Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Neurociência e a educação

7.142 Aufrufe

Veröffentlicht am

Neurociência e a educação

  1. 1. NEUROCIÊNCIA E A EDUCAÇÃO CRE ORLA JULHO/2013
  2. 2. O QUE SÃO NEUROCIÊNCIAS?
  3. 3. AS NEUROCIÊNCIAS investigam o funcionamento do SISTEMA NERVOSO: sua estrutura, seu desenvolvimento, funcionamento e evolução, em seu estado normal ou patológico, principalmente os ELEMENTOS ANATÔMICOS e FISIOLÓGICOS do CÉREBRO, relacionando-os com outras disciplinas, tais como Teoria da Informação, Semiótica, Lingüística, Biologia, Fisiolo gia, Física, Psicologia e outras que se ocupam da observação das reações comportamentais, dos mecanismos de aprendizado e aquisição do conhecimento humano.
  4. 4. CAMPOS DA NEUROCIÊNCIA NEUROFISIOLOGIA Refere-se ao estudo das funções do sistema nervoso. NEUROANATOMIA Refere-se o estudo da estrutura do sistema nervoso, em nível microscópico e macroscópico. NEUROPSICOLOGIA Refere-se ao estudo da relação entre as funções neurais e psicológicas.
  5. 5. O CÉREBRO tem aproximadamente 100 bilhões de CÉLULAS NERVOSAS, chamadas de NEURÔNIOS. Cada NEURÔNIO se liga a 10.000 outros NEURÔNIOS.
  6. 6. ESTRUTURA DOS NEURÔNIOS NEURÔNIO: - Célula especializada que processa informação da estrutura básica do SISTEMA NERVOSO. - Tem a capacidade de enviar SINAIS uns para os outros através de longas distâncias. - Enviam esses SINAIS através de um AXÔNIO. - Os AXÔNIOS transmitem SINAIS para outros NEURÔNIOS na forma de IMPULSOS ELETROQUÍMICOS/POTENCIAIS DE AÇÃO através da SINAPSE. - Quando IMPULSOS ELETROQUÍMICOS/POTENCIAIS DE AÇÃO viaja através do AXÔNIO, chega à SINAPSE, ele faz com que um composto químico chamado de NEUROTRANSMISSOR seja liberado. O neurotransmissor liga-se a moléculas na membrana da célula alvo.
  7. 7. CONSTITUIÇÃO DOS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS • HEMISFÉRIOS CEREBRAIS são estruturas compostas por um núcleo chamado SUBSTÂNCIA BRANCA que são formadas pelos prolongamentos dos neurônios, células nervosas responsáveis pela COGNIÇÃO. • O CÉREBRO é dividido em HEMISFÉRIOS ESQUERDO e DIREITO. • A informação que chega ao CÉREBRO é sentida como ESTÍMULO SENSORIAL de igual forma dos dois lados do CÉREBRO, mas é interpretada de forma diferente em cada um dos HEMISFÉRIOS CEREBRAIS. Cada um é especialista para um conjunto de operações distintas.
  8. 8. LOBOS CEREBRAIS O CÓRTEX CEREBRAL é dividido em áreas denominadas LOBOS CEREBRAIS, cada uma com funções diferenciadas e especializadas. LOBO é uma das cinco divisões arbitrárias da superfície do CÉREBRO: FRONTAL, PARIETAL, OCCIPITAL e TEMPORAL.
  9. 9. LOBOS CEREBRAIS LOBO FRONTAL Localização: na parte da frente do cérebro, na região da testa. Função: acontece o planejamento de ações e movimento, bem como o pensamento abstrato. Responsável pelas emoções. Responsável: pela fala e movimentos de todo corpo. O CORTEX PRÉ-FRONTAL é responsável pelo planejamento e execução de ações motoras complexas, início da ação, capacidade de resolução de problemas complexos, capacidade para encadear tarefas sequenciais para atingir objetivos específicos, capacidade de aprender e executar várias tarefas paralelas ao mesmo tempo, agressividade, valores morais, capacidade para acompanhar pensamentos mais complexos, controle do humor. Memória de trabalho.
  10. 10. LOBOS CEREBRAIS LOBO OCCIPITAL Localização: na região da na área da nuca, na parte inferior do cérebro e cobertos pelo córtex cerebral. Função: concentram as funções relacionadas à visão. Responsável: visão. LOBO PARIETAL Localização: acima das orelhas. Função: processar os estímulos auditivos. Agrupa as funções de sensibilidade corporal e reconhecimento espacial. Responsável: sensibilidade e coordenadas espaciais.
  11. 11. LOBOS CEREBRAIS LOBO TEMPORAL Localização: na região lateral, sob a orelha. Função: representa a audição, aspectos elaborados a visão, compreensão linguística e alguns aspectos da memória. Responsável: pela audição, memória e linguagem. O LOBO FRONTAL está envolvido no planejamento de ações e movimento, assim como no pensamento abstrato. Os LOBOS PARIETAIS, TEMPORAIS e OCCIPITAIS estão envolvidos na produção das percepções resultantes das informações obtidas por nossos órgãos sensoriais do que diz respeito à relação do meio ambiente e do corpo.
  12. 12. NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO
  13. 13. NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO
  14. 14. NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO
  15. 15. NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO
  16. 16. NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO
  17. 17. NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO
  18. 18. {
  19. 19. REFERENCIAL

×