Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Die SlideShare-Präsentation wird heruntergeladen. ×

Como Pesquisar no Google

Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Wird geladen in …3
×

Hier ansehen

1 von 12 Anzeige

Weitere Verwandte Inhalte

Anzeige

Ähnlich wie Como Pesquisar no Google (20)

Aktuellste (20)

Anzeige

Como Pesquisar no Google

  1. 1. PESQUISAR NO GOOGLE http://goo.gl/Y8CPf
  2. 2. Na Internet o maior desafio não é encontrar informaçãoencontrar informação é saber selecioná-la. Nem tudo é cientificamente correto, credível e atualizado.em tudo é cientificamente correto, credível e atualizado.
  3. 3. Motores de busca O www.google.com é, atualmente, o site de busca mais famoso, eficaz e visitado da web. www.sapo.pt é um dos mais utilizado em Portugal. www.yahoo.com é o maior entre os chamados diretórios (motores de busca que organizam os sítios por categorias temáticas). MSN search é o motor de busca desenvolvido pela Microsoft e que atualmente é conhecido por Bing www.aeiou.pt é o motor de busca português que, ao mesmo tempo, é um portal generalista. www.bing.com/
  4. 4. Conhecer o Google http://www.google.pt
  5. 5. Como pesquisar no google? Para fazer uma consulta no Google, basta digitar algumas palavras de descrição relativamente ao assunto a pesquisar e pressionar a tecla "Enter" (ou clicar no Botão de Pesquisar). O Google utiliza técnicas sofisticadas de identificação exata de textos para encontrar páginas que sejam tanto importantes como relevantes para a sua busca. O Google também prefere as páginas nas quais os termos de busca estejam próximos entre si.
  6. 6. Lista de comandos úteis: • Conteúdo entre aspas: este comando realiza a busca pela ocorrência exata de tudo que está entre as aspas, agrupado da mesma forma; • Sinal de subtração: este comando procura todas as ocorrências introduzidas, exceto as que estejam após o sinal de subtração; • Define: comando para procurar definições de qualquer coisa na internet (define: abacate);(define: abacate); • Filetype: serve para procurar ocorrências em algum formato de arquivo específico (ex: “arvore azul filetype:pdf”); • Palavra-chave + site: procura certa palavra-chave dentro de um site específico (download site:www.pcguia.pt); • Asterisco: utilizar o asterisco entre aspas, ex: café * leite: Google devolve ocorrências de café + qualquer palavra + leite.
  7. 7. Google - Pesquisa avançada
  8. 8. Conselhos básicos para pesquisa Usa várias palavras-chave, de preferência nomes (Atenção aos erros de digitação); Usa técnicas para refinar a pesquisa, que variam com o motor de busca, e usa opções de “pesquisa avançada” ; Utiliza operadores boleanos (or- procura registos onde conste uma ou outra palavra, and – procura registos onde constam as duas palavras, not- significa o mesmo que o simbolo -); Depois de encontrares a informação, confirma a sua exactidão, localizando pelo menos outras três fontes independentes que tenham o mesmo tipo de “resposta” (triangulação).
  9. 9. Avaliação da pesquisa Após obteres a informação de que precisas deves ter em atenção: Se tem um título, o nome do autor e uma data; Se está dentro do assunto que definiste; Se está atualizada; Se há indicação de bibliografia;Se há indicação de bibliografia; Se tem links sobre o assunto; Se tem um resumo da informação. Deves, ainda, consultar o link http://www.rbe.min-edu.pt/np4/file/142/guiao_web.pdf para avaliar as páginas da internet que utilizaste para fazeres a tua pesquisa.
  10. 10. Nem tudo o que é dado é válido http://veja.abril.com.br/160708/p_148.shtml
  11. 11. Bibliografia Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4] PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Guião para validar sítios/ páginas Web [Em linha]. Lisboa: RBE, actual. 07-02-2011. [Consult. 22-04-2013] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/142 .html> Michael Lerner Productions (1996): Learn the Net: Your Online Guide [em linha].[consultado em 22 de abril 2013]. Disponível em WWW: <URL: http://www.learnthenet.com/english/html/31wsearc.htm>
  12. 12. Realizado por Profª. Amparo Morais – Coordenadora da BE do Agrupamento de Escolas de Pardilhó Profª. Anabela Lopes - Coordenadora das BE do Agrupamento de Escolas de EstarrejaAgrupamento de Escolas de Estarreja Profª. Etelvina Bronze - Coordenadora da BE da Escola Secundária de Estarreja 2013

×