Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Die SlideShare-Präsentation wird heruntergeladen. ×

Didatica ad1 Ana Paula Pontes

Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Nächste SlideShare
Projeto tic
Projeto tic
Wird geladen in …3
×

Hier ansehen

1 von 6 Anzeige

Weitere Verwandte Inhalte

Diashows für Sie (20)

Ähnlich wie Didatica ad1 Ana Paula Pontes (20)

Anzeige

Aktuellste (20)

Didatica ad1 Ana Paula Pontes

  1. 1. 1 Didática AD1 Aluno: Ana Paula Pontes O que é Educação?
  2. 2. 2 O que é Educação? Conceito. Educação é, no geral, valores, conhecimentos, hábitos e habilidades que são transmitidas a cada cidadão. Vai desde a educação de valores sociais como civilidade, respeito, gentileza, até o ensino básico dos alunos com escolas e faculdades. Educação é um processo infinito e a cada descoberta nova é acrescentado aos métodos educacionais ou mesmo aposentado por não suprir mais as exigências, a fim de preparar o ser humano para vida em sociedade e desenvolver suas capacidades intelectuais.
  3. 3. 3 Qual a importância da Educação para a sociedade do Século XX1 Hoje nossa sociedade tem muitos obstáculos a lidar para levar educação. Com a internet e o amontoado de informação, fica difícil aos alunos checar informações, muitas delas não tem ou são até falsas (como a onda de fake news que temos hoje em dia). Mesmo assim, ainda podemos tirar proveito de tanta tecnologia e informação, se agirmos de forma correta ao manuseá-la. Com a mudança do status do professor de: dono do conhecimento, e passando a ser um instrumento por onde o aluno irá buscar o mesmo, os alunos tem mais liberdade para experimentar novos recursos de aprendizado, sem a cobrança de memorizar, e sim entender processos tanto acadêmicos quanto científicos.
  4. 4. 4 A educação do Século XX1 Hoje temos muitos recursos a ser utilizados a favor da educação, para incentivar e dar criatividade nos alunos. Recursos como o áudio e visual, com mini documentários, vídeos no YouTube, quadrinhos, incentivar os alunos a consumir esses tipos de produtos voltados a educação, e, incentivar que os próprios façam seus vídeos e quadrinhos, com o auxilio da internet onde há vários tutoriais. No começo dessas tecnologias, muito professores se negavam, dado que pareciam recursos superficiais, sem embasamento, anos se passaram e essa mentalidade mudou, agora sabemos que muito material de conteúdo se encontra na internet. Claro que todo material deve ser filtrado, principalmente para crianças, mas muitos sites como o YouTube que disponibiliza uma plataforma “Kids” com conteúdos aprovados para as crianças. Ainda com a entrada da tecnologia nas bibliotecas, com computadores e acervos online, a própria instituição pode se adequar a forma que lidamos com o aprendizado no Século XXI.
  5. 5. 5 A educação do Século XX1 A iniciativa de discussões de temas antes deixado apenas no âmbito familiar, ou seja, sofrendo um efeito de “bolha”, onde temas são passados de forma que não são questionados e não há confronto de ideias, vivendo dentro de uma bolha. Normalmente ambientes assim criam alunos com certezas irrefutáveis e ao serem confrontados com fatos opostos se recusam e até geram hostilidade contra os indivíduos. A escola (educação em si) deve saber propor essas discussões, de maneira que os alunos desde cedo se preparem a ouvir argumentos opostos, e, sigam aqueles que se encaixam com a realidade que todos vivem, e não aquele q é apresentado por sua “bolha”.
  6. 6. 6 As finalidades da Educação A educação nos indivíduos não é somente para prepará-los para ter um emprego no futuro, claro que uma formação competente é indispensável para formar um profissional, mas a escola e a educação tem um papel tão importante quanto: a de formar cidadãos na sociedade. Para que o aluno possa se desenvolver como ser humano pleno e explorar todas as possibilidades que possa ter, ter experiências em sociedade. Para criar cidadãos, cientes dos seus direitos e deveres, competentes ao fazer escolhas que geram progresso ao país, para desenvolvimento. Para gerar alunos interessados em cultura, arte, ciências exatas e humanas, para que se forme e transforme o mundo ao redor. Para, como já foi mencionado antes, desenvolver profissionais capacitados em quaisquer áreas, para que exerçam suas funções com excelência.

×