Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

[Futebol] Estudo amostral sobre perfil de público frequentador dos estádios.

2.790 Aufrufe

Veröffentlicht am

Neste estudo você verá possibilidades que o monitoramento de mídias por geolocalização oferece para construção de estudos etnográficos, geração de recomendações para estratégias de criação, planejamento e mídia.

Veröffentlicht in: Business

[Futebol] Estudo amostral sobre perfil de público frequentador dos estádios.

  1. 1. Nesta apresentação você verá um rápido estudo sobre o perfil do público frequentador dos estádios de futebol. O objetivo deste material é mostrar como o monitoramento de mídias sociais por geolocalização podem colaborar na criação de pesquisas etnográficas para o marketing das empresas e, também, entregar insumos para criação, planejamento e mídia. ESTUDO AMOSTRAL DO PERFIL DE PÚBLICO FREQUENTADOR DOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL.
  2. 2. Nesta apresentação você verá que com o monitoramento geolocalizado é possível: É POSSÍVEL CRIAR ESTUDOS DE PERFIL DE PÚBLICO COM MONITORAMENTO GEOLOCALIZADO. É POSSÍVEL GERAR TRÁFEGO DE CONSUMO NAS LOJAS DENTRO DO ESTÁDIO DE FUTEBOL. 1 2
  3. 3. Como funciona o monitoramento por geolocalização? BANCO DE DADOS Após realizarmos a coleta de milhares de menções, inserimos o papel do Social Big Data para a entrega de conhecimento estratégico. Selecionamos uma ferramenta que ofereça este tipo de informação. No caso, usamos a ferramenta Geofeedia da Geist. Todo este processo passa pela validação humana, justamente para evitar equívocos de interpretação de dados. Com um grande volume de dados, construímos análises, comparativos e recomendações estratégicas.
  4. 4. Evento Monitorado: 2º jogoda final do CampeonatoPaulista de 2015. Local: EstádioUrbano Caldeira (Vila Belmiro). Data: 03 de Maiode 2015. Volume: cerca de 1 mil menções coletadas. Você se lembra da final do Paulistão 2015? O segundo jogo aconteceu no estádio do Santos, a Vila Belmiro.
  5. 5. 95% 5% E o mandante do jogo teve maior representatividade nas redes sociais, obviamente. Share de Menções
  6. 6. Porém, não ficamos presos somente ao positivo, neutro e negativo. Selecionamos uma amostra da base, analisamos manualmente este volume e criamos algumas personas que você verá a seguir. ATLETAS VAIDOSOS TORCEDOR FANÁTICO ESBANJADOR PAIZÃO/MAIZONA
  7. 7. Ativações podem ser realizadas com usuários com grande volume de seguidores, devido ao destaque e poder de disseminação. Pessoas que praticam esporte e fazem questão de exibir os resultados de uma boa malhação. Além de fotos em frente ao espelho também gostam de mostrar a atividade que praticam, seja puxando ferro ou batendo uma bola. Alimentação e suplementos são outros temas frequentes. O foco é o corpo e condicionamento físico, então ações que envolvam atividades esportivas podem conquistar este público. OS ATLETAS (22% da amostra)
  8. 8. Ativações podem ser realizadas com usuários com grande volume de seguidores, devido ao destaque e poder de disseminação. Fanáticos por “selfies”, os Vaidosos não podem sair mal em uma foto, mesmo que seja dentro de um estádio. Preocupam-se muito com a aparência, então costumam aparecer bem vestidos, maquiados e cabelo arrumado. O álbum de fotos no Instagram mais parece um book de modelo. Gostam de estar em eventos para ver e serem vistos. OS VAIDOSOS (22% da amostra)
  9. 9. Ativações podem ser realizadas com usuários com grande volume de seguidores, devido ao destaque e poder de disseminação. Categoria que engloba jornalistas, produtores de programas esportivos, funcionários do clube etc. São pessoas que estavam no estádio a trabalho. Com a imprensa não se brinca, mas ações de endomarketing ou ações pontuais podem ser realizadas com funcionários dos clubes, como é o caso do Diego, monitor do Santos, que sempre publica fotos no trabalho e mostra orgulho de ser profissional do clube. OS PROFISSIONAIS DO FUTEBOL(10% da amostra)
  10. 10. Ativações podem ser realizadas com usuários com grande volume de seguidores, devido ao destaque e poder de disseminação. Para essas pessoas o clube é uma paixão declarada e a camisa se torna uma segunda pele, precisam mostrar que são mais que torcedores. Grande parte do conteúdo publicado é dedicado ao time, para o bem ou para o mal. Justamente por esse caráter questionador e por cobrar demais, podem não ser um público interessante para ações de marketing, porque podem se tornar críticos – por gastar com publicidade ao invés de investir no time. O TORCEDOR FANÁTICO (8,5% da amostra)
  11. 11. Ativações podem ser realizadas com usuários com grande volume de seguidores, devido ao destaque e poder de disseminação. O Descolado é aquela pessoa com consumo cultural alternativo, que fogem do senso comum ou “modinha”. Mesmo nos estádios, vestido a camisa do seu time, tentam mostrar o seu estilo diferenciado. DESCOLADO (7%) Pessoas que se encaixam nesta persona são fãs do futebol, além de acompanhar suas equipes. O conteúdo sobre esporte é frequente, mas geralmente publicam sobre diversos temas. FÃ DO ESPORTE (7,5%)
  12. 12. Ativações podem ser realizadas com usuários com grande volume de seguidores, devido ao destaque e poder de disseminação. São pessoas que prezam pela família e divulgam isso nas redes. Geralmente exibem fotos com os filhos, sendo alvos perfeitos para ativações que mostrem esse clubismo de pai para filho. PAIZÃO / MÃEZONA (5%) Roupas de marca, acessórios chamativos, carros modernos, passeios caros, eventos de elite etc. São pessoas que precisam exibir o que consomem, o que compram. CONSUMISTA / ESBANJADOR (5%)
  13. 13. Ativações podem ser realizadas com usuários com grande volume de seguidores, devido ao destaque e poder de disseminação. Pessoas antenadas com o que há de mais novo em tecnologia e/ou adoram consumir filmes, animes, desenhos, livros, quadrinhos, mangás e games. NERDS / GEEKS (4%) Familiares e amigos de jogador, que buscam apoiar a todo o momento nas postagens. FAMÍLIA DE JOGADOR (2%) Pessoas que entraram na contagem por alguma menção no local do jogo, mas que possuem perfis fechados, impossibilitando a análise. PERFIS BLOQUEADOS (8,5%)
  14. 14. E certamente a principal pergunta que surge é se é possível construir ações inteligentes que promovam adesão de sócios torcedores ou consumo de produtos ou serviços de marcas patrocinadoras por meio destes dados.
  15. 15. E dentro da nossa metodologia de trabalho, acreditamos que estes dados são extremamente importantes para o desenho de uma estratégia. IMERSÃO DIAGNÓSTICO IMPLEMENTAÇÃO / GESTÃO Pois além do investimento ser menor, em comparação a outras modalidades de pesquisas, os resultados podem ser obtidos em um espaço de tempo menor e, certamente, favorecem – e muito – na construção de estratégias de comunicação e marketing. Metodologia Thinking Insight
  16. 16. O QUE FAZER COM OS TORCEDORES ATLETAS? O QUE FAZER COM OS TORCEDORES VAIDOSOS? O QUE FAZER COM OS TORCEDORES FANÁTICOS? O QUE FAZER COM OS TORCEDORES PAIZÃO/MÃEZONA Fechar parceria com marcas de suplemento e ativar ações de venda de planos com este grupo. Fechar parceria com empresas de SPA e/ou Estética e ativar ações de venda de planos com este grupo. Fechar parceria com rede cinemark e/ou Easy Taxy para ativar ações de venda de planos com este grupo. Criar ações estratégicas e de relacionamento com torcedores fanáticos e influentes nas redes sociais. Grupo de ações com base neste rápido estudo.
  17. 17. Além disso, estes insumos podem colaborar com as campanhas para venda de produtos:
  18. 18. o/ O time ganhou a partida ou o campeonato e precisamos beneficiar os torcedores. Então, criamos uma campanha com o objetivo de gerar tráfego na loja do clube e entregar um produto exclusivo para sócios torcedores.. Com um anúncio criativo, levamos o torcedor à loja do estádio para efetuar a compra exclusiva da camisa comemorativa do título. Porque é possível criar campanhas que gerem receitas imediatas, já que consideraremos a euforia do torcedor.
  19. 19. Então, criamos uma campanha criativa para impactar torcedores que estão no estádio do time de futebol. Sempre usando dados de pesquisa como base para criação de campanhas: Imagine que o jogo é domingo de manhã e precisamos gerar tráfego no restaurante parceiro. Mostrando a promoção e, também, o benefício real em ser sócio-torcedor.
  20. 20. WWW.THINKINGINSIGHT.COM.BR CONTATO@THINKINGINSIGHT.COM.BR Quer conhecer mais nossa empresa? Clique nesta imagem abaixo.

×