Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
08/07/2014
1
Psicologia nas Organizações
Professora - Geyza D’Ávila
Turma - 2013
Secretariado
Executivo
A PERCEPÇÃO NO
GER...
08/07/2014
2
Fatores que
Influenciam a seleção
 Necessidades.
 Valores, crenças e opiniões.
 Estado emocional no moment...
08/07/2014
3
Psicologia da Gestalt
 Escola Alemã
 Trabalha em direção a totalidade
 Baseada na ilusão de ótica
 Um est...
08/07/2014
4
Porquê mudar?
É CONSENSUAL O RECONHECIMENTO DA
NECESSIDADE DE MUDANÇA
NA GESTÃO EMPRESARIAL
PORQUE RESISTIMOS...
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

Aula 06 __a_percepcao_no_gerenciamento_de_pessoas

148 Aufrufe

Veröffentlicht am

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

Aula 06 __a_percepcao_no_gerenciamento_de_pessoas

  1. 1. 08/07/2014 1 Psicologia nas Organizações Professora - Geyza D’Ávila Turma - 2013 Secretariado Executivo A PERCEPÇÃO NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS Objetivos  Descrever a importânia das sensações no processo perceptivo  Apontar como a percepção afeta as comunicações, desencadeia os conflitos existentes nas relações humanas e interfere na tomada de decisão  Descrever os conceitos básicos da Psicologia da Gestalt e sua contribuição nas relações humanas Sensação e percepção  A matéria bruta da percepção são as informações recebidas pelos órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar). Processamento de informações  Ao receber as informações pelos órgãos dos sentidos, o cérebro irá processá-las.  O processamento de informações envolve:  Seleção  Organização  armazenamento  recuperação da informação Seleção  Em decorrência de inúmeros estímulos que estão presentes no momento, o cérebro seleciona alguns e descarta outros.  A seleção se dá por meio dos fatores que influenciam a percepção.
  2. 2. 08/07/2014 2 Fatores que Influenciam a seleção  Necessidades.  Valores, crenças e opiniões.  Estado emocional no momento percebido.  Experiências passadas.  Expectativas.  Tendências a ignorar informações incompatíveis com as nossas.  Efeito Halo.  Estereotipagem Dois mundos se encontram...  1. Objetivo: refere-se à realidade tal qual ela é;  2. Percebido: que nem sempre representa a realidade.  Reagimos ao que percebemos e nem sempre o que percebemos é a realidade objetiva.  Quando as realidades se distanciam ocorre a incompreensão, a frustração e o conflito. Organização  Pela proximidade  Pela Semelhança  Pela Continuidade ∏ ∏ ∏ ∏ ∏ ∏ Armazenamento  Os dados organizados são armazenados na memória. Recuperação Quando a pessoa se deparar com uma determinada situação, o cérebro irá buscar por registros já existentes Relembrando Órgãos dos sentidos, em conjunto; enviam dados brutos ao cérebro; que busca dar significado ao conjunto de dados recebidos; O cérebro, ao receber os dados; Faz o processamento; busca por informações já registradas; Se não encontra, registra a nova informação; Faz a interpretação.
  3. 3. 08/07/2014 3 Psicologia da Gestalt  Escola Alemã  Trabalha em direção a totalidade  Baseada na ilusão de ótica  Um estímulo físico é percebido de forma diferente da realidade  O mesmo processo ocorre nas relações humanas. Figura e Fundo  FIGURA  É o foco da atenção  Elementos que se destacam num objeto, situação, pessoa ou acontecimento  FUNDO  Elementos do contexto que são desprezados  Fazem parte do contexto e são necessários para a compreensão do todo. A Relação Figura e Fundo  São responsáveis pelo conflito existente nas relações humanas  O que é figura para uma pessoa, não é para outra  O que é irrelevante para uma pessoa é causa de sofrimento para outra Manipulação da percepção  A manipulação da percepção é possível por meio da mudança de foco da atenção. Boa Forma  É alcançar a totalidade.  Trabalhar a relação figura e fundo.  Buscar o maior número possível de dados e informações.  É a aproximação da realidade.  Reduz os Conflitos.  Leva a tomadas de decisões mais precisas. É possível:  Quando alternamos a figura e o fundo.  Listamos pontos positivos e negativos. Do ponto de vista organizacional  Causas externas  Inovação tecnológica  Inter-relação Organização/cliente  Envolvente  Causas internas  Novas competências/novas motivações  Visão estratégica
  4. 4. 08/07/2014 4 Porquê mudar? É CONSENSUAL O RECONHECIMENTO DA NECESSIDADE DE MUDANÇA NA GESTÃO EMPRESARIAL PORQUE RESISTIMOS? Obrigada! Prof. Geyza D’Ávila geyzadavila@unifap.com

×