Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS DA
AMÉRICA
PROFESSOR MARCIANO DANTAS
POVOS PRÉ-COLOMBIANOS – ERAM OS POVOS
QUE HABITAVAM O CONTINENTE AMERICANO
ANTES DA CHEGADA DOS EUROPEUS; TAMBÉM
CHAMADOS ...
ASTECAS – COMEÇOU A SE FORMAR POR VOLTA
DE 1345, ÀS MARGENS DO LAGO TEXCOCO, NO
MÉXICO; SUA CAPITAL ERA A CIDADE DE
TENOCH...
MAIAS – HABITAVAM O TERRITÓRIO QUE HOJE
COMPREENDE BELIZE, GUATEMALA, HONDURAS,
EL SALVADOR E A PENÍNSULA DE YUCATÁN
(MÉXI...
INCAS – HABITAVAM A REGIÃO DA CORDILHEIRA
DOS ANDES, EM TERRITÓRIOS DOS ATUAIS
EQUADOR, PERU, BOLÍVIA, SUL DA COLÔMBIA,
NO...
POPULAÇÃO DA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA -
APRESENTA ELEVADO PADRÃO DE VIDA; BAIXAS
TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE INFANTIL;...
SETOR PRIMÁRIO NA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA –
PREDOMÍNIO DE PEQUENAS E MÉDIAS
PROPRIEDADES POLICULTORAS; AS JAZIDAS
MINERAIS ...
SETOR PRIMÁRIO NA AMÉRICA LATINA –
PREDOMÍNIO DE LATIFÚNDIOS MONOCULTORES; A
GRANDE MAIORIA DOS PAÍSES DEPENDEM DA
EXTRAÇÃ...
SETOR SECUNDÁRIO NA AMÉRICA ANGLO-
SAXÔNICA – INDUSTRIALIZAÇÃO ANTIGA;
PREDOMÍNIO DE INDÚSTRIAS DE TECNOLOGIA DE
PONTA; SE...
SETOR TERCIÁRIO NO CONTINENTE AMERICANO –
É O SETOR QUE MAIS EMPREGA MÃO DE OBRA;
VEM ABSORVENDO TRABALHADORES DOS DEMAIS
...
Aspectos econômicos e sociais do continente americano
Aspectos econômicos e sociais do continente americano
Aspectos econômicos e sociais do continente americano
Aspectos econômicos e sociais do continente americano
Aspectos econômicos e sociais do continente americano
Aspectos econômicos e sociais do continente americano
Aspectos econômicos e sociais do continente americano
Aspectos econômicos e sociais do continente americano
Aspectos econômicos e sociais do continente americano
Nächste SlideShare
Wird geladen in …5
×

Aspectos econômicos e sociais do continente americano

927 Aufrufe

Veröffentlicht am

AULAS DO PROFESSOR MARCIANO DANTAS: ASPECTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DO CONTINENTE AMERICANO

Veröffentlicht in: Bildung
  • Als Erste(r) kommentieren

Aspectos econômicos e sociais do continente americano

  1. 1. ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS DA AMÉRICA PROFESSOR MARCIANO DANTAS
  2. 2. POVOS PRÉ-COLOMBIANOS – ERAM OS POVOS QUE HABITAVAM O CONTINENTE AMERICANO ANTES DA CHEGADA DOS EUROPEUS; TAMBÉM CHAMADOS DE AMERÍNDIOS; SÃO AGRUPADOS EM TRÊS TIPOS DE SOCIEDADE: COMPLEXA COM PRODUÇÃO AGRÍCOLA EXCEDENTE (ASTECAS, MAIAS E INCAS), AGRÍCOLA COM PRODUÇÃO AGRÍCOLA DESTINADA À SUBSISTÊNCIA (TUPI- GUARANI, ARUAQUE, CARAÍBA, ARAUCANO) E COLETORA A CAÇADORA (JÊ, COMANCHE, INUÍTE, ENTRE OUTROS).
  3. 3. ASTECAS – COMEÇOU A SE FORMAR POR VOLTA DE 1345, ÀS MARGENS DO LAGO TEXCOCO, NO MÉXICO; SUA CAPITAL ERA A CIDADE DE TENOCHTITLÁN; DOMINAVAM TÉCNICAS AVANÇADAS DE CONSTRUÇÃO; PAVIMENTAVAM RUAS E CONSTRUÍRAM AQUEDUTOS; PRODUZIAM OBRAS DE ARTESANATO, PINTURA E ESCULTURA; DESENVOLVERAM A ESCRITA, A MATEMÁTICA E A ASTRONOMIA; A AGRICULTURA ERA A BASE DE SUA ECONOMIA; UTILIZAVAM TÉCNICAS AGRÍCOLAS AVANÇADAS PARA A ÉPOCA; CRIAVAM ANIMAIS, PRATICAVAM O COMÉRCIO E DESENVOLVERAM A METALURGIA DE OURO, PRATA, COBRE E ESTANHO; SEUS PRINCIPAIS PRODUTOS AGRÍCOLAS ERAM O MILHO E O CACAU; REALIZAVAM CULTO ÀS FORÇAS DA NATUREZA; DESENVOLVERAM UM CALENDÁRIO SOLAR.
  4. 4. MAIAS – HABITAVAM O TERRITÓRIO QUE HOJE COMPREENDE BELIZE, GUATEMALA, HONDURAS, EL SALVADOR E A PENÍNSULA DE YUCATÁN (MÉXICO); SEU IMPÉRIO DUROU DE 1.000 a.C. ATÉ O SÉCULO XVI; IMPORTANTES OBRAS DE ARQUITETURA; PROFUNDOS CONHECIMENTOS NO CAMPO DA MATEMÁTICA E DA ASTRONOMIA; REALIZAVAM TÉCNICAS DE PRODUÇÃO DE PAPEL E CONFECÇÃO DE LIVROS; SEUS DEUSES ERAM LIGADOS À NATUREZA; A AGRICULTURA ERA A BASE DA ECONOMIA, SENDO BASTANTE DESENVOLVIDA; O MILHO ERA A BASE DE SUA ALIMENTAÇÃO; CULTIVAVAM AINDA TOMATE, CACAU, BATATA E FRUTAS.
  5. 5. INCAS – HABITAVAM A REGIÃO DA CORDILHEIRA DOS ANDES, EM TERRITÓRIOS DOS ATUAIS EQUADOR, PERU, BOLÍVIA, SUL DA COLÔMBIA, NORTE DO CHILE E NOROESTE DA ARGENTINA; DOMINARAM VÁRIOS POVOS SUL-AMERICANOS; TINHAM UMA ECONOMIA BASEADA NA AGRICULTURA E NA EXTRAÇÃO DE RECURSOS MINERAIS; CUZCO ERA SUA ANTIGA CAPITAL; AS PROPRIEDADES ERAM DIVIDIDAS EM LOTES; CRIARAM CANAIS DE IRRIGAÇÃO; DECORAVAM PRÉDIOS PÚBLICOS E TEMPLOS RELIGIOSOS COM PRODUTOS METALÚRGICOS; A RELIGIÃO ERA BASEADA EM CULTOS A ANIMAIS, A OBJETOS SAGRADOS E ÀS FORÇAS DA NATUREZA; TINHAM O SOL E A LUA COMO ENTIDADES DIVINAS; TODOS OS NÍVEIS DA SOCIEDADE PAGAVAM IMPOSTOS AO IMPERADOR; REALIZAVAM O SISTEMA DE TROCAS COMERCIAIS.
  6. 6. POPULAÇÃO DA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA - APRESENTA ELEVADO PADRÃO DE VIDA; BAIXAS TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE INFANTIL; IDH MUITO ELEVADO; PIRÂMIDE ETÁRIA COM BASE ESTREITA E CORPO E TOPO LARGO; ELEVADA EXPECTATIVA DE VIDA; GRANDE NÚMERO DE IMIGRANTES. POPULAÇÃO DA AMÉRICA LATINA – EM GRANDE PARTE DO CONTINENTE, AS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO SÃO BAIXAS; ELEVADAS TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE INFANTIL; BAIXO OU MÉDIO IDH; A BASE DA PIRÂMIDE ETÁRIA É LARGA E O TOPO ESTREITO; BAIXA OU MÉDIA EXPECTATIVA DE VIDA; ELEVADO NÚMERO DE EMIGRANTES.
  7. 7. SETOR PRIMÁRIO NA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA – PREDOMÍNIO DE PEQUENAS E MÉDIAS PROPRIEDADES POLICULTORAS; AS JAZIDAS MINERAIS FORAM AS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL; MODERNAS TÉCNICAS DE PRODUÇÃO NO SETOR AGROPECUÁRIO, COMO UTILIZAÇÃO DE SEMENTES SELECIONADAS, USO INTENSIVO DE FERTILIZANTES, ELEVADO GRAU DE MECANIZAÇÃO, INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL, DENTRE OUTROS; ELEVADA PRODUÇÃO AGRÍCOLA; O GOVERNO CONCEDE SUBSÍDIOS AGRÍCOLAS AOS AGRICULTORES; PRODUÇÃO TRANSGÊNICA DE PRODUTOS; A MAIOR PARTE DA PRODUÇÃO É DESTINADA À ABASTECER O MERCADO INTERNO.
  8. 8. SETOR PRIMÁRIO NA AMÉRICA LATINA – PREDOMÍNIO DE LATIFÚNDIOS MONOCULTORES; A GRANDE MAIORIA DOS PAÍSES DEPENDEM DA EXTRAÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS PRODUTOS PRIMÁRIOS, COM UTILIZAÇÃO DE POUCA TECNOLOGIA NESSE SETOR; AS LEIS AMBIENTAIS NA MAIORIA DOS PAÍSES PARA O SETOR PRIMÁRIO SÃO POUCO RÍGIDAS; A MAIOR PARTE DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA É DESTINADA A ABASTECER O MERCADO EXTERNO; NAS PEQUENAS PROPRIEDADES PREDOMINA A AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA E/OU ITINERANTE, COM UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS RUDIMENTARES E BAIXA PRODUTIVIDADE; EM ALGUMAS REGIÕES SURGEM AS FRONTEIRAS AGRÍCOLAS, QUE UTILIZAM TÉCNICAS MODERNAS DE PRODUÇÃO, ELEVADA PRODUTIVIDADE E QUE TEM COMO PRINCIPAL DESTINO À EXPORTAÇÃO.
  9. 9. SETOR SECUNDÁRIO NA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA – INDUSTRIALIZAÇÃO ANTIGA; PREDOMÍNIO DE INDÚSTRIAS DE TECNOLOGIA DE PONTA; SEDE DE GRANDES CORPORAÇÕES TRANSNACIONAIS; MÃO DE OBRA ALTAMENTE QUALIFICADA; PRESENÇA DE GRANDES TECNOPOLOS. SETOR SECUNDÁRIO NA AMÉRICA LATINA – INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA OU RETARDATÁRIA; DEPENDÊNCIA DE CAPITAL E TECNOLOGIA INDUSTRIAL; EM MUITOS PAÍSES, A INDÚSTRIA É POUCO SIGNIFICATIVA; UTILIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA BARATA E SEM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL; PREDOMÍNIO DAS INDÚSTRIAS DE BASE E ALIMENTÍCIA.
  10. 10. SETOR TERCIÁRIO NO CONTINENTE AMERICANO – É O SETOR QUE MAIS EMPREGA MÃO DE OBRA; VEM ABSORVENDO TRABALHADORES DOS DEMAIS SETORES DA ECONOMIA, GRAÇAS AO DESEMPREGO ESTRUTURAL; HÁ UM GRANDE NÚMERO DE TRABALHADORES INFORMAIS E DE SUBEMPREGADOS, PRINCIPALMENTE NA AMÉRICA LATINA, O QUE LEVA AO EMPOBRECIMENTO DE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO.

×