Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Aula sobre globalização

86 Aufrufe

Veröffentlicht am

AULAS DO PROFESSOR MARCIANO DANTAS: GLOBALIZAÇÃO

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

Aula sobre globalização

  1. 1. PROFESSOR MARCIANO DANTAS
  2. 2. GLOBALIZAÇÃO - MAIOR INTERLIGAÇÃO ENTRE AS PESSOAS, SERVIÇOS, CAPITAIS, CULTURAS E PAÍSES DO MUNDO; UNIÃO DOS MERCADOS DE DIFERENTES PAÍSES; QUEBRA DAS FRONTEIRAS ENTRE OS MERCADOS; DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO; REVOLUÇÃO TÉCNICO- CIENTÍFICO-INFORMACIONAL.
  3. 3. TRUSTE – FUSÃO DE DUAS OU MAIS EMPRESAS COM O OBJETIVO DE CONTROLAR DETERMINADO PRODUTO OU SERVIÇO; CONTROLA TODAS AS ETAPAS DE PRODUÇÃO, DESDE A EXTRAÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA E SUA TRANSFORMAÇÃO ATÉ A DISTRIBUIÇÃO DAS MERCADORIAS.
  4. 4. CARTEL - OCORRE QUANDO EMPRESAS INDEPENDENTES FAZEM ACORDO ENTRE SI, PARA ESTABELECER PREÇOS, DIVIDINDO OS MERCADOS E DIFICULTANDO A LIVRE CONCORRÊNCIA; SEU PRINCIPAL OBJETIVO É CONSTITUIR UM MONOPÓLIO NO MERCADO.
  5. 5. CONGLOMERADOS - SÃO EMPRESAS QUE INVESTEM EM VÁRIOS SETORES DA ECONOMIA; GRANDE PROCESSO DE CONCENTRAÇÃO DE CAPITAIS E CRESCENTE DIVERSIFICAÇÃO DOS NEGÓCIOS.
  6. 6. DUMPING - CONCORRÊNCIA DESLEAL COM O OBJETIVO DE ELIMINAR SEUS CONCORRENTES.
  7. 7. CAPITAL ESPECULATIVO - CAPITAL QUE SÓ PROCURA OBTER VANTAGENS DE UMA DETERMINADA SITUAÇÃO; TEM COMO OBJETIVO OBTER LUCROS RÁPIDOS E ELEVADOS; NÃO TRAZ BENEFÍCIOS PARA A ECONOMIA OU PARA O SETOR NO QUAL SE ACHA INVESTIDO.
  8. 8. CAPITAL PRODUTIVO - RECURSOS CAPAZES DE GERAR RIQUEZA E POSSIBILITAR A CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE TRABALHO, ALÉM DE RENDA PARA AS PESSOAS DE UMA COMUNIDADE.
  9. 9. EMPRESAS TRANSNACIONAIS - SÃO EMPRESAS QUE POSSUEM FILIAIS EM DOIS OU MAIS PAÍSES, MAS SUA SEDE SE CONCENTRA NUM ÚNICO PAÍS; SEU PRINCIPAL OBJETIVO É REDUZIR OS CUSTOS DE PRODUÇÃO E AUMENTAR SEUS LUCROS; BUSCAM MÃO DE OBRA BARATA, INCENTIVOS FISCAIS, FLEXIBILIZAÇÃO NAS LEIS TRABALHISTAS E AMBIENTAIS, MERCADO CONSUMIDOR EM EXPANSÃO E ABUNDÂNCIA DE MATÉRIA-PRIMA; GRANDE PODER DE INFLUENCIAR A ECONOMIA GLOBAL E NACIONAL.
  10. 10. FÁBRICA GLOBAL - EMPRESAS QUE FABRICAM AS PEÇAS DOS SEUS PRODUTOS EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO; PREFERE PRODUZIR PRINCIPALMENTE NOS PAÍSES EMERGENTES E/OU SUBDESENVOLVIDOS.
  11. 11. SOCIEDADE GLOBAL - PADRONIZAÇÃO DAS FORMAS DE TRABALHO, DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO; AUMENTO DA EXCLUSÃO SOCIAL E DO DESEMPREGO.
  12. 12. DESEMPREGO ESTRUTURAL - RESULTANTE DA MODERNIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS PRODUTIVAS (MECANIZAÇÃO E AUTOMAÇÃO DOS POSTOS DE PRODUÇÃO); UTILIZAÇÃO DE POUCA MÃO DE OBRA; EXTINÇÃO DE VÁRIAS PROFISSÕES E SURGIMENTO DE OUTRAS CADA VEZ MAIS MODERNAS.
  13. 13. DESEMPREGO CONJUNTURAL - RESULTA DE UMA SITUAÇÃO TEMPORÁRIA NA ECONOMIA; PROPORCIONA QUEDA NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL E AGRÍCOLA, DIMINUIÇÃO DAS VENDAS NO COMÉRCIO E NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS; ALGUNS POSTOS DE TRABALHO APÓS A CRISE SÃO RECUPERADOS, OUTROS DEIXAM DE EXISTIR.
  14. 14. INDÚSTRIA CULTURAL - TEM COMO PRINCIPAL ESTRATÉGIA CRIAR, DESENVOLVER E VEICULAR, POR MEIO DA TELEVISÃO, DO RÁDIO, DOS CINEMAS, DAS ARTES, DOS LIVROS, REVISTAS E PROPAGANDAS, ESTILOS DE VIDA CONSUMISTAS E FORMAR NOVOS PADRÕES CULTURAIS.

×