Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Produtividade: Administração do Tempo

2.446 Aufrufe

Veröffentlicht am

Veja como administrar melhor seu tempo e tornar seu dia mais produtivo. Dicas simples para você aplicar no seu dia a dia.

Veröffentlicht in: Leadership & Management
  • Loggen Sie sich ein, um Kommentare anzuzeigen.

Produtividade: Administração do Tempo

  1. 1. EU PRODUTIVIDADE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
  2. 2. ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO “Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos.“       Atividade não é produtividade Planejar sem exagerar Não ficar esperando as urgências Evitar as distrações no meio do caminho Negociar o que precisa ser entregue primeiro Aprender a dizer não
  3. 3. PLANEJAMENTO  Planejar sem limitar a liberdade de agir  Não perca o longo prazo de vista  Entenda a importância do que está fazendo Tarefas Diárias 1. Revise! 2. Liste! 3. Priorize! 4. Visualize! Metas Intermediárias Metas Longo Prazo Visão Metas: precisam ser EMAC Específica Mensurável Atingível Compatível Fotografia do futuro. Determine antes de tudo. Identifique o teu papel.
  4. 4. O MAIS IMPORTANTE VEM PRIMEIRO
  5. 5. META EMAC (exemplo)  Visão: ser saudável!  Meta de longo prazo: emagrecer  Meta de longo prazo: em 1 ano estarei 10 kg mais magra, fazendo exercício pelo menos 3 vezes por semana e com bons índices de glicemia e colesterol.  Meta intermediária: em até 1 mês vou visitar um médico para determinar minha condição atual.
  6. 6. TAREFAS DIÁRIAS  Revisões mensais: revise a sua visão e suas metas de longo prazo e intermediárias.  Revisões semanais: agende os compromissos, reserve tempo para planejar, estabeleça e negocie os prazos.  Revisões diárias: determine as tarefas e ordene as prioridades. A IMPRESCINDÍVEL B NECESSÁRIO C OPCIONAL  Planeje em apenas 10 minutos. Defina se será no final do dia anterior ou no começo do dia seguinte.  Conheça o tempo que cada tarefa gasta e faça uma lista de atividades.  Escreva sempre no mesmo lugar e evite muitas anotações em papéis avulsos.  Dê valor para cada atividade e ordene.
  7. 7. URGENTE X IMPORTANTE  Urgente é diferente de Importante  Todas as nossas atividades se encaixam em um dos quadrantes da matriz: Urgente Não Urgente Importante 1 2 Não Importante 3 4  A produtividade está nos quadrantes 1 e 2  O quadrante 3 é o “apagar incêndio”  O quadrante 4 é a perda de tempo
  8. 8. MULTITAREFAS  Como ser multitarefas sem perder o foco?  Ser multitarefas não significa fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas sim conseguir administrar vários projetos e entregar todos eles com qualidade (e sem enlouquecer!)  Mantenha aberta apenas as janelas que você precisa para a tarefa desse momento  Determine o tempo que vai levar e resista a tentação de espiar os e-mails, o Facebook, o WhatsApp, etc. Termine aquilo que começou!  Coloque uma música e use o fone de ouvidos, assim você não se distrai com os barulhos e reduz a chance de ser interrompido  Cuidado: a tendência é de priorizar e se aprofundar nas tarefas que a gente gosta mais, mas isso pode gerar uma sensação de falta de tempo para fazer tudo  Se você não consegue curtir o que está fazendo, provavelmente lhe faltam habilidades específicas. Não fique constrangido de pedir ajuda!
  9. 9. NEGOCIAR OS PRAZOS  Não tenha medo de dizer não, você será cobrado por não ter dito  Negocie com segurança, diplomacia e baseado em dados (menos emoção e mais informação)  Tome a iniciativa, faça um cronograma e leve em conta todos os recursos à sua disposição  Não perca o prazo que você negociou
  10. 10. ORGANIZAÇÃO  Um espaço desorganizado pode atrapalhar a produtividade  Pesquisa: os americanos perdem 3 semanas por ano procurando papéis  O mesmo vale para organização digital  Criação de pastas  Nomeação de arquivos  Compartilhamento das versões mais recentes  Organização do desktop  Limpeza do inbox: deixe apenas o que ainda precisa de uma ação tua  Quando for resolver: elimine, delegue, responda ou arquive.
  11. 11. POR FIM...  Não esqueça de reservar um tempo para o teu desenvolvimento (livros, cursos, blogs, conversas, networking, etc)  Conversar com os colegas de trabalho sobre o que eles fazem é um excelente aprendizado  Quando precisar fazer Home Office: ganhe o tempo de deslocamento pra você, se arrume como se fosse para o escritório, encontre um espaço confortável (mas não muito, rs), avise quem estiver na sua casa que vocês está trabalhando, almoce em outro ambiente para descansar a cabeça, resista às tentações e mantenha a disciplina!  Cuidado com as reuniões! Convoque poucas pessoas, defina previamente a pauta, o tempo e o resultado esperado e evite reuniões surpresas.  E-mails: seja o mais direto possível (ninguém lê e-mails com barra de rolagem e em bloco), coloque o assunto em tópicos e as principais palavras em negrito, sublinhe o nome das pessoas que tem uma ação específica e as datachave, escolha bem os destinatários, evite o “Responder para todos”, desligue os alertas de recebimento e crie horários para se dedicar a isso.
  12. 12. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato conosco através do seguinte e-mail: luana@mateada.com.br ou se preferir o telefone, utilize algum dos números abaixo. (51) 3516.8137 (11) 3522.9568 OBRIGADA!

×