Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Die SlideShare-Präsentation wird heruntergeladen. ×

Plano de aula interdisciplinar

Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Nächste SlideShare
Projeto Conta que eu conto
Projeto Conta que eu conto
Wird geladen in …3
×

Hier ansehen

1 von 6 Anzeige

Weitere Verwandte Inhalte

Diashows für Sie (20)

Ähnlich wie Plano de aula interdisciplinar (20)

Anzeige

Aktuellste (20)

Plano de aula interdisciplinar

  1. 1. PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR PROFESSORA: ANA MARIA DE PAULA E SILVA DISCIPLINAS: PORTUGUÊS; MATEMÁTICA; ARTES E RELIGIÃO. PÚBLICO ALVO: 2º CICLO 1ª FASE – 4º ANO PREVISÃO DE TEMPO: TEMA: CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO OBJETIVOS GERAIS:  Desenvolver a habilidade de leitura, de compreensão e de escrita do texto.  Valorizar os contos clássicos da Literatura Infantil.  Compreender o funcionamento da língua como veiculo de comunicação e de expressão dos povos. OBJETIVOS ESPECIFICOS:  Preparar o aluno para a aprendizagem da leitura (contação de estórias, dramatização, narratividade, entonação);  Preparar o aluno para a atividade da escrita (trabalho com os sentidos e com a apropriação (capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, através da gesticulação, da mímica e da percepção da posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão);  Refletir sobre os efeitos éticos, morais e culturais produzidos pelos contos clássicos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PORTUGUÊS E ARTE: Leitura, interpretação e reescritura do conto, em versão própria. Entoação de cantos e dramatizações da narrativa Chapeuzinho Vermelho. Gênero textual receita, para a confecção do bolo da vovozinha. Ilustração do conto, com desenhos criados pelos alunos e com desenho e pinturas xerocadas. TEMAS TRANSVERSAIS– RELIGIÃO Discussão sobre os efeitos de moralização presentes nos contos infantis: ética, diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação e organização no trabalho coletivo e a socialização de descobertas. MATEMÁTICA (DIRIGIDA) Elaboração de problemas envolvendo as unidades de medidas, presentes no texto da receita (adição, subtração, multiplicação e divisão – fração – das medidas da receita do Brigadeiro e do bolo e do sistema monetário – para o cálculo dos gastos.
  2. 2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Leitura do conto Chapeuzinho Vermelho Interpretação oral do conto. Entoação do canto Pela estrada afora Elaboração da receita do Brigadeiro e bolo da vovó. RECURSOS MOTIVACIONAIS (Questionamentos e conversas, a partir do texto): Quando vocês vêm à escola, quais são os conselhos que a mamãe dá? Quem é a personagem principal do conto? O que a vovó representa na vida dos netos? Como devemos tratar os mais velhos (da família) e de fora dela? Devemos dividir os alimentos? Podemos fazer um bolo igual ao que Chapeuzinho levou para a vovozinha? Como é a receita? Como as medidas funcionam em uma receita? Como é a música cantada por Chapeuzinho? Quais são os perigos existentes no caminho (da Chapeuzinho, de cada um)? Quais são os tipos de textos (gêneros) presentes no conto (narrativa, música, receita, moralização)? Quais as diferenças entre as estruturas textuais (a música tem a estrutura de um poema – estrofes, versos, rimas –, a receita que trabalha o sistema de medidas, as instruções de como fazer o bolo; o conto que narra a historia da Chapeuzinho Vermelho. RECURSOS E MATERIAIS Cópias do conto Chapeuzinho Vermelho, desenhos e atividades impressa, quadro, pincel, papel sulfite, lápis de cor, giz de cera. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO: Trabalhar com conto clássico torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Assim, através da Literatura Infantil podemos trabalhar a língua em funcionamento, mostrando as relações interdisciplinares que o conto proporciona. Pelo conto, valorizaremos a participação dos alunos com os questionamentos e contribuições, a observação e sua contextualização do tema com a sua realidade, oralidade e o envolvimento da turma nos questionamentos propostos durante toda a aula. Os alunos serão desafiados a verificar a compreensão do conteúdo, através da elaboração de questionamento na oralidade. Ao término da aula, como tarefa de casa a resolução de atividade de matemáticas e artes. Todo o trabalho, de sala e de casa, será avaliado pelo desempenho de cada aluno acerca das habilidades e competências mobilizadas pelas atividades requeridas, ou seja, a Avaliação formativa. Referências básicas: http://educacaoapaixonada.blogspot.com.br/2011/05/chapeuzinho-vermelho.html HTTPS://www.ouvirmusica.com.br/braguinha/pela-estrada-a-fora/
  3. 3. ANEXOS: Chapeuzinho vermelho Irmãos Grimm Era uma vez uma linda menina, que morava com sua mãe, numa bela casinha. Ela sempre usava uma capa com um chapeuzinho bem vermelho. Certo dia, sua mãe pediu que ela fosse levar uma cestinha de doces, para sua vovó: – Chapeuzinho, evite o caminho da floresta que é perigoso, vá pelo bosque e não fale com estranhos. Chapeuzinho adorava sua avó, e saiu em disparada, cantando de alegria. Queria fazer uma surpresa para vovó e começou a colher as flores que encontrava no caminho. A menina estava distraída com as flores, quando deu de cara com o lobo mau. Ela não sabia que ele era o lobo malvado, mas não se assustou e nem sentiu medo. – Bom dia, chapeuzinho Vermelho. – Bom dia. – Aonde você está indo assim tão cedinho? – Vou visitar minha vovozinha, que está muito doente. O lobo, como era muito esperto, disse a ela bem depressa: – Por que não vai pela floresta, que é bem mais perto? Ela ficou em dúvida, porque não gostava de desobedecer a sua mãe, mas resolveu seguir o conselho do lobo. Enquanto chapeuzinho seguia pelo caminho da floresta, o lobo rapidamente seguiu pelo bosque, cantando e correndo. O lobo chegou na casa da vovozinha e bateu na porta: _Quem está aí? — Perguntou a velhinha. O lobo respondeu, disfarçando a voz: – Sou eu, Chapeuzinho Vermelho. – Entre minha querida, aporta está aberta. O lobo, que era muito rápido, foi entrando e de uma só vez engoliu a vovozinha. Depois vestiu as roupas dela, e ficou esperando Chapeuzinho Vermelho. Chegando na casa da vovó, ela encontrou o lobo e perguntou: – Vovó! Por que suas orelhas estão tão grandes? – É para te ouvir melhor. – Vovó! Para que esses olhos tão grandes? – É para te ver melhor. – Credo vovó, por que a senhora está com essa boca tão grande? – É para te comer! — respondeu o lobo. Dizendo isso, o lobo começou a correr atrás de Chapeuzinho. Depois de algum tempo ele tropeçou e caiu no chão. Enquanto isso a menina escondeu dentro de um velho armário. O lobo resolveu dar uma cochilada e começou a roncar. Um caçador que passava escutou: – Que ronco esquisito? Ele entrou, e encontrou o lobo: – Ah! É você que está aí seu malvado!
  4. 4. Escutando isso, Chapeuzinho apareceu e contou toda a história para o caçador. Aproveitando que o lobo estava dormindo, cortaram a sua a barriga, e tiraram a vovozinha de dentro. As duas se abraçaram muito felizes. – E agora o que faremos com esse malvado? Os três resolveram encher a barriga do lobo de pedras. Quando o lobo acordou, tentou fugir, mas ele caiu e nunca mais levantou. Todos ficaram aliviados e felizes. O caçador foi embora, e as duas foram se sentar na varanda e saborear os doces. Chapeuzinho prometeu nunca mais desobedecer a sua mãezinha. Pela estrada a fora (Música) Pela estrada a fora, eu vou bem sozinha Levar esses doces para a vovozinha A estrada é longa, o caminho é deserto E o lobo mau passeia aqui por perto Mas à tardinha, ao sol poente Junto à mamãezinha dormirei contente MATEMÁTICA Brigadeiro INGREDIENTES  1 lata de leite condensado  1 colher (sopa) de margarina sem sal  4 colheres (sopa) de chocolate em pó  Chocolate granulado MODO DE PREPARO Em uma panela funda, acrescente o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó Cozinhe em fogo médio e mexa até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela Deixe esfriar e faça pequenas bolas com a mão passando a massa no chocolate granulado
  5. 5. 1) Resolva as problemáticas: A) A mãe de Chapeuzinho fez um bolo de milho para vovó. Ela usou meia dúzia espigas de milho, além de outros ingredientes. Se ela fizesse dois bolos, quantas espigas usaria? R: B) Chapeuzinho levou também brigadeiro. Para fazer brigadeiro precisa de uma lata de leite condensado. O preço da lata é R$ 2,50. Se ela fizesse o dobro de brigadeiro, quanto ela gastaria? (Represente o dinheiro a quantia em reais). R: C) Esse é o bolo de milho que a mãe de Chapeuzinho fez. Ela dividiu o bolo em três partes, sendo a metade ½ para a vovó, 1/3 para a professora de Chapeuzinho e 1/3 para a própria família de Chapeuzinho. Vamos representar as partes do bolo dividido pela mãe de Chapeuzinho (Representar fração das divisões do bolo e reproduzi-las, no quadro e no caderno, com cada aluno). Inteiro Metade 1/3 Tarefa para casa 1) Resolva o problema abaixo: A) A mãe de Chapeuzinho fez brigadeiro com uma lata de leite condensado, que rendeu 20 brigadeiros. Ela mandou 10 para a avó de Chapeuzinho, deu 4 para a sua irmã. Com quantos brigadeiros ela ficou? ( Dica : utilize bolinhas de gude ou tampa para facilitar o calculo). R:
  6. 6. 2 – Artes Pinte os personagens do conto Chapeuzinho Vermelho e numere as cenas na ordem certa.

×