Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Die SlideShare-Präsentation wird heruntergeladen. ×

PESQUISA DE MERCADO

Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Nächste SlideShare
Aula Pesquisa Euler Parte II
Aula Pesquisa Euler Parte II
Wird geladen in …3
×

Hier ansehen

1 von 9 Anzeige
Anzeige

Weitere Verwandte Inhalte

Diashows für Sie (20)

Andere mochten auch (15)

Anzeige

Ähnlich wie PESQUISA DE MERCADO (20)

Aktuellste (20)

Anzeige

PESQUISA DE MERCADO

  1. 1. PESQUISA DE MERCADO Nayara Stefane Eliane Augusto
  2. 2. DEFINIÇÃO Pesquisa de mercado é uma importante ferramenta usada por empresas, que consiste no recolhimento de informações a respeito do mercado em que atua, dos concorrentes, clientes e fornecedores. Isso significa que a pesquisa deve ser aplicada somente quando os seus resultados contribuírem para diminuir a incerteza ou influenciar decisões.
  3. 3. OBJETIVO • O objetivo é possibilitar ao empreendedor a avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critérios, definir a classificação deles para orientar o processo de compras, ou, se for ocaso, de terceirização das atividades. • Serve também, para dimensionar o mercado, identificar o segmento de mercado mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos.
  4. 4. TIPOS DE PESQUISA DE MERCADO QUANTITATIVA : •Tem caráter exploratório •É uma pesquisa indutiva •Estimula a pessoa que esta sendo entrevistada a falar livremente sobre o assunto QUALITATIVA : •Tudo aquilo que pode ser mensurável •Requer o uso de estatísticas e recursos
  5. 5. VARIÁVEIS •VARIÁVEIS DEMOGRÁFICAS: Apontam as populações, suas classes, sua renda, entre outros aspectos, pode ser um bom conjunto de informações para empresas que procuram um público-alvo mais específico ou então utiliza-se da estratégia de Marketing de massa • VARIÁVEIS COMPORTAMENTAIS : Pode ser considerada como uma segmentação complementar à variável demográfica. A partir do perfil demográfico, o perfil comportamental é traçado para se identificar características que auxiliem a escolha do mercado (ocasião da compra, benefícios esperados etc).
  6. 6. ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIO As perguntas de um questionário devem ser claras e objetivas e podem incluir diversos tipos de perguntas, a fim de que o questionário melhor contribua para os objetivos da pesquisa.Pode ser utilizados perguntas abertas fechadas, ou ambas .
  7. 7. PARA QUE SERVE O QUESTIONÁRIO As respostas obtidas no questionário mostram a representação exata da situação da empresa perante outras e seu público. Com perguntas certas, o empresário sabe exatamente onde deve melhorar ,sabe os pontos positivos e negativos em seus planos de produção, propaganda, distribuição e vendas.
  8. 8. FONTES DE INFORMAÇÃO Fontes de informação são geralmente classificadas como fontes primárias, secundárias e terciárias, dependendo da sua originalidade e sua proximidade com a fonte de origem. PRIMÁRIAS : Dados coletadas por meio de entrevistas , pesquisas e questionários (sendo pessoalmente , via telefone ou correio ). SECUNDÁRIAS : Tem como base dados já existentes , assim com os ados fornecidos pelo IBGE , IBOPE , FIPE .

×