Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
O POVO HEBREU
PROFESSOR : ALEXSANDRO
HISTÓRIA – 1º ANO
COLÉGIO ESTADUAL IRMÃ MARIA CLEMÊNCIA
LINHA DO TEMPO
• caçadores
• coletores
Pré-história (... – 4.000a.. C.)
origens do homem - surgimento
da escrita
• Egito
•...
FONTES DE INFORMAÇÕES SOBRE O POVO
HEBREU
FONTES HISTÓRICAS
SOBRE O POVO
HEBREU
BÍBLIA
(Antigo Testamento)
Gênesis
Êxodo
L...
ORIGENS DO POVO HEBREU
1. As origens do povo Hebreu é na Mesopotâmia. Mais precisamente na cidade
de Ur
Evidências: A líng...
A IDA DOS HEBREUS AO EGITO
 Enfrentando problemas de seca na região
de Canaã, os descendente de Abraã, Isaac
e Jacó migra...
A FIGURA DE MOISÉS
 Criado em meio a realeza egípcia, Moisés se
proclama porta voz de Deus na tarefa de
libertar o povo h...
A SAÍDA DO EGITO (ÊXODO)
A SAÍDA DO EGITO (ÊXODO)
A SAÍDA DO EGITO (ÊXODO)
Rota provável do Egito a Canaã
OS DEZ MANDAMENTOS
 É durante a saída do Egito que Maomé
recebe de Deus no Monte Sinai, as tábuas
com os 10 mandamentos. ...
A DISPUTA PELA TERRA PROMETIDA
• Ao chegar, os hebreus encontraram outros povos vivendo
na Palestina. Foi ai que eles deci...
A MONARQUIA HEBRAICA
 Para enfrentar com mais eficiência os
adversários, os hebreus entregaram o
comando de todas as trib...
A MONARQUIA HEBRAICA
Atual bandeira do Estado de Israel com a Estrela de Davi
no centro
A MONARQUIA HEBRAICA
 O sucessor de Davi foi seu filho Salomão,
cujo reinado foi de prosperidade:fortaleceu o
exército, a...
A DESINTEGRAÇÃO DA MONARQUIA
 Para conseguir dinheiro para a construção
de obras grandiosas, Salomão aumentou os
impostos...
A DIVISÃO DOS HEBREUS
O CATIVEIRO DA BABILÔNIA
 Com a divisão, o reino se enfraquece e é invadidos pelos
babilônicos (povos da Mesopotâmia) que...
MURO DAS LAMENTAÇÕES
 Local que se acredita ser os restos do
Templo de Jerusalém.
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

O Povo Hebreu

1.564 Aufrufe

Veröffentlicht am

Povo que influenciou na formação das maiores religiões monoteísta da história: O cristianismo e o Islamismo. Além de vários outros legados para o ocidente.

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

O Povo Hebreu

  1. 1. O POVO HEBREU PROFESSOR : ALEXSANDRO HISTÓRIA – 1º ANO COLÉGIO ESTADUAL IRMÃ MARIA CLEMÊNCIA
  2. 2. LINHA DO TEMPO • caçadores • coletores Pré-história (... – 4.000a.. C.) origens do homem - surgimento da escrita • Egito • Mesopotâmia • Grécia • Fenícios • Hebreus • Persas • Roma História Antiga (4000- 476 d.C.) Escrita - Queda do império romano • Feudalismo • Domínio Ideológico da Igreja Católica Idade Média ( 476-1453) Queda de Roma – Início das navegações)
  3. 3. FONTES DE INFORMAÇÕES SOBRE O POVO HEBREU FONTES HISTÓRICAS SOBRE O POVO HEBREU BÍBLIA (Antigo Testamento) Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio ARQUEOLOGIA Vasos, fragmentos diversos, etc.
  4. 4. ORIGENS DO POVO HEBREU 1. As origens do povo Hebreu é na Mesopotâmia. Mais precisamente na cidade de Ur Evidências: A língua, os mitos, etc. 2. O Patriarca Abraão faz um “pacto” com Deus (jeová, Iavé). A “terra prometida”.
  5. 5. A IDA DOS HEBREUS AO EGITO  Enfrentando problemas de seca na região de Canaã, os descendente de Abraã, Isaac e Jacó migraram em direção ao Egito onde foram escravizados.
  6. 6. A FIGURA DE MOISÉS  Criado em meio a realeza egípcia, Moisés se proclama porta voz de Deus na tarefa de libertar o povo hebreu do cativeiro.  Segundo a tradição religiosa, com a negativa do faraó Ramsés II, Deus lança contra os egípcios dez pragas que fazem o faraó mudar de ideias.
  7. 7. A SAÍDA DO EGITO (ÊXODO)
  8. 8. A SAÍDA DO EGITO (ÊXODO)
  9. 9. A SAÍDA DO EGITO (ÊXODO) Rota provável do Egito a Canaã
  10. 10. OS DEZ MANDAMENTOS  É durante a saída do Egito que Maomé recebe de Deus no Monte Sinai, as tábuas com os 10 mandamentos. Regras que selam a aliança entre os hebreus e Deus.
  11. 11. A DISPUTA PELA TERRA PROMETIDA • Ao chegar, os hebreus encontraram outros povos vivendo na Palestina. Foi ai que eles decidiram lutar para reconquistá-la. O principal adversário seriam os Filisteus. • Como estavam divididos em 12 tribos, escolheram um chefe político, religioso e militar, os Juízes. • O juiz de maior destaque foi Sanção, que era reconhecido pela força.
  12. 12. A MONARQUIA HEBRAICA  Para enfrentar com mais eficiência os adversários, os hebreus entregaram o comando de todas as tribos a um rei, Saul (1010 a.C.)  Davi, sucessor de Saul conseguiu derrotar os filisteus e transformou Jerusalém na capital do império.  Davi constrói um palácio e diz que encontrou a Arca da Aliança; criou a famosa Estrela de Davi, símbolo que era colocados no escudos dos soldados.
  13. 13. A MONARQUIA HEBRAICA Atual bandeira do Estado de Israel com a Estrela de Davi no centro
  14. 14. A MONARQUIA HEBRAICA  O sucessor de Davi foi seu filho Salomão, cujo reinado foi de prosperidade:fortaleceu o exército, ampliou o comércio e construiu o templo de Jerusalém.  A parti desse momento, Deus teria uma morada na terra.
  15. 15. A DESINTEGRAÇÃO DA MONARQUIA  Para conseguir dinheiro para a construção de obras grandiosas, Salomão aumentou os impostos e retirou camponeses do campo para trabalharem nessas obras, causando insatisfação entre a população.  Com a morte de Salomão, disputas políticas entre os próprios hebreus levou a divisão do reino em dois: Reino de Israel ao norte e Reino de Judá, ao sul.
  16. 16. A DIVISÃO DOS HEBREUS
  17. 17. O CATIVEIRO DA BABILÔNIA  Com a divisão, o reino se enfraquece e é invadidos pelos babilônicos (povos da Mesopotâmia) que destroem o Templo de Jerusalém e os hebreus foram levados como escravos para a Babilônia. Num episódio conhecido Cativeiro da Babilônia.  Quando os persas invadiram a Babilônia, libertaram os hebreus que voltaram a Palestina e reconstruíram o templo .  Pouco tempo depois a região foi novamente conquistada. Agora pelos romanos.  Os hebreus reagiram e tiveram seu templo novamente destruído. Derrotados, foram obrigados a se espalharem por diversas partes da Europa. Diáspora
  18. 18. MURO DAS LAMENTAÇÕES  Local que se acredita ser os restos do Templo de Jerusalém.

×