SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 21
Evolução dos processadores Dicas
Fundada em 1969, a  AMD  (Advanced Micro Devices), em seu começo, chegou a produzi chips sobe encomenda para a própria intel, mas depois resolveu produzir seus próprios produtos. Para ganhar popularidade no mercado quase monopolista da intel, a AMD ofereceu produtos de baixo custo, o que acabou se tornando a sua própria referência.
Intel Intel Corporation  é a contração de  Int egrated  El ectronics Corporation, empresa multinacional de origem  americana  fabricante de  circuitos integrados , especialmente  microprocessadores . Esta também é fabricante de  chips  para  placa mãe  (também conhecidos como  chipsets ) e memórias  flash  usadas em dispositivos como tocadores de  MP3 . Foi fundada em  1968  por  Gordon E. Moore  (um  químico  e  físico ) e  Robert Noyce  (um físico e co-inventor do  circuito integrado ). No  Brasil , é registrada como  Intel Semicondutores do Brasil , com sede em  São Paulo . Em abril de 2007 completa 20 anos no Brasil. A Intel foi um dos primeiros fabricantes de processadores em larga escala e teve grande participação com a popularização da arquitetura IBM-PC. Sempre esteve a frente da corrida dos "Megahertz" e da tecnologia
Intel ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
AMD K5 ,  K6-II ,  K6-III ,  Athlon ,  Duron ,  Sempron ,  Athlon 64  (Arquitetura de 64 bits),  Opteron  (para servidores) e  Turion 64  (para notebooks)
A Intel apresentou nesta terça-feira seus processadores de quatro núcleos (quad-core) para servidores, em preparação para competir com um novo produto que a AMD deve lançar em breve. Segundo a Intel, maior fabricante de chips do mundo, os seis novos processadores da série Xeon 7300 proporcionam desempenho mais de duas vezes superior e uma performance por watt três vezes melhor do que sua geração anterior, os produtos dual core.  A AMD se prepara para lançar na semana que vem um novo processador, conhecido até o momento como Barcelona. Assim como a nova linha da Intel, o Barcelona trará quatro núcleos de processamento em apenas um chip.  Computadores equipados com processadores de mais de um núcleo são geralmente servidores ou workstations ¿ máquinas que operam em redes corporativas ou processando quantidades enormes de dados. Tais chips também são geralmente empregados na execução de tarefas simultâneas como jogos pesados, gravadores de DVD e download de vídeo.  A Intel vem perdendo mercado para a AMD, mas analistas acreditam que agora a empresa estancou suas perdas ou mesmo que ganhou mais fatia de mercado por conta dos novos produtos. A companhia espera que Dell, HP, IBM, Unisys e outros fabricantes anunciem servidores baseados em sua série de processadores Xeon 7300.  O preço dos novos chips quad-core vão de US$ 856 a US$ 2,3 mil, dependendo da velocidade, recursos e quantidade encomendada, informou a Intel.  Hardware & Software  - Quinta, 6 de setembro de 2007 Intel lança chips de 4 núcleos em briga com AMD
Gabinete  O gabinete é uma caixa metálica (e/ou com elementos de plástico) vertical ou horizontal, que guarda todos os componentes do computador (placas, HD, processador, etc). Geralmente encontrados nas cores bege e preta, cada vez mais surgem modelos que possuem algum tipo de arte, que adicionam cores, luzes e outros elementos chamativos ao gabinete. Normalmente, são os próprios usuários que fazem esses enfeites no computador. É o chamado  case modding .  No gabinete, fica localizada também a fonte de alimentação, que serve para converter corrente alternada em corrente contínua para alimentar os componentes do computador. Assim, a placa-mãe, os drives, o HD e o cooler, devem ser ligados à fonte. As placas conectadas nos slots da placa-mãe recebem energia por ela, de modo que dificilmente precisam de um alimentador exclusivo. Gabinetes, fontes e placas-mãe precisam ser de um mesmo padrão, do contrário, acaba sendo praticamente impossível conectá-los. Os padrões em uso atualmente são o  ATX e AT  (este último descontinuado).  Os gabinetes verticais podem ser encontrados em 3 tipos básicos: Mini Tower:  pequeno, possui apenas 3 baias  Mid Tower:  médio, possui 4 baias; Full Tower:  grande, com mais de 4 baias. As baias são aquelas "gavetinhas", no português vulgar, localizadas na parte frontal do gabinete. Nos espaços das baias é que drives de CD, DVD e outros são encaixados.
Processador:  Este é o grande pivô da história. O processador, basicamente, é o "cérebro" do computador. Praticamente tudo passa por ele, já que é o processador o responsável por executar todas as instruções existentes. Quanto mais rápido for o processador, mais rápido as instruções serão executadas.  O mercado de processadores é dominado por duas empresas:  Intel  e  AMD . Eis alguns exemplos de seus processadores: Intel Pentium 4, AMD Duron, AMD Athlon 64, AMD Athlon XP (visto na imagem abaixo), Intel Celeron, AMD Athlon 64 X2 e Intel Core 2 Duo.
Memória : Memória RAM RAM significa  R andom  A ccess  M emory (memória de acesso randômico). Nela, os dados se perdem quando o computador é desligado. Os módulos de memória, também conhecidos como "pentes de memória", são os responsáveis pelo armazenamento dos dados e instruções que o processador precisa para executar suas tarefas. Esses dados são fornecidos pelo usuário e/ou tirados do HD (Hard Disk- Disco Rígido). Existe também uma categoria chamada memória ROM, que armazena permanentemente os dados. Para se informar melhor sobre as diferenças entre RAM e ROM,  clique aqui . Existe mais de um tipo de memória RAM. Cada um tem uma forma de encapsulamento e um modo de funcionamento. Atualmente, o tipo de memória mais usado é a  DDR2 , cuja imagem é visto a seguir.
Placa de vídeo  ou  placa gráfica   Eis outra placa importante em um computador. Cabe à  placa de vídeo  gerar tudo o que vai aparecer em seu monitor, como imagens de jogos e de aplicações, efeitos, etc. Hoje, tem-se uma imensa variedade de placas, porém, as marcas mais conhecidas desse segmento são a  ATI  e a  NVIDIA , duas fortes concorrentes. Na verdade, ambas produzem o chip gráfico (uma espécie de processador responsável pela geração de imagens, principalmente em aplicações 3D). Quem produz as placas são outras empresas, como MSI, Powercolor, Gigabyte, Asus, etc.  É possível encontrar no mercado placas-mãe que possuem placas de vídeo onboard, isto é, o vídeo já vem integrado junto à placa-mãe. Isso permite economia de gastos, porém afeta o desempenho do computador, já que o processador passa a fazer o trabalho que é executado pelo chip gráfico em placas normais. As placas de vídeo antigas usavam o slots PCI e AGP. Hoje, o padrão é a tecnologia  PCI Express  (PCI-E).
HD: O disco rígido – HD, para os íntimos – é onde o computador armazena seus arquivos e programas. O preço por gigabyte caiu tanto que sugerimos pensar logo acima dos 100 GB – partindo para os 200 GB se você tem muitas músicas, vídeos ou fotos digitais. Os de padrão IDE ainda são os mais comuns, mas se a placa-mãe permitir, é melhor pagar um pouquinho mais por um Serial ATA (SATA), que é para onde vai a tecnologia. É importante saber, também, que capacidade não é tudo na escolha do HD – eles também influenciam na velocidade do computador. Por conta disso, nada de comprar discos de 5400 RPM – o melhor é exigir um de 7.200 RPM, bem mais rápido, ou os raríssimos modelos de 10.000 RPM, se estiver sobrando dinheiro. Fique de olho também no tamanho do cache, a memória interna que o HD usa para acelerar a transferência de dados – procure modelos com 8 ou 16 MB
Monitor: Um  monitor de vídeo , ou simplesmente  monitor , é o dispositivo de saída do computador que serve de interface visual para o usuário, na medida em que permite a visualização dos dados e sua interação com eles. Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem. Atualmente, essas tecnologias são duas:  CRT  e  LCD CRT  ( C athode  R ay  T ube), que está perdendo espaço para a tecnologia  LCD  ( L iquid  C rystal  D isplay). Os monitores CRT mais antigos apresentavam uma tela com um certo encurvamento, porém, existem modelos CRT com tela plana que proporcionam maior conforto visual.  Os monitores mais comuns encontrados no mercado oferecem telas nos tamanhos de 15", 17" e 19" (lê-se o símbolo " como polegadas). Hoje em dia, é muito mais vantajoso ter um monitor com pelo menos 17", uma vez que a diferença de preços em relação a modelos menores é pequena.
Placa mãe: A placa-mãe é a responsável pela interconexão entre os componentes de hardware do computador. Ela permite a comunicação entre os componentes principais como memórias, CPU e dispositivos de entrada e saída. Essa peça também pode ser interpretada como a "espinha dorsal" do computador, afinal, é ela que interliga todos os dispositivos do equipamento. Para isso, a  placa-mãe  (ou, em inglês, motherboard) possui vários tipos de conectores. O processador é instalado em seu socket, o HD é ligado nas portas IDE ou SATA, a placa de vídeo pode ser conectada nos slots  AGP 8x  ou  PCI-Express 16x  e as outras placas (placa de som, placa de rede, etc) podem ser encaixadas nos slots  PCI  ou, mais recentemente, em entradas  PCI Express  (essa tecnologia não serve apenas para conectar placas de vídeo). Ainda há o conector da fonte, os encaixes das memórias, enfim.
Drives de Disquete e CD-ROM/DVD Os drives de disquete são itens cada vez mais em desuso, tanto que já é comum encontrar PCs que não utilizam esse dispositivo. O disquete consiste em uma espécie de capa quadrada que protege um disco magnético que suporta até 1,44 MB. Por oferecerem pouco espaço para armazenamento de dados e por darem muitos problemas (qualquer campo magnético é capaz de desorganizar as informações gravadas), esses discos estão perdendo sua utilidade.  O drive de CD-ROM/DVD é, basicamente, o dispositivo que lê CDs e/ou DVDs. Hoje é comum ter aparelhos leitores de CDs/DVDs que também fazem gravação de dados. Até pouco tempo atrás, o mercao contava apenas com leitores e gravadores de CD. Atualmente, esses drives trabalham com CDs e DVDs. A seguir, uma lista dos diferentes tipos de drives de disco existentes: CD-ROM:  mencionado acima, serve apenas para ler CDs. Mais informações sobre isso  aqui ; CD-RW (gravador):  serve para ler e gravar CD-Rs e CD-RWs. Para mais informações sobre esse tipo de mídia,  clique aqui ; CD-RW + DVD (combo):  serve como leitor de CD-ROM e de DVD, além de gravador de CDs;  DVD-RW (gravador):  esse drive é um dos mais completos, pois lê e gravas CDs, assim como lê e grava DVDs.
Placas adicionais Também chamadas de placas de expansão, neste grupo, estão as placas que adicionam funcionalidades ao computador:  placas de som , placas de rede, placa de captura de vídeo, etc. As placas de expansão atuais são encaixáveis em slots  PCI  e em slots  PCI Express .
Periféricos gerais Para finalizar, falta ainda citar o teclado, o mouse e o som. Obviamente, o teclado serve para a digitação, porém, ele também pode ser usado em jogos e em combinações de teclas para acesso rápido a determinados aplicativos. Existem, inclusive, teclados que fogem ao padrão convencional (como o que é visto na imagem abaixo) e adicionam recursos extras no acesso à aplicações multimídia. Os  mouses , dispositivos que servem para guiar uma seta (cursor) na tela do computador, também são itens essenciais. Existem, basicamente, dois tipos de mouse: o de "bolinha", que usa uma esfera para movimentar o cursor; e o mouse óptico, que faz a movimentação da seta através de laser, dando, inclusive, mais precisão ao movimento. Dê preferência a este último. Mouses e teclados costumam ser conectados ao computador através de portas chamadas PS/2. No entanto, há no mercado modelos que são plugados em entradas  USB , que também servem para conectar  câmeras digitais , MP3-players, pendrives,  impressoras ,  scanners , etc. Algumas placas-mães sofisticadas oferecem também entradas  FireWire , muito utilizadas para a conexão de HDs externos e filmadoras digitais. Antigamente, mouses utilizavam conectores seriais, teclados faziam uso de uma porta denominada DIM e impressoras e scanners usavam uma entrada chamada paralela.
 
Estabilizador:  Aquela caixinha que muitas vezes vem junto com o gabinete e à qual a maioria das pessoas não dá atenção é mais importante do que se imagina. É dali que sai a energia para todo o computador – uma fonte de má qualidade pode provocar instabilidade e até a queima de componentes, o que sairá mais caro do que comprar logo um modelo decente, que lhe dará tranquilidade por vários anos. Recomenda-se escolher uma fonte com boa potência, na casa dos 400W, para suportar discos adicionais e placas de vídeo esbanjadoras, e pesquisar a reputação da marca antes de comprar. Algumas simplesmente divulgam uma potência muito mais alta do que a real ou são tão vagabundas que se queimam em menos de um ano e podem levar outros componentes junto. Avaliar o peso e a qualidade do acabamento também ajuda.
Dicas ,[object Object],[object Object],[object Object]
Dicas ,[object Object],[object Object],[object Object]
Colégio Guadalupe Professor  :   Gil Andrade Turma: 2º ano Salvador, Ba Abril/2011

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Montagem e configuração de computadores
Montagem e configuração de computadores Montagem e configuração de computadores
Montagem e configuração de computadores Jessica_filipa
 
Montagem e configuração de computadores
Montagem e configuração de computadoresMontagem e configuração de computadores
Montagem e configuração de computadoresNunix25
 
Aula de hardware
Aula de hardwareAula de hardware
Aula de hardwarefelipe_13
 
Placa mãe e barramentos
Placa mãe e barramentosPlaca mãe e barramentos
Placa mãe e barramentosNeil Azevedo
 
Placa Mãe - Atualizado 29/10/2014
Placa Mãe - Atualizado 29/10/2014Placa Mãe - Atualizado 29/10/2014
Placa Mãe - Atualizado 29/10/2014Evandro Júnior
 
CapíTulo 2 Hardware
CapíTulo 2   HardwareCapíTulo 2   Hardware
CapíTulo 2 Hardwareguest45c85f
 
Montagem e Configuração de Computadores
Montagem e Configuração de ComputadoresMontagem e Configuração de Computadores
Montagem e Configuração de ComputadoresManel Motas
 
3° unidade (placa mãe)
3° unidade (placa mãe)3° unidade (placa mãe)
3° unidade (placa mãe)André Lopes
 
Aula - Placa mae e Perifericos
Aula - Placa mae e PerifericosAula - Placa mae e Perifericos
Aula - Placa mae e PerifericosPessoal
 

Was ist angesagt? (16)

Montagem e configuração de computadores
Montagem e configuração de computadores Montagem e configuração de computadores
Montagem e configuração de computadores
 
Montagem e configuração de computadores
Montagem e configuração de computadoresMontagem e configuração de computadores
Montagem e configuração de computadores
 
Aula de hardware
Aula de hardwareAula de hardware
Aula de hardware
 
Placa-Mãe
Placa-Mãe Placa-Mãe
Placa-Mãe
 
Placa mãe
Placa mãePlaca mãe
Placa mãe
 
Placa mãe e barramentos
Placa mãe e barramentosPlaca mãe e barramentos
Placa mãe e barramentos
 
Placa Mãe - Atualizado 29/10/2014
Placa Mãe - Atualizado 29/10/2014Placa Mãe - Atualizado 29/10/2014
Placa Mãe - Atualizado 29/10/2014
 
Aula2
Aula2Aula2
Aula2
 
CapíTulo 2 Hardware
CapíTulo 2   HardwareCapíTulo 2   Hardware
CapíTulo 2 Hardware
 
Slide placa mãe
Slide placa mãeSlide placa mãe
Slide placa mãe
 
Montagem e Configuração de Computadores
Montagem e Configuração de ComputadoresMontagem e Configuração de Computadores
Montagem e Configuração de Computadores
 
Placa mãe (motherboard)
Placa mãe (motherboard)Placa mãe (motherboard)
Placa mãe (motherboard)
 
3° unidade (placa mãe)
3° unidade (placa mãe)3° unidade (placa mãe)
3° unidade (placa mãe)
 
Aula - Placa mae e Perifericos
Aula - Placa mae e PerifericosAula - Placa mae e Perifericos
Aula - Placa mae e Perifericos
 
Placas mãe
Placas mãePlacas mãe
Placas mãe
 
Placa mãe
Placa mãePlaca mãe
Placa mãe
 

Andere mochten auch

O avanço dos computadores e a história da internet
O avanço dos computadores e a história da internetO avanço dos computadores e a história da internet
O avanço dos computadores e a história da internettupiduda
 
Batalha de processadores
Batalha de processadoresBatalha de processadores
Batalha de processadoresAbnerX3
 
História dos computadores
História dos computadoresHistória dos computadores
História dos computadoresjvgarlito
 
Processadores Multicore
Processadores MulticoreProcessadores Multicore
Processadores Multicoreglauco
 
Arquiteturas_risc_e_cisc
Arquiteturas_risc_e_ciscArquiteturas_risc_e_cisc
Arquiteturas_risc_e_ciscBruno Dias
 
Unidade 2 - Processador de texto (Aula 1 e 2)
Unidade 2 - Processador de texto (Aula 1 e 2)Unidade 2 - Processador de texto (Aula 1 e 2)
Unidade 2 - Processador de texto (Aula 1 e 2)Luis Ferreira
 
Soquetes e Slots
Soquetes e SlotsSoquetes e Slots
Soquetes e SlotsJullia Mada
 
Aula 3 processadores
Aula 3   processadoresAula 3   processadores
Aula 3 processadoresredesinforma
 
As gerações de computadores
As gerações de computadoresAs gerações de computadores
As gerações de computadoresFabio Oliveira
 
Sistemas Operacionais - Aula 2 - Visão Geral de Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais - Aula 2 - Visão Geral de Sistemas OperacionaisSistemas Operacionais - Aula 2 - Visão Geral de Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais - Aula 2 - Visão Geral de Sistemas OperacionaisCharles Fortes
 
A evolução dos processadores
A evolução dos processadoresA evolução dos processadores
A evolução dos processadoresdrogapraisso
 
Processadores
ProcessadoresProcessadores
Processadoresspidi_pt
 

Andere mochten auch (20)

O avanço dos computadores e a história da internet
O avanço dos computadores e a história da internetO avanço dos computadores e a história da internet
O avanço dos computadores e a história da internet
 
Batalha de processadores
Batalha de processadoresBatalha de processadores
Batalha de processadores
 
Processadores
ProcessadoresProcessadores
Processadores
 
Aula2 Historia 2010
Aula2   Historia 2010Aula2   Historia 2010
Aula2 Historia 2010
 
História dos computadores
História dos computadoresHistória dos computadores
História dos computadores
 
PROCESSADOR
PROCESSADORPROCESSADOR
PROCESSADOR
 
Processadores Multicore
Processadores MulticoreProcessadores Multicore
Processadores Multicore
 
Processadores
ProcessadoresProcessadores
Processadores
 
Arquiteturas_risc_e_cisc
Arquiteturas_risc_e_ciscArquiteturas_risc_e_cisc
Arquiteturas_risc_e_cisc
 
Unidade 2 - Processador de texto (Aula 1 e 2)
Unidade 2 - Processador de texto (Aula 1 e 2)Unidade 2 - Processador de texto (Aula 1 e 2)
Unidade 2 - Processador de texto (Aula 1 e 2)
 
Soquetes e Slots
Soquetes e SlotsSoquetes e Slots
Soquetes e Slots
 
Aula 3 processadores
Aula 3   processadoresAula 3   processadores
Aula 3 processadores
 
Processadores
ProcessadoresProcessadores
Processadores
 
Processadores intel 4000 a 4004
Processadores intel 4000 a 4004Processadores intel 4000 a 4004
Processadores intel 4000 a 4004
 
As gerações de computadores
As gerações de computadoresAs gerações de computadores
As gerações de computadores
 
Processadores intel 8008 e 8080
Processadores intel 8008 e 8080Processadores intel 8008 e 8080
Processadores intel 8008 e 8080
 
Processadores
Processadores Processadores
Processadores
 
Sistemas Operacionais - Aula 2 - Visão Geral de Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais - Aula 2 - Visão Geral de Sistemas OperacionaisSistemas Operacionais - Aula 2 - Visão Geral de Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais - Aula 2 - Visão Geral de Sistemas Operacionais
 
A evolução dos processadores
A evolução dos processadoresA evolução dos processadores
A evolução dos processadores
 
Processadores
ProcessadoresProcessadores
Processadores
 

Ähnlich wie Evolução dos processadores: da Intel e AMD aos modelos atuais

Ähnlich wie Evolução dos processadores: da Intel e AMD aos modelos atuais (20)

Sebenta
SebentaSebenta
Sebenta
 
Guia de hardware para iniciantes
Guia de hardware para iniciantesGuia de hardware para iniciantes
Guia de hardware para iniciantes
 
Aula de hardware
Aula de hardwareAula de hardware
Aula de hardware
 
Montagem e configuração de computadores
Montagem e configuração de computadoresMontagem e configuração de computadores
Montagem e configuração de computadores
 
2 visão geral do hardware
2 visão geral do hardware2 visão geral do hardware
2 visão geral do hardware
 
Interior do PC
Interior do PCInterior do PC
Interior do PC
 
Processadores, placas de vídeo, de som
Processadores, placas de vídeo, de somProcessadores, placas de vídeo, de som
Processadores, placas de vídeo, de som
 
03 - Placa-Mãe.pdf
03 - Placa-Mãe.pdf03 - Placa-Mãe.pdf
03 - Placa-Mãe.pdf
 
Introdução aos periféricos
Introdução aos periféricosIntrodução aos periféricos
Introdução aos periféricos
 
Cap01
Cap01Cap01
Cap01
 
Motherboard Cefi04
Motherboard Cefi04Motherboard Cefi04
Motherboard Cefi04
 
HARDWARE - Computador:
HARDWARE - Computador: HARDWARE - Computador:
HARDWARE - Computador:
 
Unitec processador
Unitec processadorUnitec processador
Unitec processador
 
Trabalho de defesa
Trabalho de defesaTrabalho de defesa
Trabalho de defesa
 
Apresentaçãosem Animaca0
Apresentaçãosem Animaca0Apresentaçãosem Animaca0
Apresentaçãosem Animaca0
 
ApresentaçãOsem Animaca0
ApresentaçãOsem Animaca0ApresentaçãOsem Animaca0
ApresentaçãOsem Animaca0
 
Apresentação2
Apresentação2Apresentação2
Apresentação2
 
Placa mãe e seus componentes
Placa mãe e seus componentesPlaca mãe e seus componentes
Placa mãe e seus componentes
 
Hardware
HardwareHardware
Hardware
 
Hardware
HardwareHardware
Hardware
 

Evolução dos processadores: da Intel e AMD aos modelos atuais

  • 2. Fundada em 1969, a AMD (Advanced Micro Devices), em seu começo, chegou a produzi chips sobe encomenda para a própria intel, mas depois resolveu produzir seus próprios produtos. Para ganhar popularidade no mercado quase monopolista da intel, a AMD ofereceu produtos de baixo custo, o que acabou se tornando a sua própria referência.
  • 3. Intel Intel Corporation é a contração de Int egrated El ectronics Corporation, empresa multinacional de origem americana fabricante de circuitos integrados , especialmente microprocessadores . Esta também é fabricante de chips para placa mãe (também conhecidos como chipsets ) e memórias flash usadas em dispositivos como tocadores de MP3 . Foi fundada em 1968 por Gordon E. Moore (um químico e físico ) e Robert Noyce (um físico e co-inventor do circuito integrado ). No Brasil , é registrada como Intel Semicondutores do Brasil , com sede em São Paulo . Em abril de 2007 completa 20 anos no Brasil. A Intel foi um dos primeiros fabricantes de processadores em larga escala e teve grande participação com a popularização da arquitetura IBM-PC. Sempre esteve a frente da corrida dos "Megahertz" e da tecnologia
  • 4.
  • 5. AMD K5 , K6-II , K6-III , Athlon , Duron , Sempron , Athlon 64 (Arquitetura de 64 bits), Opteron (para servidores) e Turion 64 (para notebooks)
  • 6. A Intel apresentou nesta terça-feira seus processadores de quatro núcleos (quad-core) para servidores, em preparação para competir com um novo produto que a AMD deve lançar em breve. Segundo a Intel, maior fabricante de chips do mundo, os seis novos processadores da série Xeon 7300 proporcionam desempenho mais de duas vezes superior e uma performance por watt três vezes melhor do que sua geração anterior, os produtos dual core. A AMD se prepara para lançar na semana que vem um novo processador, conhecido até o momento como Barcelona. Assim como a nova linha da Intel, o Barcelona trará quatro núcleos de processamento em apenas um chip. Computadores equipados com processadores de mais de um núcleo são geralmente servidores ou workstations ¿ máquinas que operam em redes corporativas ou processando quantidades enormes de dados. Tais chips também são geralmente empregados na execução de tarefas simultâneas como jogos pesados, gravadores de DVD e download de vídeo. A Intel vem perdendo mercado para a AMD, mas analistas acreditam que agora a empresa estancou suas perdas ou mesmo que ganhou mais fatia de mercado por conta dos novos produtos. A companhia espera que Dell, HP, IBM, Unisys e outros fabricantes anunciem servidores baseados em sua série de processadores Xeon 7300. O preço dos novos chips quad-core vão de US$ 856 a US$ 2,3 mil, dependendo da velocidade, recursos e quantidade encomendada, informou a Intel. Hardware & Software - Quinta, 6 de setembro de 2007 Intel lança chips de 4 núcleos em briga com AMD
  • 7. Gabinete O gabinete é uma caixa metálica (e/ou com elementos de plástico) vertical ou horizontal, que guarda todos os componentes do computador (placas, HD, processador, etc). Geralmente encontrados nas cores bege e preta, cada vez mais surgem modelos que possuem algum tipo de arte, que adicionam cores, luzes e outros elementos chamativos ao gabinete. Normalmente, são os próprios usuários que fazem esses enfeites no computador. É o chamado case modding . No gabinete, fica localizada também a fonte de alimentação, que serve para converter corrente alternada em corrente contínua para alimentar os componentes do computador. Assim, a placa-mãe, os drives, o HD e o cooler, devem ser ligados à fonte. As placas conectadas nos slots da placa-mãe recebem energia por ela, de modo que dificilmente precisam de um alimentador exclusivo. Gabinetes, fontes e placas-mãe precisam ser de um mesmo padrão, do contrário, acaba sendo praticamente impossível conectá-los. Os padrões em uso atualmente são o ATX e AT (este último descontinuado). Os gabinetes verticais podem ser encontrados em 3 tipos básicos: Mini Tower: pequeno, possui apenas 3 baias Mid Tower: médio, possui 4 baias; Full Tower: grande, com mais de 4 baias. As baias são aquelas "gavetinhas", no português vulgar, localizadas na parte frontal do gabinete. Nos espaços das baias é que drives de CD, DVD e outros são encaixados.
  • 8. Processador: Este é o grande pivô da história. O processador, basicamente, é o "cérebro" do computador. Praticamente tudo passa por ele, já que é o processador o responsável por executar todas as instruções existentes. Quanto mais rápido for o processador, mais rápido as instruções serão executadas. O mercado de processadores é dominado por duas empresas: Intel e AMD . Eis alguns exemplos de seus processadores: Intel Pentium 4, AMD Duron, AMD Athlon 64, AMD Athlon XP (visto na imagem abaixo), Intel Celeron, AMD Athlon 64 X2 e Intel Core 2 Duo.
  • 9. Memória : Memória RAM RAM significa R andom A ccess M emory (memória de acesso randômico). Nela, os dados se perdem quando o computador é desligado. Os módulos de memória, também conhecidos como "pentes de memória", são os responsáveis pelo armazenamento dos dados e instruções que o processador precisa para executar suas tarefas. Esses dados são fornecidos pelo usuário e/ou tirados do HD (Hard Disk- Disco Rígido). Existe também uma categoria chamada memória ROM, que armazena permanentemente os dados. Para se informar melhor sobre as diferenças entre RAM e ROM, clique aqui . Existe mais de um tipo de memória RAM. Cada um tem uma forma de encapsulamento e um modo de funcionamento. Atualmente, o tipo de memória mais usado é a DDR2 , cuja imagem é visto a seguir.
  • 10. Placa de vídeo ou placa gráfica Eis outra placa importante em um computador. Cabe à placa de vídeo gerar tudo o que vai aparecer em seu monitor, como imagens de jogos e de aplicações, efeitos, etc. Hoje, tem-se uma imensa variedade de placas, porém, as marcas mais conhecidas desse segmento são a ATI e a NVIDIA , duas fortes concorrentes. Na verdade, ambas produzem o chip gráfico (uma espécie de processador responsável pela geração de imagens, principalmente em aplicações 3D). Quem produz as placas são outras empresas, como MSI, Powercolor, Gigabyte, Asus, etc. É possível encontrar no mercado placas-mãe que possuem placas de vídeo onboard, isto é, o vídeo já vem integrado junto à placa-mãe. Isso permite economia de gastos, porém afeta o desempenho do computador, já que o processador passa a fazer o trabalho que é executado pelo chip gráfico em placas normais. As placas de vídeo antigas usavam o slots PCI e AGP. Hoje, o padrão é a tecnologia PCI Express (PCI-E).
  • 11. HD: O disco rígido – HD, para os íntimos – é onde o computador armazena seus arquivos e programas. O preço por gigabyte caiu tanto que sugerimos pensar logo acima dos 100 GB – partindo para os 200 GB se você tem muitas músicas, vídeos ou fotos digitais. Os de padrão IDE ainda são os mais comuns, mas se a placa-mãe permitir, é melhor pagar um pouquinho mais por um Serial ATA (SATA), que é para onde vai a tecnologia. É importante saber, também, que capacidade não é tudo na escolha do HD – eles também influenciam na velocidade do computador. Por conta disso, nada de comprar discos de 5400 RPM – o melhor é exigir um de 7.200 RPM, bem mais rápido, ou os raríssimos modelos de 10.000 RPM, se estiver sobrando dinheiro. Fique de olho também no tamanho do cache, a memória interna que o HD usa para acelerar a transferência de dados – procure modelos com 8 ou 16 MB
  • 12. Monitor: Um monitor de vídeo , ou simplesmente monitor , é o dispositivo de saída do computador que serve de interface visual para o usuário, na medida em que permite a visualização dos dados e sua interação com eles. Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem. Atualmente, essas tecnologias são duas: CRT e LCD CRT ( C athode R ay T ube), que está perdendo espaço para a tecnologia LCD ( L iquid C rystal D isplay). Os monitores CRT mais antigos apresentavam uma tela com um certo encurvamento, porém, existem modelos CRT com tela plana que proporcionam maior conforto visual. Os monitores mais comuns encontrados no mercado oferecem telas nos tamanhos de 15", 17" e 19" (lê-se o símbolo " como polegadas). Hoje em dia, é muito mais vantajoso ter um monitor com pelo menos 17", uma vez que a diferença de preços em relação a modelos menores é pequena.
  • 13. Placa mãe: A placa-mãe é a responsável pela interconexão entre os componentes de hardware do computador. Ela permite a comunicação entre os componentes principais como memórias, CPU e dispositivos de entrada e saída. Essa peça também pode ser interpretada como a "espinha dorsal" do computador, afinal, é ela que interliga todos os dispositivos do equipamento. Para isso, a placa-mãe (ou, em inglês, motherboard) possui vários tipos de conectores. O processador é instalado em seu socket, o HD é ligado nas portas IDE ou SATA, a placa de vídeo pode ser conectada nos slots AGP 8x ou PCI-Express 16x e as outras placas (placa de som, placa de rede, etc) podem ser encaixadas nos slots PCI ou, mais recentemente, em entradas PCI Express (essa tecnologia não serve apenas para conectar placas de vídeo). Ainda há o conector da fonte, os encaixes das memórias, enfim.
  • 14. Drives de Disquete e CD-ROM/DVD Os drives de disquete são itens cada vez mais em desuso, tanto que já é comum encontrar PCs que não utilizam esse dispositivo. O disquete consiste em uma espécie de capa quadrada que protege um disco magnético que suporta até 1,44 MB. Por oferecerem pouco espaço para armazenamento de dados e por darem muitos problemas (qualquer campo magnético é capaz de desorganizar as informações gravadas), esses discos estão perdendo sua utilidade. O drive de CD-ROM/DVD é, basicamente, o dispositivo que lê CDs e/ou DVDs. Hoje é comum ter aparelhos leitores de CDs/DVDs que também fazem gravação de dados. Até pouco tempo atrás, o mercao contava apenas com leitores e gravadores de CD. Atualmente, esses drives trabalham com CDs e DVDs. A seguir, uma lista dos diferentes tipos de drives de disco existentes: CD-ROM: mencionado acima, serve apenas para ler CDs. Mais informações sobre isso aqui ; CD-RW (gravador): serve para ler e gravar CD-Rs e CD-RWs. Para mais informações sobre esse tipo de mídia, clique aqui ; CD-RW + DVD (combo): serve como leitor de CD-ROM e de DVD, além de gravador de CDs; DVD-RW (gravador): esse drive é um dos mais completos, pois lê e gravas CDs, assim como lê e grava DVDs.
  • 15. Placas adicionais Também chamadas de placas de expansão, neste grupo, estão as placas que adicionam funcionalidades ao computador: placas de som , placas de rede, placa de captura de vídeo, etc. As placas de expansão atuais são encaixáveis em slots PCI e em slots PCI Express .
  • 16. Periféricos gerais Para finalizar, falta ainda citar o teclado, o mouse e o som. Obviamente, o teclado serve para a digitação, porém, ele também pode ser usado em jogos e em combinações de teclas para acesso rápido a determinados aplicativos. Existem, inclusive, teclados que fogem ao padrão convencional (como o que é visto na imagem abaixo) e adicionam recursos extras no acesso à aplicações multimídia. Os mouses , dispositivos que servem para guiar uma seta (cursor) na tela do computador, também são itens essenciais. Existem, basicamente, dois tipos de mouse: o de "bolinha", que usa uma esfera para movimentar o cursor; e o mouse óptico, que faz a movimentação da seta através de laser, dando, inclusive, mais precisão ao movimento. Dê preferência a este último. Mouses e teclados costumam ser conectados ao computador através de portas chamadas PS/2. No entanto, há no mercado modelos que são plugados em entradas USB , que também servem para conectar câmeras digitais , MP3-players, pendrives, impressoras , scanners , etc. Algumas placas-mães sofisticadas oferecem também entradas FireWire , muito utilizadas para a conexão de HDs externos e filmadoras digitais. Antigamente, mouses utilizavam conectores seriais, teclados faziam uso de uma porta denominada DIM e impressoras e scanners usavam uma entrada chamada paralela.
  • 17.  
  • 18. Estabilizador: Aquela caixinha que muitas vezes vem junto com o gabinete e à qual a maioria das pessoas não dá atenção é mais importante do que se imagina. É dali que sai a energia para todo o computador – uma fonte de má qualidade pode provocar instabilidade e até a queima de componentes, o que sairá mais caro do que comprar logo um modelo decente, que lhe dará tranquilidade por vários anos. Recomenda-se escolher uma fonte com boa potência, na casa dos 400W, para suportar discos adicionais e placas de vídeo esbanjadoras, e pesquisar a reputação da marca antes de comprar. Algumas simplesmente divulgam uma potência muito mais alta do que a real ou são tão vagabundas que se queimam em menos de um ano e podem levar outros componentes junto. Avaliar o peso e a qualidade do acabamento também ajuda.
  • 19.
  • 20.
  • 21. Colégio Guadalupe Professor : Gil Andrade Turma: 2º ano Salvador, Ba Abril/2011