Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Fluxo de energia

2.734 Aufrufe

Veröffentlicht am

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

Fluxo de energia

  1. 1. Fluxo de energia  Qual a fonte primária de energia nos ecossistemas?
  2. 2. Fluxo de energia  Que tipo de seres vivos aproveitam essa energia?  Plantas
  3. 3. Fluxo de energia  Que tipo de seres vivos aproveitam essa energia?  Algas verdes  Cianobactérias
  4. 4. Fluxo de energia  Como é que essa energia entra no ciclo biológico? CO2 Energia luminosa O2 Água Matéria orgânica Água FOTOSSÍNTESE
  5. 5. Fluxo de energia  A maior parte da vida terrestre depende da energia luminosa emitida pelo Sol.  Apenas 40% da energia luminosa que atinge a Terra atinge a superfície terrestre.  Desta, menos de 5% é aproveitada pelos seres fotossintéticos.  Os seres fotossintéticos são seres vivos que aproveitam a energia solar, como as plantas e outros organismos semelhantes (algas verdes e cianobactérias).  A energia entra no ciclo biológico através da fotossíntese.
  6. 6. Fluxo de energia  Fotossíntese  A fotossíntese é a transformação da energia luminosa em energia química.  Essa energia vai ficar armazenada nos compostos orgânicos que a planta produz.  A fotossíntese depende da energia luminosa, em que a planta utiliza dióxido de carbono (CO2) e água para produzir substâncias orgânicas (que passam a fazer parte do seu próprio organismo).  Durante a fotossíntese, a planta liberta algumas substâncias que não necessita, como o oxigénio (O2). Este gás é fundamental para a respiração de muitos seres vivos.
  7. 7. Fluxo de energia  Seres produtores ou seres consumidores?
  8. 8. Fluxo de energia  Seres produtores ou seres consumidores?
  9. 9. Fluxo de energia  Seres produtores ou seres consumidores?
  10. 10. Fluxo de energia  Seres produtores e seres consumidores  Seres produtores – Seres que, através da fotossíntese, produzem compostos orgânicos, que passam a fazer parte do seu próprio organismo (plantas, algas verdes e cianobactérias).  São também chamados de seres autotróficos.
  11. 11. Fluxo de energia  Seres produtores e seres consumidores  Seres consumidores – Seres que se alimentam de matéria orgânica, a partir da qual produzem a própria matéria orgânica que os constitui (herbívoros, carnívoros, omnívoros, etc.).  São também chamados de seres heterotróficos.
  12. 12. Fluxo de energia  Que relações alimentares se estabelecem entre os seres vivos?  Os seres vivos de um ecossistema estão relacionados entre si devido à alimentação.  Essas relações alimentares podem representar-se por sequências de seres vivos, através das quais o alimento passa.  Essas sequências são chamadas de cadeias alimentares.
  13. 13. Fluxo de energia  Cadeias alimentares  Cada cadeia alimentar inicia-se por um produtor, que será fonte de alimento para um consumidor.  Esse consumidor, porque se alimenta de um produtor, é chamado de consumidor primário (ou consumidor de 1ª ordem).  O consumidor primário vai servir de alimento para um consumidor secundário (ou consumidor de 2ª ordem).  Este, por sua vez, vai servir de alimento a um consumidor terciário (ou consumidor de 3ª ordem), e assim sucessivamente.
  14. 14. Castanheiro – Produzo ramos com folhas e apetitosas castanhas.
  15. 15. Fluxo de energia  Níveis tróficos  O conjunto de organismos de um ecossistema que possui o mesmo tipo de alimentação constitui um nível trófico.  Assim, os produtores, que são seres autotróficos, ocupam o 1º nível trófico.  Os consumidores primários, que se alimentam dos produtores, ocupam o 2º nível trófico. É o caso dos herbívoros.  Os consumidores secundários (carnívoros), que se alimentam dos consumidores primários (herbívoros), ocupam o 3º nível trófico, e assim sucessivamente.
  16. 16. Castanheiro – Produzo ramos com folhas e apetitosas castanhas.
  17. 17. Fluxo de energia  Teias alimentares  Normalmente, as cadeias alimentares não estão isoladas nos ecossistemas.  Como são raros os casos em que um organismo se alimenta de uma única espécie, as cadeias alimentares estão interligadas, ou seja, o mesmo tipo de organismo pode pertencer a várias cadeias alimentares e, por isso, pode ocupar diferentes níveis tróficos.  Portanto, o que existe na realidade são teias alimentares, ou redes tróficas, em que muitas cadeias alimentares se cruzam.
  18. 18. Fluxo de energia  Reciclagem dos materiais orgânicos e inorgânicos  Todos os seres vivos, ao longo da sua existência, vão perdendo partes do seu corpo (folhas, flores, frutos, pêlos, penas, pele, etc.).  Por outro lado, também produzem excreções (fezes e urina).  Além disso, são todos mortais.  Existem, por isso, organismos que se especializaram na decomposição da matéria orgânica morta. São os seres decompositores.
  19. 19. Fluxo de energia  Reciclagem dos materiais orgânicos e inorgânicos  Os decompositores são organismos heterotróficos, e agrupam-se em duas categorias: - Mesobiota – Animais de pequenas dimensões, como insectos, aranhas, minhocas, etc. - Microbiota – Microrganismos, como algas, bactérias e fungos.
  20. 20. Fluxo de energia  Reciclagem dos materiais orgânicos e inorgânicos  Os decompositores dão início a um segundo tipo de cadeias tróficas, em que o resultado final é a transformação da matéria orgânica (restos de seres vivos, excrementos, etc.) em matéria inorgânica (sais minerais).  Estes sais minerais vão ser reutilizados pelos seres produtores, contribuindo assim para o permanente funcionamento dos ecossistemas.
  21. 21. Fluxo de energia  Percurso da energia nos ecossistemas  Na Natureza, a energia manifesta-se de várias formas.  Essas diferentes formas de energia podem ser: energia eólica, eléctrica, solar, química, etc.  Cada forma de energia pode converter-se noutra.
  22. 22. Fluxo de energia  Energia eólica
  23. 23. Fluxo de energia  Energia eléctrica
  24. 24. Fluxo de energia  Energia solar
  25. 25. Fluxo de energia  Energia química
  26. 26. Fluxo de energia  Percurso da energia nos ecossistemas  Nos ecossistemas, a energia solar é aproveitada pelos seres produtores para convertê-la em energia química.  A energia química vai ficar armazenada na matéria orgânica, que os seres produtores obtêm quando realizam a fotossíntese.  Este tipo de energia vai ser transferida pelos consumidores através do processo de nutrição.  Nos consumidores, a energia química vai ser convertida em energia mecânica, utilizada nos movimentos, e em energia calorífica, manifestada na respiração e transpiração.
  27. 27. Fluxo de energia  Percurso da energia nos ecossistemas  Em cada nível trófico, há gastos energéticos, energia essa que é utilizada para a manutenção e crescimento dos organismos. Essa energia perde-se irreversivelmente.  Assim, de um nível trófico para o nível seguinte, a energia que fica disponível é cada vez menor.  Calcula-se que, da energia disponível em cada nível trófico, só 10% é aproveitada pelo nível trófico seguinte.  Portanto, a energia nos ecossistemas corre num fluxo com um só sentido, ou seja, é unidireccional.
  28. 28. Fluxo de energia  Pirâmides ecológicas  A estrutura trófica dos ecossistemas pode ser representada por pirâmides ecológicas.  Estas pirâmides representam as transferências de matéria e de energia desde os produtores até ao último nível dos consumidores.  Cada degrau da pirâmide representa um nível trófico. A base é constituída pelos produtores e os sucessivos níveis por consumidores, até ao vértice.
  29. 29. Fluxo de energia  Pirâmides ecológicas  As pirâmides ecológicas podem representar: - O número de organismos – pirâmides de números - A quantidade de energia – pirâmides de energia - A quantidade de matéria orgânica existente em cada nível trófico – pirâmides de biomassa

×