismo - poesia - brasil
Romantismo - poesia - brasilRomantismo - poesia - brasil
Romantismo - poesia - brasil
 
Antologia poética
Antologia poéticaAntologia poética
Antologia poética
 
Herança portuguesa - resumo dos movimentos portugueses
Herança portuguesa - resumo dos movimentos portuguesesHerança portuguesa - resumo dos movimentos portugueses
Herança portuguesa - resumo dos movimentos portugueses
 
Espumas flutuantes
Espumas flutuantesEspumas flutuantes
Espumas flutuantes
 
CASTRO ALVES (2) (1) (2).pptx
CASTRO ALVES (2) (1) (2).pptxCASTRO ALVES (2) (1) (2).pptx
CASTRO ALVES (2) (1) (2).pptx
 
Trovadorismo
TrovadorismoTrovadorismo
Trovadorismo
 
Abilio
AbilioAbilio
Abilio
 

Mehr von catiasgs

Amor, Pois Que é Palavra Essencial; Carlos Drummond De Andrade
Amor, Pois Que é Palavra Essencial; Carlos Drummond De AndradeAmor, Pois Que é Palavra Essencial; Carlos Drummond De Andrade
Amor, Pois Que é Palavra Essencial; Carlos Drummond De Andradecatiasgs
 
Consolo Na Praia, Carlos Drummond De Andrade
Consolo Na Praia, Carlos Drummond De AndradeConsolo Na Praia, Carlos Drummond De Andrade
Consolo Na Praia, Carlos Drummond De Andradecatiasgs
 
O Padre E A MoçA, Carlos Drummond De Andrade
O Padre E A MoçA, Carlos Drummond De AndradeO Padre E A MoçA, Carlos Drummond De Andrade
O Padre E A MoçA, Carlos Drummond De Andradecatiasgs
 
Quando Te Propus, HéLder ProençA
Quando Te Propus, HéLder ProençAQuando Te Propus, HéLder ProençA
Quando Te Propus, HéLder ProençAcatiasgs
 
Nas Noites De N’Djimpol, HéLder ProençA
Nas Noites De N’Djimpol, HéLder ProençANas Noites De N’Djimpol, HéLder ProençA
Nas Noites De N’Djimpol, HéLder ProençAcatiasgs
 
Canto A Sundiata, HéLder ProençA
Canto A Sundiata, HéLder ProençACanto A Sundiata, HéLder ProençA
Canto A Sundiata, HéLder ProençAcatiasgs
 
Mar Me Quer Resumo E Personagens
Mar Me Quer   Resumo E PersonagensMar Me Quer   Resumo E Personagens
Mar Me Quer Resumo E Personagenscatiasgs
 
Mar Me Quer, Mia Couto
Mar Me Quer, Mia CoutoMar Me Quer, Mia Couto
Mar Me Quer, Mia Coutocatiasgs
 
A Montanha Da áGua LiláS, Pepetela (2)
A Montanha Da áGua LiláS, Pepetela (2)A Montanha Da áGua LiláS, Pepetela (2)
A Montanha Da áGua LiláS, Pepetela (2)catiasgs
 
A Montanha Da áGua LiláS, Pepetela
A Montanha Da áGua LiláS, PepetelaA Montanha Da áGua LiláS, Pepetela
A Montanha Da áGua LiláS, Pepetelacatiasgs
 
Vavó Xixi, Luandino Vieira
Vavó Xixi, Luandino VieiraVavó Xixi, Luandino Vieira
Vavó Xixi, Luandino Vieiracatiasgs
 
EstóRia Do LadrãO E Do Papagaio, Luandino Vieira
EstóRia Do LadrãO E Do Papagaio, Luandino VieiraEstóRia Do LadrãO E Do Papagaio, Luandino Vieira
EstóRia Do LadrãO E Do Papagaio, Luandino Vieiracatiasgs
 
EstóRia Da Galinha E Do Ovo, Luandino Vieira
EstóRia Da Galinha E Do Ovo, Luandino VieiraEstóRia Da Galinha E Do Ovo, Luandino Vieira
EstóRia Da Galinha E Do Ovo, Luandino Vieiracatiasgs
 
Ocorre Me Agora, Eduardo White
Ocorre Me Agora, Eduardo WhiteOcorre Me Agora, Eduardo White
Ocorre Me Agora, Eduardo Whitecatiasgs
 
O Que Voces Nao Sabem Nem Imaginam, Eduardo White
O Que Voces Nao Sabem Nem Imaginam, Eduardo WhiteO Que Voces Nao Sabem Nem Imaginam, Eduardo White
O Que Voces Nao Sabem Nem Imaginam, Eduardo Whitecatiasgs
 
A Palavra Renova Se No Poema, Eduardo White
A Palavra Renova Se No Poema, Eduardo WhiteA Palavra Renova Se No Poema, Eduardo White
A Palavra Renova Se No Poema, Eduardo Whitecatiasgs
 
Regresso, Alda Lara
Regresso, Alda LaraRegresso, Alda Lara
Regresso, Alda Laracatiasgs
 
PrelúDio, Alda Lara
PrelúDio, Alda LaraPrelúDio, Alda Lara
PrelúDio, Alda Laracatiasgs
 

Mehr von catiasgs (18)

Amor, Pois Que é Palavra Essencial; Carlos Drummond De Andrade
Amor, Pois Que é Palavra Essencial; Carlos Drummond De AndradeAmor, Pois Que é Palavra Essencial; Carlos Drummond De Andrade
Amor, Pois Que é Palavra Essencial; Carlos Drummond De Andrade
 
Consolo Na Praia, Carlos Drummond De Andrade
Consolo Na Praia, Carlos Drummond De AndradeConsolo Na Praia, Carlos Drummond De Andrade
Consolo Na Praia, Carlos Drummond De Andrade
 
O Padre E A MoçA, Carlos Drummond De Andrade
O Padre E A MoçA, Carlos Drummond De AndradeO Padre E A MoçA, Carlos Drummond De Andrade
O Padre E A MoçA, Carlos Drummond De Andrade
 
Quando Te Propus, HéLder ProençA
Quando Te Propus, HéLder ProençAQuando Te Propus, HéLder ProençA
Quando Te Propus, HéLder ProençA
 
Nas Noites De N’Djimpol, HéLder ProençA
Nas Noites De N’Djimpol, HéLder ProençANas Noites De N’Djimpol, HéLder ProençA
Nas Noites De N’Djimpol, HéLder ProençA
 
Canto A Sundiata, HéLder ProençA
Canto A Sundiata, HéLder ProençACanto A Sundiata, HéLder ProençA
Canto A Sundiata, HéLder ProençA
 
Mar Me Quer Resumo E Personagens
Mar Me Quer   Resumo E PersonagensMar Me Quer   Resumo E Personagens
Mar Me Quer Resumo E Personagens
 
Mar Me Quer, Mia Couto
Mar Me Quer, Mia CoutoMar Me Quer, Mia Couto
Mar Me Quer, Mia Couto
 
A Montanha Da áGua LiláS, Pepetela (2)
A Montanha Da áGua LiláS, Pepetela (2)A Montanha Da áGua LiláS, Pepetela (2)
A Montanha Da áGua LiláS, Pepetela (2)
 
A Montanha Da áGua LiláS, Pepetela
A Montanha Da áGua LiláS, PepetelaA Montanha Da áGua LiláS, Pepetela
A Montanha Da áGua LiláS, Pepetela
 
Vavó Xixi, Luandino Vieira
Vavó Xixi, Luandino VieiraVavó Xixi, Luandino Vieira
Vavó Xixi, Luandino Vieira
 
EstóRia Do LadrãO E Do Papagaio, Luandino Vieira
EstóRia Do LadrãO E Do Papagaio, Luandino VieiraEstóRia Do LadrãO E Do Papagaio, Luandino Vieira
EstóRia Do LadrãO E Do Papagaio, Luandino Vieira
 
EstóRia Da Galinha E Do Ovo, Luandino Vieira
EstóRia Da Galinha E Do Ovo, Luandino VieiraEstóRia Da Galinha E Do Ovo, Luandino Vieira
EstóRia Da Galinha E Do Ovo, Luandino Vieira
 
Ocorre Me Agora, Eduardo White
Ocorre Me Agora, Eduardo WhiteOcorre Me Agora, Eduardo White
Ocorre Me Agora, Eduardo White
 
O Que Voces Nao Sabem Nem Imaginam, Eduardo White
O Que Voces Nao Sabem Nem Imaginam, Eduardo WhiteO Que Voces Nao Sabem Nem Imaginam, Eduardo White
O Que Voces Nao Sabem Nem Imaginam, Eduardo White
 
A Palavra Renova Se No Poema, Eduardo White
A Palavra Renova Se No Poema, Eduardo WhiteA Palavra Renova Se No Poema, Eduardo White
A Palavra Renova Se No Poema, Eduardo White
 
Regresso, Alda Lara
Regresso, Alda LaraRegresso, Alda Lara
Regresso, Alda Lara
 
PrelúDio, Alda Lara
PrelúDio, Alda LaraPrelúDio, Alda Lara
PrelúDio, Alda Lara
 

As Saborosas Tanjarinas De Inhambane

  • 1. As Saborosas Tanjarinas de Inhambane José Craveirinha ES/3 D. Afonso Henriques 2009/2010
  • 2. Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Literaturas da Língua Portuguesa Curso de Línguas e Humanidades 12º ano Com a docente: Isabel Cosme e as alunas: Ana João e Cátia Silva
  • 4. José Craveirinha Nome completo: José João Craveirinha Nascimento: nasceu em 28 de Maio 1922 em Maputo Estado Civil: casado Morte: faleceu a 6 de Fevereiro de 2003, na África do Sul ••• É considerado o maior poeta de Moçambique e um dos maiores de língua portuguesa - e como tal galardoado com o Prémio Camões em 1991.
  • 6. Inhambane Inhambane é uma das regiões de Moçambique mais dotadas para o turismo de qualidade. Com efeito, para além das excelentes praias que se estendem ao longo da costa da Província e no arquipélago de Bazaruto, dispõe no interior de parques naturais onde variadas espécies de vegetais e animais podem ser observadas. As etnias dominantes são os Matshwa, Bitonga e Chopi.
  • 7. Tema Este poema insere-se na terceira fase da produção poética de José Craveirinha, a “Fase da Moçambicanidade ou identidade nacional”, que se caracteriza pela expansividade dos poemas muito longos, em que o humor e a ironia desempenham papel decisivo, sendo bastante clara a interrogação sobre a identidade dos predicadores, as suas origens e herança cultural. Os temas que podemos enquadrar neste poema são a denúncia dos atentados ao homem e da opressão do regime colonial e a consequente exaltação de um povo subjugado.
  • 8. Tema É exactamente essa situação que se passa em Moçambique, e Craveirinha, consciente dela, retrata-a. Em “Assaborosastanjarinasd’Inhambane” fala-se de uma realidade moçambicana corrompida, de um governo (não já colonial, mas moçambicano) que se aproveita do seu poder. O que está em causa são os ideais de democracia, os valores sociais outrora exaltados e nunca respeitados.
  • 9.
  • 10. Divisão Presentes também no poema estão as incertezas e as inquietações: Serão palmas induvidosas todas as palmasque palmeiam os discursos dos chefes?Não são aleivosos certos panegíricos excessivos de vivas?E nos nossos tímpanos os circunjacentes murmúrios?Não é boa ideologia detectar na génese os indesmentíveis boatos?Uma população que não fala não é um risco?Aonde se oculta o diapasão da sua voz?  tal é o quadro da generalizada desorientação: Depressa você Madalena vai bichar lenha, deixa bicha de carapau.
  • 11. Divisão Uma sarcástica ironia, em alguns momentos oscilando para o tragicómico, particularmente quando se opõe presente e passado:  Nossa barriga alembra bife com batata frita e azeitona.Alembra bacalhau mais grelos, mais aquele azeite d'oliveira com vinho tinto de garrafão lacrado.Mas nós tinha isso quando queria ou quando restava? Era nossa casa? Qual casa?Lá naquela casa a gente puxava otoclismop'ra nosso cu pró cu dos outros?Vá! Fala lá! A gente não ficava de cócoras numa sentina? A gente tinha balde mais o quê? 
  • 12. Divisão À firmeza cáustica que sedimenta as sensações e percepções do sujeito em relação ao mundo que o envolve e que se desagrega notoriamente, corresponde a aguda e narcísica consciência da condição providencial da poesia e do sentido messiânico do poeta: E quanto ao mutismo dos fazedores de versos?Não sai poesia será que saem dos verões crepusculares dos bairros de caniço augúrios cor-de-rosa?Quem é o mais super na metereologia das infaustas notícias?Quem escuta o sinal dos ventos antes da ventania e avisa? 
  • 13. Divisão No sentido de missão que se reconhece em Craveirinha, vemos, também, insinuar-se nas linhas amargas em que se cose a quase totalidade do poema, uma réstia de optimismo. Isso, precisamente na forma reiterada e cantante como se convocam as “saborosas tanjarinasd’Inhambane”, preciosidade utópica, metáfora, afinal, de todas as esperanças: Que os camionistas heróis dos camiões emboscados a tiro nas viagenstragam as saborosas tanjarinasd'Inhambane ao custo das ciladasmas que descarreguem primeiro nos hospitaisnas creches e nas escolas que o futuro do Paístambém fica mais doce na doçura das tanjarinasd'Inhambane 
  • 14. Divisão O poeta parte para o apelo de valores como o do nacionalismo, patriotismo: “Se não gostam, então, os que abjuram os sagrados frutos da terra-mãe / que façam lá um pai e uma mãe” e heroísmo: “Agora alerta camarada Control. Vem aí camião com tanjarinasd’Inhambane / Tira dedo do gatilho e faz um aceno d’alegria ao estóico motorista”. E é assim que o patriótico citrino avoluma o caudal do visionarismo poético de José Craveirinha, numa combinação em que poema, sujeito e objecto (a “tanjarina”, obviamente) se tornam símbolo do mesmo destino: o futuro. Camarada Control: Abre teu mais fraterno sorriso no meio da estradae deixa passar de dentro para dentro de Moçambiquenossas preciosas tanjarinasd'Inhambane.Agora escasca uma tanjarina e prova um gomo.É doce ou não é doce camarada Control? 
  • 15.
  • 16.
  • 17.
  • 18.
  • 19. Análise Formal Esta composição poética é constituída por dezassete estrofes de grande dimensão. Quanto à análise rimática (esquema rimático, métrica, tipo de rima) é, na maior parte, impossível de identificar, devido à inexistência de rima em grande parte das estrofes, o que demonstra a evidente liberdade formal expressa no poema. O ritmo é, marcadamente, rápido e, em alguns momentos, quase sem pausas.
  • 20. Reflexão A realização deste trabalho sobre o poeta moçambicano José Craveirinha colocou-nos, novamente, em contacto com a cultura e literatura de outro país africano. Pudemos, assim, conhecer Moçambique e a sua história, para melhor a relacionarmos com as temáticas abordadas pelos seus escritores e escritoras. Assim, não analisamos apenas o poema “Saborosas tanjarinas de Inhambane”, mas descobrimos, também, um novo autor e aquilo que caracteriza o seu país, tanto a nível cultural como geográfico.
  • 21. Bibliografia &Sites Consultados http://www.infopedia.pt/$jose-craveirinha http://ma-schamba.com/literatura-mocambique/jose-craveirinha/saborosas-tanjarinas-dinhambane/ Imagens retiradas do Google.pt
  • 23. Classifica como verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações: JOSÉ CRAVEIRINHA… …tem como segundo nome João …nasceu em 1922 …era solteiro …faleceu em Maputo …é considerado o maior poeta de Angola …foi galardoado com o Prémio Camões em 1990 V V F F F F
  • 24. Classifica como verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações: O POEMA… …insere-se na terceira fase do poeta …apresenta uma acentuada ironia …é de pequenas dimensões …exalta o país de Craveirinha, Moçambique …apresenta uma estrutura formal rígida …critica a exploração de um povo subjugado V V F V F V
  • 25. Fim