Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Die SlideShare-Präsentation wird heruntergeladen. ×

SHIVA E SHAKTI.pptx

Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Nächste SlideShare
As religiões
As religiões
Wird geladen in …3
×

Hier ansehen

1 von 25 Anzeige

Weitere Verwandte Inhalte

Aktuellste (20)

Anzeige

SHIVA E SHAKTI.pptx

  1. 1. DEUSES HINDUS
  2. 2. MITOS - SHIVA E SHAKTI
  3. 3. TRIMURTI
  4. 4. TRIMURTI Três principais deuses do hinduísmo: BRAHMA Criação VISHNU Conservação SHIVA Transformação
  5. 5. VISHNU
  6. 6. Vishnu - O restaurador do universo, Responsável por: Equilibrar as forças. Trazer ordem ao caos. Movimento HARA KRISHNA, corrente do hinduísmo (com maior número de adeptos).
  7. 7. BRAHMA
  8. 8. Brahma é o Deus supremo do hinduísmo, criador do universo. Brahma, na religião hindu, também tem atribuído sobre si a criação dos demais deuses e do conhecimento. No hinduísmo, Brahma é a entidade principal da Trimúrti, trindade composta por Brahma, Vishnu e Shiva. Representa o equilíbrio entre a força de sustentação do universo (Vishnu) e o poder da destruição (Shiva).
  9. 9. SHIVA
  10. 10. Shiva é o deus da destruição e da transformação Responsável por: Nascimento e prática da ioga Pela transformação física, mental e espiritual. Shiva é a terceira figura do trimurti, possuindo uma corrente própria do hinduísmo, o shivaísmo (ou xivaísmo), a segunda corrente mais popular (atrás do bramanismo).
  11. 11. CULTOS DA TRIMURTI SHIVAISMO • O shivaísmo é o culto organizado do deus indiano Shiva que é reverenciado pelos seus seguidores como o Ser Supremo, que é tudo e que está em tudo, o criador, preservador, destruidor e revelador de tudo o que existe. O xivaísmo é uma das principais formas de hinduísmo moderno e está espalhado por toda a Índia, Nepal e Sri Lanca.
  12. 12. • BRAHMANISMO • O bramanismo ou brahmanismo é a antiga filosofia religiosa indiana que formou a espinha dorsal da cultura daquela civilização por milênios. Estende-se de meados do segundo milênio A.C. até o início da era cristã. Persiste de forma modificada, sendo atualmente chamada de hinduísmo. • Características principais são: crença na reencarnação, sistema de castas
  13. 13. • VISHNUISMO • Os seguidores do vishnuismo são referidos como vaishnavas, ou vishnuítas. Embora a maior parte dos vaishnavas esteja presente na Índia, a crença tem aumentado significativamente em número de seguidores fora da Índia no último século, principalmente a partir da expansão geográfica do Movimento Hare Krishna, fundado em Nova York no ano de 1966 por Bhaktivedanta Swami.
  14. 14. GANESHA
  15. 15. Ganesha é deus hindu da abundância, da fortuna, do intelecto e da sabedoria. Filho de Parvati e Shiva, É uma das principais divindades do hinduísmo. Ganesha é representado como um deus com corpo humano e cabeça de elefante com apenas uma presa. A presa de Ganesha simboliza a superação de obstáculos.
  16. 16. LAKSHMI
  17. 17. Lakshmi é a deusa indiana da prosperidade, da riqueza, da fertilidade, da boa colheita e protetora das crianças. É esposa de Vishnu, sendo a fonte de seu poder. Lakshmi aparece, geralmente, acompanhada por dois elefantes, a deusa é compreendida como um exemplo de virtude e generosidade, comumente sendo referida como A Benevolente ou A Bela.
  18. 18. PARVATI
  19. 19. Parvati é a segunda esposa de Shiva, reencarnação da primera, Sati, e mãe de Ganesha. Considerada a Deusa Mãe do hinduísmo, considerada a Deusa da fertilidade, da devoção, do casamento, dos filhos, do amor, da harmonia e do poder divino.
  20. 20. KALI
  21. 21. Kali é a deusa do tempo, da conservação, da transformação e da destruição, muitas vezes, está também relacionada com a morte. A cabeça cortada que Kali ostenta representa a morte do ego e a elevação para uma vida espiritual plena.
  22. 22. FILOSOFIA TÂNTRICA
  23. 23. SHIVA E SHAKTI • Representam as polaridades universais dentro de nós todos: Shiva, a força sem limites da consciência pura • Shakti, a energia primordial da criação. • Quando Shiva e Shakti se unem, Shiva dá poder ao potencial inerente de Shakti. A união deles cria a todos os niveis manifestação e realização do eterno estado do coração.
  24. 24. SHIVARATRI UNIÃO DE SHIVA E SHAKTI • Existem dois conceitos de iluminação espiritual. • Um consiste no despertar da Shakti, que sobe ao longo de sushumna nadi e une-se a Shiva no sahasrara chakra. Shiva representa a suprema consciência cósmica e Shakti representa a evolução da energia. O kundalini yoga baseia-se neste conceito. • O outro conceito consiste no movimento da consciência para se encontrar com a Shakti, e este processo é o Shivaratri. O conceito do Shivaratri é o despertar da consciência ao nível material da existência e a união com Shakti num ponto mais elevado da evolução.
  25. 25. COM AMOR…

Hinweis der Redaktion

  • Ardhanarishvara

    - O tridente que aparece nas ilustrações de Shiva é o trishula. É com essa arma que ele destrói a ignorância nos seres humanos. Suas três pontas representam as três qualidades dos fenômenos: tamas (a inércia), rajas (o movimento) e sattva (o equilíbrio). Ishwara, Purusha and Prakriti .
    Cobras – trinfo sobre a morte – sua imortalidade. Na tradição do Yoga, ela também representa kundalini, a energia de fogo que reside adormecida na base da coluna. Quando despertamos essa energia, ela sobe pela coluna, ativando os centros de energia (chakras) e produzindo um estado de hiperconsciência (samádhi), um estado de consciência expandida.

    Lua: A lua, que muda de fase constantemente, representa a ciclicidade da natureza e a renovação contínua a qual todos estamos sujeitos. Ela também representa as emoções e nossos humores que são regidos por esse astro. Usar um crescente nos cabelos simboliza que Shiva está além das emoções. Ele não é mais manipulado por seus humores como são os humanos, ele está acima das variações e mudanças, ou melhor, ele não se importa com as mudanças pois sabe que elas fazem parte do mundo manifesto. Os mestres que se iluminaram afirmam que as transformações pelas quais passamos durante a vida (nascimento e morte, o final de uma relação, mudança de emprego, etc.) não afetam nosso ser verdadeiro e, portanto, não deveríamos nos preocupar tanto com elas. Shiva wears the moon on his head – Chandrashekara – to symbolize his complete integration of emotions as well as to stress that his responses come from awareness, not instinct. Devi’s head naturally pulses with the Sun. Her power of impulse and instinct is not unaware; it is suffused with the shakti of evolving consciousness, it flows from the Source.
    The Lotus (PADMA) The lotus symbol (or its petals) is both a symbol of purity and variet

×