Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Reunião do ensino médio

3.287 Aufrufe

Veröffentlicht am

Reunião do ensino médio

Veröffentlicht in: Bildung, Technologie
  • Als Erste(r) kommentieren

Reunião do ensino médio

  1. 1. Reunião Inicial 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO MÉDIO Visite nosso site www.colegiomiguelafonso.com.br
  2. 2. ORAÇÃO E AGRADECIMENTO
  3. 3. ENSINO FUNDAMENTAL II: DO 6º ao 9º ANO ENSINO MÉDIO CONCLUSÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (TOTAL DE 3 ANOS) MODALIDADE DO MIGUEL AFONSO: 2,5 ANOS E MEIO – E.M. +MEIO ANO – PRÉ-VESTIBULAR
  4. 4. LEIA O INFORMATIVO PARA CONHECER MELHOR AS REGRAS DO COLÉGIO
  5. 5. REGIMENTO ESCOLAR
  6. 6. A coordenação das duas etapas: karla@colegiomiguelafonso.com.br ATENDIMENTO AOS PAIS: TERÇA e QUINTA AGENDE SEU HORÁRIO NA SECRETARIA DO COLÉGIO
  7. 7. Nossos Professores Aline - Artes Wéslei- História
  8. 8. MAURO - MATEMÁTICA LARISSE - ESPANHOL
  9. 9. MÁRCIA – REDAÇÃO/^LITERATURA LÍNGUA PORTUGUESA WELLINGTON – EDUCAÇÃO FÍSICA
  10. 10. THUANE - CIÊNCIAS RENAN - GEOGRAFIA
  11. 11. THAÍS MENDES - GEOGRAFIA TÁDILA – PORTUGUÊS GRAMÁTICA
  12. 12. THAÍS CARVALHO - INGLÊS PAULO VINÍCIUS HISTÓRIA e SOCIOLOGIA
  13. 13. CAMILA – MÚSICA e PROJETOS PÉTALA - INGLÊS
  14. 14. ALINE – MATEMÁTICA E FÍSICA EDIONE - QUÍMICA
  15. 15. PAULO CÉSAR FILOSOFIA e HISTÓRIA DO TERCEIRÃO MARÍLIA CIÊNCIAS e BIOLOGIA QUÍMICA – 9º ANO
  16. 16. ÁREAS DE CONHECIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL II - Língua Portuguesa - Educação Física - Redação - Artes - Matemática - Projetos - Ciências - Informática(I) - História - Inglês - Geografia - Espanhol - Valores Cristãos, Éticos e Morais (I) ÁREAS DE CONHECIMENTO DO ENSINO MÉDIO LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS: - Gramática - Redação - Literatura - Inglês - Espanhol - Artes - Educação Física CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - História - Geografia - Filosofia - Sociologia CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS. - Matemática - Biologia - Física - Química
  17. 17. MEIOS DE COMUNICAÇÃO UTILIZADOS COLÉGIO: - Cartas, Ofícios, E-mails; - Boletim de notas impresso e online (Sponte) - Boletins informativos e especiais; - Agenda escolar, - Site – www.colegiomiguelafonso.com.br PARA PESQUISA DE PAIS E ALUNOS TEMOS: -O Portom Bosco -- Para fazer pesquisas, trabalhos e atividades extras. - http://miguelafonso.nossodom.com.br PELO
  18. 18. Observações para 6º ano e 1º ano do Ensino Médio  Mudança de etapa = mudança de hábitos  Nova forma de serem avaliados;  Professores diferentes, com atitudes também diferentes;  Professores conscientes dessa mudança – paciência na adaptação;  O aluno é cada vez mais responsável por seus pertences, anotações de provas, atividades, trabalhos, etc.  Precisam dos pais ou responsáveis cada vez mais próximo e participativos.
  19. 19. Como você pode acompanhar a vida escolar dos eu filho:  Você receberá um login e senha individual para acessar a vida escolar do seu filho; mais indicados  Basta entrar no site do Colégio www.colegiomiguelafonso.com.br de preferência por algum navegador que não seja internet explore  Lá você encontrará em Link para entrar no Portal do Aluno – Sponte Educacional
  20. 20. SERVIÇOS DE SAÚDE O colégio oferece atendimento de primeiros socorros nos casos de escoriação e mal estar, além de avaliar a necessidade de dispensa do aluno. Sempre entramos em contato com os pais independente de ser grave ou não. Nenhum medicamento é ministrado no Colégio, exceto os enviados pelos responsáveis acompanhado de orientaçlão por escrito. Se houver necessidade de atendimento hospitalar, as despesas são de responsbilidade da família, caso a indicação seja hospital particular. LANCHE SAUDÁVEL Não venderemos refrigerantes. Teremos muitas variedades. Não colocamos refrigerante para gelar.
  21. 21. Atitudes importantes para o bom relacionamento e desempenho durante o ano letivo 2014.
  22. 22. PONTUALIDADE Na sociedade, ser pontual é um indicador de respeito a si próprio e aos que o rodeiam. Pais e responsáveis devem assegurar-se de que o aluno chegue pelos menos cinco minutos antes de tocar o sinal de entrada da aula. - Para Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano): Manhã: 7:00 às 11:30 H Tarde: 13h: às 17:30 H - Para Ensino Médio: Manhã: 7:00 às 12:20 H Tarde: Somente nos dias de Simulados previstos no Calendário Escolar das 14:00 às 18:00 H.
  23. 23. Observações: - Os portões de entrada abrem somente 10 minutos antes da entrada dos turnos e pontualmente para a saída de cada etapa. - A tolerância para o atraso é de no máximo10 min. - O aluno que chegar com mais de 10 min após a entrada da 1ª aula, deve aguardar o início da 2ª aula dentro do colégio. Não poderá haver mais de três atrasos no Trimestre. - No terceiro atraso, os responsáveis serão comunicados. - Os atrasos quando ocorridos na troca de aulas, são considerados ocorrências disciplinares e registradas no livro de ocorrência. Em caso de reincidência, o aluno recebe advertência disciplinar.
  24. 24. SAÍDAS ANTECIPADAS É fundamental a participação do aluno em todas as atividades propostas pelo Colégio. Em caso de necessidade de ausentar-se no período das aulas, a solicitação deve ser feita pelos responsáveis na agenda do aluno e entregue com antecedência à Coordenação, que assina o pedido e confirma o horário da saída do aluno com a família. Por motivo de segurança, os pedidos de saída antecipada realizadas via telefone e bilhete, serão confirmadas pela escola através do retorno do telefonema aos pais ou responsáveis.
  25. 25. FALTAS De conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº 9394/96), para ser aprovado, o aluno precisa comparecer pelo menos a 75% do total de dias letivos anuais por disciplina. Se a falta do aluno ocorrer por problemas de saúde, os responsáveis deverão apresentar atestado médico à Secretaria do Colégio. Lembramos que o atestado justifica mas não exclui a falta.
  26. 26. É obrigação do aluno e/ou da família: - apresentar as tarefas ao professor assim que retornar ao Colégio.informar-se, por meio dos colegas, sobre os conteúdos, tarefas, verificações escolares designadas pelos professores nos dias em que faltou, realizá-las e apresentá-las na data prevista. - inteirar-se de outros avisos dados em sala de aula pelo Colégio durante a ausência. Falta à aula em dia de provas regulares: - Somente os responsáveis podem solicitar segunda chamada na Secretaria do Colégio, por escrito, mediante apresentação de atestado médico e pagamento da taxa no Financeiro, até 48 horas após a data principal da prova. Afastameno do Colégio por tempo prolongado: - informar à Secretaria do Colégio, que, então, orienta os pais sobre como proceder durante o período em que o aluno não puder comparecer às aulas (não esquecendo de verificar a quantidade de faltas por disciplina de acordo com a Lei)
  27. 27. SEGUNDA CHAMADA INFORMAMOS QUE A SOLICITAÇÃO DE PROVAS DE 2ª CHAMADA DEVERÃO SER FEITAS SOMENTE PELOS RESPONSÁVEIS. I - Terão direito a fazer 2ª chamada de provas conforme a lei vigente (nº. 7.102/79), os casos de doença, luto, casamento, convocação para atividades cívicas ou jurídicas e impedimentos por motivos religiosos, outro motivo relevante a critério da Direção desde que devidamente comprovado. II - A inscrição para a 2ª chamada do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio deverá ser requerida pelo responsável, via requerimento e quitada na secretaria da escola antes da realização da respectiva prova. III - A responsabilidade pela inscrição para as provas de 2ª chamada é da família e não da escola, assim como o custo referente ao requerimento das mesmas. IV - Para fazer a prova de 2ª chamada, o aluno deverá apresentar o requerimento devidamente assinado e quitado, portar o material necessário e estar devidamente uniformizado. V - A ausência na 2ª chamada implicará a atribuição da nota 0 (zero) na respectiva prova, sem prévia comunicação familiar.
  28. 28. GERAÇÃO CABEÇA BAIXA E DEDINHO
  29. 29. É PROIBIDO: O uso de celulares, MPs, computadores de mão, OU QUAISQUER TIPO DE ELETRÔNICOS para alunos dentro do ambiente escolar; SOBRE UNIFORME Efetuar dobras ou amoldamentos nos uniformes de forma a alterar a configuração das peças e expor partes do corpo; O uso de acessórios exagerados que não fazem parte do uniforme como toucas, luvas, legs, bonés, etc. (Para que tudo flua conforme as regras estipuladas e consequentemente o bom desenvolvimento dos nossos alunos, contamos com a intervenção da Família durante todo o ano letivo). O apoio da Família é fundamental para o sucesso desejado no final do ano letivo.
  30. 30. Biblioteca Atendente – Jocélia Horário de funcionamento: Manhã: 07h:00 às 11h:15min. Tarde: 13h:00 às 17h:15min
  31. 31. TAREFA DE CASA Todos os dias sempre tem alguma coisa para fazer; A ausência à aula não é motivo para deixar de fazer a tarefa de casa. É responsabilidade do aluno informar-se sobre as atividades marcadas pelo professor por meio dos colegas. Se a falta ocorrer no dia da apresentação da tarefa e esta for justificada com Atestado Médico, o aluno deve mostrá-la ao professor na aula seguinte, impreterivelmente; A rotina de estudos começa na segunda-feira e termina no sábado. Se você tiver cumprido todos os seus objetivos da semana, domingo é livre. É sempre bom assistir ao telejornal da noite, que traz um resumo das principais notícias do dia. Elas lhes dão mais argumentos para escrever e argumentar nas discussões em sala de aula.
  32. 32. FORMA DE AVALIAR
  33. 33. SISTEMA DE AVALIAÇÃO SOMATÓRIA COM TOTAL FINAL DE 100 PONTOS SENDO O MÍNIMO DESEJADO 60 PONTOS = MÉDIA 6,0 1º TRIMESTRE: PESO 3 2º TRIMESTRE: PESO 3 – VALOR MÁXIMO 30 PONTOS – VALOR MÁXIMO 30 PONTOS - VALOR MÍNIMO 18 PONTOS - VALOR MÍNIMO 18 PONTOS 3º TRIMESTRE: PESO 4 – VALOR MÁXIMO 40 PONTOS - VALOR MÍNIMO 24 PONTOS
  34. 34. I TRIMESTRE e II TRIMESTRE: 1ª prova 2ª prova trabalhos at, part, tar. c/ex Total _________ 10 10 4 6 30 pontos.
  35. 35. III TRIMESTRE: 1ª prova 12 2ª prova 12 trabalhos 8 at, part, tar. c/ex 8 Total ________ 40 pontos
  36. 36. APENAS PARA O ENSINO MÉDIO 1º GRUPO SIMULADO DAS MATÉRIAS: ARTES INGLÊS ESPANHOL QUÍMICA BIOLOGIA GEOGRAFIA SOCIOLOGIA REDAÇÃO 2º GRUPO SIMULADO DAS MATÉRIAS: MATEMÁTICA FÍSICA GRAMÁTICA FILOSOFIA HISTÓRIA LITERATURA EDUCAÇÃO FÍSICA ------------------
  37. 37. RECUPERAÇÃO PARALELA APENAS NO 1º e 2º TRIMESTRES  A RECUPERAÇÃO PARALELA PODERÁ SER FEITA EM TODAS AS DISCIPLINAS QUE O ALUNO NÃO ALCANÇAR A PONTUAÇÃO MÍNIMA DE 18 PONTOS.  Essa Recuperação é paga e as provas são realizadas no turno oposto em horário marcado pela coordenação;  No último Trimestre caso o aluno não consiga o mínimo de 60 pontos em cada disciplina ele pode fazer a Recuperação Final.
  38. 38. Veja um exemplo de Recuperação Paralela DO 1º e 2º TRIMESTRE Mínima 18 e Máxima 30: 1ª prova (VALOR 10)................. 5 2ª prova (VALOR 10)................. 6 Trabalhos (VALOR 4)................. 3 At, part, tar. c/ex (VALOR 6)...... 2 Total Parcial............................. 16 Recup. Paralela (valor 20)........ 15 Total Final................................. 20
  39. 39. Recuperação Final Ficará de recuperação o aluno que não atingir o total de 60 pontos no ano e/ou mais 25% de faltas considerando os 200 dias letivos.
  40. 40. Recuperação Final: O aluno poderá fazer a recuperação final em todas as disciplinas, porém só será aprovado se conseguir a nota final mínima após Recuperação Final de 50 pontos em cada uma delas, caso contrário estará CONSERVADO. Valor por prova de recuperação R$25,00.
  41. 41. ATENÇÃO!!!  De acordo com o Regimento Escolar, não anulamos o rendimento anual do aluno na Recuperação Final. O cálculo da nota final após Recuperação Final é assim: Nota anual (soma dos 3 Trimestres) + Nota da Prova de Recuperação Final 2 = Nota final que deve ser no mínimo 50 em cada disciplina.
  42. 42. EXEMPLO 1 1º TRIMESTRE (VALOR 30).................... 16 2º TRIMESTRE (VALOR 30).................... 18 3º TRIMESTRE (VALOR 40).................... 20 Total Anual (VALOR 100)......................... 54 + Recuperação Final (VALOR 100)............. 58 Cálculo......................................................112 2 Total Final............................... 56 = Aprovado
  43. 43. EXEMPLO 2 1º TRIMESTRE (VALOR 30)..................... 15 2º TRIMESTRE (VALOR 30)..................... 18 3º TRIMESTRE (VALOR 40)..................... 20 Total Anual (VALOR 100).......................... 53 . + Recuperação Final (VALOR 100).............. 41 Cálculo........................................................94 2 Total Final........................... 47 = Conservado
  44. 44. TODOS OS SÁBADOS LETIVOS ESTÃO SENDO COMPENSADOS COM:  VIAGENS  EVENTOS  PROJETOS  As atividades avaliativas estão sendo desenvolvidas gradativamente com o objetivo de melhorar o rendimento. Elas estão sendo enviadas aos pais para assinar, ficando assim cientes das notas e elas devem ser devolvidas ao Professor para que a nota seja lançada em Diário.  No caso do Ensino Médio temos horas além, com as tardes de avaliações durante o ano letivo.
  45. 45. DÚVIDAS
  46. 46. Nós do Colégio Miguel Afonso desejamos a todos um ano repleto de Paz e Amor. “Senhor te abençoe e te guarde; Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.” Núm. 6:24-26 Obrigada.

×