Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Fernão de magalhães

3.540 Aufrufe

Veröffentlicht am

  • Loggen Sie sich ein, um Kommentare anzuzeigen.

Fernão de magalhães

  1. 1. Fernão de Magalhães foi um navegador português. Ao serviço do reide Espanha, planeou e comandou a expedição marítima que efectuou a primeiraviagem de circum-navegação ao globo. Foi o primeiro a alcançar a Terra do Fogo noextremo Sul do continente Americano, a atravessar o estreito hoje conhecidocomo Estreito de Magalhães e a cruzar o Oceano Pacífico, que nomeou. Fernão deMagalhães foi morto em batalha em Cebu, nas Filipinas no curso da expedição,posteriormente chefiada por Juan SebastiánElcano até ao regresso em 1522. Fernão de Magalhães nasceu no nortede Portugal por volta de 1480. A vila deSabrosa, a freguesia da Sé do Porto, Vila Novade Gaia e Ponte da Barca reclamam a suanaturalidade. Era filho de Rui de Magalhães ede Inês Vaz Moutinho. Irmão de Duarte deSousa, Diogo de Sousa, Isabel de Magalhães,Genebra de Magalhães e Aires de Magalhães.Aires de Magalhães, que seguiu uma carreiraeclesiástica, recebeu ordens de epístola em1509 em Braga e, nessa matrícula, seus paisacima nomeados são ditos moradores na Sédo Porto. Seu pai, Rui de Magalhães, foicavaleiro fidalgo da casa de D. Afonso, condede Faro, senhor de Aveiro e alcaide mor de Estremoz. Rui de Magalhães terá sidoalcaide de Aveiro onde está documentado em 1486. Entre Junho de 1472 e Junho de1488 está documentado no Porto onde exerce os cargos de juiz ordinário, procuradorda câmara e vereador. Foram seus avós maternos Pedro Vaz Moutinho, cidadão doPorto, cidade onde foi vereador, e Inês Gonçalves de Mesquita. Tinha cerca de dezanos quando Magalhães se tornou pagem da corte da Rainha D.Leonor, consorte de D.João II. Casou em Sevilha em Dezembro de 1517 com Beatriz Barbosa, sua parente,filha de Diogo Barbosa e de Maria Caldeira, e teve dois filhos: Rodrigo que faleceumuito novo e Carlos que faleceu ao nascer. Em Março de 1505, com 25 anos, alistou-se na Armada da Índia, na frota de 22navios enviada para instalar D. Francisco de Almeida como primeiro vice-rei da Índia.Embora o seu nome não figure nas crônicas, sabe-se que ali permaneceu oito anos, eque esteve em Goa, Cochime Quíloa. Participou em várias batalhas, incluindo a batalha
  2. 2. naval de Cananor em 1506, onde foi ferido, e a decisiva batalha de Diu. Em 1509 partiucom Diogo Lopes de Sequeira na primeira embaixada a Malaca, onde seguiatambém Francisco Serrão, seu amigo e possivelmente primo. Chegados a Malaca emSetembro, foram vítimas de uma conspiração e a expedição terminou em fuga, na qualMagalhães teve um papel crucial avisando Sequeira e salvando Francisco Serrão quehavia desembarcado. Para trás ficaram dezanove prisioneiros. A sua actuação valeu-lhe honras e uma promoção. Ao serviço do novo governador, Afonso de Albuquerque, participou junto comSerrão na conquista de Malaca em 1511. Após a conquista da cidade os seus caminhossepararam-se: Magalhães promovido, com um rico saque e na companhia de umescravo malaio, regressou. Serrão partiu na primeira expedição enviada às "ilhas dasespeciarias", nas Molucas. Aí permaneceu e casou com uma mulher de Amboina,tornando-se conselheiro militar do sultão de Ternate (Indonésia). As suas cartas paraMagalhães seriam decisivas, que dele obteve informações quanto à situação doslugares produtores de especiarias. Fernão de Magalhães, após se ausentar sempermissão, perdeu influência. Em serviço em Azamor (Marrocos) foi depois acusado decomércio ilegal com os mouros, com várias das acusações comprovadas cessaram asofertas de emprego a partir de 15 de Maio de 1514. Mais tarde, em 1515, surgiu umaoferta para membro da tripulação de um navio de Português, mas Magalhães rejeitou-a. Em Lisboa dedicou-se a estudar as mais recentes cartas, investigando uma passagempara o pacífico pelo Atlântico Sul e a possibilidade de as Molucas estarem na zonaespanhola definida pelo Tratado de Tordesilhas, em parceria com o cosmógrafo RuiFaleiro. Fontes bibliográficas: http://www.cmpb.pt/imagens/geral/cultura/cmpb_culturfmagalhaes.jpg; http://www.gutenberg.org/files/29243/29243-h/images/fmagalhaes.png; http://pt.wikipedia.org/wiki/Fern%C3%A3o_de_Magalh%C3%A3es.

×