Aula sobre globalização

54 Aufrufe

Veröffentlicht am

AULAS DO PROFESSOR MARCIANO DANTAS: GLOBALIZAÇÃO

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

Aula sobre globalização

  1. 1. PROFESSOR MARCIANO DANTAS
  2. 2. GLOBALIZAÇÃO - MAIOR INTERLIGAÇÃO ENTRE AS PESSOAS, SERVIÇOS, CAPITAIS, CULTURAS E PAÍSES DO MUNDO; UNIÃO DOS MERCADOS DE DIFERENTES PAÍSES; QUEBRA DAS FRONTEIRAS ENTRE OS MERCADOS; DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO; REVOLUÇÃO TÉCNICO- CIENTÍFICO-INFORMACIONAL.
  3. 3. TRUSTE – FUSÃO DE DUAS OU MAIS EMPRESAS COM O OBJETIVO DE CONTROLAR DETERMINADO PRODUTO OU SERVIÇO; CONTROLA TODAS AS ETAPAS DE PRODUÇÃO, DESDE A EXTRAÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA E SUA TRANSFORMAÇÃO ATÉ A DISTRIBUIÇÃO DAS MERCADORIAS.
  4. 4. CARTEL - OCORRE QUANDO EMPRESAS INDEPENDENTES FAZEM ACORDO ENTRE SI, PARA ESTABELECER PREÇOS, DIVIDINDO OS MERCADOS E DIFICULTANDO A LIVRE CONCORRÊNCIA; SEU PRINCIPAL OBJETIVO É CONSTITUIR UM MONOPÓLIO NO MERCADO.
  5. 5. CONGLOMERADOS - SÃO EMPRESAS QUE INVESTEM EM VÁRIOS SETORES DA ECONOMIA; GRANDE PROCESSO DE CONCENTRAÇÃO DE CAPITAIS E CRESCENTE DIVERSIFICAÇÃO DOS NEGÓCIOS.
  6. 6. DUMPING - CONCORRÊNCIA DESLEAL COM O OBJETIVO DE ELIMINAR SEUS CONCORRENTES.
  7. 7. CAPITAL ESPECULATIVO - CAPITAL QUE SÓ PROCURA OBTER VANTAGENS DE UMA DETERMINADA SITUAÇÃO; TEM COMO OBJETIVO OBTER LUCROS RÁPIDOS E ELEVADOS; NÃO TRAZ BENEFÍCIOS PARA A ECONOMIA OU PARA O SETOR NO QUAL SE ACHA INVESTIDO.
  8. 8. CAPITAL PRODUTIVO - RECURSOS CAPAZES DE GERAR RIQUEZA E POSSIBILITAR A CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE TRABALHO, ALÉM DE RENDA PARA AS PESSOAS DE UMA COMUNIDADE.
  9. 9. EMPRESAS TRANSNACIONAIS - SÃO EMPRESAS QUE POSSUEM FILIAIS EM DOIS OU MAIS PAÍSES, MAS SUA SEDE SE CONCENTRA NUM ÚNICO PAÍS; SEU PRINCIPAL OBJETIVO É REDUZIR OS CUSTOS DE PRODUÇÃO E AUMENTAR SEUS LUCROS; BUSCAM MÃO DE OBRA BARATA, INCENTIVOS FISCAIS, FLEXIBILIZAÇÃO NAS LEIS TRABALHISTAS E AMBIENTAIS, MERCADO CONSUMIDOR EM EXPANSÃO E ABUNDÂNCIA DE MATÉRIA-PRIMA; GRANDE PODER DE INFLUENCIAR A ECONOMIA GLOBAL E NACIONAL.
  10. 10. FÁBRICA GLOBAL - EMPRESAS QUE FABRICAM AS PEÇAS DOS SEUS PRODUTOS EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO; PREFERE PRODUZIR PRINCIPALMENTE NOS PAÍSES EMERGENTES E/OU SUBDESENVOLVIDOS.
  11. 11. SOCIEDADE GLOBAL - PADRONIZAÇÃO DAS FORMAS DE TRABALHO, DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO; AUMENTO DA EXCLUSÃO SOCIAL E DO DESEMPREGO.
  12. 12. DESEMPREGO ESTRUTURAL - RESULTANTE DA MODERNIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS PRODUTIVAS (MECANIZAÇÃO E AUTOMAÇÃO DOS POSTOS DE PRODUÇÃO); UTILIZAÇÃO DE POUCA MÃO DE OBRA; EXTINÇÃO DE VÁRIAS PROFISSÕES E SURGIMENTO DE OUTRAS CADA VEZ MAIS MODERNAS.
  13. 13. DESEMPREGO CONJUNTURAL - RESULTA DE UMA SITUAÇÃO TEMPORÁRIA NA ECONOMIA; PROPORCIONA QUEDA NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL E AGRÍCOLA, DIMINUIÇÃO DAS VENDAS NO COMÉRCIO E NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS; ALGUNS POSTOS DE TRABALHO APÓS A CRISE SÃO RECUPERADOS, OUTROS DEIXAM DE EXISTIR.
  14. 14. INDÚSTRIA CULTURAL - TEM COMO PRINCIPAL ESTRATÉGIA CRIAR, DESENVOLVER E VEICULAR, POR MEIO DA TELEVISÃO, DO RÁDIO, DOS CINEMAS, DAS ARTES, DOS LIVROS, REVISTAS E PROPAGANDAS, ESTILOS DE VIDA CONSUMISTAS E FORMAR NOVOS PADRÕES CULTURAIS.

×