Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Die SlideShare-Präsentation wird heruntergeladen. ×

Aula 04 benefícios da atividade física

Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Anzeige
Wird geladen in …3
×

Hier ansehen

1 von 39 Anzeige

Weitere Verwandte Inhalte

Diashows für Sie (20)

Andere mochten auch (20)

Anzeige

Ähnlich wie Aula 04 benefícios da atividade física (20)

Aktuellste (20)

Anzeige

Aula 04 benefícios da atividade física

  1. 1. PROFESSOR: HECCTOR FREITAS
  2. 2. Como vimos no primeiro capítulo desta apostila a atividade física acompanha a espécie humana desde os tempos mais remotos. Há muitos milênios, a atividade física permitia ao homem realizar tarefas diárias como a caça e pesca, possibilitava ainda, que ele se defendesse ou fosse capaz de fugir.
  3. 3. Numa sociedade sem carros, controles remotos, armas de fogo e fornos de micro- ondas, o esforço físico e trabalho muscular eram absolutamente essenciais para a continuidade da espécie.
  4. 4. Atualmente, com as novas tecnologias, somos capazes de passar dias, semanas e meses sem realizar grandes esforços físicos, sem que para isso, seja necessário deixar de trabalhar, cozinhar ou estudar. Já não há relação da atividade física com os deuses ou com a sobrevivência da espécie.
  5. 5. Em nenhum outro momento da história da humanidade a atividade física esteve tão relacionada à saúde, sendo reconhecida e recomendada por profissionais da medicina, da educação física, da psicologia, da fisioterapia, entre outros.
  6. 6. O processo de sedentarismo da espécie humana vem ocorrendo há milhares de anos, mas só recentemente tem atingido as grandes massas populacionais.
  7. 7. O sedentarismo está entre os principais comportamentos que afetam a população mundial, acarretando sérias complicações para a saúde dos indivíduos. Tal comportamento afeta de 50% a 80% da população mundial.
  8. 8. Sedentarismo é definido como uma prática de atividades físicas leves (que não necessita de muito esforço) inferior a 150 minutos por semana, de acordo com as recomendações atuais, para a população entre 18 e 60 anos.
  9. 9. São exemplos de atividades físicas leves:  Andar lentamente;  Sentar-se e escrever;  Cozinhar;  Lavar a louça.
  10. 10. Doenças associadas ao sedentarismo mata todo ano, cerca de 2,8 milhões de pessoas no mundo. (representa 2/3 das mortes no mundo). É mais prevalente em mulheres, idosos, indivíduos de baixa renda e incapacitados. A partir da adolescência, as pessoas tendem a diminuir, de forma progressiva, o nível de atividade física.
  11. 11. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a prática de atividade física regular reduz o risco de:  Mortes prematuras;  Doenças do coração;  Acidente vascular cerebral;  Câncer de cólon e mama;  Diabetes tipo II.
  12. 12.  Atua na prevenção ou redução da hipertensão arterial;  Previne o ganho de peso (diminuindo o risco de obesidade);  Auxiliana prevenção ou redução da osteoporose;  Promove bem-estar, reduz o estresse, a ansiedade e a depressão.
  13. 13. Especialmente em crianças e jovens, a atividade física interage positivamente com as estratégias para adoção de uma dieta saudável, desestimula o uso do tabaco, do álcool, das drogas, reduz a violência e promove a integração social.
  14. 14. O condicionamento físico obtido através do exercício, reduz a mortalidade e a morbidade, mesmo em indivíduos que se mantêm obesos.
  15. 15. É recomendado que indivíduos se envolvam em níveis adequados de atividade física e que esse comportamento seja mantido para a vida toda. Diferentes tipos, frequência e duração de atividade física são requeridos para diferentes resultados de saúde.
  16. 16. AS EXIGÊNCIAS MÍNIMAS SÃO DE:  Pelo menos 30 minutos de atividade física;  Intensidade moderada (é aquela que precisa de algum esforço físico, faz o indivíduo respirar um pouco mais forte do que o normal, e o coração bater um pouco mais rápido);  3 a 5 vezes por semana, reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e mama.
  17. 17.  Deve ser confortável;  Utilizar um tênis adequado;  Roupas leves que permitam a ventilação.
  18. 18. No início da manhã ou no final da tarde, principalmente nos dias quentes.
  19. 19. É qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos e que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso.
  20. 20. Inclui todos os movimentos que fazemos no nosso dia a dia, como: Caminhar; Andar de bicicleta; Subir escada; Dançar; Correr; Varrer; Brincar; Capinar.
  21. 21. É toda atividade física previamente planejada, estruturada e repetitiva, com maior ou menor demanda de energia, que tem por finalidade induzir a um melhor funcionamento do organismo.
  22. 22. Como exemplos de EXERCÍCIOS FÍSICOS estão: Treinamento de alguma modalidade esportiva; Musculação; Ginástica aeróbica;
  23. 23. Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular; Promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem seu comprimento.
  24. 24. Tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade. Quanto a atividade física, esportes de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade.
  25. 25. Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares. Qualquer pessoa pode aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade, não é preciso grande condição física ou habilidades atléticas.
  26. 26. ESTÁTICO - consiste em alongar o músculo até um ponto tolerável e sustentar a posição por um período de tempo. É seguro e eficiente, apresentando menor risco de lesão.
  27. 27. BALÍSTICO - usa o momento do balanço de um segmento corporal de maneira rítmica para alongar os músculos vigorosamente. É pouco indicado pelos altos riscos de lesão (produz tensão rápida e intensa num curto período de tempo).
  28. 28. FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA (FNP) - usam contrações isométricas breves seguidas pelo alongamento estático, ou seja, consiste em alongar até os limites do movimento, realizando uma contração estática contra alguma oposição por uns poucos segundos, relaxando e alongando ainda mais. Esse tipo de alongamento fornece resultados mais satisfatórios que o alongamento estático.
  29. 29. Todos os três tipos de alongamento aprimoram a flexibilidade; O método estático deve ser preferido, pois existe menos perigo de dano tecidual, a demanda energética é menor, e realiza-se a prevenção e/ou consegue-se aliviar a tensão e a dor muscular.
  30. 30. Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando de 30 a 40 segundos, voltando novamente a posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves.

×