Diese Präsentation wurde erfolgreich gemeldet.
Wir verwenden Ihre LinkedIn Profilangaben und Informationen zu Ihren Aktivitäten, um Anzeigen zu personalisieren und Ihnen relevantere Inhalte anzuzeigen. Sie können Ihre Anzeigeneinstellungen jederzeit ändern.

Modo prod. feudal

-

  • Loggen Sie sich ein, um Kommentare anzuzeigen.

Modo prod. feudal

  1. 1. Modo de Produção Feudal Elane Sales Karla Rayane José Filipe
  2. 2. A insegurança provocada pelas Esses camponeses que invasões dos pediam a proteção dos séculos IX e X senhores de terra foram levou os europeus submetidos à servidão. ocidentais a buscar proteção. Pessoas com menos recursos que não tinhaMigração das cidades para o com se proteger por si,campo. Caracterizando um procuravam ajuda deprocesso de ruralização. nobres e guerreiros;  Assim surgiu as relações Em muitas regiões, sociais de produção baseadas construíram-se vilas na servidão. fortificadas e castelos ( O modo de produção feudal) cercados por muralhas.
  3. 3. A sociedade feudal se divide em três ordens principais: Nobres: Ordem dos detentores de terra, que se dedicavam basicamente às atividades militares. Em tempos de paz, as atividades favoritas da nobreza eram a caça e os torneios esportivos, que serviam de treino para a guerra. Clero: Ordem dos membros da Igreja católica, destacando-se os dirigentes superiores, como bispos, cardeais, e etc. Servos: Compreendendo a maioria da população camponesa, os servos realizavam os trabalhos necessários à submissão da sociedade.
  4. 4. Clero(A Igreja) Nobreza (Senhores Feudais) Servos
  5. 5. Sobre essa base econômica seestabelecia uma série de relaçõessociais marcadas pela ausência demobilidade social. Quer dizer osdiversos grupos sociais, aos quaischamamos de estamentos, sãofixos, ou seja, um indivíduonascido em um determinadoestamento, não poderá mudar,permanecerá nele e passará essacondição em herança. A condiçãosocial não depende da situaçãoeconômica do indivíduo, trata-sede uma condição jurídica, dadapelo nascimento.
  6. 6. Economia e propriedadeO modo de produção feudal, próprio doOcidente europeu, tinha por base a economiaagrária, não-comercial, auto-suficiente, quasetotalmente monetária (ou seja, com usorestrito de moeda). Parte do excedente deprodução era utilizado no comércio entrefeudos em trocas de produtos, entretanto oexcedente de produção normalmente não eraexpressivo o suficiente para caracterizar umarelação comercial estável ou uma possívelcultura de produção acima da de subsistência.
  7. 7. Tendo a terra como base de toda a suaeconomia. A propriedade da terra eraunicamente reservada aos senhoresfeudais, que por sua vez exerciam podertotal sobre suas propriedades: eles faziam asleis, concediam privilégios, administravam ajustiça, declaravam guerra, assinavam a paz.
  8. 8. A extensão de terra pertencente ao senhor feudal recebia o nome Feudo. No interior de um Feudo coexistiam três formas de uso e posse da terra: Os mansos senhoriais, terras exclusivas do senhor feudal, e nela os servos trabalhavam alguns dias por semana. Tudo o que nelas fosse produzido pertencia ao Senhor. Os mansos servis, terras utilizadas pelos servos, das quais eles retiravam seu próprio sustento e os recursos para cumprir as obrigações que deviam aos senhores. Os mansos comunais, era a parte do feudo usada em comum pelos servos e pelos senhores. Destinava-se a pastagens do gado, a extração de madeira, a coleta de frutos e a caça (direito exclusivo dos senhores).
  9. 9. A relação servilA relação servil impunha umasérie de obrigações do servopara com o senhor feudal,pagas em forma de trabalhoe de bens. Uma delas era acorvéia, pela qual o servo,embora livre tinha detrabalhar alguns dias dasemana gratuitamente nasreservas senhoriais.Pagavam também a talha: Ilustração que representa servosonde eram obrigados a prestando corvéia sob a fiscalização deentregar parte da produção uma agente do senhor feudal.agrícola ou pastoril ao senhorfeudal, entre outras.
  10. 10. Representação do modo de vida do Pintura medieval onde servos oferecem homem feudal. peças de um animal ao senhor feudal. Os servo trabalhando nas Servos trabalhandoterras e o castelo do senhor ao fundo. no feudo.
  11. 11. Devido ao caráter expropriador desse sistema,caracterizado por obrigações (talha corvéia,etc.), o servo não se sentia estimulado aaumentar a produção com inovaçõestecnológicas, pois isso significaria produzirmais – porém não para si, mas para o senhor.Por esse motivo, o desenvolvimento técnico doperíodo foi irrelevante, de certa maneiralimitando a produtividade.
  12. 12. Fiim!Que Deus os abençoe!!

×