Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Prova de artes 6 ano

Para meus queridos professores de Artes!
Espero estar ajudando!

  • Loggen Sie sich ein, um Kommentare anzuzeigen.

Prova de artes 6 ano

  1. 1. Avaliação Final de Arte 6º ano/EF- 1ª Etapa/2014 Aluno(a):______________________________________________ - Data: ___/___/2014 Professora: Bárbara Gonçalves Fonseca - Valor: 11,0 pontos - Alcançou: __ pontos _______________________________________________________________________________ 1) Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta. Andy Warhol começou a fazer pinturas de estrela de cinema Marilyn Monroe (1926- 1962) logo após sua morte. Usou técnica de serigrafia, técnica que ele adotara para copiar imagens fotográficas para tela, o que Warhol denominou de “efeito de linha de produção” da imagem repetida faz uma reflexão crítica sobre a suposta singularidade da obra de arte em um mundo de reprodução e comunicação de massa. A escolha de uma celebridade como base para um quadro para as galerias de arte questiona a distinção tradicional entre a grande arte e a arte popular. Tudo sobre Arte. Pág. 488 Marque a alternativa abaixo que apresente obras de Andy Warhol. Figura 1 ( ) Figura 3 ( ) Figura 2 ( ) Figura 4 ( )
  2. 2. 2) Na década de 1960, os artistas defenderam uma Arte Popular (pop) que se comunicava diretamente com o público por meio de signos e símbolos retirados do imaginário da cultura de massa e da vida cotidiana. Assinale a alternativa que se refere corretamente à Pop Art: A) A Pop Art foi em si mesma um subproduto acidental do estilo de vida pop. Só nesse sentido, e em nenhum outro, é que pode se usar a palavra “estilo” a respeito da Arte Pop. B) Não houve um ressurgimento de técnicas dadaístas, bem como da filosofia anti -arte desse movimento. Artistas como Marcel Duchamp não tardaram em reconhecer a semelhança e demonstraram grande entusiasmo pelo fato. C) A Pop Art surgiu na Inglaterra, mas teve impacto e ganhou raízes mais sólidas no EUA, onde artistas como Andy Warhol e Roy Lichtenstein, dentre outros, formaram um novo movimento artístico, que criticavam o estilo de vida consumista. D) A Pop Art foi o primeiro estilo pictórico norte-americano a obter reconhecimento internacional. Os Estados Unidos surgiram como nova potência mundial e centro artístico emergente, beneficiado, em larga medida, pela emigração de intelectuais e artistas europeus. 3) Quais eram os tipos de imagens usadas pelos artistas da pop art? Marque a alternativa correta. A) Imagens religiosas - de santos, anjos e de Cristo. B) Paisagens rurais e/ou urbana, apenas. C) Cenas históricas - batalhas, coroações e revoluções. D) Imagens de celebridades - políticos, artistas e músicos. 4) Os materiais mais usados pelos artistas da Pop Art eram: 5) Para alguns historiadores de Arte, a pop art foi o primeiro movimento pós-moderno. Quando ela começou? Marque a alternativa correta.
  3. 3. A) Em 1900 - um pouco antes da Primeira Guerra Mundial. B) Entre 1450 e 1550, e seus principais artistas foram Leonardo Da Vinci e Michelangelo. C) Em 1990, com os grandes artistas pop, como Madonna e Michael Jackson. D) Em 1950/60, nos EUA e na Inglaterra. 6) Observe a obra abaixo e responda corretamente ao que se pede: Serigrafia 1,97 m x 1,16 m - Obra de Andy Warhol - Vinte Merilyns - 1962 A Pop Art surgiu nos Estados Unidos, na década de 1960, e alcançou repercussão internacional. Sua proposta era eliminar quaisquer barreiras entre a arte e o cotidiano das pessoas. Assinale a alternativa que mais se caracteriza com a obra de Andy Warhol. A) Não apresenta nenhum ícone de beleza. C) a importância dos meios de comunicação. B) a importância da mídia para o consumo. D) o ingresso da mulher no mercado de trabalho. 7) Para alguns historiadores de Arte, a pop art foi o primeiro movimento pós-moderno. Quando ela começou? Marque a alternativa correta. A) Em 1900 - um pouco antes da Primeira Guerra Mundial.
  4. 4. B) Entre 1450 e 1550, e seus principais artistas foram Leonardo Da Vinci e Michelangelo. C) Em 1990, com os grandes artistas pop, como Madonna e Michael Jackson. D) Em 1950/60, nos EUA e na Inglaterra. 8) A guitarra e o baixo são dois importantes instrumentos das músicas rock e pop. Eles são instrumentos de cordas, assim como o violão, cavaquinho, violino, violoncelo e muitos outros. Relacione as partes desses instrumentos com as suas descrições: (A) Corpo (B) Braço (C) Tarraxas ou cravelhas (D) Cordas (E) Palhetas [ ] É a parte estreita e comprida, na qual as cordas são estendidas. [ ] É a parte “tocável” do instrumento e ficam presas de uma extremidade a outra dele. [ ] Não faz parte do instrumento, mas auxilia o músico a tocar. [ ] Servem para afrouxar ou apertar as cordas, permitindo afinar o instrumento. [ ] É a parte mais larga do instrumento. Nos instrumentos acústicos é oca para amplificar o som, e nos elétricos tem a ligação com os amplificadores externos. 9) Qual foi a principal inovação que a Pop Art levou aos museus e às galerias? Marque a alternativa correta. A) Influenciou artistas de TV e da música, que passaram também a pintar, criando-se os artistas multimídia. B) Sua inovação foi o retorno às técnicas tradicionais de Arte, que haviam sido abandonadas. C) Foi a de explorar símbolos do consumo (como produtos, objetos e celebridades) em obras de Arte, transformando-os em objetos artísticos. D) Foi a de criar formas abstratas com um colorido muito forte, valorizando apenas a forma. 10) Assinale as alternativas corretas. Uma das características da pop art é o uso peculiar das cores. Sobre a forma como os artistas desse movimento as utilizam, podemos dizer que: A) elas são saturadas e usadas de forma matizada; ou seja, cores extravagantes. B) são os chamados tons pastéis, cores claras que são conseguidas pela mistura da cor pura com o branco.
  5. 5. C) são as básicas brancas e pretas, sem misturá-las com nenhuma outra. D) elas são saturadas, ou seja, todas elas são misturadas com muito branco e preto para ficarem sujas. 11) Cada estilo musical tem um público-alvo, ou seja, pessoas que se identificam e apreciam essa música. Quando o estilo musical rock and roll surgiu, entre os anos de 1950 e 1960, quem era seu público-alvo? Marque a alternativa correta: A) O rock and roll era apreciado apenas pelas mulheres na Europa, pois elas podiam dançar sozinhas. B) O rock and roll não teve um público específico, pois era admirado apenas nos EUA. C) Inicialmente, o rock and roll foi um estilo musical muito apreciado pelos jovens estadunidenses nos anos de 1950 e 1960. D) O rock and roll foi um estilo musical que não foi apreciado por ninguém. 12) Com o tempo, as características básicas do Rock’n’roll passaram a influenciar muitos outros estilos musicais em todo o mundo. Assim, o Rock’n’roll deu origem a um gênero maior: o rock. Embora a palavra rock seja, originalmente, uma abreviação de Rock’n’ro ll, ela inclui muitos outros tipos de música e de dança. Sobre a sua influência na música, é incorreto afirmar: A) Alguns grupos inovaram porque passaram a tocar seus instrumentos com grande volume de som. B) A formação básica das bandas de Rock’n’roll, formada por vocalista, guitarrista, baixista e baterista, manteve-se sem incluir novos instrumentos nas bandas de Rock. C) Ao se misturar a outros estilos, fez com que surgissem subgêneros, como o heavy metal, o hard rock, o rock progressivo, o punk rock, o rock alternativo, new metal e o samba-rock. D) A formação das bandas de Rock’n’roll, formada por vocalista, guitarrista, baixista e baterista, sempre se manteve assim sem nunca ter incluído novos instrumentos nas bandas de Rock. 13) Sobre a estrutura musical do Rock, podemos afirmar que: A) Sua formação exige muitos instrumentos para que se possa criar o efeito de alto volume, que estaria próximo a uma orquestra. B) Sua melodia é, geralmente, fácil e a maioria dos textos das canções nunca envolveram temas românticos e questões político - sociais. C) Pode ser considerada uma música apenas instrumental, já que mesmo quando temos vocalistas estes utilizam a voz para produzir ruídos e não um texto. D) Tem uma pulsação forte (dada pela guitarra, baixo e bateria) e um contratempo normalmente dado por uma das partes agudas da bateria. 14) As origens do rock and roll remontam na transição entre as décadas de 1940 e 1950, através de uma combinação de diversos gêneros musicais (predominantemente afro-americanos) populares naquele momento. Estes incluíram:
  6. 6. A) O gospel norte-americano, o blues e o country. B) O blues, country music, jazz, dance o samba. C) O gospel norte-americano, o blues, country e o breack. D) O tradicional gospel, o blues, dance music e o hard rock. 15) Ao entrar em uma banca de jornais, você, com certeza, viu muitas revistas de histórias em quadrinhos, que também são chamadas de HQs. Na metade do século 20, muitos artistas se inspiraram nessas histórias para criar obras de arte. Essa era uma característica da Pop Art. Um dos artistas mais famosos a usar esse recurso foi Roy Lichtenstein (1923- 1997). Assinale a alternativa abaixo que apresente obras desse artista. 1. ( ) 2. ( ) 16) Leia atentamente o texto abaixo e responda ao que se pede. Desde os tempos de escravidão, os negros — principalmente os da América Anglo-Saxônica — buscaram formas alternativas de manifestar seus anseios, o que por vias normais era privilégio de poucos cidadãos. Encontraram na música e na dança — de raízes africanas — uma forma de extravasar o que a tradicional sociedade estadunidense havia lhes imposto. Os cantos que soavam entre a mão de obra negra no Sul dos Estados Unidos — denominados de blues —, utilizados como incentivo às duras jornadas de trabalho, deram origem — na primeira metade do século XX — ao ritmo de mesmo nome, o blues, considerado o pai do rock. O ritmo, as letras e a dança se opunham aos valores da época, colocando o rock como um movimento da chamada contracultura. Mais do que um estilo musical, o rock foi considerado por muitos um estilo de vida entre os jovens da época. No início da década de 1960, o mundo passaria a conhecer uma renovação do rock, com o surgimento das canções de protesto, do movimento hippie e de nomes como Bob Dylan e Janis Joplin. Desde o surgimento do rock até os dias atuais, várias vertentes do ritmo surgiram, muitas delas criando, além de sons, estilos de vida próprios. Entre as principais vertentes e alguns de seus representantes, podemos citar: (De exemplos dos subgêneros do rck and roll, como, por exemplo, heavy metal). Em seguida escreva cinco nomes de bandas de rock brasileiras ou internacionais, como foi exposto em sala de aula.

×