SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 53
Santa GiannaBerettaMolla,  rogai por nossas famílias! www.woomb.org ,[object Object]
 Teologia do corpo que fundamenta o planejamento natural da família.
 Método de ovulação Billings.,[object Object]
Controlar ou liberar? Controle de natalidade tem sido questionado  até mesmo em países como a china. O uso da contracepção no intuito de evitar ou barrar novos nascimentos, o nascimento passa a ser um erro do método utilizado.  No outro extremo está o Determinismo procriativo, que postula a geração da vida sem a participação do casal, como se os filhos viessem sem levar em consideração a realidade de cada casal. Ou até mesmo o que não conseguem conceber ter direito a ter um filho. Como se fosse de responsabilidade do Criador. Revista veja 793, “Quem determina o numero de filhos é Deus!”, como se tivéssemos um destino q independe de nós. “Os filhos não são um direito, sim um dom” (Papa Bento XVI)  Nos dois casos não se pensa em uma paternidade e maternidade responsável.
Conseqüências atuais Mentalidade Anti vida. Conseqüências na vida sexual do casal. O lugar da mulher no plano de Deus. Mantêm as pessoas distantes do conhecimento. Neoliberalismo- Um mundo bom para poucos. Individualismo e hedonismo. Decida o numero mínimo de filhos. Gerar é fácil, difícil é criar. Melhor que ceifar é impedir que venham ao mundo! Separação da sexualidade de sua vertente procriativa.
Engano Teoria da explosão demográfica, postulava que precisávamos restringir o numero de filhos para preservar os recursos naturais e econômicos. Hoje já se sabe que temos um declínio populacional e cada dia que passa produzimos mais lixo. Quanto menos filhos, melhores condições financeiras.  A mulher continua sobrecarregada em sua saúde, em seu psiquismo, em gerar raras as vezes poder compartilhar a responsabilidade pela geração da vida. Família grande = mais sofrimento Famílias pequenas = menos sofrimento
O que é gerar bem um filho? Quem não quer dar o melhor para os filhos O que é o melhor para eles Gerá-los bem e criá-los bem Equilíbrio emocional, saúde, espiritualidade, ambiente harmonioso, pais felizes. No contexto atual o que temos visto é um foco na questão econômica,  vivemos em uma sociedade materialista; Coisificação da pessoa humana, também de sua sexualidade. Imediatismo, facilidades, prazeres a todo custo. As pessoas não buscam outra alternativa pela falta de informação, pelas facilidades medicamentosas.
Estamos chegando onde queremos... Planejamento natural da família, mais exigente talvez, comprometedor, mas também realizador. Qual tem sido o resultado obtido pela sociedade atual. Então baseado nos valores do Evangelho, busquemos caminhos que nos levem onde queremos ir, se o liberalismo procriativo, e o controle de natalidade não levou a sociedade aos verdadeiros valores do Evangelho, então qual é o caminho... Métodos que respeitem a vida, e dêem espaço para que o casal seja co-criadores.
Moral católica Todo ato moral supõe liberdade, então a igreja sendo mãe propõe o planejamento natural da família. No casamento prometemos acolher os filhos e educá-los na fé cristã.  Erro de marketing: passou-se a idéia do que a igreja é contra, mais não se divulgou, a favor do que a igreja é. Não significa fazer concessões de princípios e valores, para se tornar simpático, para ser aceito.  Situações acidentais e outras essências. Os métodos artificiais são recursos acidentais e não essenciais. A formação do casal cristão, base para a geração de filhos: sadia, fecunda, amorosa, santa.
Teologia do Corpo A própria natureza nos indica o espaçamento da gravidez, limitando o numero de filhos conforme a realidade de cada família (ciclos menstruais, períodos férteis, etc). Na contracepção o homem se faz senhor  da fecundidade, nos métodos naturais ele se utiliza da inteligência e do auto domínio. A Igreja não nos pede que nos submetamos simplesmente as leis biológicas, mas que acolhamos o ato sexual que envolve toda a pessoa em seu nivel psíquico e espiritual. A castidade e a continência conjugal não são um limite para o amor, mas sim um defesa para evitar que a concupiscência desgaste o significado esponsal do corpo, para que a entrega não se dirija somente em direção ao corpo, mais a pessoal em sua plenitude. Fortalecimento da vontade, pela colaboração do Espírito Santo, do qual o corpo é templo, e fonte de espiritualidade conjugal. O valor da sexualidade e seu significado para o complexo crescimento do homem. A justa regulação da fertilidade faz parte da espiritualidade cristã dos cônjuges. A redenção do corpo e a sacralidade do matrimonio.
O duplo significa do Ato Sexual CIC  §2369 Unitivo: a mútua doação de si. União na diferença! § 2362 Procriativo: o amor deve ser fecundo. Qual  a função da comida? Prazer e nutrição. História dos romanos e seus banquetes. Sacralidade: o matrimonio só se consuma no ato sexual. Humanidade: o sexo humaniza o homem. Sexo fora do plano de Deus animaliza o homem.
Paternidade e maternidade responsável CIC §2368 Regulação da fertilidade que não ponha em risco o amor. “é estreita a porta e apertado o caminho que conduz a vida” (cf. Mt 7,14). Consciência “da vida futura”, uma centelha de eternidade. “A glória de Deus é o ser vivente!” Santo Irineu A vocação ao matrimonio requer generosidade e uma vitória sobre o egoísmo, individualismo, consumismo. Verdade do sinal (sacramento da pessoa). Linguagem do corpo
Métodos naturais ,[object Object]
Envolvem o casal no dialogo e participação mútuos.
Desenvolvendo harmonia sexual, amor e respeito.
Saúde reprodutiva, e conhecimento do dom da sua fertilidade.
Método eficaz para o planejamento natural da família.
Pode ser utilizado por qualquer mulher, fácil aprendizado e sem custo, por fim constroem uma cultura da vida.
Favorece um projeto de vida, baseado na generosidade e no diálogo. ,[object Object]
Método de Ovulação Billings Conhecimentos a cerca da fertilidade feminina, que providencia sinais no corpo para anunciar a chegada da fertilidade. Nascimento do MOB Indicadores de fertilidade, muco, sensação da vulva. Muco cervical Utilizando esses conhecimentos para escolher espaçar a gravidez, ou consegui-la e principalmente para ao auto conhecimento. O primeiro registro é feito durante 2 a 4 semanas enquanto não há nenhum contato genital.
ORIENTAÇÕES INICIAIS SOBRE MUCO 1.Prestar muita atenção à sensação de umidade ou secura vulvar que se percebe durante os afazeres diários;  2. Não realizar exames vaginais;  3. Não observar diretamente com os dedos;  4. Não basear as observações somente no que se vê na calcinha, posto que a sensação é mais importante. A mulher deve observar-se nas seguintes situações:    1. Ao longo do dia, ao realizar suas atividades habituais;  2. Cada vez que vai ao banheiro.
Fazendo o registro (Gráfico) 1.Prestar muita atenção à sensação de umidade ou secura vulvar que se percebe durante os afazeres diários;  2. Não realizar exames vaginais;  3. Não observar diretamente com os dedos;  4. Não basear as observações somente no que se vê na calcinha, posto que a sensação é mais importante. A mulher deve observar-se nas seguintes situações:   1. Ao longo do dia, ao realizar suas atividades habituais;  2.Cada vez que vai ao banheiro. Para alcançar um bom autoconhecimento da fertilidade, é fundamental o uso de uma linguagem própria para descrever as observações, o que posteriormente facilita sua interpretação. A usuária dará o nome que lhe convier ao que estiver sentindo e a instrutora deve saber auxiliá-la.
17 ALGUNS DADOS SOBRE  O MÉTODO BILLINGS: ,[object Object]
99% de eficácia para espaçar a gravidez quando as indicações forem seguidas à risca.(BILLINGS, Evelyn & WESTMORE, Ann. O Método Billings, 2004)
18 A FERTILIDADE DEPENDE DE: 1 – Um bom óvulo; 2 – Um bom espermatozóide; 3 – Um bom muco para ajudar o espermatozóide a alcançar o óvulo; 4 – Trompas Uterinas com trânsito livre; 5 – Um endométrio sadio; 6 – Harmonia emocional entre marido e mulher.
Conhecendo o dom da minha fertilidade Tempo de vida do Ovulo e espermatozóide. Muco capaz de conduzir o espermatozóide até o ovulo. Função do muco: selecionar, nutrir, conduzir, manter o ambiente saudável para a sobrevivência do espermatozóide. Calcula-se em 20% o total das mulheres que têm um ciclo regular. Não somos maquinas!!! É um método muito seguro mas deve ser ensinado por pessoal qualificado pelo menos durante três ciclos. O homem é fértil durante todo o tempo, desde a puberdade até a morte. Já a mulher só é fértil 24 horas durante seu ciclo menstrual. Teoricamente só um dia, durante um mês, a mulher pode engravidar. Como o espermatozóide pode ficar no corpo da mulher (na vagina ou no colo do útero) por 3 ou 4 dias aguardando o momento de fertilizar o óvulo, por segurança, o período fértil se estende por 5 a 7 dias.
Ciclo menstrual Órgão reprodutor feminino: O útero é revestido de uma camada chamada Endométrio. Tubas uterinas que fazem a ligação entre o ovário e o útero.  Ovários onde amadurecem os folículos (inicialmente +ou -400 mil) Cérvix ou colo do útero que faz a comunicação entre o útero e vagina. Vagina: parede muscular (7 centímetros) interna. Vulva: conjunto dos órgãos genitais externos. O primeiro dia do ciclo é exatamente o primeiro dia da menstruação.
menstruação Depois da menstruação tem mulheres que já entram no período fértil, outras demoram 3 ou 4 dias para entrar no período fértil, outras demoram mais ainda, isto determina se a mulher vai ter um ciclo curto, médio ou longo.
Ciclo ovariano Progesterona Estrogênio
Hormônios responsáveis Progesterona – responsável pela sensação de seca após a ovulação Estrogênio FSH - Hormônio Folículo-Estimulante: amadurece os folículos. LH- Hormônio Luteinizante: estimulando a ovulação.
O Padrão Básico de Infertilidade é um padrão sem mudança e reflete inatividade ovárica. Vulva seca com uma pequena quantidade de muco que se vê é que o mesmo cada dia. Três ciclos acompanhados por um instrutor são necessários para estabelecer o PBI. Muito pouco estrógeno está sendo produzido. PBI – Padrão básico de infertilidade
Tipos de PBI: 1 – Secura; 2 – Fluxo constante. 3 – Mista em ciclos muito longos 28
A cervix é estimulada pelo estrógeno Produz-se muco líquido e este libera o tampão; assim o esperma pode agora entrar no cérvix.  A aparência do muco pode ser espessa e opaca. O muco está mudando de pegajoso para uma sensação de molhada e escorregadia. Podem ser notados fios claros de muco. A quantidade máxima de muco pode diminuir e continuar uma sensação escorregadia por um dia ou dois.  O último dia de sensação escorregadia é o dia mais fértil no ciclo e é chamado de ÁPICE, por ser o dia ápice da fertilidade e está associado a uma sensibilidade maior e inchaço na vulva. Ponto de mudança
Após reconhecimento do ápice. Infértil, o óvulo está desintegrado. Relações sexuais são disponíveis em qualquer hora até o inicio da menstruação. Duração de 11 a 16 dias, culminando na menstruação. A Fase Lútea
A ovulação ocorre antes da menstruação, portanto, deve se fazer anotações diárias e estar a atenta ao retorno da fertilidade a qualquer momento. Ovulação atrasada e amamentação A ovulação atrasa em tempos de estresse, durante a amamentação e na pré-menopausa. Regra dos primeiros dias proporcionam segurança, e asseguram o reconhecimento do retorno da fertilidade, no caso de ovulação.
EVOLUÇÃO DO MUCO CERVICAL 32 “Durante o ensino do Método de Ovulação Billings, um conhecimento simples, mas vital, está sendo fornecido e, com a sua prática, uma segurança e um novo senso de dignidade pessoal é adquirido por ambas as partes.”
33 O MUCO CERVICAL É FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AOS ESPERMATOZÓIDES PARA: 1 – Manter a capacidade fertilizante; 2 – Facilitar a mobilidade; 3 – Fornecer um ambiente propício na vagina; 4 – Produzir a nutrição; 5 – Criar uma barreira seletiva.
1º dia do ciclo à endométrio bem desenvolvido, espesso e vascularizado começa a descamar à menstruação hipófise aumenta a produção de FSH, que atinge a concentração máxima por volta do 7º dia do ciclo. amadurecimento dos folículos ovarianos secreção de estrógeno pelo folículo em desenvolvimento concentração alta de estrógeno inibe secreção de FSH e estimula a secreção de LH pela hipófise / concentração alta de estrógeno estimula o crescimento do endométrio. concentração alta de LH estimula a ovulação (por volta do 14º dia de um ciclo de 28 dias) alta taxa de LH estimula a formação do corpo lúteo ou amarelo no folículo ovariano corpo lúteo inicia a produção de progesterona estimula as glândulas do endométrio a secretarem seus produtos aumento da progesterona inibe produção de LH e FSH corpo lúteo regride e reduz  concentração de progesterona menstruação
35
36
37
38
39
40
41
42
43
SÍMBOLOS

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Culto de casais
Culto de casaisCulto de casais
Culto de casaiseschappy
 
O sexo que os cristãos praticam
O sexo que os cristãos praticamO sexo que os cristãos praticam
O sexo que os cristãos praticamPr Ismael Carvalho
 
Mutualidade Cristã
Mutualidade CristãMutualidade Cristã
Mutualidade Cristãlcsmbr
 
Aborto no brasil
Aborto no brasilAborto no brasil
Aborto no brasil-
 
Os 5 segredos das mulheres felizes no casamento josué gonçalves
Os 5 segredos das mulheres felizes no casamento   josué gonçalvesOs 5 segredos das mulheres felizes no casamento   josué gonçalves
Os 5 segredos das mulheres felizes no casamento josué gonçalvesEdilson Pereira
 
Lição 2 - Família - Princípios e Valores
Lição 2 - Família - Princípios e ValoresLição 2 - Família - Princípios e Valores
Lição 2 - Família - Princípios e ValoresÉder Tomé
 
Lição 9 - Etica Cristã e Sexualidade
Lição 9 - Etica Cristã e SexualidadeLição 9 - Etica Cristã e Sexualidade
Lição 9 - Etica Cristã e SexualidadeErberson Pinheiro
 
Apresentação do Guia de Preparação para a Vida Matrimonial - Encontros para N...
Apresentação do Guia de Preparação para a Vida Matrimonial - Encontros para N...Apresentação do Guia de Preparação para a Vida Matrimonial - Encontros para N...
Apresentação do Guia de Preparação para a Vida Matrimonial - Encontros para N...André Kawahala
 
Palestra - Hábitos dos casais felizes
Palestra - Hábitos dos casais felizesPalestra - Hábitos dos casais felizes
Palestra - Hábitos dos casais felizesPr Ismael Carvalho
 
Curso formação de agentes da pf versão final
Curso formação de agentes da pf versão finalCurso formação de agentes da pf versão final
Curso formação de agentes da pf versão finalsfamilianeopolis
 
Palestra casais Compatibilidade
Palestra casais CompatibilidadePalestra casais Compatibilidade
Palestra casais CompatibilidadeGilson Barbosa
 
Planejamento Familiar
Planejamento FamiliarPlanejamento Familiar
Planejamento Familiarbubuzinhapj
 
A familia cristã e os desafios na criação dos filhos
A familia cristã e os desafios na criação dos filhosA familia cristã e os desafios na criação dos filhos
A familia cristã e os desafios na criação dos filhosSebastião Luiz Chagas
 
Educação financeira cristã_slide
Educação financeira cristã_slideEducação financeira cristã_slide
Educação financeira cristã_slidemario_venancio
 

Was ist angesagt? (20)

Culto de casais
Culto de casaisCulto de casais
Culto de casais
 
O sexo que os cristãos praticam
O sexo que os cristãos praticamO sexo que os cristãos praticam
O sexo que os cristãos praticam
 
Mutualidade Cristã
Mutualidade CristãMutualidade Cristã
Mutualidade Cristã
 
Aborto no brasil
Aborto no brasilAborto no brasil
Aborto no brasil
 
Os 5 segredos das mulheres felizes no casamento josué gonçalves
Os 5 segredos das mulheres felizes no casamento   josué gonçalvesOs 5 segredos das mulheres felizes no casamento   josué gonçalves
Os 5 segredos das mulheres felizes no casamento josué gonçalves
 
Lição 2 - Família - Princípios e Valores
Lição 2 - Família - Princípios e ValoresLição 2 - Família - Princípios e Valores
Lição 2 - Família - Princípios e Valores
 
aborto
 aborto aborto
aborto
 
Lição 9 - Etica Cristã e Sexualidade
Lição 9 - Etica Cristã e SexualidadeLição 9 - Etica Cristã e Sexualidade
Lição 9 - Etica Cristã e Sexualidade
 
Curso de noivos
Curso de noivosCurso de noivos
Curso de noivos
 
Apresentação do Guia de Preparação para a Vida Matrimonial - Encontros para N...
Apresentação do Guia de Preparação para a Vida Matrimonial - Encontros para N...Apresentação do Guia de Preparação para a Vida Matrimonial - Encontros para N...
Apresentação do Guia de Preparação para a Vida Matrimonial - Encontros para N...
 
Curso de noivos
Curso de noivosCurso de noivos
Curso de noivos
 
Família feliz, igreja forte 2
Família feliz, igreja forte 2Família feliz, igreja forte 2
Família feliz, igreja forte 2
 
Encontro De Casais
Encontro De CasaisEncontro De Casais
Encontro De Casais
 
Palestra - Hábitos dos casais felizes
Palestra - Hábitos dos casais felizesPalestra - Hábitos dos casais felizes
Palestra - Hábitos dos casais felizes
 
Curso formação de agentes da pf versão final
Curso formação de agentes da pf versão finalCurso formação de agentes da pf versão final
Curso formação de agentes da pf versão final
 
Palestra casais Compatibilidade
Palestra casais CompatibilidadePalestra casais Compatibilidade
Palestra casais Compatibilidade
 
Planejamento Familiar
Planejamento FamiliarPlanejamento Familiar
Planejamento Familiar
 
Palestra seminario de casais 2015
Palestra seminario de casais 2015Palestra seminario de casais 2015
Palestra seminario de casais 2015
 
A familia cristã e os desafios na criação dos filhos
A familia cristã e os desafios na criação dos filhosA familia cristã e os desafios na criação dos filhos
A familia cristã e os desafios na criação dos filhos
 
Educação financeira cristã_slide
Educação financeira cristã_slideEducação financeira cristã_slide
Educação financeira cristã_slide
 

Ähnlich wie Método de ovulação billings

Sexualidade e planejamento familiar
Sexualidade e planejamento familiarSexualidade e planejamento familiar
Sexualidade e planejamento familiarMAE, DONA DE CASA
 
Gravidez na adolescência
Gravidez na adolescênciaGravidez na adolescência
Gravidez na adolescênciaAnaRaquel16
 
Pai presente é_pai_informado_validacao_avasus
Pai presente é_pai_informado_validacao_avasusPai presente é_pai_informado_validacao_avasus
Pai presente é_pai_informado_validacao_avasussedis-suporte
 
Desbravadores: Especialidade Sexualidade
Desbravadores: Especialidade SexualidadeDesbravadores: Especialidade Sexualidade
Desbravadores: Especialidade SexualidadeRonaldo Santana
 
Sexualidade
SexualidadeSexualidade
Sexualidadehugo1993
 
Trabalho sobre ABORTO
Trabalho sobre ABORTOTrabalho sobre ABORTO
Trabalho sobre ABORTOaliandra1
 
O aborto sob a ótica espírita
O aborto sob a ótica espíritaO aborto sob a ótica espírita
O aborto sob a ótica espíritaVal Ruas
 
Planeamento familiar
Planeamento familiarPlaneamento familiar
Planeamento familiarZaara Miranda
 
A posição da igreja em relação aos métodos
A posição da igreja em relação aos métodosA posição da igreja em relação aos métodos
A posição da igreja em relação aos métodosAndré Pinho
 
Manual de-bioetica-para-jovens-jmj-2013
Manual de-bioetica-para-jovens-jmj-2013Manual de-bioetica-para-jovens-jmj-2013
Manual de-bioetica-para-jovens-jmj-2013Robertha Furlan
 
TCF sobre Gravidez na adolescência
TCF sobre Gravidez na adolescência TCF sobre Gravidez na adolescência
TCF sobre Gravidez na adolescência Marcia Oliveira
 

Ähnlich wie Método de ovulação billings (20)

Sexualidade e planejamento familiar
Sexualidade e planejamento familiarSexualidade e planejamento familiar
Sexualidade e planejamento familiar
 
Caderno duvidas jozieli
Caderno duvidas jozieliCaderno duvidas jozieli
Caderno duvidas jozieli
 
Apresentação1
Apresentação1Apresentação1
Apresentação1
 
Aborto
AbortoAborto
Aborto
 
Aborto
AbortoAborto
Aborto
 
Aborto
AbortoAborto
Aborto
 
Gravidez na adolescência
Gravidez na adolescênciaGravidez na adolescência
Gravidez na adolescência
 
Pai presente é_pai_informado_validacao_avasus
Pai presente é_pai_informado_validacao_avasusPai presente é_pai_informado_validacao_avasus
Pai presente é_pai_informado_validacao_avasus
 
Gravidez
GravidezGravidez
Gravidez
 
Desbravadores: Especialidade Sexualidade
Desbravadores: Especialidade SexualidadeDesbravadores: Especialidade Sexualidade
Desbravadores: Especialidade Sexualidade
 
Sexualidade
SexualidadeSexualidade
Sexualidade
 
Trabalho sobre ABORTO
Trabalho sobre ABORTOTrabalho sobre ABORTO
Trabalho sobre ABORTO
 
Aborto
AbortoAborto
Aborto
 
O aborto sob a ótica espírita
O aborto sob a ótica espíritaO aborto sob a ótica espírita
O aborto sob a ótica espírita
 
Planeamento familiar
Planeamento familiarPlaneamento familiar
Planeamento familiar
 
A posição da igreja em relação aos métodos
A posição da igreja em relação aos métodosA posição da igreja em relação aos métodos
A posição da igreja em relação aos métodos
 
Manual de-bioetica-para-jovens-jmj-2013
Manual de-bioetica-para-jovens-jmj-2013Manual de-bioetica-para-jovens-jmj-2013
Manual de-bioetica-para-jovens-jmj-2013
 
Gravidez1
Gravidez1Gravidez1
Gravidez1
 
Evitando a gravidez indesejada imprimir
Evitando a gravidez indesejada imprimirEvitando a gravidez indesejada imprimir
Evitando a gravidez indesejada imprimir
 
TCF sobre Gravidez na adolescência
TCF sobre Gravidez na adolescência TCF sobre Gravidez na adolescência
TCF sobre Gravidez na adolescência
 

Mehr von MAE, DONA DE CASA

Mehr von MAE, DONA DE CASA (7)

Maturidade afetiva
Maturidade afetivaMaturidade afetiva
Maturidade afetiva
 
Grupo de aconselhamnto
Grupo de aconselhamntoGrupo de aconselhamnto
Grupo de aconselhamnto
 
Escatologia
EscatologiaEscatologia
Escatologia
 
A psicologia das organizações na modernidade
A psicologia das organizações na modernidadeA psicologia das organizações na modernidade
A psicologia das organizações na modernidade
 
Teologia do corpo para jovens
Teologia do corpo para jovensTeologia do corpo para jovens
Teologia do corpo para jovens
 
Curso de férias: Namoro
Curso de férias: NamoroCurso de férias: Namoro
Curso de férias: Namoro
 
Afetividade e sexualidade
Afetividade e sexualidadeAfetividade e sexualidade
Afetividade e sexualidade
 

Método de ovulação billings

  • 1.
  • 2. Teologia do corpo que fundamenta o planejamento natural da família.
  • 3.
  • 4. Controlar ou liberar? Controle de natalidade tem sido questionado até mesmo em países como a china. O uso da contracepção no intuito de evitar ou barrar novos nascimentos, o nascimento passa a ser um erro do método utilizado. No outro extremo está o Determinismo procriativo, que postula a geração da vida sem a participação do casal, como se os filhos viessem sem levar em consideração a realidade de cada casal. Ou até mesmo o que não conseguem conceber ter direito a ter um filho. Como se fosse de responsabilidade do Criador. Revista veja 793, “Quem determina o numero de filhos é Deus!”, como se tivéssemos um destino q independe de nós. “Os filhos não são um direito, sim um dom” (Papa Bento XVI) Nos dois casos não se pensa em uma paternidade e maternidade responsável.
  • 5. Conseqüências atuais Mentalidade Anti vida. Conseqüências na vida sexual do casal. O lugar da mulher no plano de Deus. Mantêm as pessoas distantes do conhecimento. Neoliberalismo- Um mundo bom para poucos. Individualismo e hedonismo. Decida o numero mínimo de filhos. Gerar é fácil, difícil é criar. Melhor que ceifar é impedir que venham ao mundo! Separação da sexualidade de sua vertente procriativa.
  • 6. Engano Teoria da explosão demográfica, postulava que precisávamos restringir o numero de filhos para preservar os recursos naturais e econômicos. Hoje já se sabe que temos um declínio populacional e cada dia que passa produzimos mais lixo. Quanto menos filhos, melhores condições financeiras. A mulher continua sobrecarregada em sua saúde, em seu psiquismo, em gerar raras as vezes poder compartilhar a responsabilidade pela geração da vida. Família grande = mais sofrimento Famílias pequenas = menos sofrimento
  • 7. O que é gerar bem um filho? Quem não quer dar o melhor para os filhos O que é o melhor para eles Gerá-los bem e criá-los bem Equilíbrio emocional, saúde, espiritualidade, ambiente harmonioso, pais felizes. No contexto atual o que temos visto é um foco na questão econômica, vivemos em uma sociedade materialista; Coisificação da pessoa humana, também de sua sexualidade. Imediatismo, facilidades, prazeres a todo custo. As pessoas não buscam outra alternativa pela falta de informação, pelas facilidades medicamentosas.
  • 8. Estamos chegando onde queremos... Planejamento natural da família, mais exigente talvez, comprometedor, mas também realizador. Qual tem sido o resultado obtido pela sociedade atual. Então baseado nos valores do Evangelho, busquemos caminhos que nos levem onde queremos ir, se o liberalismo procriativo, e o controle de natalidade não levou a sociedade aos verdadeiros valores do Evangelho, então qual é o caminho... Métodos que respeitem a vida, e dêem espaço para que o casal seja co-criadores.
  • 9. Moral católica Todo ato moral supõe liberdade, então a igreja sendo mãe propõe o planejamento natural da família. No casamento prometemos acolher os filhos e educá-los na fé cristã. Erro de marketing: passou-se a idéia do que a igreja é contra, mais não se divulgou, a favor do que a igreja é. Não significa fazer concessões de princípios e valores, para se tornar simpático, para ser aceito. Situações acidentais e outras essências. Os métodos artificiais são recursos acidentais e não essenciais. A formação do casal cristão, base para a geração de filhos: sadia, fecunda, amorosa, santa.
  • 10. Teologia do Corpo A própria natureza nos indica o espaçamento da gravidez, limitando o numero de filhos conforme a realidade de cada família (ciclos menstruais, períodos férteis, etc). Na contracepção o homem se faz senhor da fecundidade, nos métodos naturais ele se utiliza da inteligência e do auto domínio. A Igreja não nos pede que nos submetamos simplesmente as leis biológicas, mas que acolhamos o ato sexual que envolve toda a pessoa em seu nivel psíquico e espiritual. A castidade e a continência conjugal não são um limite para o amor, mas sim um defesa para evitar que a concupiscência desgaste o significado esponsal do corpo, para que a entrega não se dirija somente em direção ao corpo, mais a pessoal em sua plenitude. Fortalecimento da vontade, pela colaboração do Espírito Santo, do qual o corpo é templo, e fonte de espiritualidade conjugal. O valor da sexualidade e seu significado para o complexo crescimento do homem. A justa regulação da fertilidade faz parte da espiritualidade cristã dos cônjuges. A redenção do corpo e a sacralidade do matrimonio.
  • 11. O duplo significa do Ato Sexual CIC §2369 Unitivo: a mútua doação de si. União na diferença! § 2362 Procriativo: o amor deve ser fecundo. Qual a função da comida? Prazer e nutrição. História dos romanos e seus banquetes. Sacralidade: o matrimonio só se consuma no ato sexual. Humanidade: o sexo humaniza o homem. Sexo fora do plano de Deus animaliza o homem.
  • 12. Paternidade e maternidade responsável CIC §2368 Regulação da fertilidade que não ponha em risco o amor. “é estreita a porta e apertado o caminho que conduz a vida” (cf. Mt 7,14). Consciência “da vida futura”, uma centelha de eternidade. “A glória de Deus é o ser vivente!” Santo Irineu A vocação ao matrimonio requer generosidade e uma vitória sobre o egoísmo, individualismo, consumismo. Verdade do sinal (sacramento da pessoa). Linguagem do corpo
  • 13.
  • 14. Envolvem o casal no dialogo e participação mútuos.
  • 16. Saúde reprodutiva, e conhecimento do dom da sua fertilidade.
  • 17. Método eficaz para o planejamento natural da família.
  • 18. Pode ser utilizado por qualquer mulher, fácil aprendizado e sem custo, por fim constroem uma cultura da vida.
  • 19.
  • 20. Método de Ovulação Billings Conhecimentos a cerca da fertilidade feminina, que providencia sinais no corpo para anunciar a chegada da fertilidade. Nascimento do MOB Indicadores de fertilidade, muco, sensação da vulva. Muco cervical Utilizando esses conhecimentos para escolher espaçar a gravidez, ou consegui-la e principalmente para ao auto conhecimento. O primeiro registro é feito durante 2 a 4 semanas enquanto não há nenhum contato genital.
  • 21. ORIENTAÇÕES INICIAIS SOBRE MUCO 1.Prestar muita atenção à sensação de umidade ou secura vulvar que se percebe durante os afazeres diários; 2. Não realizar exames vaginais; 3. Não observar diretamente com os dedos; 4. Não basear as observações somente no que se vê na calcinha, posto que a sensação é mais importante. A mulher deve observar-se nas seguintes situações:   1. Ao longo do dia, ao realizar suas atividades habituais; 2. Cada vez que vai ao banheiro.
  • 22. Fazendo o registro (Gráfico) 1.Prestar muita atenção à sensação de umidade ou secura vulvar que se percebe durante os afazeres diários; 2. Não realizar exames vaginais; 3. Não observar diretamente com os dedos; 4. Não basear as observações somente no que se vê na calcinha, posto que a sensação é mais importante. A mulher deve observar-se nas seguintes situações:  1. Ao longo do dia, ao realizar suas atividades habituais; 2.Cada vez que vai ao banheiro. Para alcançar um bom autoconhecimento da fertilidade, é fundamental o uso de uma linguagem própria para descrever as observações, o que posteriormente facilita sua interpretação. A usuária dará o nome que lhe convier ao que estiver sentindo e a instrutora deve saber auxiliá-la.
  • 23.
  • 24. 99% de eficácia para espaçar a gravidez quando as indicações forem seguidas à risca.(BILLINGS, Evelyn & WESTMORE, Ann. O Método Billings, 2004)
  • 25. 18 A FERTILIDADE DEPENDE DE: 1 – Um bom óvulo; 2 – Um bom espermatozóide; 3 – Um bom muco para ajudar o espermatozóide a alcançar o óvulo; 4 – Trompas Uterinas com trânsito livre; 5 – Um endométrio sadio; 6 – Harmonia emocional entre marido e mulher.
  • 26. Conhecendo o dom da minha fertilidade Tempo de vida do Ovulo e espermatozóide. Muco capaz de conduzir o espermatozóide até o ovulo. Função do muco: selecionar, nutrir, conduzir, manter o ambiente saudável para a sobrevivência do espermatozóide. Calcula-se em 20% o total das mulheres que têm um ciclo regular. Não somos maquinas!!! É um método muito seguro mas deve ser ensinado por pessoal qualificado pelo menos durante três ciclos. O homem é fértil durante todo o tempo, desde a puberdade até a morte. Já a mulher só é fértil 24 horas durante seu ciclo menstrual. Teoricamente só um dia, durante um mês, a mulher pode engravidar. Como o espermatozóide pode ficar no corpo da mulher (na vagina ou no colo do útero) por 3 ou 4 dias aguardando o momento de fertilizar o óvulo, por segurança, o período fértil se estende por 5 a 7 dias.
  • 27. Ciclo menstrual Órgão reprodutor feminino: O útero é revestido de uma camada chamada Endométrio. Tubas uterinas que fazem a ligação entre o ovário e o útero. Ovários onde amadurecem os folículos (inicialmente +ou -400 mil) Cérvix ou colo do útero que faz a comunicação entre o útero e vagina. Vagina: parede muscular (7 centímetros) interna. Vulva: conjunto dos órgãos genitais externos. O primeiro dia do ciclo é exatamente o primeiro dia da menstruação.
  • 28. menstruação Depois da menstruação tem mulheres que já entram no período fértil, outras demoram 3 ou 4 dias para entrar no período fértil, outras demoram mais ainda, isto determina se a mulher vai ter um ciclo curto, médio ou longo.
  • 30. Hormônios responsáveis Progesterona – responsável pela sensação de seca após a ovulação Estrogênio FSH - Hormônio Folículo-Estimulante: amadurece os folículos. LH- Hormônio Luteinizante: estimulando a ovulação.
  • 31.
  • 32.
  • 33.
  • 34. O Padrão Básico de Infertilidade é um padrão sem mudança e reflete inatividade ovárica. Vulva seca com uma pequena quantidade de muco que se vê é que o mesmo cada dia. Três ciclos acompanhados por um instrutor são necessários para estabelecer o PBI. Muito pouco estrógeno está sendo produzido. PBI – Padrão básico de infertilidade
  • 35. Tipos de PBI: 1 – Secura; 2 – Fluxo constante. 3 – Mista em ciclos muito longos 28
  • 36. A cervix é estimulada pelo estrógeno Produz-se muco líquido e este libera o tampão; assim o esperma pode agora entrar no cérvix. A aparência do muco pode ser espessa e opaca. O muco está mudando de pegajoso para uma sensação de molhada e escorregadia. Podem ser notados fios claros de muco. A quantidade máxima de muco pode diminuir e continuar uma sensação escorregadia por um dia ou dois. O último dia de sensação escorregadia é o dia mais fértil no ciclo e é chamado de ÁPICE, por ser o dia ápice da fertilidade e está associado a uma sensibilidade maior e inchaço na vulva. Ponto de mudança
  • 37. Após reconhecimento do ápice. Infértil, o óvulo está desintegrado. Relações sexuais são disponíveis em qualquer hora até o inicio da menstruação. Duração de 11 a 16 dias, culminando na menstruação. A Fase Lútea
  • 38. A ovulação ocorre antes da menstruação, portanto, deve se fazer anotações diárias e estar a atenta ao retorno da fertilidade a qualquer momento. Ovulação atrasada e amamentação A ovulação atrasa em tempos de estresse, durante a amamentação e na pré-menopausa. Regra dos primeiros dias proporcionam segurança, e asseguram o reconhecimento do retorno da fertilidade, no caso de ovulação.
  • 39. EVOLUÇÃO DO MUCO CERVICAL 32 “Durante o ensino do Método de Ovulação Billings, um conhecimento simples, mas vital, está sendo fornecido e, com a sua prática, uma segurança e um novo senso de dignidade pessoal é adquirido por ambas as partes.”
  • 40. 33 O MUCO CERVICAL É FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AOS ESPERMATOZÓIDES PARA: 1 – Manter a capacidade fertilizante; 2 – Facilitar a mobilidade; 3 – Fornecer um ambiente propício na vagina; 4 – Produzir a nutrição; 5 – Criar uma barreira seletiva.
  • 41. 1º dia do ciclo à endométrio bem desenvolvido, espesso e vascularizado começa a descamar à menstruação hipófise aumenta a produção de FSH, que atinge a concentração máxima por volta do 7º dia do ciclo. amadurecimento dos folículos ovarianos secreção de estrógeno pelo folículo em desenvolvimento concentração alta de estrógeno inibe secreção de FSH e estimula a secreção de LH pela hipófise / concentração alta de estrógeno estimula o crescimento do endométrio. concentração alta de LH estimula a ovulação (por volta do 14º dia de um ciclo de 28 dias) alta taxa de LH estimula a formação do corpo lúteo ou amarelo no folículo ovariano corpo lúteo inicia a produção de progesterona estimula as glândulas do endométrio a secretarem seus produtos aumento da progesterona inibe produção de LH e FSH corpo lúteo regride e reduz  concentração de progesterona menstruação
  • 42. 35
  • 43. 36
  • 44. 37
  • 45. 38
  • 46. 39
  • 47. 40
  • 48. 41
  • 49. 42
  • 50. 43
  • 52.
  • 53.
  • 54.
  • 55. 48
  • 56. 49 MOB – REGRAS PARA ESPAÇAR GRAVIDEZ E PARA TER UM BEBÊ 1ª: Menstruação – Esperar durante Sangramento Abundante nos dois casos; 2ª:PBI – Relações em Noites Alternadas nos dois casos; 3ª:Período de Transição: Padrão Fértil (que muda):1º caso: Silêncio Genital, 2º caso: esperar até que o muco se torne escorregadio; 4ª:Identificação do Ápice:1º caso: Silêncio Genital ainda nos Três Dias Após o Ápice, 2º caso: relações sexuais podem resultar em concepção no ápice e nos três dias após o mesmo. 5ª:Fase Lútea/ Infértil /Óvulo desintegrado: relações disponíveis em qualquer hora até o início da menstruação. Não é mais possível a concepção. www.woomb.org
  • 57. Observações: regras do MOB Noites alternadas para reconhecer o muco infértil. Regra do Ápice: Identificado o Ápice conte 1,2,3 e já poder ter relações no quarto dia. Não tenha relação nos dias de forte sangramento, pois o muco fica difícil de ser identificado. Regra Espere e veja: Não ter relações nos dias de mudança do PBI. Na presença de fertilidade progressiva suspender as relações. No inicio é de grande importância o acompanhamento de um(a) instrutor.
  • 58. Orientações para mulheres que desejem deixar a pílula: Sangramento que ocorre imediatamente após a suspensão da pílula. O próximo sangramento pode acontecer um mês depois. Geralmente, a ovulação volta depois de uns poucos ciclos. Mas ela deve estar sempre alerta para os sinais de fertilidade mesmo no primeiro mês de registro do gráfico. padrão de muco que indica infertilidade (seco ou fluxo constante) Identificar o PBI durante um ciclo (abster-se de contato genital). Vantagens Imediata: irritabilidade, depressão, dor de cabeça e perda da libido.
  • 59. “Este método não serve onde não existe Amor” (Dra. Evelyn Billings) “Salvação veio de uma gravidez não planejada” (JPII Amor e responsabilidade) Oração Como se poderia falar corretamente do amor, se Tu fosses esquecido, ó Deus do Amor, de quem provém tudo o amor no céu e na terra; Tu, que nada poupaste, mas tudo entregastes em amor; Tu que és amor, de modo que o que ama só é aquilo que é por permanecer em Ti! Como se poderia falar corretamente do amor, se Tu fosses esquecido, Tu que revelastes o que é o amor; Tu, nosso Salvador e reconciliador, que deste a Ti mesmo para libertar a todos! Como se poderia falar corretamente do amor, se Tu fosses esquecido, Espírito de Amor, que não reclamas nada do que é próprio Teu, mas recordas aquele sacrifício do Amor, recordas ao crente que deve amar como ele é amado, e amar ao próximo como a si mesmo! Ó, Amor Eterno, Tu que estás presente em toda parte e nunca deixas sem testemunho aquilo que aqui deve ser dito sobre o amor, ou sobre as obras do amor. Pois decerto há poucas obras que a linguagem humana, específica e mesquinha, denomina obras do amor; mas no Céu é diferente, aí nenhuma obra pode agradar se não for uma obra de amor: sincera na abnegação, uma necessidade do amor, e justamente por isso sem a pretensão de ser meritória! (S.Kierkegaard . Obras do Amor)
  • 60. Bibliografia Método Billings - John e Evelyn Billings - Edições Paulinas. woomb.org Cenplafam HumanaeVitae Familiares Consortios Ensinando o método da ovulação Billings. Parte 2 – Variações do ciclo e saúde reprodutiva.