Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

AULAS DO PROFESSOR MARCIANO DANTAS: DEMOGRAFIA

88 Aufrufe

Veröffentlicht am

APRENDA MUITO MAIS COM O PROFESSOR MARCIANO DANTAS

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

  • Gehören Sie zu den Ersten, denen das gefällt!

AULAS DO PROFESSOR MARCIANO DANTAS: DEMOGRAFIA

  1. 1. DEMOGRAFIA PROFESSOR MARCIANO DANTAS
  2. 2. TAXA DE NATALIDADE - REFERE-SE AO NÚMERO DE NASCIDOS VIVOS EM UM ANO, CALCULADO A CADA MIL HABITANTES.
  3. 3. TAXA DE MORTALIDADE – REFERE-SE AO NÚMERO DE PESSOAS QUE MORREM EM UM ANO A CADA MIL HABITANTES.
  4. 4. TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL – CORRESPONDE AO NÚMERO DE CRIANÇAS QUE MORREM ANTES DE COMPLETAR 1 ANO DE VIDA A CADA MIL CRIANÇAS NASCIDAS VIVAS.
  5. 5. TAXA DE NATIMORTALIDADE – TAXA QUE DESCREVE O NÚMERO DE CRIANÇAS NASCIDAS MORTAS, OBTIDO PELA DIVISÃO DO NÚMERO DE NASCIDOS MORTOS COM O NÚMERO DE NASCIDOS VIVOS E MORTOS, NUMA COLETIVIDADE E PERÍODO.
  6. 6. TAXA DE CRESCIMENTO VEGETATIVO – TAMBÉM CHAMADO DE TAXA DE CRESCIMENTO NATURAL, CORRESPONDE A DIFERENÇA ENTRE A TAXA DE NATALIDADE E A TAXA DE MORTALIDADE DE UM DETERMINADO LUGAR.
  7. 7. CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO – TAMBÉM CHAMADO DE CRESCIMENTO POPULACIONAL, CONSIDERA O CRESCIMENTO VEGETATIVO MAIS A MIGRAÇÃO, CALCULADA PELA DIFERENÇA ENTRE A ENTRADA E A SAÍDA DE PESSOAS DE UM DETERMINADO TERRITÓRIO.
  8. 8. TAXA DE FECUNDIDADE – CORRESPONDE AO NÚMERO DE FILHOS POR MULHER EM IDADE DE PROCRIAÇÃO, OU SEJA, ENTRE 15 E 49 ANOS.
  9. 9. POPULAÇÃO ABSOLUTA – CORRESPONDE AO TOTAL DE HABITANTES DE UM DETERMINADO LUGAR.
  10. 10. POPULAÇÃO RELATIVA – TAMBÉM CHAMADA DE DENSIDADE POPULACIONAL OU DENSIDADE DEMOGRÁFICA, É A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A POPULAÇÃO ABSOLUTA E A ÁREA TERRITORIAL EM QUE ESSA POPULAÇÃO OCUPA.
  11. 11. PAÍS POPULOSO - É AQUELE EM QUE A SUA POPULAÇÃO ABSOLUTA É ELEVADA, GERALMENTE, COM MAIS DE 100 MILHÕES DE HABITANTES.
  12. 12. PAÍS POVOADO – É AQUELE CUJA POPULAÇÃO RELATIVA É ELEVADA, GERALMENTE ACIMA DE 200 HAB./KM².
  13. 13. EXPECTATIVA DE VIDA – REFERE-SE AO NÚMERO MÉDIO DE ANOS QUE SE ESPERA QUE UMA DETERMINADA POPULAÇÃO POSSA VIVER.
  14. 14. PIRÂMIDE ETÁRIA – APRESENTA INFORMAÇÕES SOBRE A ESTRUTURA POPULACIONAL DE UM PAÍS, COMO A QUANTIDADE DE HABITANTES POR FAIXA ETÁRIA, A PROPORÇÃO DE PESSOAS POR SEXO E A PORCENTAGEM DE PESSOAS EM IDADE PRODUTIVA NO TOTAL DA POPULAÇÃO.
  15. 15. TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA – SE CARACTERIZA PELA DIMINUIÇÃO DAS TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE; APRESENTA-SE EM TRÊS FASES:
  16. 16. A) 1ª FASE DA TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA – REGISTRA-SE UM CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO ACELERADO DEVIDO À REDUÇÃO NA TAXA DE MORTALIDADE PROVOCADO PELAS MELHORIAS DAS CONDIÇÕES MÉDICO-SANITÁRIAS, QUE RESULTAM NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA; PORÉM, AS TAXAS DE NATALIDADE CONTINUAM ALTAS.
  17. 17. B) 2ª FASE DA TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA – HÁ UMA DIMINUIÇÃO NO CRESCIMENTO POPULACIONAL DEVIDO AO RECUO DA TAXA DE FECUNDIDADE OCASIONADA PELA REDUÇÃO NA TAXA DE NATALIDADE.
  18. 18. C) 3ª FASE DA TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA – OCORRE A ESTABILIZAÇÃO DEMOGRÁFICA, COM UM CRESCIMENTO POPULACIONAL PRÓXIMO DE ZERO E BAIXAS TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE.

×