Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
Nächste SlideShare
Ilhas atlânticas
Weiter
Herunterladen, um offline zu lesen und im Vollbildmodus anzuzeigen.

2

Teilen

Herunterladen, um offline zu lesen

Ilhas AtlâNticas

Herunterladen, um offline zu lesen

Ähnliche Bücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen

Ähnliche Hörbücher

Kostenlos mit einer 30-tägigen Testversion von Scribd

Alle anzeigen

Ilhas AtlâNticas

  1. 1. Os Descobrimentos Henriquinos Painéis de S. Vicente MNAA; Lisboa ( detalhe )
  2. 2. Até às viagens dos Descobrimentos, vigoravam as concepções ptolomaicas (Ptolomeu, séc. I d. C.). Havia mundos e não um Mundo!
  3. 3. Vários navegadores, como por exemplo os irmãos Vivaldi, de Génova, em 1291, ou o catalão Jaime Ferrer, em 1346, tentaram avançar pelo oceano Atlântico. Sem sucesso.
  4. 4. Apesar de algumas expedições realizadas às Canárias durante o séc. XIV, e depois de terem sido estudadas outras hipóteses, a conquista de Ceuta marca o arranque da expansão portuguesa.
  5. 5. 1415 – conquista de Ceuta
  6. 6. A conquista militar foi um sucesso mas os portugueses tiraram pouco proveito da conquista.
  7. 8. O Infante D. Henrique nasceu no Porto em 1394, e era o quinto filho legítimo de D. João I e D. Filipa de Lencastre. Em 1415 participa activamente na tomada de Ceuta , recebendo em compensação o ducado de Viseu, os senhorios da Covilhã e do Algarve, bem como a administração da Ordem de Cristo .
  8. 9. Em 1418, o Infante regressa a Ceuta, acudindo à cidade que se debatia com um cerco posto pelos reis de Fez e Granada. Regressado a Portugal no ano seguinte, prepara uma expedição para combater o corso no Estreito de Gibraltar. É por esta altura que alguns dos seus homens desembarcam no arquipélago da Madeira.
  9. 10. Entre 1417 e 1420, realizaram-se várias viagens de exploração às ilhas da Madeira e Porto Santo, que já eram conhecidas e representadas em cartas do séc. XIV. João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira desembarcam no Porto Santo. Zarco recebeu a capitania do Funchal, cabendo ao outro a do Machico. Bartolomeu Perestrelo participou na redescoberta da ilha da Madeira, tendo ficado donatário de Porto Santo.
  10. 11. Criação de gado e cereais
  11. 12. dragoeiro Pesca e plantas tintureiras (urzela, pastel e sangue-de-drago)
  12. 13. Cana-de-açúcar
  13. 14. Navegando para ocidente, Diogo de Silves descobriu 7 ilhas dos Açores (1427). O seu nome consta de um mapa do arquipélago, desenhado em 1439 por Gabriel Valseca, natural de Maiorca, que o apresenta como descobridor . Diogo de Teive descobriu as ilhas das Flores e Corvo em 1452. É possível que tenha chegado à Terra Nova. Corvo Graciosa S. Jorge Terceira Stª. Maria S. Miguel Faial Flores Pico S. Miguel Faial Flores Pico
  14. 15. A exploração das ilhas atlânticas Capitão-donatário Direitos Deveres Monopólio de certos produtos Lançamento de impostos Exercício da justiça Povoar as terras Explorar as terras
  • remolofreitas

    Apr. 27, 2015
  • saopascoal

    Mar. 27, 2013

Aufrufe

Aufrufe insgesamt

3.100

Auf Slideshare

0

Aus Einbettungen

0

Anzahl der Einbettungen

220

Befehle

Downloads

57

Geteilt

0

Kommentare

0

Likes

2

×