Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Poriferos e cnidarios

6.245 Aufrufe

Veröffentlicht am

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

Poriferos e cnidarios

  1. 1. Biologia
  2. 2. PORÍFEROS Porífera é um filo, do reino Animália, sub-reino Parazoa, conhecidos como esponjas; Animais aquáticos, geralmente marinhos, sem tecidos ou órgãos definidos se encontram fixados ao substrato; As esponjas vivem soltas ou presas a rochas no fundo do mar.
  3. 3. MORFOLOGIA E FISIOLOGIA A parede do corpo das esponjas apresenta três regiões: epiderme, endoderme e mesênquima; Nas esponjas, não há sistemas responsáveis pela respiração, circulação e excreção.
  4. 4. EMBRIOLOGIA Os Poríferos desenvolvem somente até a blástula, não formam folhetos embrionários; Não possuem tecidos verdadeiros e são acelomados.
  5. 5. ECOLOGIA O habitat varia desde a zona costeira até profundidades; Esponjas adultas são sésseis porém certas esponjas podem se mover direcionando sua circulação na água numa certa direção.
  6. 6. ANATOMIA A estrutura de uma esponja: tem a forma de um tubo, com a extremidade fechada presa ao substrato; A extremidade aberta é chamada ósculo, e a cavidade interior é a espongiocele; As paredes são perfuradas por buracos microscópicos, chamados óstios, para permitir que a água flua para dentro da esponjocele trazendo oxigênio e alimento.
  7. 7. ORGANIZAÇÃO DO CORPO DOS PORÍFEROS
  8. 8.  A parede das esponjas é formada por duas camadas de células, com o interior formado pela matriz extracelular que, se denomina mesênquima; Respiração: Aeróbica, por difusão;
  9. 9. CLASSIFICAÇÃO DAS ESPONJAS As esponjas são o tipo mais primitivo de animal, por isso se classificam no grupo parazoa; Testes recentes de DNA sugerem que seu grupo é a base dos outros grupos de animais;
  10. 10. A divisão do filo Porifera em classes é feita com base no tipo de espículas que apresentam: Classe Calcarea; Classe Hexactinellida; Classe Demospongiae.
  11. 11. REPRODUÇÃO As esponjas podem reproduzir-se de dois modos sexuada ou assexuadamente, conforme as condições ambientais; Reprodução sexuada: A maior parte das esponjas são hermafroditas. Reprodução assexuada: Brotamento, Fragmentação, Gemulação.
  12. 12. Cnidários O filo Cnidária está representado pelas hidras, medusas ou águas-vivas, corais e anêmonas do mar; Primeiros animais a apresentarem cavidade digestiva no corpo; Primeiros animais na escala evolutiva a apresentarem tecidos verdadeiros, embora ainda não cheguem a formar órgãos;
  13. 13. PÓLIPOS E MEDUSAS Os pólipos são sésseis; As medusas são organismos livres e natantes. São diblásticos, protostômios e com simetria radial.
  14. 14. TEGUMENTO Epiderme, mesogléia, gastroderme;
  15. 15. DIGESTÃO Apresentam boca, mas não possuem ânus; O que não é aproveitado é eliminado pela boca; A excreção e a respiração ocorrem por difusão.
  16. 16. DEFESA Cnidócitos são células de ataque e defesa, em maior quantidade nos tentáculos;
  17. 17. REPRODUÇÃO Tipos de reprodução: assexuada (brotamento e estrobilação); sexuada: há presença de gônadas.
  18. 18. CLASSIFICAÇÃO DOS CNIDÁRIOS Hydrozoa - hidras e caravelas; Scyphozoa - águas -vivas Anthozoa - anêmonas e corais; Cubozoa - cubozoárioa, como a vespa do pacífico.
  19. 19. COMPONENTES Maria Sabrina Sabrina Gomes Thainá Carvalho Professora: Karine.M.

×