Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Refração e Dispersão da Luz- 8ºano

Manual Universo 8ºano

  • Loggen Sie sich ein, um Kommentare anzuzeigen.

Refração e Dispersão da Luz- 8ºano

  1. 1. 3.2 Fenómenos óticos Refração da luz e dispersão da luz
  2. 2. Refração da luz Refração da luz A luz sofre um desvio ao passar de um meio para outro (exceto se incidir perpendicularmente à superfície de separação dos dois meios). O desvio deve-se à diferente velocidade de propagação da luz nos dois meios.
  3. 3. Refração da luz A luz passa do ar para a água: • A luz desvia-se na superfície de separação, aproximando-se o raio refratado da normal no ponto de incidência; • O ângulo de incidência é maior do que o ângulo de refração. A luz passa da água para o ar: • A luz desvia-se na superfície de separação, afastando-se o raio refratado da normal no ponto de incidência; • O ângulo de incidência é menor do que o ângulo de refração.
  4. 4. Refração da luz Apenas há uma situação em que a luz não é desviada quando passa de um meio para outro: - quando incide perpendicularmente na superfície de separação dos meios.
  5. 5. Refração da luz Porque razão a luz se desvia quando passa de um meio para outro? Porque muda a sua velocidade de propagação. Em simultâneo com a refração da luz, podem ocorrer a reflexão e a absorção da luz. Por isso a intensidade da luz refratada é menor do que a da luz incidente.
  6. 6. Exemplos de ilusões de ótica devidas à reflexão da luz
  7. 7. Dispersão da luz branca Luz Luz Monocromática Exemplo: Luz laser Luz Policromática Exemplo: Luz branca
  8. 8. Dispersão da luz branca
  9. 9. A cor dos objetos

×