Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Webquest Pré-socráticos

6.821 Aufrufe

Veröffentlicht am

Neste nosso encontro veremos que a formação do pensamento filosófico se deu na passagem do mito para a razão, ou seja, os deuses têm sua importância relativizada pela razão a partir dos elementos existentes na natureza estudados pelos pré-socráticos. Pré-socráticos são os filósofos de um primeiro período do pensamento grego, que podem ser denominados físicos ou naturalistas, visto que tinham como objetivo descobrir a substância única, a causa, o princípio do mundo natural, a arché.

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

Webquest Pré-socráticos

  1. 2. Neste nosso encontro veremos que a origem do pensamento filosófico se deu na passagem do mito para a razão, ou seja, os deuses têm sua importância relativizada pela razão a partir dos elementos existentes na Natureza que agora são investigados pelos Pré-socráticos. Assim, o início da filosofia deu-se no momento em que o homem passou a buscar explicações de forma racional para os fenômenos da natureza, e não mais na mitologia e os primeiros gregos que passaram a buscar respostas através da racionalidade foram os Pré-socráticos. Postos estes elementos, objetiva-se com o presente estudo conhecer e analisar a importância destes pensadores para a construção do pensamento humano. Vamos embarcar nesta aventura????
  2. 3. Estamos vivendo a era da técnica, da informação e do conhecimento, que tem alcançado com as décadas que se passaram, um enorme poder de transformação sobre a natureza. No entanto, percebemos e recebemos confirmações a todo o momento de que o Planeta Terra está prestes a atingir o seu limite. Ao analisarmos os temas, problemas e as questões levantadas pelos Pré-socráticos, investigaremos a presença de suas ideias no nosso cotidiano. O resultado será socializado com toda turma através da confecção de um painel. Você topa este desafio???
  3. 4. <ul><li>Antes de construirmos nosso painel atualizando as ideias dos Pré-socráticos, vamos conhecer a essência do pensamento de cada um destes Filósofos. Para isto, sigamos as etapas abaixo: </li></ul><ul><li>I – ETAPA: No Laboratório de Informática (previsto para 1h/a) </li></ul><ul><li>a. Formem grupos de 04 (quatro) integrantes e definam, com o auxílio professor, 03 (três) filósofos a serem estudados; </li></ul><ul><li>b. Acessem o conteúdo disponível no blog do Profº Martinho; </li></ul><ul><li>c. Respondam o questionário sobre os filósofos estudados. </li></ul><ul><li>II – ETAPA: No Laboratório de Informática (previsto para 1h/a) </li></ul><ul><li>a. Definam, com o professor, qual o tema filosófico abordado pelos Pré-socráticos que será pesquisado pelo grupo para expor no painel; </li></ul><ul><li>b. Pesquisem na internet como tal tema é abordado atualmente; </li></ul><ul><li>c. Busquem imagens (pode ser em revistas e jornais) para ilustrar o painel; </li></ul><ul><li>d. Usem o editor de textos para organizar todo material a ser impresso e enviem para o email do Profº Martinho. </li></ul><ul><li>III – ETAPA: Na sala de aula (previsto para 1h/a) </li></ul><ul><li>Confeccionem o painel com o tema pesquisado e estudado nas aulas; </li></ul><ul><li>IV – ETAPA: Na sala de aula (previsto para 1h/a) </li></ul><ul><li>Socializem o painel produzido pelo grupo. </li></ul>
  4. 5. Durante nossa atividade usaremos o Blog do Professor Martinho . Abaixo encontram-se os links que dão acesso direto ao conteúdo “Os Pré-socráticos” TEXTO: Os filósofos pré-socráticos << Clique aqui QUESTIONÁRIO: Quem são os pré-socráticos << Clique aqui VÍDEOS: Samba da origem da filosofia << Clique aqui Samba do Parmênides << Clique aqui Samba do Heráclito << Clique aqui
  5. 6. A avaliação desta atividade será baseada na interação entre as equipes e na apresentação dos painéis, bem como nas respostas digitadas no formulário do questionário. Assim, as respostas do questionário (At1) terão peso 03 (três) e a interação em equipe (At2) terá peso 02 (dois). O painel (At3) que é a atividade final proposta para este webquest terá peso 05 (cinco). A nota 01 do bimestre dos alunos que participarem das 03 (três) etapas será a soma (At1, At2 e At3).
  6. 7. Vivemos em uma época em que tudo acontece de modo acelerado. A deterioração causada ao meio ambiente é decorrente de inúmeras intervenções causadas pelos seres humanos no processo associado ao capitalismo e ao consumo desenfreado, gerando automaticamente poluição e degradação sem precedentes. O que é possível fazer na esfera racional para mudar a realidade da crise ambiental que vivemos? É possível mudar através da educação? Da ética? Quais seriam os princípios de uma ética ambiental? Diante dessa crise ambiental, o que é possível fazer para reduzir ou minimizar seus efeitos? Repensar a relação homem-natureza, em profunda integração com o processo histórico, é necessário para não se perder o sentido da existência, o sentido de ser humano. Aprendamos com os gregos a viver em harmonia com o cosmos, trabalhando e pensando em conformidade com ele. Não sejamos senhores irresponsáveis do mundo, mas sim coautores desta grande obra do Logos que é o universo Physis. Eis o pensamento vivo e atuante dos Pré-socráticos.
  7. 8. Professor Martinho possui graduação em Filosofia (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual da Paraíba (2008) e Especialização em Filosofia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Leciona Filosofia na Educação Básica 3 pela Secretária Estadual de Educação da Paraíba e na Educação Básica 2 pela Secretária Municipal de Educação de São Sebastião de Lagoa de Roça. Atua principalmente nos temas Educação, Filosofia e Mídias Educacionais, considerando a relevante importância das TICs no atual contexto escolar e buscando aprimorar o uso de softwares no aprendizado da Filosofia.
  8. 9. ABBAGNANO, Nicola. História da Filosofia. 6. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1999. MAÇAL, Jairo (Org.). Filosofia Ensino Médio. 2. ed. Curitiba: SEED-PR, 2006. MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 8. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. História da Filosofia. Disponível em < http://www.filosofia.com.br/ > Acessado em 15 de Novembro de 2001. OLIVA, Alberto; GUERREIRO, Mario. Pré-socráticos: a invenção da filosofia. Campinas: Papirus, 2000. REALE, Giovanni. História da filosofia antiga. São Paulo: Loyola, 1993. 1v. O que é webquest? Disponível em < http://webquest.sp.senac.br/ > Acessado em 15 de Novembro de 2001.

×